segunda-feira, dezembro 27, 2004

Verdade Desportiva_1

Aos 14' de jogo, o Vitória Guimarães vencia o Sporting por 1-0 e Liedson tentou, num acto irreflectido, marcar golo com a mão. O árbitro viu e deu o famoso amarelo que tanta tinta fez correr durante a semana anterior ao jogo. Aliás, quem viu o lance até achou intencional o gesto. Paulo Andrade, dirigente da SAD leonina, pedira para deixarem em paz Liedson. Se ele visse amarelo nesse jogo, ficaria de fora no importantíssimo derby com o Benfica. Liedson acabou mesmo por ver o amarelo mas, afinal, poderá jogar com o Benfica. E isto devido a 2 razões:
1º - O Pampilhosa aceitou (não se sabe em que condições) antecipar o jogo para dia 4 de Janeiro. Nada de errado nisso. Se o clube tem algo a ganhar ou a perder pouco importa, ninguém liga mesmo a eles, e muitos nem sabem em que divisão jogam. Os dirigentes partem do princípio que serão eliminados, portanto pouco lhes importa que jogue ou não Liedson. Por um lado, não jogar poderá ser uma vantagem mas a diferença entre os dois clubes não continuará abismal? Possivelmente o Pampilhosa terá direito a toda a receita do jogo o que para eles será um significativo encaixe de dinheiro.
2º - O chamado "sistema" volta a entrar em acção: não, não é ironia, é um facto. Senão, vejamos: os clubes decidem em nome da Liga e as normas aprovadas pela Liga dizem que os cartões do campeonato contam para a taça mas os "apanhados" na taça não contam para o campeonato. Ou seja, os "jogadores da Liga" limpam castigos nos jogos da Federação (de menor importância para os interesses dos clubes em geral). Isso permite que os clubes possam, se fizerem uma boa gestão dos castigos do seu plantel, contar com os seus jogadores para os jogos de campeonato. Não faria mais sentido os amarelos da Taça contarem para jogos da Federação e os do campeonato para os jogos supervisionados pela Liga? É que nestes casos pode surgir o reverso da medalha: no último jogo de campeonato, um 5º amarelo pode dar uma suspensão para...a final da Taça de Portugal!

No fundo, a verdade desportiva, bem ou mal, pode ser posta em causa com este tipo de atitudes. Minorizar um jogo da taça em prol de um para o campeonato só é possível graças ao SISTEMA que funciona em Portugal: competições nacionais geridas por órgãos distintos e normas diferentes, algumas delas feitas ao jeito dos interesses dos clubes.

P.S. - Em relação a esta matéria, o Benfica nada tem a dizer (e nada disse até agora). Não é assunto que lhe diga respeito, é assunto do qual pode beneficiar e admitir que o Sporting está a tirar partido desta situação é inferiorizar-se psicologicamente para o duelo de 8 de Janeiro.


Comentários:
Sobre o "Apito Pampilhosa", (será disto que Dias da Cunha falava sobre dinheiro que sai de um clube e não entra no outro??!!!!!!!) devo dizer que desportivamente falando a atitude é inteligente e no fundo dribla as limitações do futebol português.
Todos queimam cartões na Taça. Todos sem excepção. Poucos ou nenhum deixa passar os timings para antecipação de um jogo, e quando o faz fá-lo apenas para ludibriar as consequências desportivas do verdadeiro recinto desportivo. Mas compensa! Pagam-se 100 euros de multa á Federação!! E mais algum ao Pampas! O quanto não vale ter um Presidente do clube adversário como sócio sportinguista!!
P.Andrade tem de aprender a falar menos. Ou pelo menos tão mal! Quis vitimizar o clube e o enganador, mas tal como o próprio enganador, falta-lhe inteligência para prever outros cenários! A cultura da vitimização está tão interiorizada que limita o pensamento. Coitado.
Mas ainda bem que joga!!
Dá gosto é ganhar aos melhores!!
Não deu mais gozo aos sportinguistas ganhar ao Guiamarães com Silva ( uma bofetada que os dirigentes do Guimarães deram aos de Alvalade) em campo??!!
Pena que Penafiel, Belenenses, etc, não tenham tomado a mesma medida!
Choravam os sportinguistas pela ausência de um jogador. Que fariam se fossem 2 ou 3??!!
 
