sexta-feira, novembro 12, 2004

ROCA_1

Fábio Rochemback... discutivelmente (embora não muito, na minha opinião) o melhor jogador do nosso campeonato. Trata-se de um atleta fabuloso. Forte, muito evoluído tecnicamente, assim como tacticamente. É um jogador que por si só, pode determinar o controlo do meio campo, e depois é senhor de uma longa distância que lhe permite ser decisivo (embora isso ainda não tenha sido visto este ano). Parece perfeito...
Reverso da medalha: Fábio Rochemback é imaturo... Só um jogador imaturo engorda da forma que ele engordou durante o defeso (com, ou sem lesão... aquele superavit de peso NÃO É NORMAL)!!! De repente parecia que tínhamos o Maradona em Alvalade.
Só um jogador imaturo, não acata a ordem de substituição de um treinador, e julga poder fazer mais do que um colega que está pronto para entrar em campo... Rui Jorge (o tão criticado Rui Jorge...) teve no decorrer da semana passada uma saída que só me fez ficar ainda mais admirador das suas IMENSAS qualidades humanas. Dizia ele, a propósito da titularidade de Paíto: "O Paíto, como eu trabalha para jogar. Fê-lo muito bem, e mereceu a chamada do técnico. A mim restou-me trabalhar com mais afinco. Não aceitar tal decisão do técnico seria uma enorme falta de respeito para com o meu colega". Fábio, esse balneário está aí para aprenderes... Aproveita.
Por muita razão que tenha (e na minha opinião, até a teria toda), não pode de modo algum colocar em cheque o seu treinador, perante tudo e todos. Até porque Peseiro não tem hipótese senão pô-lo a jogar... E depois inundar os jornais com declarações como: "Estava a falar cmgo próprio"... ou, "o Fábio fala assim desde pequeno..."... É tentar negar o inegável. É pior que o soneto, mesmo sem ser grande emenda.
Coloquem-se na pele de José Peseiro. Que atitude poderia ter José Peseiro? Ou melhor, que atitude teriam vocês, se fossem José Peseiro? É isso que quero ouvir da vossa parte. Passo a palavra. E se vocês fossem Fábio Rochemback... Qual a melhor maneira de expressar a vossa fúria (clubismos à parte). É isso que quero ouvir da vossa parte. Passo a palavra.

Etiquetas:


Comentários:
Seinfeld tudo bem. Isso que tu dizes até pode acontecer, mas... as palavras do homem foram claras. Compreendo e bem sei que no calor do jogo há muita coisa que sai, mas isso não quer dizer que seja correcto; Não quer dizer que não ponha em causa a posição do treinador (porque se fosse um treinador de pulso firme isso não acontecia), e acredito piamente que quando o jogador sai e mostra o seu desagrado nesses termos mostra que pensa estar acima da equipa, porque se as substituições são para fazer, porque não há-de ele ser um dos visados (e mantenho que na minha opinião, NUNCA TINHA QUE SAIR). Se eu fosse o José Peseiro, a última coisa que fazia era dar explicações sobre a subsituição - O futebol , e sobretudo a relação jogador-treinador, não é uma democracia!!! E quando é, bom, as coisas correm mal. Vou recomeçar... Se eu fosse o Roca, saía tranquilo, e em privado abordava o treinador (sem pôr em causa a sua posição, perante o grupo e perante a opinião pública), referindo que não teria concordado com a substituição. Se assim fosse, nesse caso sim, o Peseiro deveria fazer face ao desagrado do jogador com uma explicação, mas sempre fazendo-o ver que ele é pago para tomar as más decisões que toma... e decidir nunca é fácil. Ele já deu explicações ao Tinga, e deu no que deu... O treinador não pede desculpa, decide. E quem decide é susceptível de errar. O Jogador, tem que compreender a relação hierarquica que há no futebol, e se quer desabafar, que o faça (porque é apenas humano), mas sobretudo de cabeça fria. Dizes bem que ele não pensava no jogador que ia entrar... Mas será que pensava em mais alguém para além dele próprio? O futebol é colectivo? E se é tão normal dizer certas coisas, para quê vir com desculpas do género, não foi bem isso?
 
