terça-feira, novembro 23, 2004

Superliga_12

Semana de grandes emoções até aos últimos minutos. Começou com um derby regional na Madeira com o Nacional a não ser capaz de vencer o Marítimo reduzido a 10 homens. A crise na Madeira continua mas só na Choupana. De seguida, outro derby: o do Porto entre os dragões e as panteras. Neste caso, a equipa em superioridade numérica venceu (agressão de McCarthy amplamente criticada por Fernandez...) no último minuto. O Porto, sem os criativos, apostou num meio campo de esforço (belo jogo de Bosingwa) deixando ao trio atacante as responsabilidades de desiquilibrar. McCarthy até desiquilibrou mas para o lado oposto. O Boavista surgiu com 7 novidades (!). Pacheco tinha dito que iria confiar no mesmo 11 de Alvalade mas mudou quase tudo. Perdeu crédito com isso mas ganhou o jogo. Depois da expulsão de Benni, Fernandez não mexeu: 4*3*2 ficando Derlei e Quaresma encarregados de desiquilibrar. Como não conseguiram, Fernandez lançou Hugo Almeida para um futebol mais directo. Conseguiu-o e não fosse o jovem avançado falhar 2 chances clamorosas, o resultado daria razão às opções de Fernandez. Quanto ao Boavista, teve sorte na abordagem ao jogo e o facto de ter ganho o jogo no figurino antigo ("canela até ao pescoço") ajudará no futuro Pacheco a definir o modelo a utilizar (para pena do futebol). Apesar disso, depois da expulsão de Benni, os boavisteiros foram inteligentes e não arriscaram em demasia nas entradas fora de tempo. Resultado injusto pela boa atitude do Porto.
Pouco depois começava o Beira Mar-Sporting com a chance dos leões ficarem a 2 pontos do Porto. O golo de Kingsley serviu para acordar o Sporting que conseguiu dar a volta por Douala (continua em grande forma). Peseiro não arriscou (nem tinha de o fazer) e trocou homem por homem. Num lance nfeliz, o Beira Mar chegou à igualdade já perto do fim. O Sporting perdia uma "chance de prata" para se reaproximar dos rivais.
O Benfica e Setúbal tinham assim uma "chance de ouro" para chegar novamente à liderança. A equipa de Couceiro perdeu em Barcelos e deixou-se apanhar pelo Marítimo. Quanto ao Benfica, recebeu o Rio Ave e deixou-se empatar depois de ter tido uma vantagem de dois golos por duas vezes! Começou muito bem o Benfica e, principalmente Simão (grande primeira parte e bom jogo no global) marcando dois golos. Jogando em 4*4*2, os espaços no meio campo do Benfica eram imensos, deixando hipótese a Ricardo Nascimento (grande jogo!) de pautar o jogo da equipa. À medida que o jogo ia passando notava-se cada vez mais as deficiências no jogo do Benfica: Miguel em sub-rendimento (como foi possível entrar de início e, nem ser substituído durante o encontro?), Argel sem ritmo competitivo, meio campo descompensado (2 para 3 no centro). Para além disso, Trappatoni esteve muito mal no banco: para além de não ter tirado Miguel, deixou em campo Sokota e Geovanni até ao fim e lançou Bruno Aguiar para uma posição por ele desconhecida (solto atrás do ponta-de-lança), não tendo sido capaz de reequilibrar o meio campo. Zahovic continua de castigo e assim deverá continuar mais algum tempo. Carlos Brito aproveitou, tirou os pontas-de-lança Gaúcho e Evandro e lançou a velocidade de Paulo César e Gama. Num contra ataque depois de um canto do Benfica, o Rio Ave empatou (qual Inter de Milão da Superliga). Ficou a ideia de que se chegasse à vitória ninguém se sentiria injustiçado. Mais uma vez, patente a falta de estofo da equipa encarnada.
No resto da jornada, destaque para Guimarães e Moreirense que ainda não acertaram o passo (treinadores em risco?), Braga cumpriu e Penafiel que grão a grão tem-se mantido acima da linha de despromoção. Destaque ainda para o regresso aos golos de Dário e mais uma novidade trazida por Carlos Carvalhal (Jorge Tavares).

Equipa da semana: Boavista (vencer no dragão é mais difícil que empatar na Luz...)
Jogador da semana: Ricardo Nascimento
Golo da semana: Simão - o primeiro

