terça-feira, outubro 05, 2004

Superliga_6

Mais uma jornada e os grandes parecem encontrar a rota certa para navegar...menos o Sporting.
Benfica venceu num campo onde um seu adversário directo já tinha vencido e chegou mesmo a convencer. Não pela beleza da qualidade de jogo, mas pela consistência em si. O Benfica apresenta uma boa troca de bola, os jogadores já se conhecem bem e mostrou atitude, garra e querer. Continua a pecar na finalização. A bola corrida dificulta não o futebol, mas sim a eficácia. Manuel Fernandes começa a ganhar um espaço importante na equipa onde se realça também a solidez da defesa.
O Porto venceu o Belenenses e, tal como o Benfica, beneficiou da inferioridade numérica do adversário. De qualquer forma, levou tempo até inaugurar o marcador e a vitória só foi confirmada perto do fim do jogo. Este jogo serviu para ganhar confiança e deu para ver que McCarthy está convicto em ser titular, Diego tem muito futebol nos pés e Maniche parece ressurgir depois de um período menos bom (o mesmo não acontecendo com Derlei). Na próxima jornada, jogo grande na Luz. Pela primeira vez, em muitos anos, o Benfica recebe o Porto na condição de líder, condição essa que não perderá para os seus rivais mais directos, mesmo que saia derrotado. Pode ser um factor importante para controlar a ansiedade vermelha.
Em relação ao Sporting, que tem feito um campeonato medíocre (não ganha há 4 jogos), continua a fazer desesperar os adeptos. Não pela diferença pontual para os seus rivais mas pela qualidade de jogo, pela ineficácia dos seus sectores e pelas mudanças constantes no 11 dando ideia de faltar um rumo à equipa. Frente à União Leiria, Peseiro mexeu, mexeu, inventou e voltou a mexer. Há falta de rumo de Peseiro que parece ainda não saber muito bem as características de cada jogador.
No restante da jornada, destaca-se a 1ª vitória de Rio Ave e Académica (Jaime Pacheco continua a inventar, Luís Campos a desiludir), o bom momento do Penafiel (Wesley, jogador a rever) e o ataque demolidor do Setúbal. Destaque ainda para a boa vitória do Braga frente ao seu "rival europeu" Nacional.

Equipa da semana: Braga (reviravolta importante contra o Nacional)
Jogador da semana: McCarthy
Melhor golo: McCarthy (o segundo, pela magnífica trivela de Diego e remate indefensável de McCarthy)

