quarta-feira, dezembro 29, 2004

Derby_DD

Olhando para o lado direito das defesas, vamos colocar face-a-face Miguel e Rogério.
Começando pelo jogador da equipa da casa, Rogério é um jogador com uma cultura táctica muito acima da média para um brasileiro: Isto porque pode desempenhar várias funções em campo, e como tal isso permite-lhe abordar determinados lances de maneiras diversas. Como lateral direito, peca por ser lento, mas beneficia do facto do Sporting ter um lateral esquerdo que sobe pouco, e um trinco que quase não tem autorização para pisar terrenos muito para lá do meio campo do SCP. Por isso Rogério sobe, consegue fazer bons cruzamentos (é muito bom tecnicamente) e tem um bom remate. Tem também uma boa qualidade de passe, o que o torna num jogador importante. Mas fisicamente tem lacunas, não é rápido, é um pouco pesado e francamente até se torna duro de rins. Tendo em conta que o seu adversário de dia 8, será muito provavelmente Simão, a sua única hipótese é marcar o internacional luso em cima - ou impedindo que receba a bola, ou pelo menos tentar fazer com que a receba de costas para a área do Sporting. Para isso tem que sacrificar o seu eventual balanceamento ofensivo (não terá pulmão para ambas as coisas) e deixar esse papel entregue a Rui Jorge... E o problema de Rui Jorge?

Chama-se Miguel! Miguel é, em forma, um óptimo lateral para o futebol português. Sobe bem, é rápido, muito forte no corpo a corpo o que até lhe permite ganhar muitos lances aos adversários que lhe surgem embalados. Como principais defeitos, Miguel tem o posicionamento. O dele não é o de um lateral, embora ele consiga disfarçar isso com a sua enorme disponibilidade física (é incrível o número de vezes que vai buscar um jogador que parece embalado)... Mas Miguel tem estado lesionado, e a dúvida será: Conseguirá ter essa mesma disponibilidade física? SE tiver, este pode ser o jogo ideal para Miguel e para as suas explosões: Do lado esquerdo do Sporting, estarão Rui Jorge, e potencialmente Hugo Viana... Nenhum é driblador, nenhum é particularmente rápido, ou forte. Pode ser o jogo de Miguel. Voltando à questão do posicionamento, não é de esquecer que a capacidade de Hugo Viana aparecer no espaço vazio, e de procurar movimentar-se sem bola, pode trazer grandes dificuldades ao lateral benfiquista, que já mostrou por mais de uma vez não saber marcar à zona (Barbosa fez gato sapato dele, o ano passado na luz), o que obriga a compensações dos centrais e solta jogadores adversários no meio. Será Miguel capaz de surgir ao seu mais alto nível e contrariar esta tendência.
Na lateral Direita, clara vantagem para os encarnados. Mas se Miguel não recuperar, aí teremos João Pereira... e aí a vantagem muda de campo.

Comentários:
Pensando em termos do derby de dia 8, julgo que João Pereira será o lateral do Benfica e Rogério o do Sporting. Rogério é bom jogador, não há dúvidas sobre isso. Dá ideia de ser um pouco preguiçoso, calão. Parece o bom aluno que só não é muito bom porque não gosta de estudar. É lento e nisso Simão tem vantagem. Uma grande vantagem por sinal. Resta saber em que posição do campo, Simão receberá a bola. É que quem vai ajudar Rogério será Rochemback e Simão só poderá desiquilibrar de metade do meio campo para a frente. Quanto a João Pereira encontrará pela frente Hugo Viana e/ou Douala. Em relação a Hugo Viana, não me parece que este se possa sobrepôr a João Pereira. Com Douala é diferente: o camaronês poderá tirar partido da sua velocidade e desiquilibrar. Outro aspecto a destacar: tendo amarelo, João Pereira não é seguro, ou seja, é bem capaz de arriscar um segundo amarelo. E é aí que entra a velocidade de Douala...
Miguel, mesmo que recupere, não estará no seu melhor e não irá desiquilibrar grande coisa. Mesmo assim, no 1x1, será difícil de passar (só mesmo Douala). De lembrar também que, em jogos grandes, Miguel errou quase sempre.
Dou empate porque, em termos de lateral, o Sporting está em vantagem dada a rotina de Rogério, mas Simão será mais perigoso do que Hugo Viana (duvido que Douala caia muito na ala esquerda do ataque, até porque costuma descaír para a direita).
 
REalmente, não pus essa hipótese Douala... Isso vai trazer alguns problemas aos Benfica, caso o aompanhamento não seja feito pelos centrais... Os avançados do SCP, tanto um como o outro, caem muito na ala... Contas para outro rosário, mas com influencia nesta novena.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!