segunda-feira, outubro 18, 2004

Superliga_7

Primeiro clássico da época, envolto em polémica como seria de esperar, mas a mostrar-nos algo que ainda não tinhamos visto esta época: um Porto seguro de si mesmo, com uma grande atitude competitiva (reconhecida por Trappatoni) e um Benfica que não soube trabalhar bem para este jogo. Nota-se que faltou trabalho durante a semana para enfrentar todas as situações de jogo. O Porto foi mais forte no primeiro tempo (esperado por alguns), o Benfica mais forte no segundo tempo (esperado por muitos). O Porto sai vitorioso, assume-se como principal candidato ao título e dificilmente conseguirá ser parado (atenção que ainda não é líder). Tem o colectivo mais forte, os melhores jogadores, a direcção mais firme...tudo isto somado dá uma equipa fortíssima a nível interno (a nível externo já não será bem assim). Mas tudo ainda pode acontecer. O Benfica desiludiu mas convenhamos: o Benfica cometeu um erro grave (Fyssas), o Porto outro (Baía) e o árbitro dois (penalty e golo). Até por aqui ficaram empatados. Só mesmo no resultado houve diferença.
...E Rochemback voltou! Liedson ficou contente, Hugo Viana também e, acima de tudo, os adeptos ganharam uma nova esperança. Será possível um só jogador fazer esta revolução toda? Pelo que vimos de Rochemback, é sim senhor. Mas não foi só isso. O Estoril foi muito permeável, nunca se entendeu com aqueles 4 médios do Sporting e teve (tal como nas Antas) o "azar" de jogar com Abadito, candidato a pior central da Superliga. Mas isso não desvaloriza o que de bom o Sporting fez: aproveitou a velocidade de Douala, a técnica e criatividade de Roca, Rogério e Viana, Custódio ocupou espaços atrás e, claro está, Liedson. Mas nem tudo foram rosas: um adversário mais perigoso que este fará abanar uma defesa que é fraca a defender nas alas e a dupla de centrais parece perder-se de quando em vez. A confirmação dá-se na próxima jornada com o Belenenses. Por falar em Belenenses, a reviravolta dos azuis contra o Penafiel (assemelha-se, em termos de qualidade, ao Estoril) foi de assinalar. Antchouet fez das suas e endiabrou a defensiva penafidelense. Destaque também para a vitória do Boavista, os 14000 espectadores em Leiria (a SAD leiriense anda a ler o blog pois distribuíram bilhetes pelas escolas de Leiria) e mais uma vitória do Braga.
O destaque pela negativa vai, como é óbvio, para Luís Campos, Fangueiro e Olegário Benquerença e os seus auxiliares. Já vai sendo tempo do treinador gilista deixar de ter mau perder e pôr os seus jogadores a jogarem melhor futebol...

Equipa da semana: Porto
Jogador da semana: Zé Manel
Melhor golo: McCarthy (desculpa lá Zé Manel mas o golo do Benni é fabuloso)

Comentários:
Não me vou alongar sobre a jornada: Tendo já comentado Benfica-Porto, queria apenas dar uma palavrinha sobre o Sporting. Aguardando com alguma expectativa, para ver se realmente de um dia para o outro, passam de bestas a bestiais, devo dizer que a "melhoria" (???) do Sporting se deve a 2 jogadores: Rochemback e Douala.
Esquecam Viana, esquecam Custodio. Aqueles 2 são os obreiros desta melhoria (?!). Dão outra dinamica, outra fluidez. Mas, e digo mas, porque nem sempre se joga contra o Estoril e nem todas as equipas têm um Abadito na sua equipa!
Como disse Vantunes, aguardemos por exemplo pela visita do perigosissimo Belenenses.
Jogador da Semana: MacCarthy (qual Zé Manel , qual quê!)
Equipa da Semana: Porto
 
Esta jornada é marcada pelo clássico de Domingo. Reequilirou as forças no campeonato, e encheu novamente de ar o peito dos dragões. Ainda assim, paira no ar a dúvida: Que FCP vamos ter? O dominador da primeira parte, ou o expectante da segunda? Se a resposta fôr A, temos campeão. Se fôr B... provavelmente teremos o mesmo campeão, mas outro tipo de emoção estará igualmente garantida.
O Sporting de Peseiro reapareceu, após um hiato de 4 jornadas, e tudo graças a Rochemback, que com a expressão futebolística do seu talento pôs os leões a jogar futebol. O médio brasileiro traz força, explosão, capacidade de remate, criatividade, qualidade de passe... Enfim um jogador completíssimo. Mas o Estoril, verdade seja dita, não foi grande oposição. Quando até Hugo Viana marca dois golos... estamos conversados (é o meu cavalo de batalha...com o capitão colado à esquerda, era um festival). Também não apreciei a adaptação do nigeriano Enakarhire a defesa direito... Dúvidas, muitas dúvidas por aquele lado, e provavelmente Rogério vai mesmo ter que passar pela direita (até porque há...Tinga).
DE resto, a União Leiria continua a fazer um mau campeonato, o Rio Ave é agora uma das duas equipas invictas do campeonato (1 vitória, 5 empates), o Marítimo e o Braga continuam no bom caminho, e não há maneira de se perceber o potencial futebolístico do Guimarães.

Equipa da semana: FC Porto
Resultado Surpresa: Boavista a ganhar em Leiria por números tão expressivos
Jogador da Semana: McCarthy
Golo da jornada: Escolham um do Zé Manel...
 
Mad Dog,
A má performance a nível defensivo, por parte do Sporting, tem sido uma constante. Sem dúvida... Mas neste jogo... Como pode ter havido uma má performance defensiva, se o adversário nunca atacou?
Concordo que o Enakarhire não me transmitiu segurança, epá, mas de resto... Penso que o Beto fez um excelente jogo, e eu não sou grande fã do rapaz. Foi autoritário, gnhou as bolas que o Estoril tentou bombear, fez cortes providenciais (Pinheiro na primeira parte...), e saíu a jogar a preceito (Há um lance em que depois de fintar 3 adversários é carregado, lembras-te?). O Paíto e o Polga cumpriram, embora o primeiro possa ser acusado de passividade no lance do golo. Mas o Estoril não provocou perigo algum... O Sporting esteve bem defensivamente neste jogo. Com um adversário de maior valia, poderá não se sair tão bem, com isso também concordo.
 
Mad Dog
Ahahahahahah, li agora o tem comentário na cena dos Òdios de estimação. Como diria o outro: "Entendi-te...".
Também padeço do mesmo mal.
 
apenas escrevo para contestar quem diz que o estoril é "menor-valia". já empatou nas antas com 2 golos marcados!!! e acabou de empatar no bessa com dez homens. o Sporting jogou bem e ganhou muito bem. nem com o 1-2 abanou. com o belém será outra coisa, mas com o estoril foi sem espinhas. melhor do que qualquer outra exibição feita pelo benfica ou mesmo pelo porto esta época.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!