terça-feira, novembro 02, 2004

Superliga_9

Na Choupana, um golo madrugador de Diego deu tranquilidade ao Porto contra um Nacional apático e praticamente inofensivo. Quem viu esta equipa o ano passado e a vê este ano pensa no que andará a incutir nos seus jogadores Casimiro Mior. A perda de Paulo Assunção e Rossato não justificam tão má qualidade de jogo demonstrada recentemente frente a Benfica e Porto. Mas o que é facto é que, nos dois jogos, reduziu em descontos, esteve perto do empate na Luz e conseguiu-o mesmo frente ao Porto. O Porto não merecia este desfecho, até porque fez um jogo tranquilo, teve-o dominado durante 90 minutos, sofreu um auto-golo num lance infeliz e depois...teve o azar de Adriano voltar aos golos para o campeonato, ao fim do 8º jogo da época! Muito azar para um Porto que começou o jogo cheio de...sorte. Mas esta muda quando menos se espera. Destaque para Benni (mais um golo!) e Fabiano demonstrou que quer recuperar o “seu” lugar. De qualquer forma, num campo difícil, o Porto sofreu um empate esquisito (poder-se-á dizer proibitivo) e a equipa irá ressentir-se disso, porque a insegurança vai aumentar.
O Sporting deslocou-se ao terreno do fraco Penafiel e conseguiu a terceira vitória consecutiva. Liedson continua a provar que, com a ajuda de Rochemback, poderá levar o Sporting ao topo da classificação. Será para manter a eficácia desta dupla demolidora?
O líder Benfica, frente a um Gil Vicente de “cara lavada”, perdeu a chance de se distanciar do Porto e, pior que isso, demonstrou falta de carácter. Teve sorte, foi feliz ao caír do pano (sorte de campeão?), mas os 90 minutos que ficaram para trás desse lance não justificavam vencer. O Benfica sentiu a falta de Miguel e Petit, o meio campo (Manuel Fernandes e Paulo Almeida) não estancou jogo e Amoreirinha abriu uma auto-estrada no corredor direito (não é lateral, será assim tão difícil de compreender isso?). Acabou por ser, mais uma vez, Simão a resolver. No contexto do jogo, o Benfica ganhou um ponto mas ao nível do campeonato, perdeu uma boa chance de ganhar fôlego. De qualquer forma, o Porto-Sporting da semana que vem dá-lhe a possibilidade de ganhar pontos a um dos rivais. Precisa, para isso, de ultrapassar o obstáculo Setúbal...Por falar em Setúbal, respeito ao líder da Superliga que tem feito um campeonato notável. Mais uma vitória, desta vez, com os seus rivais homónimos. De destacar também a maior goleada da Superliga até ao momento: o 5-0 do Estoril ao transformado Beira Mar de Cajuda (re-adaptar uma equipa à moda inglesa ao futebol de Cajuda tem o seu preço...) e à vitória entre europeus do Marítimo sobre o Braga (4 jogos em casa, 4 vitórias, os Barreiros continuam a fazer mossa em quem os visita).
Para a semana, dois duelos de titãs da Superliga: Benfica-Setúbal e Porto-Sporting. Quem vencer na Luz ficará líder isolado mas um empate nesse jogo e uma vitória do Porto fará com que estes cheguem ao primeiro lugar. Como será?


Equipa da semana: Setúbal (chegar a líder da Superliga à 8ª jornada é muito bom sinal)
Golo da semana: Gama
Jogador da semana: Adriano (mais pelo regresso aos golos e de uma forma tão importante)

