terça-feira, novembro 09, 2004

Superliga_10

Semana de dois duelos interessantíssimos: o Benfica-Setúbal e o Porto-Sporting. No primeiro, vantagem clara para o agora líder isolado da Superliga. Um jogo que começou taco a taco (surpresa táctica de Couceiro ao lançar Igor de início e Manuel José a lateral direito), mas que foi desiquilibrado por quem não desperdiçou as oportunidades iniciais. Trappatoni também apresentou novidades: Geovanni e 2 pontas-de-lança de início é coisa pouco vista vinda do italiano. O risco inicial foi assumido pelos 2 treinadores: Couceiro "fez" 1 substituição ofensiva ainda o jogo não tinha começado: deixou no banco o lateral direito Éder e lançou um ponta-de-lança de início (Igor - já tinha jogado de início?). Couceiro, com esta novidade no onze, só tinha a ganhar: mesmo que perdesse o jogo seria reconhecido pelo risco e, no futuro, este risco tomado poderá lhe ser útil para motivar a equipa (apesar da pesada derrota). Se esteve bem ou mal? Bom, o resultado diz que não. Eu digo que abusou um bocadinho de elementos ofensivos. Para mim esteve audaz, mas o problema é que Couceiro "esqueceu-se" que a sua defesa é fraca (uma das piores duplas de centrais da Superliga) e que quem tapa de um lado destapa-se do outro. O Benfica apresentou o modelo ideal para equipas de menor dimensão: 2 pontas-de-lança e 2 alas capazes de deambolar pela frente ofensiva. Depois, um médio ofensivo, Manuel Fernandes, que não fossem perdas de bola infantis a meio campo estaria um sério jogador. Venceu bem, fez a melhor exibição da temporada mas atenção: há falhas graves na equipa e as soluções ao 11 continuam a ser escassas (Amoreirinha e Argel muito aquém do exigido).
No jogo grande da jornada, o Porto bateu o Sporting por esclarecedores 3-0. O jogo teve um primeiro tempo muito dividido, mas quando o Porto carregou no acelerador no segundo tempo, o Sporting ficou para trás. Peseiro desiludiu, manteve alguma rigidez táctica (a superioridade numérica no meio campo nunca foi aproveitada com eficácia) e substituíu Douala e Rochemback, jogadores que têm sido importantes na manobra da equipa. Justificou-se com o seu cansaço mas em jogos destes os grandes jogadores não se "cansam". O Porto foi mais feliz mas também foi melhor. Destaque para Diego e, claro, Benni McCarthy. Continua invencível, já venceu os seus 2 rivais directos e está a um ponto do primeiro lugar. Terá passado por alguma crise? Quanto ao Sporting, fica mais longe do título, não por ter perdido 3 pontos, mas pela atitude demonstrada pelos seus jogadores. E as palavras que Rochemback dirigiu a Peseiro aquando da substituição não terão sido de elogios...
No resto da jornada, destaque para o Estoril e Leiria pelas vitórias fora e para a desilusão de Guimarães e Moreirense ser cada vez maior. O Gil Vicente conseguiu um resultado importante num dos campos mais difíceis da Superliga (Choupana). Primeira derrota do Rio Ave, tornando o Porto a única invencível até ao momento.

Equipa da semana:Estoril (recuperar e dar a volta a uma desvantagem a jogar fora de casa é sempre de premiar)
Jogador da semana:Antchouet
Golo da semana: Diego (a defesa facilitou mas não lhe podem tirar o mérito)

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!