quinta-feira, janeiro 06, 2005

DERBY_AC´s

Aqui temos novamente uma comparação entre pares: Liedson/Douala vs Nuno Gomes/Karadas

Liedson e Douala, são dois jogadores de características semelhantes, e ao mesmo tempo complementares. Semelhantes, porque tanto um como o outro vivem da sua movimentação constante para criarem desiquilibrios nas defensivas adversárias. Complementares, porque ao passo que as deslocações de Douala são sobretudo verticais, as de Liedson são horizontais. Isso faz com que quando Douala procura a linha, Liedson esteja de olho na baliza. 2+2 = .... Golo. Entendem-se às mil maravilhas. E ambos são extremamente rápidos. Outro paralelismo, é a facilidade com que falham golos: Douala porque faz tudo a 1000 à hora. Liedson porque... quer fazer tudo bonito. O remate para ele é uma obra de arte, se fosse um pouco mais objectivo, em vez dos 12 golos já levaria por certo uns 20.
Liedson vai ter muitos olhos em cima de si: Numa altura em que tudo lhe corria às mil maravilhas, ele lembrou-se de complicar um pouco a coisa... no fundo, o que ele faz em frente à baliza. Os sportinguistas olham para ele com um misto de esperança e desconfiança, quando há duas semanas só havia motivos para admiração. Liedson sabe disso... Será capaz de aguentar? Aquele cartão que vê em Guimarães, é premeditado e revela alguma frieza,calculismo e objectividade: que as mostre na hora de rematar à baliza.

Chegados à dupla da luz, é difícil de analisar o que é esperado deles em conjunto. Primeiro que tudo é esperado que cavem faltas á entrada da área (tanto um como o outro são muito bons nisso, e essa é uma das funções de um bom ponta de lança), de Nuno Gomes espera-se que segure a bola para a soltar nas alas , ou para o remate de Petit. De Karadas que possa fazer golos de cabeça, e que ganhe espaço para o remate na área. Complementam-se? Não gosto da dupla que podem formar. Diz-se muita vez que Nuno Gomes é bom com alguém ao lado (fala-se de Deane, fala-se de Jimmy, mas quanto a mim fala-se do passado), mas o que isso quer dizer é que já não sabe fazer golos. Mas tem muita técnica, já não tem o poder de desmarcação de outrora (tinha sempre uma chance isolado), e sobretudo não sabe rematar dentro da área. Tem bom remate fora dela. É ium perigo, e transcende-se em jogos importantes (sendo que a confiança dos responsáveis nele, é tanta que mesmo vindo de uma lesão é o único que tem lugar garantido no ataque do Benfica).
Karadas, é um espectáculo dentro do espectáculo, remata muito bem, mas não é muito dotado tecnicamente. Está sempre a reclamar, tem temperamento duvidoso, e se for Polga a marcá-lo é certo que fará um golito de cabeça, ou que pelo menos terá chance soberana para tal.
Duas duplas interessantes, mas a estatística prova-o: Vantagem Sporting Clube de Portugal (grande vantagem- Liedson Resolve... se resolver jogar, claro está. É que Liedson, para além de resolver, parece que também Manda... aí o perigo deixa de ser para as defesas e passa a ser para o SCP).

Comentários:
Vamos então comparar uma dupla com dois jogadores juntos. Digo isto porque Nuno Gomes e Karadas não fazem uma dupla, uma parelha. Mal se conhecem dentro de campo e não estão habituados um ao outro. Nuno Gomes vem de lesão mas o seu rendimento costuma ser quase sempre o mesmo (hoje em dia mediano). Não tem confiança, quase que parece que a sua obrigação não é marcar uns golitos de vez em quando. Karadas nisso é mais brigão. A hipótese de um deles ficar no banco ganha consistência se Trappatoni abdicar de Karadas por Paulo Almeida ou Zahovic.
Quanto a Liedson com Douala, a mistura é mesmo explosiva. Tem o contra da finalização mas com tantas chances que criam alguma tem de dar (Something's gotta give!". Liedson vai estar mesmo sob brasas (parece que estou a fazer copy-paste...) e vai dividir opiniões. Vantagem Sporting (a vantagem aumenta se não nos esquecermos que o ataque é mais do que a dupla de avançados...é toda a dinâmica de uma equipa.
 
Compreendo a tua questão, mas acredito que os onzes vão ser aqueles que descrevi... O SLB jogou sempre (ou quase sempre) com dois pontas de lança e não há razão para não o fazer novamente (não acredito que jogue Zahovic, Roger acho que n é opção e nem faria sentido que fosse, e não há miguel para avançar João Pereira e pôr Geovanni nas costas do ponta de lança). A dúvida entre Karadas e Sokota é real, mas o maior rendimento do norueguês fez-me optar por ele. Quanto aos sistemas distintos, assim é, e realmente uma análise por sectores faria mais sentido..´. Mas antecipaste-te, era o próximo post, eheheh (por acaso era para já ter saído, mas a falta de tempo por vezes tem deestas coisas). Obrigado de qq maneira, uma crítica construtiva faz sempre falta. ;)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!