terça-feira, novembro 23, 2004

Árbitros_9

Esta foi uma semana polémica: Primeiro no Dragão Lucílio Baptista teve uma actuação polémica, onde um dos seus auxiliares esteve quase mais activo que o próprio Lucílio. Foi ele que expulsou (e bem) McCarthy, foi ele que arrancou (mal) 2 foras de jogo a Zé Manel e 1 a Cafu (seguia isolado), foi ele que considerou que Cafu teve acção interventiva no lance do golo anulado a Toñito (Cafu faz-se ao lance, aceita-se a decisão apesar de ser injusto anular o lance) e foi ele que validou o golo de Cafu (estava ligeiramente fora-de-jogo). Quanto a Lucílio Baptista, pouco falhou, só em não ter dado amarelo a Éder logo aos 2'.
No Beira Mar-Sporting, do que vi, apenas posso dizer que há um penalty de Rogério sobre Tanque Silva. O árbitro terá sido iludido pelo próprio Tanque Silva que simulou uma falta que...existiu!
No Benfica-Rio Ave, o golo de Simão é obtido fora-de-jogo. Aliás, esse fiscal-de-linha teve vários erros e (quase) todos a favor da equipa da casa. De resto, Nuno Almeida teve uma actuação razoável (Karadas continua a protestar por tudo e por nada).
De destacar também outro lance: Carlos Carneiro no Guimarães-Leiria salta em voo de peixe enquanto que o defesa levanta o pé. A falta, a existir, é do avançado e não do defesa. Do lance resultou o único golo do Guimarães.



P.S. - Aos 2' do Porto-Boavista, Éder "atacou" barbaramente as pernas de McCarthy. Nem amarelo...porquê? Porque estavam jogados apenas 2 minutos de jogo. Mas porquê esta política? Se McCarthy tem agredido Milhazes no primeiro minuto veria o quê? Um amarelo? É altura de julgar em função do acto e não do tempo. Em todos os jogos ditos grandes do nosso campeonato, o primeiro a "dar" escapa-se sempre do amarelo.

Comentários:
Não acho que este seja o local indicado para debater e fazer queixinhas sobre arbitragens!
Eu por exemplo, na proxima 5º feira, vou ter uma reunião com o Ministro Adjunto, Henrique Chaves, para debater a problemática da arbitragem.
 
Acho muitíssimo bem, que em virtude do tempo decorrido no espectáculo e numa cultura de preservação do mesmo, o árbitro adopte de início uma postura firme, mas de não penalização, a não ser que se trate efectivamente de um lance de agressão descarada, como seria no caso do McCarthy.
Eu não acho que seja bom dar um amarelo aos 2 minutos de jogo, aliás penso que é de evitar, embora avisando firmemente o jogador das repercussões que poderá ter o facto de persistir em incorrer em jogo faltoso.
ASS.: Jorge Coroado
 
Vantunes, ainda bem que quem disse isso não foste tu, mas sim o Jorge Coroado!
 
Mas eu concordo com ele.
Amarelo aos dois minutos, só para aumentar a tensão do jogo - ressalvando que depende do tipo de falta. Aquela, passava bem só com uma advertência - concordo com o critério do árbitro.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!