segunda-feira, janeiro 03, 2005

DERBY_DC´S

Com algum atraso, chegámos a uma das posições que mais influencia podem ter no decorrer de um jogo: O centro da defesa.
Até agora, temos tido certezas no Sporting e dúvidas no Benfica... Moreira ou Quim? Miguel ou João Pereira? Fyssas ou Dos Santos?
Na posição de Defesas centrais, os leões juntam-se às àguias no mar de indefinições.
Ao longo da época, o Sporting já utilizou os seus 4 centrais. Começou a época com Hugo e Polga. O Erro de Hugo em Setúbal (1 penalty escusado), obrigou Beto a voltar mais depressa, reeditando a dupla com Polga... Mas Beto não teve pré-época, e por incrível que pareça nunca mais pareceu à vontade em campo. Parece lento, com pouco timing de entrada aos lances, deficiente abordagem no jogo aéreo, erra passes que por hábito não falha e nem sequer consegue fazer aquelas subidas com a bola controlada (deixou-as a cargo de Polga). Enakarhire, que há muito justificava uma oportunidade e que por isso foi encostado à direita, começou a surgir no meio da defesa leonina com uma regularidade impressionante. Bom na marcação individual, óptimo jogo de cabeça, intratável no um para um, e sem hesitar em jogar feio. Polga, esteve ao seu nível : Optimo pelo chão (É muito dificil passar por este brasileiro), sofrível pelo ar (há bolas às quais nem salta...), e com lapsos de concentração aqui e ali. Tudo somado, e em teoria a dupa ideal seria Enakarhire com um dos centrais mais virtuosos, mas dá asensação que o estatuto pesa e que Peseiro não consegue prescindir de Beto, pese embora o seu mau momento de forma. Sou da opinião, que neste momento até Hugo seria uma solução mais credível (embora Hugo tenha regressado de uma lesão). Gostava de ver a dupla Hugo - Enak... Suspeito que seria a melhor para o que o SCP precisa de ter no centro da defesa - Segurança e chutão para frente.
Na defesa do Benfica... Só dúvidas, todos se lesionam à vez, e única certeza que todos têm é que tanto Argel com Amoreirinha são jogadores de qualidade muito duvidosa. Sobram Rocha e Luisão, com prova de qualidade dada, e Alcides... Quem? Quê? Isso mesmo, uma incógnita. Rocha e Luisão começaram a época em bom nível. O Benfica jogava bem, e os dois centrais davam conta do recado, complementando na perfeição as suas qualidades: Luisão, óptimo pelo ar, Rocha bom pelo chão (sem deixar de ser bom no jogo aéreo). Entretanto vieram as lesões de Ricardo Rocha e tb de Luisão, o centro do Benfica começou a tremer por todos os lados, os dois jogadores que antes das lesões já davam sinais de começar a fraquejar não mais conseguiram exibir a mesma qualidade (O Benfica pós jogo com o FCP, piorou a todos os níveis, menos talvez na extrema esquerda). Voltam os fantasmas sobre a capacidade de empenho e marcação individual de Luisão, e a questão das eternar precipitações de Ricardo Rocha (Sr. Queima)...
Partindo do princípio que as duplas serão Polga-Enak, e Luisão-Rocha... Dá empate.

Comentários:
Duplas de centrais...para este jogo, teremos 1 dúvida em cada equipa. 1 por opção, outra por lesão. Peseiro tem aqui o seu único dilema: Beto, fora de forma, é mais importante que Enakharire? Polga, para ele, é indiscutível. Se jogar Enakharire, Karadas encontra um adversário forte como ele. Se jogar Beto, Karadas ganha vantagem mas só no jogo aéreo. Quanto a Polga, as falhas aéreas já foram referidas mas dever-se-á bater com Nuno Gomes pelo chão e não nas alturas. Faz todo o sentido que jogue Polga com Enakharire. É que, mesmo que Zahovic seja titular, Karadas e Nuno Gomes estarão juntos em campo durante o decorrer do encontro.
Do lado do Benfica a dúvida por lesão. Luisão parece que não irá recuperar. Baixa de vulto numa defesa demasiado frágil. Amoreirinha não entra nas contas, Alcides não deverá jogar, Argel entrará se o seu compatriota não recuperar e Ricardo Rocha é garantido que joga. Comecemos por este. Frente a Liedson, Douala e Pinilla é mais forte no jogo aéreo e só não tem velocidade para Douala. O seu problema é a "queima" que usa e abusa. Se for por aí, será ultrapassado vezes infindáveis. Quanto a Luisão, sentiu dificuldades com Liedson o ano passado e este ano também deverá sentir. Se Luisão estiver fora de combate, Argel sofrerá muito na pele. É lento, "queimado" de origem e posiciona-se mal. O confronto também depende dos avançados que irão jogar, mas ao que tudo indica a vantagem será do Sporting visto que Luisão não deverá recuperar.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!