sábado, novembro 06, 2004

Benfica_5

Era à partida, para muitos, o "grande" que mais expectativa trazia. A dupla Vieira-Veiga conseguiu ir buscar o mais conceituado e premiado técnico do mundo (para muitos) mas reforços de nível parecido ou ligeiramente inferior nem vê-los. A política passou por trazer alguém que não levantasse dúvidas e não pudesse ser criticado ao mínimo erro (Camacho era de difícil substituição). E assim tem sido. Trappatoni, convenhamos, tem errado! E muito! Errou nas substituições da Supertaça, errou no 11 para Bruxelas (Zahovic de fora, muitos miudos de início), errou no 11 com o Porto (corrigiu à meia hora de jogo), até errou no treino em que Sokota fez 4 golos (uau) e ele pensou que Sokota estivesse no ginásio...mas também tem feito muitas coisas boas: o Benfica ainda só tem 3 derrotas em toda a época (nos 3 jogos de maior dimensão, problema que vem das épocas transactas. Aqui não piorou, apenas manteve), é 1º classificado (igualdade com o Setúbal) na Superliga, tem uma das defesas mais bem organizadas do campeonato, lançou como indiscutível Manuel Fernandes, fez evoluír Karadas (quem o viu e quem o vê), consegue o unânime apoio (pelo menos do que está à vista) de direcção e jogadores, mas também de comentadores e jornalistas que, até agora, não têm feito grandes críticas ao seu trabalho (aqui o reconhecimento a Vieira-Veiga) e mais uma coisa: quando chegou disse que o presidente lhe tinha dito que iria ter 3 reforços de qualidade (qual discurso dito a Camacho). Desde essa altura, e já depois de ter percebido que esses reforços não iriam chegar, Trappatoni não mais falou nisso.
Relativamente á época transacta, os dois modelos tácticos utilizados são semelhantes: Zahovic ou um segundo ponta-de-lança é a interrogação (Paulo Almeida por Zahovic frente ao Moreirense é a excepção que confirma a regra). A diferença está na bola corrida: com Trappatoni, em caso de dúvida, a bola vai para o ar em direcção ao ponta-de-lança (a aquisição Karadas justifica-se com este futebol), um problema tem sido, quando isso acontece, por vezes é Nuno Gomes que está a jogar como ponta-de-lança, logo é bola perdida. O Benfica mantém a forma defensiva. Aparece um pouco mais aberto no meio campo (tanto a atacar como a defender), mas a eficácia é a mesma. E tal como Camacho, Trappatoni oscila 2-3 jogos sem sofrer com 2-3 golos sofridos pr jogo.
A produção da equipa é muito semelhante à do ano passado. A defesa está mais sólida (principalmente Luisão, tem-se mostrado integrado no futebol europeu), Manuel Fernandes substitui melhor na defesa Tiago (mas a produção ofensiva é muito menor), João Pereira está muito abaixo do ano passado, Geovanni continua nos seus altos e baixos, Zahovic é o mesmo, não muda, nem mexe, Simão desiquilibra, mais na técnica que na velocidade e Nuno Gomes e Sokota passaram crises de confiança (será que já a passaram mesmo?). E é no sector atacante que o Benfica passou a produzir menos relativamente ao ano passado. Com Camacho, o Benfica atacava e rematava mais. A bola chegava aos avançados 5-10 metros mais à frente. Com Trappatoni, os avançados têm que recuar muito baixando por isso a produção ofensiva.
Com a fragilidade apresentada pelo Porto e a irregularidade patenteada pelo Sporting, o Benfica tem condições para chegar ao título. "Apenas" deve manter a regularidade apresentada até aqui, rezar para não se deixar fragilizar (ausência de jogadores influentes) e esperar que a "crise" do Porto e Sporting se arraste mais algum tempo. De qualquer das formas, todos devem estar conscientes de que o Porto é o principal candidato ao título e o Sporting com Rochemback (seria 2º classificado o ano passado não fosse a sua lesão) é uma equipa forte.

P.S. - A febre do título não pode pairar sobre a Luz muito cedo. Faz mal aos jogadores (só Argel e Zahovic sabem o que é ser campeão) e aos adeptos (muitos deles pensam que o Eusébio ainda joga).
P.S. - Começa a ser por demais evidente as dificuldades do Benfica em jogos de importância capital. E os erros que comete são, normalmente, erros de principiante. Falta de qualidade dos jogadores (sobrevalorizados pela imprensa) ou faltas de concentração resultantes de lacunas no trabalho semanal e na responsabilização dos erros individuais de cada um?

Comentários:
Respeitem o líder!!!!!
Façam a vénia ao líder!!
De Trappatonni, não falo!! Tem algumas qualidades, mas no computo geral, é um deficiente!! Pelo menos no que à visão de jogo diz respeito!! Sempre que o Benfica se apanha numa situação de desvantagem no marcador, é quase garantido (só o jogo com o Gil Vicente foge à regra, mas mesmo assim só de bola parada!) que não consegue dar a volta ao marcador, pois não mexe na equipa de forma eficaz, e não está mecanizada para jogar em ataque continuado de forma constante.
Plantel?? É por damais óbvio que o Benfica depende muito de 3 jogadores: Simão, Petit e Miguel
Mas experimentem tirar ao FCP, Derley( a quebra do FC Porto tem relacao directa causa-efeito com o baixo rendimento deste jogador), Maniche.
E tirem ao Sporting, Rochemback ( os resultados das primeiras jornadas falam por si) e Liedson.
E depois falem em planteis fracos.
Parece-me também por demais evidente, que o FC Porto é o clube com melhor plantel em Portugal, mas toda a equipa fica fragilizada quando 2 figuras importantissimas na dinamica da equipa estão ausentes.
 
vamos ser claros e concisos! com simão, petit, miguel, moreira e luisão em forma, o benfica é uma boa equipa em portugal. se assim não for, em portugal é uma equipa mediana tal como já é na europa.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!