quinta-feira, janeiro 06, 2005

DERBY_MD

Uma das minhas preferidas: Carlos Martins vs Geovanni.
Em condições normais, é caso para dizer: It´s a no contest.
Carlos Martins é um jogador muito fino. Tem uma excelente técnica, tem um aspecto relativamente frágil, mas é forte, e neste momento aumentou em muito o seu grande ponto fraco: Os índides físicos e psicológicos.
Explode para cima do adversário, tem recursos técnicos muito acima da média que lhe permitem decidir no último momento o que fazer, a sua achada qualidade física permite-lhe subir e descer no terreno, e tem um remate, que faz tremer o mais seguro dos guarda-redes. Finalmente está a cumprir as promessas que "fez" aos sportinguistas com as suas excelentes épocas nos escalões de formação, que lhe valeram alcunhas como "Beckenbauer", que tanto gozo provocaram em algumas pessoas.
Geovanni, é o jogador incógnita: Ainda não descobriu a sua posição. No ínicio do ano reclamava um lugar no centro do terreno, depois jogou lá, e afinal já não se sentia bem. Encostado à linha outra vez... a dúvida permanece.
Vou estabelecer o paralelismo perfeito: É o Tello do Benfica. O clube quer rentabilizá-lo, mas não sabe como...
Mas é tudo mau? Não. Este jogador tem facilidade de remate, e até aparece bem nos espaços livres. É um bom concretizador em potência... Na prática, é um mau jogador. Disse há pouco que era uma incógnita, mas às vezes mais parece incógnito: Onde anda ele? Está na linha... Ai não, é o fiscal de linha. Curiosamente, enfrenta em Rui Jorge o jogador perfeito para ele poder brilhar: Contem com uma corrida entre a tartaruga e a formiga. A formiga não é terrivelmente rápida, mas o touchet não está para correrias. Rui Jorge até costuma dar espaço aos adversários para rematarem, e isto Geovanni faz bem. Por outro lado, para que o jogo do Benfica vingue, as alas têm que ser solicitadas - "Geo, é o teu jogo. Agarra-o ou põe-te a andar!!" - dirão os benfiquistas.
Vantagem clara, claríssima, absoluta, certíssima para o SCP.

Comentários:
Bom, primeiro que tudo, e apesar de posições teoricamente semelhantes, deverão andar em terrenos diferentes. Carlos Martins a deambular mais para o meio, Geovanni na procura da linha ou então pelo meio mas mais à frente. O papel de cada um na respectiva equipa pode ser fundamental: Se Roca não jogar, Carlos Martins assume um papel mais premente, isto porque, quero Barbosa, quer Rogério nunca terão um papel tão activo como Rochemback. As qualidades inatas de Carlos Martins não deixam dúvidas. É talento e criatividade misturados com um excelente pontapé! Carlos Martins também pode, como tem feito muitas vezes, oscilar sem aparente razão. Esconder-se do jogo até. Mas não me parece que seja esse o caso até porque o meio campo do Benfica deverá-se apresentar mais frágil.
Do outro lado Geovanni. É daqueles brasileiros que explodiram e...desapareceram. Tantos e tantos casos parecidos pelo mundo fora! Mas de vez em quando surge uma bomba sua! Foi assim o ano passado em Alvalade! Resolveu o jogo com um tiraço fantástico. Em termos de história vantagem Geovanni...mas o passado não joga no sábado. Assim, Geovanni terá Rui Jorge pela frente. Como não tem capacidade física para romper até à linha (apesar de Rui Jorge ser lento), Geovanni irá puxar, constantemente, jogo para o meio. Assim, encontrará também Custódio (também mais lento que ele). Se não tiver receio poderá ser uma arma decisiva do Benfica mas depois dos estragos que fez o ano passado, terá um olho constante (Rui Jorge) em cima dele.
Vantagem Sporting (pelas exibições recentes dos dois jogadores)
 
Não esquecer que o que resolveu o Derby do ano passado foi a saída do jogador que fazia a meia esquerda (na altura Pedro Barbosa), e que Geovanni foi suplente nessa partida, entrando depois da saída do referido jogador. Na altura Fernando Santos começou a jogar com 3 avançados (Niculae, Liedson e outro gajo que não me lembro...). Este ano Geovanni é titular e Hugo Viana decerto não será substituído...
 
Acho que era o Lourenço o outro que lá andava. Quanto ao erro táctico do Fernando Santos ajudou o Benfica a ganhar espaços (para além da entrada do Fernando Aguiar) e foi nesses espaços que surgiu o golo, é um facto. Mas quem a mete lá dentro foi mesmo o Geovanni!
 
Então onde joga o Martins na tua opinião? É o médio interior direito do Sporting... Da mesma forma que o Hugo Viana é o médio interior esquerdo... Quando a bola está na direita, o Martins encosta à direita e o Viana fecha no meio; Quando está do outro lado, vice versa...
Daí a comparação... agora, o Martins é mais dinâmico e por isso surge tb noutras posições...
Da mesma forma que o Douala tanto cai à direita como à esquerda e não deixa de ser avançado centro (neste esquema, claro está) por isso. Futebol é movimento.
 
Ficou visto como se saíram... Um fez a assistência para golo da vitória do lado direito, o outro... substituído.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!