quarta-feira, janeiro 26, 2005

Benfica_6

Quando se fala nos jogadores do Benfica, tem-se muito o hábito de se exagerar (é como em relação ao número verdadeiro de adeptos): ou se é muito bom ou se é muito mau. Ao mínimo deslize, qualquer jogador é "queimado" pelos adeptos, mas se caem nas graças destes, até podem marcar auto-golos que levam palmas na mesma. O que procuro fazer é destacar pontos fortes e fracos de cada um dos jogadores (minimamente relevantes) deste plantel encarnado e tentar encontrar as grandes lacunas da equipa. Vamos a isto:
Moreira - Grande potencial. Tem uma boa margem de progressão e demonstrou nos momentos altos que tem tudo para ser um grande guarda-redes. É alto, forte, joga bem com os pés, é elástico, tem bons reflexos. Ponto fraco? Estabilidade emocional provavelmente.
Quim - É o oposto de Moreira, sejamos francos. Não irá evoluír positivamente em mais nada. Não tem sentido posicional, é baixo e frágil, dá dois passos à frente cada vez que vem lá remate (o que para um baixote como ele, é meio caminho andado para sofrer golo com a bola alta). Apesar disso, é muito elástico. Quanto à sua experiência (factor preferencial para Trappatoni), não é tão vasta quanto possa parecer. O eterno nº2 da Selecção (ou nº3 Mister Scolari?) só não o foi em Braga. A fase de titular na Luz rapidamente passará à história.
Miguel - Ainda me lembro quando lhe reconheci talento quando chegou à Luz. Muito criticado pela falta de motivação demonstrada, foi depois adaptado (não havia mais ninguém) por Chalana a um 3*5*2 e por Camacho a lateral de um 4*4*2. Não tem, por isso, sentido posicional em 2 situações fundamentais: quando a bola está do lado contrário ao seu e quando é necessário manter uma linha defensiva. No 1x1 é muito forte, mas joga demasiado na "queima". Outro pormenor: em jogos grandes desiquilibrou contra o Benfica (Antas dois anos seguidos e Alvalade). É bom jogador, ofensivamente importante, mas não se sabe cuidar nem sabe gerir o esforço: exemplo mais recente , lesionou-se aos 5 minutos com o Beira Mar e jogou até ao fim. O mal já estava feito não era Miguel? É que as noitadas dão-nos cabo dos músculos...
João Pereira - Camacho lançou-o ainda ninguém o conhecia. Menino raçudo e lutador, logo se comentou. Pouco tempo depois a fama (qual???) subiu-lhe à cabeça e começou a disparatar. É um jogador mediano, óptimo de ter no plantel. Camacho soube aproveitá-lo muito bem, mas cedo se fez dele um bom jogador. Com Trappatoni temos uma noção mais exacta do seu real valor.
Luisão - Dos poucos que se viu chegarem à Luz com baixo rendimento e conseguir subir e ser indiscutível (ou terá sido mesmo o único?). É um grande central, apesar das lacunas que tem. É lento no arranque, o jogo de cabeça não é bom se a bola vier muito rápida mas tem bom tempo de salto. É capaz de liderar a defesa e o interesse de grandes clubes europeus não é por acaso.
Ricardo Rocha - Tem as características normais do central português (forte fisicamente, entra muito na "queima" e é bom tecnicamente). A acrescer a isso é rápido, joga bem de cabeça e tem bom sentido posicional. Não é um central perfeito, longe disso mas sabe cumprir. Sofre do mesmo mal que Miguel: bola do lado contrário ao seu é um problema...
Alcides e Amoreirinha - Dois centrais jovens, o brasileiro com melhores condições que o português. Alcides tem pouco espaço de manobra mas já revelou bons pormenores com a bola pelo chão. Amoreirinha revela dificuldades a jogar mas é bom no desarme (apesar de abusar na antecipação com carrinhos, muitos deles em falta).
Fyssas - É um Álvaro para quem se lembra deste. Muitos diziam que Álvaro foi "feito" por Chalana, que jogar ao lado deste era fácil e até Álvaro era capaz de jogar bem. Fyssas é assim mas em relação a toda a equipa. No Panathinaikos foi várias vezes campeão, na Grécia foi campeão do Mundo. Sozinho não o conseguiu, é certo, mas tem um sentido de equipa (fundamental para obter títulos) muito grande. No Benfica, vemos as suas lacunas: falta de velocidade enorme e posicionamento no 1x1, mas é razoável tecnicamente e importante em termos de equipa. Ao contrário de Miguel e Ricardo Rocha, sabe estar do lado oposto da bola. Bom jogador de equipa.
Dos Santos - Complementa Fyssas mas só pode jogar 1. É mais rápido que o grego, sobe melhor, tecnicamente é mais completo mas tem "paragens". É capaz de ser fintado 3 vezes seguidas pelo mesmo jogador e cometer sempre o mesmo erro de posicionamento. O jogo de cabeça é fraco, mas é também um bom jogador para o plantel.