Comentários:
Uma jornada completamente atipica em que nenhum dos grandes ganhou, sendo que dois deles, jogavam em casa.
FC Porto defrontava uma equipa sempre dificil. Há que reconhecer que o se já o empate em parte injusto, então a derrota ainda mais o é.
Queixam-se de um golo ilegal. De facto, Cafu está em fora de jogo (nem é daqueles descarados), mas esquecem-se de outros dois mal assinalados a Ze Manel e Cafu, que também partiam de situações favoráveis. Pessoalmente nunca valorizei muito as questões dos foras-de-jogo. Acho muito dificil!! Eu se fosse fiscal de linha, era um pessimo fiscal! Não vi o tão reclamado lance de Eder sobre MacCarthy. Talvez tenham razão. O mesmo MacCarthy é bem expulso. Louve-se a coragem!! ALguma coisa está a mudar!
O Sporting do que vi, não merecia empatar. Mas quem tem um poeta no banco, arrisca-se a situações daquelas! Quis proporcionar os aplausos a Douala e deu-se mal. Tem medo de tirar Rochemback, deu-se mal.
Quis dar uma oportunidade a P.Barbosa, deu-se duplamente mal!
O Capitão ( que rico exemplo!!) fez birra e não queria entrar (!!) e quando entrou so fez m......!! Claramente culpa no golo, eu não subir para provocar o fora de jogo.
Peseiro não tem autoridade naquele balneário.
P.Barbosa ficou de fora dos convocados. Beto tem estado de fora. Ficarão os "pesos pesados", as "vacas sagradas" sossegados a assistir, ou terá Peseiro o caminho minado?
O Benfica.
Se o Sporting tem um Poeta, o Benfica tem Sacristão! Inocente, Cego e Burro! " Miguel tás bem??"
Por amor de Deus, o próprio Trapatonni corria mais que Miguel!
Muito mal tacticamente. Falhas graves defensivas. Continuo a bater na tecla que o 1º golo é culpa de Sokota e não de Luisão, como afirmam os analistas dos jornais.
Demasiado mau. Do mal, o menos a subida ao primeiro lugar em igualdade com FC Porto (que ja veio à Luz, e jogou com Sporting, Boavista).
O campeontato está ao rubro!
Finalmente!
Promete!
 
Esta jornada começa com um tropeção do FCP. O Campeão parecia ter ido ao tapete, com mais uma exibição nada convincente, uma derrota injusta, mas que pauta a época do FC Porto: Muita qualidade, mas falta de ambição. E para além disso muito vedetismo!!! McCarthy pode, com um gesto irreflectido ter terminado precocemente o seu estado de graça. É um avançado sem classe, porque tem atitudes de arruaceiro, vezes e vezes sem conta. O jogo não tem muita história, a Pacheco saíu a sorte grande do Porto ficar diminuído numericamente, e pôde assim ir soltando as suas feras para dentro de campo... o Boavista foi-se estendendo em campo, foi ameaçando, e francamente o golo até nem espantou. Falta de ambição do FCP
Logo a seguir, SCP. Oportunidade de Ouro para materializar em pontos aquele que neste momento é capaz de ser o melhor futebol da Superliga (pq não dizê-lo?). O Sporting entrou bem no jogo, criou as suas chances, falhou-as e a partir dos 20 minutos deixou o Beira Mar pegar no jogo, e isso aconteceu porque Hugo Viana não fazia nada pelo lado esquerdo do meio-campo... nem atacava, nem defendia. O Beira-Mar chegou sem espanto ao golo, e a seguir o leão acordou, cutucado que fora pela vara curta. Sem grande dificuldade deu a volta ao jogo, poderia ter sentenciado a partida várias vezes (bem sabemos que para Liedson, fazer golos é fácil, mas essa de agora só querer fazer golos dificeis... Não é de um jogador de nível mundial... Coisa que ele poderia ser se não fosse tão perdulário). E no final, quando já todos sorriam, faziam contas e esperavam... o Beira-Mar foi lá e fez golo. Falta de concentração do SCP.
No dia a seguir, o Benfica surge em campo com tudo para reassumir a liderança. Estádio cheio de adeptos desejosos de apoiar a sua equipa, adversário de algum valor, mas claramente acessível, resultados menos positicos dos seus dois rivais , e caído do céu um golo aos dois minutos. Escrevi aqui várias vezes que o Benfica defende muitíssimo bem. Desde que escrevi isso, os treinadores adversários passaram a explorar o défice de homens no meio campo benfiquista (tb já tinha escrito isso, será que nos andam a ler?)... os golos começaram a aparecer... Mas francamente pensei, que 2 golos de vantagem, dum candidato ao título, a jogar bem, e com 45 minutos para o fim... pensei que era inalcançável. Enganei-me. O Benfica desapareceu do campo... o Rio Ave dominou a Luz, como se estivesse a jogar na Amoreira, chegou ao empate e até esteve mais perto da vitória... NO ESTÀDIO DA LUZ!!!! Falta de classe do Benfica.
E no final de uma jornada, que para si havia começado tão mal... O FCP estava a sorrir novamente: "Podemos tropeçar à vontade!!". Pode ser que ainda lhes traga maior falta de ambição.

Equipa da Semana: Boavista
Jogador da Semana: Cafú
Golo da semana: Simão - Excelente desmarcação!! EStou a brincar, logicamente falo do primeiro golo.
 
equipa da semana: rio ave
jogador da semana: ricardo nascimento
golo da semana: o 2º do simão (o que beija o emblema do benfica e levanta os braços na horizontal quando marca golos para se tentar ler em arabe os nomes dos filhos que ele tem quase a certeza absoluta que são dele). o golo foi tão bom que o presidente do benfica levou cassetes do golo para uma mão cheia de ministros visionarem nos gabinetes
 
Pequena correcção Vantunes: "Estádio cheio de adeptos desejosos de apoiar a sua equipa" está longe de ser verdade. Eram 27000 espectadores e muitos tinham apenas o desejo de não ter frio...
 
Jogador da Semana??
P. B-A-R-B-O-S-A !!
Granda Maluco!
O homem do lusco-fusco!!
São só 5-7 minutos!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!