quinta-feira, janeiro 06, 2005

DERBY_ME

Nesta posição temos dois produtos com o selo de garantia da escola do SCP: Hugo Viana vs Simão Sabrosa.

De Viana pode dizer-se que sempre foi um jogador sobrevalorizado pela crítica: Olhando para ele, vê-se que é um rapaz cheio de ideias, com um bom remate, com capacidade para fazer passes dificeis. Também se vê que: É mole, perde muitas bolas, como só quer fazer passes difíceis deve ser o jogador com mais passes falhados da superliga, não é particularmente rápido...
O Balanço... Bem, este ano é positivo. Porque tem aparecido bem na área para fazer golos (por isso acrescente-se aos aspectos positivos a sua movimentação), porque quando acerta os passes, por norma causa desequilíbrios, e sobretudo porque no SCP a bola não tem que passar por ele, e não é dele que se esperam as decisões.´
No modelo táctico de Peseiro, Viana é o jogador que fecha o centro esquerda, e que beneficia muitas vezes do acompanhamento que Douala faz das subidas dos laterais para não ter que correr muito. É também um jogador, que pela posição que ocupa em campo, cria um dilema: Quem é que o marca?? O Lateral não pode descer tanto no terreno para o marcar, o trinco tem lá outro jogador com que se preocupar, o extremo seria a resposta mais correcta, mas não se deve desgastar assim tanto em missões defensivas... SE Liedson resolve, Hugo Viana desequilibra, e preocupa, e cria diferentes problemas a quem tem que o defender.
Do lado do SLB, Simão Sabrosa, o rapaz que vai lá para dentro com a braçadeira porque quer ter algo no braço. Simão Sabrosa é um muito bom jogador. É rápido, tem um muito bom remate, se ganha a linha cruza bem, se vai para o meio finaliza ainda melhor, se tem uma bola parada para bater... ponham a bola no centro do campo, e poupem o embaraço ao GR. É muito frio na hora de finalizar, desmarca-se bem. O único problema que tem (futebolísticamente, porque se formos a falar no seu carácter e na sua força mental enquanto jogador, nunca mais saímos daqui, tamanhas são as suas lacunas), é a excessiva dependência que a sua equipa tem dele, que o briga a repetir os seus movimentos vezes e vezes sem conta, tornando-o previsível. Não é aquele extremo que finte tudo oque lhe aparece à frente, mas é aquele extremo que sabe onde estar e sobretudo, para onde tem que ir.
Vantagem clara para o SLB, que precisa de um Simão ao mais alto nível para brilhar (Há quem duvide: serve para os jogos grandes?) .

Comentários:
Escolas à parte, temos um jogador mais maduro que outro (dentro de campo). Simão está mais refinado. Perdeu a velocidade de outrora, mas aumentou (e muito) a sua técnica. Hoje em dia não desiquilibra tanto, mas decide mais. Intervém menos mas melhor digamos assim. A responsabilidade que carrega é enorme e é demasiado notória no jogo encarnado. Por muito estranho que pareça, se a bola estiver a correr, Geovanni poderá ser mais perigoso que Simão...É que, para mim, Simão não está talhado para grandes jogos.
Quanto a Hugo Viana, tem feito uma época muito acima do que se esperaria. Possui um óptimo remate, tem feito golos e assistências, é importante nas bolas paradas, mas...não corre! Joga parado. Talvez gostasse que Zahovic jogasse de início para não ser o único nessas condições, mas Hugo Viana é demasiado preguiçoso. De qualquer forma, tem tido alguma preponderância no jogo leonino e pode desiquilibrar se aproveitar o espaço entre João Pereira e Petit (?) se o Benfica jogar só com 2 médios centro.
Vantagem Benfica (bola parada quase iguais, bola corrida vantagem para Simão)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!