Petit - Se é para lutar, correr, lutar e correr podem contar com ele. É um jogador incansável, que está mais maduro e menos viril. Nunca foi homem de dosear o esforço mas hoje em dia está mais controlado. Bolas paradas é com ele. Centra muito bem, mas se for bola corrida já sente dificuldades em soltar jogo. Por isso, não pode ser um construtor de jogo. Óptimo a fechar espaços cá atrás e a fazer pressão alta.
Manuel Fernandes - É um miudo talentoso. Tem um à vontade pouco usual para um menino da sua idade. Mas esse à vontade traz um problema: dá sempre um toque a mais na bola. É trabalho de semana que necessita de ser desenvolvido. Em breve ultrapassará esse pequeno defeito. Não tem grande físico mas possui enorme força e um grande pulmão. Se souber controlar o ímpeto de reagir a "tudo o que mexe", tornar-se-á um grande jogador. Por agora, é muito importante na equipa (tem mais importância do que aquela que realmente deveria ter) porque não há ninguém que preencha o meio campo como ele.
Paulo Almeida - Não tenho o hábito de "queimar" um jogador à partida. Gosto de dar chances, tal como dei a Luisão e Miguel, por exemplo. Mas Paulo Almeida ainda não demonstrou uma habilidade fora do normal: é lento, fraco no tackle, não se antecipa, é forte mas não tem força, não solta jogo para a frente, os passes para o lado nem puxam para a frente o lateral, etc.
Everson - ...
Geovanni - Ponto nº1: diga onde joga. Ponto nº2: se disser na posição 10 é dispensável pois é incapaz de fazer a diferença ou mudanças de velocidade. O forte pontapé ninguém lho tira mas não chega. Ponto nº3: se disser que é ala, necessita de trabalhar melhor os automatismos com Miguel de modo a dar uma maior liberdade a este que desiquilibra bem mais do que ele. É capaz de estar 5 jogos sem se ver para depois decidir um jogo com uma bomba. Não chega para um homem que já valeu 3,6 milhões de contos...
Simão - O capitão do Benfica deveria ser um homem com outro carisma, outra forma de estar. Antes disso, é bom jogador. Muito bom jogador mas nunca passará daí. Já não tem a rapidez suficiente para encarar um jogador no 1x1. Sempre que vai à linha cruzar (com o pé esquerdo), raramente consegue um passe para golo. Do lado direito não vale mesmo a pena pô-lo: não rasga para o meio nem chega à linha de fundo. A solução passa em deslocá-lo para o meio nas costas do ponta-de-lança. Até porque o "futuro táctico" em Portugal (e não só) acaba com os extremos de raíz. Alheia-se dos jogos grandes como gato escaldado de água fria. Não é capaz de empurrar a equipa para a frente em jogos decisivos. De qualquer forma, o perfume da sua técnica vê-se a espaços no jogo: as bolas paradas ou os passes a desmarcar colegas em corrida destacam-no tecnicamente do resto da equipa.
Carlitos - Outro miudo, com bela finta mas inconsequente, por enquanto. O Benfica não está virado para jogadores como ele: desconhecidos do grande publico e com uma finta que facilmente pode falhar. Terá dificuldades em vingar, dependendo disso a força mental que terá.
Roger - Um caso parecido ao de Carlitos mas com uma diferença: tem carisma e a "torcida" gosta dele. É um Geovanni popular. Tem um forte pontapé, mas a sua função dentro de campo é dispensável: joga no centro, mas não defende nem faz de segundo ponta-de-lança. Agarra muito a bola e tem um "pecado": é jogador de Vitor Santos e, por isso, carta fora do baralho. Mas continua a treinar junto ao grupo como se nada fosse...
Mantorras - Dava saudades de ver aquele drible que encanta qualquer um. Espevita qualquer equipa com a sua emotividade. Não é um matador, mas tem bom remate; não é ponta-de-lança, porque não tem jogo de cabeça nem poder de choque; não é nº10 porque se agarra muito à bola; não é ala, porque só pode fugir para um dos lados. Não tem posição, é certo, mas não deixa de ser importante por tudo aquilo que representa e é capaz de mexer num jogo e numa plateia.
Nuno Gomes - Bom tecnicamente, óptima leitura de jogo, mas...o que são aquelas figuras que faz? Cada salto a uma bola pelo ar dá vontade de perguntar o que está ali a fazer...precisa de ganhar confiança porque todos sabem que é bom jogador. Disso ninguém poderá ter dúvidas mas a questão é que há já muito tempo que não convence ninguém. Estagnou na carreira e dificilmente voltará a encarreirar. Importante ponto de referência na equipa mas esta não deve depender excessivamente da sua presença dentro de campo.
Karadas - Tosco. É tosco, pronto! Os pés parecem tábuas e os braços asas, tantas são as vezes que faz falta enquanto a bola vem no ar. É um lutador tanto ou mais como é falador. Abusa do contacto físico mas essa é a sua grande vantagem. Pode desiquilibrar graças ao seu bom jogo aéreo mas o Benfica faz cruzamentos na linha de fundo? Evoluíu com Trappatoni, é certo, mas continua muito fraquinho. Pode ser muito útil se o jogo do Benfica for de bola corrida até à linha.

