segunda-feira, novembro 15, 2004

Superliga_11

E ao fim de 10 jornadas, temos novo líder. O Porto, como se esperava desde a semana passada, assumiu a liderança, resta saber agora até quando. Digo como se esperava porque adivinhava-se tempos difíceis na deslocação à Madeira do Benfica. O Marítimo tinha 4 vitórias em casa em tantos jogos disputados e a visita aos Barreiros dos encarnados, diz a história recente, que é a 3ª mais difícil nos últimos 8-10 anos (pior só Antas e Bessa). O Benfica entrou quase a marcar, mas logo depois sofreu um golo muito consentido onde, mais uma vez, Argel e Amoreirinha não se conseguem livrar das culpas. Simão reequilibrou a contenda em mais um livre mágico e assistiu-se a uma primeira parte de altíssimo nível. Ritmo elevado e bom futebol. Isto porque o Marítimo ataca (como poucos o fazem em Portugal) com os seus laterais bem subidos (Luís Filipe centrou mais da direita que Alan) o que provoca desiquílibrios, principalmente porque o Benfica actuava com 2 pontas-de-lança. Do lado do Benfica, estes apoiados por Simão e Geovanni muito soltos também aparentavam poder desiquilibrar a favor dos encarnados. Mas Geovanni lesionou-se à meia hora e logo depois chegou o intervalo e...tudo arrefeceu. O segundo tempo foi mais lento, mais pensado e com menos espectáculo. Não há "cabedal" nas equipas da Superliga para aguentar o ritmo (e a qualidade) praticado no primeiro tempo. Trappatoni mexeu pouco (só por lesão), tal como Barreto. O Benfica perdeu a liderança, mas segundo Trappatoni ganhou um ponto. Eu concordo: os Barreiros este ano serão corda dura de roer...Destaque para a grande exibição de Leo Lima, Manduca e Simão. Trabalho do árbitro de qualidade. Sokota simula penalty e Gaag carrega Karadas no lance do golo de Simão.
Comecei pelo ex-líder, mas não quero diminuír o feito do novo líder. O Porto, sem Baía, Carlos Alberto e Diego (este aos 12 minutos de jogo) por lesão e Jorge Costa por opção foi capaz de vencer um Gil Vicente (frágil mas trabalhador) sem grandes dificuldades. Quaresma brilhou com um golo de génio (pareceu tão fácil de fazer...) e Costinha matou o encontro à sua maneira. O árbitro do encontro errou, quanto a mim, ao não assinalar penalty de Nuno sobre Paulo Costa num lance muito parecido com o que envolveu Nuno Gomes e Marco Tábuas. A diferença é que Paulo Costa desviou a bola e não a rematou como Nuno Gomes. O Porto é líder e já consegue fazer rotação do plantel. Está-se a tornar um caso sério, mas não é aquilo que todos esperávamos?
O Sporting esteve em grande. Fez do Boavista "gato sapato", a defesa esteve (quase) perfeita, o meio campo defendeu e criou muito jogo (os 4 em muito bom nível) e o ataque demolidor. Este Boavista desilude, Pacheco mexe e remexe (trocar de posições entre Frechaut e Lucas é só um exemplo) mas a atitude é sempre igual. Apesar disso, desta vez foi uma equipa mais contida em termos de violência (Éder e Lucas bem procuraram umas pernas interessantes), o resultado foi o que se viu. Grande exibição do quarteto do meio campo sportinguista, trucidou Tiago, André Barreto, Frechaut e Lucas. Destaque ainda, pela positiva, da brincadeira de Liedson a J. Pacheco (Acosta tinha feito o mesmo em Campo Maior) e pela negativa do discurso de Peseiro. Por muito irritado que esteja com as críticas que lhe têm sido feitas, deitar "tudo fora" no flash interview não é a melhor opção. As palavras estavam há tanto tempo debaixo da língua que tinham um travo demasiado amargo. Duarte Gomes esteve em bom plano, apenas falhando em 2 ou 3 foras de jogo sem influência. Flores foi derrubado por Polga aos 4-0 mas pareceu-me que estava fora-de-jogo.
No resto da jornada, o Moreirense voltou a confirmar que Vitor Oliveira deverá estar quase a seguir novo rumo, o Setúbal suou mas manteve-se nos lugares cimeiros, o Nacional é uma constante desilusão e a Académica poderá ter ganho um novo fôlego com uma vitória forasteira com um concorrente directo.

