terça-feira, dezembro 28, 2004

Derby_GR

Sporting-Benfica...
Estamos chegados àquela altura: As estradas dirigem-se todas para o mesmo lugar, os ódios são canalizados na direcção dos oponentes, as palavras provocam ferimentos mútuos, os silêncios são entendidos como provocações ensurdecedoras... E EIS O MAIOR JOGO DE FUTEBOL DO PAÍS, e para muitos na nossa nação, o mais importante do mundo e da Europa. Os rapazes da regionalização deixam de interessar, as classificações passam para secundárias (aliás, já o são), os argumentos voam, as memórias tornam-se curtas! Acenda-se a discussão, imortalize-se o derby, respire-se o Verde e o vermelho (eheheheh)... Vá: Respire-se o Verde e o Vermelho (ughhh).

Até ao dia do Derby, vamos discutir (sem restrições - soltem as cobras e as suas linguas venenosas), as vantagens e desvantagens das duas equipas, em cada posição e em cada sector... Começando por um dos mais polémicos: A BALIZA!!

Na baliza do SCP, temos Ricardo. Ricardo é uma incógnita, tão depressa faz grandes defesas, e sai bem dos postes, como de repente com um erro estúpido, transforma uma exibição de sonho num pesadelo para os seus colegas (vide Dragão 2004/2005- Primeira parte fabulosa). Tão depressa os adeptos do SCP dizem : "É por isto que é o titular da selecção!!" , como exclamam: "Que palhaçada...".
Mas Ricardo, pese o imenso número de golos sofrido, tem estado num nível bastante elevado. Em Coimbra, por exemplo, fez uma defesa monstruosa, apenas ao alcance de excelentes Guarda-Redes (para mim, a defesa da época, e ainda faltam alguns meses para acabar). Agora, em Guimarães, teve na primeira parte uma defesa muito importante, logo a seguir ao empate do SCP que trouxe tranquilidade à equipa. Mas de Ricardo espera-se sempre muito, e por isso surgem ridiculos como: "O golo do Geovanni foi um frango...", ou também : "Aquele segundo golo do Beira-Mar... Aonde é que o homem ia?". Ricardo sai bem aos lances aéreos (assim tenha no centro uma defesa que limpe os adversários - É dos que mais agradecem a presença de Enakarhire), tem bom jogo de pés (muito bom, mesmo), é elástico... e o seu defeito é: Não tem estrutura mental para aguentar os seus próprios deslizes, ou a pressão que sobre ele é exercida - Afinal o que distingue um bom GR, dum excelente GR.
Chegados ao Benfica... na baliza temos.... ????? Bem, acho que Quim herdou o estatuto de titular. Ou melhor mereceu-o. Quim é um GR certo. Tecnicamente muito bom, ocupa bem a baliza, não é espectacular, mas confere alguma segurança. Quim, no entanto, nunca esteve exposto à pressão de ser GR numa equipa de topo. Sempre vi em Quim, um Guarda REdes que faz cinco ou seis boas defesas, no mesmo jogo em que erra uma ou duas vezes... Num grande isso é permitido, porque às vezes a bola só lá chega uma vez, e se por azar essa é a vez em que se erra (ou não se faz a diferença, como o pobre Moreira parece ter descoberto) cai o carmo e a trindade.
Por esse motivo, a vantagem na baliza, vai para o SCP e para Ricardo (aliás, titular de Quim, na selecção portuguesa). Mas se a primeira intervenção de Ricardo for negativa, preparem-se os Sportinguistas... o jogo vai ser dificil...

Comentários:
Bem, para este é necessário mesmo vestir a camisola...
Até dia 8 temos uma "guerra" entre sportinguistas e benfiquistas. "O meu é melhor do que o teu" será uma expressão bastante utilizada.
Em relação a este derby, será difícil analisar a equipa do Benfica. As incertezas das lesões, quem recupera ou não deixará sempre dúvidas sobre a equipa a utilizar. Até na baliza há dúvidas!!
É por aí mesmo que vamos começar portanto aqui vai:
Ricardo é valente! É um herói! Quem não se lembra da noite em que derrubámos os ingleses e olhámos triunfantes para as mãos do Ricardo? Estranho é que Ricardo não consiga manter-se como herói nacional...estranho é que, quando Ricardo tem culpas num golo sofrido, não consegue ser, à mesma, valente...pois é, Ricardo não sabe ser grande. Não foi ensinado para o ser, essa é a verdade. A sua determinação é enorme e a sua entrega fundamental. Pode decidir um jogo, já o fez este ano (Académica) mas também já claudicou, e em jogo grande (Dragão). Pode ficar ligado de forma directa ao resultado. Para bem ou para o mal.
Do lado do Benfica, começamos com uma dúvida: Quim ou Moreira? Para mim será Moreira, mas falarei dos dois para este derby.
Moreira, se jogar, estará fragilizado pela perda de titularidade com o Penafiel. Mas também saberá que terá oportunidade de ouro para provar que o lugar é seu e as culpas dos últimos golos sofridos nunca lhe poderão ser entregues. Sempre que teve que assumir um jogo conseguiu-o (Rosenborg e Alvalade o ano passado). Está mais maduro mas continua a não ser capaz de controlar a sua defesa à distância.
Quim é diferente...para mim, não se sabe posicionar na baliza. É, inclusivé, um grave defeito que ele tem. Tem outro handicap para o derby: falta de ritmo. 3 jogos em 4 meses é muito pouco e Quim poderá demonstrar insegurança entre os postes.
Vantagem Ricardo em qualquer dos casos, mas com Moreira o Benfica será mais forte.
 
Passemos então ao verdadeiro futebol, e à verdadeira festa!
O derby dos derbys!
Relativamente á questão das balizas, eu "defendia" até á 3 ou 4 meses atrás que Ricardo era CLARAMENTE o melhor Guarda-Redes português.
Hoje tenho uma ideia ligeiramente diferente: Ricardo continua a ser o melhor, ainda o é, mas Moreira, está a um nivel MUITO próximo.
Ricardo tem 2 grandes problemas: 1º, a falta de confiança com que se depara (deixa-se abater pelas criticas e pela pressão do fenómeno Vitor Baía) e 2º, a falta de humildade!! Não sabe perder (onde é que eu já escrevi isto!!???) . Não sabe perder pq nunca assume um erro. E errar toda a gente o faz! É humano!!
Mas é de facto um grande Guarda-Redes!! Gosto muito.
Quim? Mas qual Quim!? Não conta!! Claro G.Redes de engate! Não gosto! Trapatonni, comete um erro crasso ao tirar Moreira! Espero que abra os olhos , e dê a mão à palmatória!!!
Moreira, tá feito um senhor Guarda-Redes!! Evolução fantástica!! Muito bom! E se continuar assim......
Numa escala de 0-10, classificaria Buffon com 10, Casillas com 9,5 e Ricardo com 8,5 e Moreira com 8.
Quim?? Sei lá !! 4?!! Hum? Hum?? Hum?? Eu sei !! Se calhar 4 é demasiado! Mas vá lá, estamos ainda em época festiva!!
 
Quais comentários?
 
Boa questão para daqui a uns anos... só que o jogo é daqui a menos de 15 dias, eheheheh. E neste momento, Ricardo é melhor, e Moreira é um mar de dúvidas (sou titular ou não sou? Onde estarei daqui a uns anos? Porque é que qdo fui titular n ia à selecção? Sou bom? Não sou? Os meus lábios são mesmo assim? - uma pitada de facciosismo, ou melhor, os lábios dele são mesmo assim????).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!