Argel, Zahovic e Sokota - todos dispensados em Janeiro. Sim, dispensados. O central foi "queimado" pela torcida. Com razão, é certo. O que ia naquela cabeça para tantas falhas de concentração. Perdeu-se uma voz de líder no balneário, mas a limpeza a este já começou e promete ser suave. Outra voz de comando partiu 6 meses mais cedo que o previsoto. Diga-se de passagem que Zahovic não faz falta ao Benfica durante cerca de 30 jogos. Mas, em jogos grandes, via-se a classe que insistiu em esconder enquanto esteve no Benfica. Sem velocidade, sem disponibilidade física, ficaram (muito poucos) laivos de talento à vista aqui e ali. Lembro-me de 5-6 jogos bons que terá feito pelo Benfica: (Sporting(c) 2-2, Anderlecht(c) 1-0, Inter(f) 3-3, Nacional(c) 2-0 e pouco mais). Foi dispensado tarde de mais, até porque, recorde-se, foi a primeira contratação de peso (fracassada) de Luís Filipe Vieira. Quanto a Sokota, estranha-se o facto de não ter renovado. A solução parecia passar por Maxi Lopez mas o argentino preferiu o Barça. E a dupla Vieira-Veiga ficou a arder. Agora, Nuno Gomes e Karadas + a incógnita Mantorras. Será que o trunfo na manga a apresentar até dia 31 de Janeiro tem a qualidade de Karadas?

André Luíz e Nuno Assis - o central começa do 4º lugar da grelha de partida por isso não entra bem nas contas. O ex-vimaranense vem preencher uma lacuna do plantel: a mobilidade nas costas do ponta-de-lança. Pode ser uma chave importante mas não penso que tenha carisma para isso.

Pontos fundamentais:
- Falta um elo de ligação entre o meio campo e o ataque (Manuel Fernandes e Peti não chegam tão à frente, Roger e Geovanni não vêm tão atrás). Será Nuno Assis a solução?
- A táctica é um problema: o 4*4*2 puro caíu em desuso. Para 2 pontas-de-lança, só com médios ala a jogar por dentro. Com Nuno Assis dará para soltar este e Simão nas costas dos dois homens da frente?
- A equipa é lenta , baixa e fraca fisicamente.
- As soluções ofensivas escasseiam: Karadas não tem quem lhe dê "jogo bom", ou seja, para um 4*4*2 aberto há poucos cruzamentos para a área.
- Dos problemas apresentados, a solução possível passou por Nuno Assis. Aguentará o peso da responsabilidade?


