quinta-feira, novembro 11, 2004

Ricardo_1

Ricardo parece um menino mimado a quem tiraram a chupeta. O guarda-redes do Sporting e da Selecção Nacional tem que perceber várias coisas, entre elas que a fama tem um preço a pagar. Não queria compará-los mas servir-me-ei de Baía para exemplificar as diferenças entre um guarda redes de classe e Ricardo: Baía foi enxovalhado aquando da sua passagem por Barcelona e no seu regresso ao Porto (regressou, inclusivamente, lesionado e fizeram-lhe logo o enterro). Alguns anos depois foi eleito pela UEFA o melhor guarda-redes da Liga dos Campeões. E ninguém viu Baía a "chorar" as críticas que lhe foram feitas. Pode ter argumentado e lembro-me, inclusivé, de 1 ou 2 entrevistas em que se dizia injustiçado por ser considerado o principal culpado do falhanço em Barcelona. Ricardo não. Ricardo é responsabilizado pelos lances em que intervém e que, realmente, tem culpa. Teve culpa nas Antas onde não sofreu falta; teve culpas no Lietchenstein; teve culpas no golo da primeiro golo da Grécia no Euro-2004; teve culpas no golo de Geovanni em Alvalade, etc. Mas convenhamos: Ricardo faz coisas extraordinárias! As exibições crescentes no Euro-2004 premiadas com aqueles 2 minutos de glória foram mais que merecidos porque Ricardo tem, acima de tudo, uma grande atitude dentro de campo. É capaz de empolgar uma bancada e os seus colegas com a sua vontade de vencer. Mas Ricardo tem que compreender que ninguém lhe quer "fazer a cama". Existem pessoas que não se conformam com a não chamada de Baía à selecção e por isso levantam mais alto a sua voz no rol de críticas a Ricardo, mas essas críticas não são infundadas. Intervir a meio de um programa de televisão, qual LFV ou Joaquim Teixeira no caso-Paula, para dizer que está farto de ser perseguido é sinal de fraqueza. Um jogador que demonstrou a coragem que ele demonstrou no jogo frente à Inglaterra deveria ser mais forte na análise das críticas que lhe são feitas.
Ricardo falhou, deve assumir o erro (ou, no mínimo, ficar calado). O pior é não reconhecer esse erro quando ele foi tão óbvio...

P.S. - Nada tenho contra Ricardo. Não é um guarda-redes de classe, mas é um muito bom guarda-redes com pequenos defeitos. Gosto da sua postura dentro de campo, apesar de ser demasiado nervoso e impetuoso. É um jogador correcto mas meteu na cabeça que é um alvo em movimento para todos. E ao mínimo erro sente que toda a gente se aproveita desse deslize seu. Deveria perguntar a Figo como se sentiu em Camp Nou com a camisola do Real e aí sim, veria o que era um alvo em movimento.


Comentários:
A questão Ricardo é de facto uma muito boa questão... Do que se trata, afinal, Ricardo?
Na minha opinião, não passa de um bom Guarda Redes, que meteu na cabeça que é o melhor do mundo. Ora, isso faz com que tente agarrar bolas que deve socar (sim Ricardo, essa bola devia ter sido socada, o Jorge Costa não fez falta nenhuma), que pense que pode sempre fazer a defesa independentmente da sua colocação na baliza (É incrívelo número de vezes que o homem voa, e por milagre a bola entra...) e pior do que isso tudo eleva e muito as expectativas.
Ricardo não é, nem nunca foi, um fora de série. Era o guarda redes que havia quando o Vítor Baía estava lesionado, ou enquanto estava a dar frangos em Barcelona (deu muitos, muitos, muitos). Era o menos mau dos disponíveis.
Na minha opinião, tem ainda outro problema: o facto de realmente serem exaltados os seus erros, e de raramente ter o reconhecimento que merece. Na partida do Dragão estava a fazer uma excelente exibição, até ao momento fatídico, e nessa altura veio ao de cima o seu outro problema: Começou a pensar que fizesse o que fizesse, já toda a gente só ia falar daquele erro, e vai daí, trata de perder a cabeça, de não tapar os angulos correctamente, de sair a correr da baliza para falar com um jogador que estava junto à linha do meio campo (sabendo que já tinha amarelo)...
Enfim, é bom, mas realmente, o Vítor Baía é melhor. E o Moreira tem mais potencial (embora eu ache, que ainda não é melhor), e o Ricardo deveria ter os dias contados na selecção...
 
Ricardo!
Ricardo!
E mais Ricardo!
Será que ele próprio ainda não percebeu que ele próprio se expõe demais??? Independentemente de numa outra situação ter ou não razão, o que é facto é que ele dá aso à critica e ao comentário.
Uma vez mais, caindo na tentação de falar em Vitor Baía, mas alguém ouviu Baía comentar a situação do lance (um "quase" frango, que só não o é pq...... fico-me por aqui) na Luz, quer no que diz respeito à sua fifia quer no que diz respeito à questão de se entrou ou não entrou (o que para mim é o mais claro indicador que entrou, pois se a bola tivesse fora, ai sim não acredito que ficasse calado)?!!
Enquanto Guarda-Redes, acho Ricardo um bom Guarda-Redes! Ainda o considero o melhor a nível nacional! Mas.....
Além de lhe faltar muita humildade (nunca o ouvi reconhecer um erro!) penso que lhe falta confiança em si mesmo. O Ricardo do Boavista era um gigante!! Dos melhores da Europa! Claramente no Top 10!
Mas o que é feito dele?!
Penso que no máximo daqui a um ano, Moreira será o nº um da selecção (isto se continuar a sua crescente evolução e se Scolari, não ateimar).
Por acaso, revi na 2ºfeira o lance do golo,e não sei até que ponto não terá razão! No momento em que erra e solta a bola, não existe de facto falta alguma, mas assim que se dá essa falha e em que tenta recuperar a posição e consequentemente a bola, dá impressão que de facto J.Costa lhe corta essa possibilidade. Mas é um lançe, muito, muito complicado de julgar.
Acho que precisa de se resguardar. E também precisa de uma retaguarda que o apoie.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!