Seinfeld!!!
Nem penses em teoria da conspiração!!!!
Mas vamos por partes: Rochemback é de facto um grande jogador. Indiscutível! Por demais subjectivo, sobre se efectivamente será ou não o melhor jogador a actuar em Portugal ( quando existem outros jogadores como Diego, Quaresma, Derlei, Maniche, Simão, Petit, Miguel Liedson, J.Pinto, Jorginho, é de facto complicado dizer quem é o melhor. Cada um com as suas qualidades e defeitos, uns que provaram mais que outros, uns melhores em determinados períodos que outros).
A realidade é que frente ao FC Porto, Rochemback teve uma atitude de baixo nível para com o seu treinador, e como tal seu líder e superior.
Seinfeld, se alguma vez na tua vida atingires na tua vida profissional um cargo de chefia, espero então que mantenhas a mesma filosofia e forma de encarar a situação, se porventura um dos teus subordinados te insultar!!!! No calor do stress do trabalho, correrás então sempre o risco de um deles argumentando que a “merd...... da impressora encravou” ou “ que já passam 10 minutos da minha hora, e portanto se quer a merd...... do relatório feito, faça-o você!! Seu p.......de mer.........!! E meta a impressora no cu!!”
E depois, continua todo sorridente junto dos restantes subordinados!! E junto da tua entidade patronal!!
Depois juntamente com o Batanete, dizes: “Não liguem!! Ele só está enervado! Foi sem querer!!! E sem querer pode!! Eu quando jogava Futsal, também fiz uma birra assim!”
Eu nunca pratiquei desporto de alta competição, o único desporto que pratiquei em termos federativos foi ténis-de-mesa, no qual formávamos uma equipa de 4, mas onde apenas eram seleccionados semanalmente. Também a mim, algumas vezes calhava não ser convocado e nem por isso insultava o treinador. Mesmo durante os jogos, levava reprimendas por parte do treinador, à frente de amigos, colegas e até familiares, mas nem por isso eu o insultava e nem por isso desatava a correr para os balneários! Quando se faz parte de uma equipa, é suposto remarem todos para o mesmo lado! Todos! Não se salta do navio a meio!
Mas isso faz parte da postura e filosofia de vida de cada um!
Se eu fosse Peseiro, que atitude tomaria?? Não sei! E digo que não sei, porque muito provavelmente não teria o mesmo tipo de relacionamento que Peseiro tem com os seus jogadores. Muito provavelmente, exigiria que no seio do grupo e portanto dentro do balneário, Rochemback, se retratasse.
Esta é uma daquelas alturas em que ou se ganha ou se perde um balneário! Ou se fica no papel expectante e passivo, considerando este episódio como um acto isolado, sujeitando-se depois a permanentes birras e faltas de respeito ou então tem pulso firme e (mesmo que enfraquecendo o melhor 11 em termos desportivos) e toma então uma decisão de exigir um pedido de desculpas perante todo o grupo de trabalho.
Perseguição jornalística??!! Por amor de Deus! Wake up!!
Então o que se diria das repetidissimas passagens televisivas do diálogo entre Trapatonni e Álvaro Magalhães!
E olha, se ele tiver paciência, pede ao Van´s, umas aulinhas sob a forma de encarar o desporto e sobre respeito para com superiores ( professoras de inglês á parte!!! Ahahahah) .
 
Rochemback é um grande jogador. isso chegou-lhe para atingir o patamar-Barça.
Rochemback é polémico e conflituoso. isso custou-lhe a estadia curta no Barcelona.
Rochemback esteve mal, muito mal neste caso: mandou Peseiro passear e disse que estava a falar consigo mesmo. Então pediu desculpas ao balneário de quê? E Peseiro aceitou-as porquê se não percebeu o que ele disse? É triste a poeira que se manda para os olhos. Se tivessem ficado calados, a poeira que as pessoas levavam era os 6-1 ao Boavista e o discurso no final seria contundente e vitorioso, não mentiroso e vulnerável como o que foi apresentado.
E talvez se evitassem as palavras amargas de Peseiro no "flash interview"...
Voltando a Roca e ao teu pedido, não tem que haver furia do jogador. Teve uma atitude de vedeta, como que a dizer, sem mim não ganhamos. Mas ele não esteve assim tão bem para a equipa estar tão dependente dele naquele momento (subjectivíssimo!). Qto a Peseiro, foi ele que despoletou esta situação. Substituír Roca num jogo desta importância é meter as mãos no fogo...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!