P.S. - Não se pense que este post é colorido de vermelho. Longe disso: é importante saber separar águas. Às vezes, não se vê o reverso da medalha e daí os equívocos Luisão e Roger (só para citar 2 exemplos do actual plantel).

Comentários:
Já eu quero apontar algumas coisitas:
Quim e Moreira têm exactamente a mesma altura (1m84 cm)... E o ponto fraco de Moreira é que pura e simplesmente não fala com a defesa... Tá sempre caladinho, e o GR tem tb a função de acertar marcações na defesa... O jogo do Restelo deve ter sido a gota de água no copo de paciência do velho, nesse aspecto. O Quim fala, mas... será que falar chega?
Depois, o Manuel Fernandes é poderosíssimo fisicamente... Lá por ter um aspecto franzino, não significa de modo algum que não tenha força, assim como ter um ar robusto não faz de um jogador um poço de força (Tipo... Rogério do SCP por exemplo). O miúdo até ganha muita bola dividida (para não dizer quase todas- e confrontos com o Rochemback não valem, porque o homem é um cavalo, e acho que nem o Fernando Aguiar pode cm ele). O Petit mais contido, só se fôr nos treinos... O beneplácito dos árbitros para com este senhor é muito difícil de explicar. Nem vou por clubites, porque ele até já trocou de clube. Ele acerta muito com aqueles carrinhos, e aquelas entradas à queima, mas sempre que falha a bola tem de ver amarelo, porque a falta é feia e perigosa. Aliás, arrisco dizer que se visse amarelos não jogava da mesma maneira e perdia alguma da sua eficácia.
Tacticamente, o SLB tem um problema. Partindo do princípio que o 4-4-2 é o sistema eleito, a culpa da grande ineficácia do Benfica é de... Simão e Geovanni. Porque com eles, o 4-4-2 é um 4-2-4. E dois homens no meio campo (ainda por cima com características muito identicas, o que é a segunda parte do problema), é meio caminho andado para perder o jogo - só com livres e bolas paradas se pode obviar a isso... E quando esses lances não saem... No início, escrevi que a liderança do SLB era alicerçada numa boa defesa, e nas bolas paradas. A defesa acabou porque os jogadores de meio campo deram o berro, e não podiam manter aquele ritmo por um ano inteiro. As bolas paradas deixaram de sair e lá se foi a liderança.
Nuno Assis - Com a sua chegada o Benfica tem que adoptar o modelo do ponta de lança sozinho, com dois alas (Simão e Geovanni), e o Assis nas costas, como primeiro receptor de bola de Petit e M. Fernandes, acabando-se as bolas longas e os pontapés para o ar, e o Simão a receber a bola na linha de meio campo... Dando profundidade ao jogo (expressão tantas vezes utilizada, mas que pouca gente percebe). Se jogarem o Assis e o Simão nas costas do ponta de lança, a equipa fica côxa e geometricamente orfã - Ou então exige ao Miguel para andar que nem um louco para cima e para baixo, e quando o Miguel não puder jogar chora-se a ausencia de um DEFESA-direito, que (fruto dessa ausência) anula a qualidade ofensiva de uma equipa - Tá Maaaaaaaaaaaal - ERRÀDU!!
 
Outra coisa, o banco do Benfica, ou melhor, a sua performance aquando das alturas de necessidade prova aquilo que sempre achei, e esta é particularmente para o Carlitos: A política de contratações de Veiga e Vieira é muito duvidosa, para não dizer muito má (oops, já disse), e sem resultados para esconder isso é que a gente se entende. ;)
Ah, só mais uma coisa, acho que a equipa do Benfica só peca em altura no meio campo, mas esses jogadores até são os que têm estado melhorzinho. Os pontas são altos, o defesa esquerdo é alto, os centrais são altíssimos... O maior problema é mesmo a disposição táctica, ou a interpretação que dela fazem os extremos (um mistério que só o Velho Trap pode esclarecer).
 
Tens razão mas ninguém diria: Moreira e Quim têm a mesma altura! Epá, será da careca do Quim que ele fica com aspecto de mais baixinho? Não sei...sei que é anedótico vê-lo na baliza de tão mau que é o seu posicionamento. Concordo que digas que o Moreira não fala com a defesa, mas o Quim fala com quem? Só se for com os apanha-bolas...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!