Comentários:
Mudam-se os tempos...
Esta jornada da Superliga trouxe uma novidade: O SCP foi o único dos três grandes a vencer.
Vamos começar pelo FCP-Nacional. OS campeões nacionais e europeus entraram em campo praticamente a vencer, e desta vez isso revelou-se negativo. O FCP encostou, raramente atacou, ainda que não tenha sido obrigado a defesa intensa, o facto é que nunca fez por merecer o segundo golo (que acabou por surgir, fruto da veia goleadora de McCarthy - fenomenal, de pé esquerdo na passada... parece que tudo o que toca vira ouro). Estava o Porto nesta letargia do espera para ver o que acontece, até porque vencia por 2-0, quando Victor Fernandéz deu um autentico tiro na cabeça à semelhança do que havia tentado fazer na luz... Recuou as suas linhas. O Porto já estava recuado, mas a substituição de Diego por Raul Meireles quis dizer duas coisas: 1- O jogo está ganho, portanto descansem meus meninos; 2- O Nacional deixa de ter que se preocupar com as explosões de criatividade do substituído e pode lançar-se na frente.
Deu empate. Fernandéz tomou uma má opção, e no fim ainda falou em falta de maturidade dos seus jogadores, esquecendo-se que alguém lhes pediu que fossem meninos (e a saída do McCarthy para as palmas/apupos é uma aberração).
DEpois o SLB. Sem Petit e Miguel, não funciona. Com Petit e Miguel já tem dificuldades em funcionar, sem estes dois não há velocidade, não há perigo, não há meia distância... Nuno Gomes mantém-se como um ponta de lança que joga muito longe da baliza. Pode-se dizer que tem medo de falhar. Trapatonni não me parece estar a construir sobre os alicerces que criou, e o Benfica n melhora, e aos poucos vai desbaratando a importante vantagem que havia conseguido sobre os principais rivais.
Por fim, o SCP. Depois de tanto falar mal, tenho de alguma forma fazer o elogio aos dirigentes do clube. Arriscaram em Peseiro, quando ninguém no seu perfeito juízo o faria (O Sporting apresentava ZERO!!! A mudança impunha-se), e tiveram a sorte pelo seu lado. Rochemback voltou, e a equipa começa a produzir. A força do meio campo (que tanto foi preconizada no início) começa a fazer a diferença, e o Sporting já controla jogos, já cria perigo, já faz golos de bola parada, e já impede os adversários de fazer golos. Ainda não é uma equipa que apresente grande espectáculo (nem há perspectivas que o venha a ser) mas é sólida. Tem um grande teste para a semana que vem no estádio do Dragão, mas independentemente do resultado desse jogo (sendo que o mais normal, será a derrota dos leóes), há razões para se olhar o futuro com alguma esperança, porque afinal até se vê alguma base, algum trabalho de fundo.
No resto da Liga, parabéns ao Vitória de Setúbal, que está a fazer um excelente campeonato, o Boavista continua irregular, mas paulatinamente fixa-se na parte cimeira da tabela, o Rio ave continua sem perder, e o Marítimo venceu um jogo importantíssimo, revelador de grande caracter desta equipa.
Queria igualmente referir que a União de Leiria tem de ser considerada uma decepção. Parece incapaz de vencer uma equipa de 11 ceguinhos...
Equipa da Semana: Sporting (ganha terreno aos dois rivais pela primeira vez)
Golo da Semana: André Barreto (Boavista)
Jogador da Semana: Liedson (Não estou preocupado com o que dizem as estatísticas... Para mim tem 8 golos na Liga, e se o Fabiano vai à selecção... ainda bem que ele não vai, porque é da maneira que por cá ficará).
REsultado Surpresa: Vitória do Boavista em Belém (poucosestariam à espera de mais do que um enfadonho 0-0).
 
Pessoal!
Toca a dar os parabéns ao Van´s!!
Finalmente ( é mesmo lagarto!) passou a liderar a nossa mini-liga Fantástica!! Como verdadeiro sportinguista, também ele teve a sua semana de glória!! E também como verdadeiro sportinguista para a semana volta á sua normalidade! Por aproveita esta semana!!
No que diz respeito á jornada deste fim de semana futebolistico, não posso nem devo alongar-me muito: Não vi nem o jogo do Porto, nem do Sporting, apenas o do Benfica.
Mas em relação ao Porto, não me parece fácil de aceitar e muito justo que alguém que esteve a ganhar durante 90 minutos, mereça empatar.
Do que li, e pelo resumo que vi, os leões venceram merecida e justamenente uma equipa que considero muito fraca.
Liedson é um grande avançado. De categoria. Neste momento a par de Maccarthy, o avançado em melhor forma. Mas é muito complicado dizer se é melhor que Fabiano. Muito complicado!! Fabiano teve pouco tempo para mostrar serviço! Vamos com calma!! Do que conheço de Fabiano, posso dizer que tem uma qualidade fabulosa (temperamento à parte)!O facto de ir ou nao á selecção, tem muito que se lhe diga! Muito subjectivo! Cada seleccionador tem a sua visão e preferencias.
Rochemback, esse sim, tem para mim que estar na selecção! Esse nao engana! Qualquer que seija o seleccionador tem de o convocar!!
E o Benfica??!
Bem do Benfica não falo!!!
Pq se abro o livro, e Trapatonni tem o azar de isto lhe ir parar ás mãos, põe baixa psiquiátrica!! Dava cabo da velha raposa! Apenas isto: Incompetente!! Nesta jornada, foi incompetente!!
Facto da Jornada: As tentativas de agressoes por parte dos Super Dragões! Quem lhe legitimou atitudes como as que tiveram com Mourinho, agora que os aguente! Que tristes!
Equipa da Semana: Estoril
Jogador da Semana: Liedson
Treinador da Semana: Litos
Uma palavra de apreço para o Poeta Peseiro. Bom trabalho
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!