O enganador das defesas viu e muito bem um amarelo. A SAD do Sporting, recorrendo áquilo que lhe é permitido por lei, encontrou maneira do jogador poder alinhar num encontro de elevada importância. Portanto lá estará Liedson a tentar enganar mais uma defesa, no dia 8 de Janeiro.
Excelente acto de gestão de quem coordena o destino futebolístico do SCP.
 
Se não estou em erro, o V. Guimarães não fez isto somente com o Sporting: Alex jogou com o Benfas e Marco Ferreira com o FCP. Não terá sidfo propriamente uma lambada no SCP...
 
Santinni, pequenas notas:

- Ver um cartão amarelo de forma propositada aos 14 minutos não só é um risco, como é uma estupidez.
- Se até tu já sabias que havia acordo com o Pampilhosa para quê o manter de aparências?
- A lei diz que os jogadores emprestados não estão impedidos de jogar contra as equipas que os emprestaram. O que há são acordos entre os clubes para eles não jogarem. Vê o caso (debatido aqui no blog) do Penafiel-Sporting (Edgar Marcelino e Nuno Santos). Alex e Marco Ferreira jogaram contra o Porto. Uns têm medo e respeito pelos outros, outros têm respeito por si mesmos (Guimarães).
 
Santini!!
Wake up!!! Onde tens andado!!!??
Muito tempo fechado em casa?????!!!
O sporting autoriza os jogadores emprestados a jogarem contra a casa-mãe e os outros nao???!!
O contrário!!
Lembrado de Nuno Santos??
Lembrado de E.Marcelino??
Lembrado de Lourenço???
Só Clayton jogou pq parte do salário ainda é pago pelo FC Porto!
Pelo contrário, Benfica autorizou que por exemplo, Alex, Zé Rui, R.Lima defrontasse o clube encarnado.
Chama-se verdade desportiva!
Legalmente (é so leres os jornais desportivos! E menos a Nova Gente e a Telenovelas e o Crime) existe um regulamento que impede a proibição de jogadores emprestados não poderem defrontar os clubes com o qual têm contrato. Todos sabem disso. Muitos dão a volta a essa situação através de acordo de cavalheiros. O Guimarães, entendeu por bem que a verdade desportiva é mais importante e utilizou Silva.
Ao contrário do que dizes, a antecipação do jogo não estava já acordada! Ou se estava, é tudo incompetente! Uns porque pagam a multa (irrisória) por não terem solicitado a antecipação dentro dos prazos legais e outros pq mandaram comercializar produtos de marchandising com uma data posterior á da data entao já antecipada!
Este texto, versava sobre a antecipação jogo. Sporting e Pampilhosa. Só!! Não se trata de Sport Lisboa e Benfica!! Nem viste ninguém da Direcção encarnada criticar o que quer que fosse.
Tens a mania da perseguição. Mais: Tens complexos!! Tens de aprender a defender a tua posição e as tuas convicções, apresentando argumentos e refutando. Não atacando quem não é chamado e que não foi posto ao barulho! Falas em aquisições?? Mas o quê é que isso tem a ver??? O quê??
Tem juizo, e aprende a respeitar. Quando te refires ao Sport Lisboa e Benfica, fa-lo com respeito. Não como Benfas. Os putos que não conseguem articular uma palavra é que fazem coisas parecidas.
Na vida, umas vezes ganha-se e outras perde-se. Mas há que saber fazê-lo!
 
Nota: A parte dos jogadores emprestado aplica-se sobretudo a Zizou. Dupla dinamica: Santini e Zizou.
Que falta fazem os textos de 2 sportinguistas!! Vantunes!! (volta!! Tas perdoado) e até de Faneca!
 
Jovem Santini!!