Equipa da semana: Sporting
Jogador da semana: o "quarteto de cordas" de Alvalade - Custódio, C. Martins, H. Viana e Roca (desculpem não especificar qual o melhor)
Golo da semana: Q-u-a-r-e-s-m-a (QUE GOLO!)

P.S. - Petit e Rochemback (não são os únicos) continuam a servir-se dos cotovelos de forma exagerada. Na Madeira e em Alvalade, os dois jogadores agrediram adversários de forma discreta. Se fossem jogadores do Boavista já teriam sido crucificados.

Comentários:
Jornada 10...
O Número 10 é o número das vedetas, isto em futebolês, portanto começo por destacar as vedetas desta jornada: FC Porto e Sporting.
O FC Porto alcança à décima jornada a liderança. Fá-lo sem jogar particularmente bem, mas o facto é que até ao momento já bateu os dois rivais directos (um deles na condição de visitante), é a única equipa da superliga que não conheceu o amargo sabor da derrota, e por incrível que pareça, é a equipa que terá maior margem de progressão. Este fim de semana, conseguiu uma vitória sólida, na casa do último, mas a rodar o plantel, e a jogar sem os seus líderes. Sobre carris?
O Sporting alinhavou esta semana, a melhor exibição da Superliga (sua e não só). Mostrou incrível velocidade (velocidade da bola bem entendido, porque os jogadores, exceptuando os da frente, não são para grandes correrias), ligação entre os sectores, coesão defensiva, capacidade ofensiva. Tudo o que uma equipa pode querer ter, desta feita o Sporting apresentou. E já se pode considerar esta equipa como um paradigma... No ínício louvava-se a sua capacidade defensiva e falava-se em défice atacante... agora é o reverso. Tem excelente capacidade ofensiva (melhor ataque da superliga, quem diria?), e duvidosa qualidade defensiva. Tão depressa perde 3-0, mostrando atitude nula... como goleia um candidato à Europa, mostrando uma personalidade fora do comum. Será Peseiro capaz de equilibrar a balança? Será capaz de resistir às suas convicções? Será homem para não mexer neste 11? A seguir com atenção...
O Benfica voltou a não vencer um jogo difícil: Anderlecht, Braga, Porto (2 vezes) e Marítimo... Se exceptuarmos a categórica resposta ante o primodivisionário Vitória da Setúbal, chegamos à conclusão que falta algo a esta equipa - falta atitude, falta querer, e faltará também alguma criatividade. O ponto nos barreiros, realmente não é mau, mas fico com a sensação que esta equipa precisa de uma vitória importante para ficar consolidada, para acreditar em si, para provar que o seu modelo funciona... Se o passo que falta a Peseiro é equilibrar coesão defensiva com balanceamento ofensivo, o que falta ao Benfica é conseguir uma vitória dificil. Todos sabemos que a equipa não está desenhada para ser espectacular, mas é necessário saber que essa falta de espectacularidade funciona. A rever...
De resto, o Boavista desiludiu no seu primeiro grande teste, o Setúbal lá continua a sua caminhada. Ao Braga continua a faltart aquele pedacinho assim e o Nacional da Madeira é uma DESILUSÃO. Terminar à frente de um grande?? Quem cospe para o ar...
Equipa da Jornada: FC Porto (alcançou a liderança)
Jogador da Jornada: Carlos Martins (será que finalmente vai cumprir o seu potencial?)
Golo da jornada: Quaresma (É justo dizer-se que o Galope Sem Destino... desta vez tinha morada bem assinalada- o homem é fenomenal.)
Surpresa da Semana: 6?!?!?!? É complicado Boavista...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!