Vamos por partes:

De facto, relativamente á questão dos jogadores emprestados (questão já aqui debatida , a mesma era sobtudo dirigida a Zizou e pouco ou nada a ti. A correcção foi feita num outro texto.
Não te ofendi! Sugeri que tivesses mais atento á realidade. Sugeri também que não te manifestasses de forma incorrecta. Seja para com instituiçoes ou pessoas. O facto de não te dizerem nada, não significa que sejas desagradável, e faltes ou respeito. Com o tempo vais aprender isso. Ainda és novo, ainda que porventura o BI já contabilize alguma idade. Mas só o BI.
Quando insinuas alguma espécie de sensura ao teu discurso estás engando. Isto não é a TVI. Não é o que dizes. É como o dizes, os termos que não serão os mais educados. "Benfas" ou "Sadam" não é nada!! Nada!!! Grow up!
Quanto ao responsáveis pelo Blog, permitam-me os visados que te corriga, mas não são responsáveis, mas sim responsável, e que dá pelo nome de Kramer! Vantunes escreve ( e escreve textos fantásticos!! Pena que poucos! Poucos mas bons!) no blog, mas apenas como colaborador.
Sendo eles dois dos meus GRANDES AMIGOS, porventura os meus dois melhores amigos que tenho, e conhecendo eles me bem, sabem que sou imparcial no que que a Futebol diz respeito. Digo-te mais: Por vezes aqui, PROPOSITADAMENTE, não o sou, escrevendo uns bitaites a provocar para que pessoas como tu ou Zizou aqui venham escrever!! Porque senão já sei que só aqui vêm quando o Sporting tá em grande!!
Pelo que, como digo provoco deliberadamente (tipo os bitaites de ontem sobre J.Moutinho e Mota) para que saiam da toca e deêm a cara!! Repara que não provoco ninguém do Porto! Pq infelizmente ninguém que torça pelos FC Porto aqui vêm! Pq se viessem tb os "provocava", incitando á sua participação!
Como te digo, tb há que saber ganhar!! E saber perder! Não é só vir escrever quando se está em alta e cheio de moral! Como viste deu resultado!! Provocei e veio cá tudo!! Este tipo rastilho!!
Falta o sal e pimenta, para que as pessoas participem! Mas sem ofender! Brincar, exagerar até, critica, mas dentro dos limites. Como tudo na vida.
Saber defender-se sem ter necessidade de atacar os outros é uma virtude e uma qualidade. Mas de facto não é para todos.
 
Epá, calma aí.
Keep it on the field. Ó Santini, essa do Karlitos ter que dar graxa... Não faz sentido nenhum e tu sabes disso. Qto aos bitaites, ó Karlitos, todos preferem falar quando ganham (Há alguns masoquistas como eu e tu, por exemplo que curtem sempre falar, mesmo quando sabem que vão ser esmagados pela lógica dos resultados, lol - Pareço o Cajuda), uns melhor, outros pior, para além de que muitas vezes não sobra tempo às pessoas para cá vir (eu próprio já senti isso na pele, e todos os que trabalham sabem do que falo)
Madman, todos os adeptos de todos os clubes fazem o mesmo, e toda a gente quando se exalta parte para a ofensa pessoal - como estes excelentes Homens acabaram de demonstrar).
Mas, bola é bola!!! Não confundam as coisas.
Agora que já fiz a pausa da reflexão, não tenho dúvidas nenhumas que a direcção do SCP é muito melhor que a do Benfica!!! - Tou no gozo (ou não...Esta semana é comer ou ser comido).
 
Já que desta vez as direcções dos dois clubes até já se entenderam em relação aos bilhetes, acho por bem que a confusão do derby seja instalada no blog (já que ninguém a instala).
"Let the war begin!"

P.S. - Dia 10 acaba a guerra e voltamos todos a ser normais e pessoas civilizadas...
 
So long!!!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Afinal parece que o Liedson viu o amarelo, não por estratégia da direcção, mas por estratégia familiar: assim passava mais uns dias no Brasil ao lado da sua esposa e ainda assistia ao nascimento do filho...E esta, não vale?
 
Analisando a questão do ponto de vista da dicotomia parcialidade/imparcialidade (não entendi Zizou... lol), tb me cheira que tenha sido essa a ideia do Brilhante Engandor de Defesas, doravante conhecido como BED, sendo que o D tb funciona para Direcções.
Por tudo isto, defendo Pinilla a titular, para que o D não se torne Dignidade. E isto sendo o mais imparcial (ou parcial dependendo do ponto de vista) possível.
E concordo com uma coisa: Viva a Máfia VERDE!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!