Comentários:
Esta jornada trouxe até nós um Campeão Europeu. O FCP apresentou-se em campo sem o seu capitão (estranho esta rotatividade de Fernandéz... Quando jogam, o Pepe parece muito mais cansado que o Jorge Costa...), mas nem por isso se apresentou sem rumo. A máquina parece que começa a carburar.
O Porto apresentou o 11 que todos esperavam desde o início da época (tirando Jorge Costa e Nuno Valente, que à partida terão lugar assegurado, como titulares indiscutíveis), com três médios , Quaresma à direita e Derlei à esquerda. O Ponta é Fabiano, que tarda em aparecer, mas que mostra uma mobilidade interessante, do ponto de vistas futebolístico, mas porventura desadequada a este 4-3-3.
E é exactamente por aí, que pretendo entrar. O Porto está a jogar melhor, mas o facto é que os três da frente não estão ainda coordenados... Quando isto acontecer, aparecem os golos de Fabiano, Derlei e Quaresma... E então boa sorte, porque o título está ganho. Parece-me já so faltar isto. A verdade é que se o ponta de lança aparece na linha, o Extremo do lado para onde ele cai, tem forçosamente que fazer a diagonal para o meio, caso contrário, quando recebe na linha, o ponta de lança mete novamente para o extremo (que estará na linha) e este cruza para os defesas centrais... ou então passa para trás... ou então... fica à espera que o ponta de lança se reposicione na grande àrea... Seja como fôr, é aí que se perde tempo no ataque do FCP, seria aí que se deveria gerar velocidade, e é aí que isso não está a acontecer. Com McCarthy ganha-se uma referência no centro da área e não se pede tanta mobilidade aos extremos. Mas uma defesa que marque bem, anula muito mais facilmente este tipo de jogo. Recomenda-se trabalho táctico com os avançados, e atenção que o problema não está no Fabiano, mas na movimentação dos alas. Ah, e já agora, os laterais têm que acompanhar o ataque, porque abrem uma opção de passe, sem terem que pedir ao Diego que esteja em todo o lado.
No meio campo, tudo vai bem. Diego começa a aparecer, o fantasma de Carlos Alberto está enterrado no banco por via desse grande momento do jogador do Santos (era dos cépticos, francamente estou convencido), Maniche já não tem que pegar no jogo, e pode fazer o que mais gosta, aparecer no espaço vazio para finalizar e criar desequilíbrios, e o Costinha tapa os buracos. A questão aqui, é que duas lesões alteram o cenário: Maniche não tem alternativa credível, e a dependência que se vai criar do futebol do Diego, não vai permitir ao Carlos Alberto preencher o lugar deste, porque é um jogador diferente, e porque a equipa teria que mudar toda a sua forma de pensar e jogar.
Roma e Pavia, não se fizeram num dia, portanto parece-me que Fernandéz está num bom caminho.
O Benfica é o líder, é sólido, é seguro, mas o seu futebol não apresenta nuances. É aquilo, e está a funcionar. É mais desinteressante do ponto de vista táctico. Nuno Gomes como único ponta de lança, não me parece que seja uma boa solução. Sokota não é um finalizador, e Karadas merecia uma hipótese- é dos três o melhor finalizador. Petit e Manuel Fernandes constituem um excelente meio campo, com muita qualidade física e técnica, mas parece-me que o sistema encarnado os vai colocar muitas vezes em inferioridade numérica no centro... deveria ser esse o ponto a explorar, como tão bem fez o Sporting de Braga na luz. E como tão bem fez o Guimarães até à expulsão de Marco Ferreira (que vedetismo...). A defesa do Benfica comporta-se à altura, porque os centrais são seguros, e os laterias estão sempre lá. Este Benfica vai ser duro de quebrar, mas não é bonito. É à Trapatonni.
Deixando de falar de futebol... Sporting. E falar do Sporting, é falar do seu treinador. José Peseiro anda enganado... Se ele acredita que o Sporting tem o melhor plantel em Portugal, então parece-me evidente onde está o problema. O Treinador soltou a seguinte pérola a seguir ao jogo: "A vitória está próxima...". A vitória está para ele, como o sistema está para o seu presidente. Ou seja, está em sintonia com o Dias da Cunha. Um combate o sistema, o outro combate as vitórias. "Eles andem aí"...
Análise táctica... Primeiro ponto, não há táctica... O homem baralha, baralha e vai sempre dar ao mesmo. Parece que anda aos apalpões, a ver se encontra a solução... parece um cego. Não sei se é, mas parece-me que há muita coisa que não vê. Por exemplo, os centrais do Sporting são maus de cabeça!! P*arece-me que os suplentes garantiriam maior estabilidade no jogo aéreo, e que os golos de bola parada iam acabar. Defendo a titularidade do Hugo e do Enakarhire. São bons de cabeça, embora de vez em quando o Hugo se passe da cabeça. Passe o Beto para a direita Sr Peseiro, porque não tem nenhum lateral direito melhor... não procure mais, poupe tempo, e faça-o já.
Custódio??? NÃO DÀ!!!!! É seguro? Não, é seguro que não faz nada... Meta o Tinga como homem mais recuado, faça entrar o Roca para o lado do Rogério- acredite que é simples.
Hugo Viana??? Bem, para esse lugar tem duas opções: Ou põe o Danny, ou põe o Barbosa. Se puser o Barbosa enconste-o a uma das alas e deixe o Douala na outra... Se puser o Danny, páre de queimar o miúdo que não pode estar na ala, meta-o atrás de dois avançados (Douala e Liedson) e promova as diagonais dos três... é que o Barbosa não pode ser o 10, porque já n consegue estar em todo o lado... não sei se reparou, mas correr nunca foi mto com ele e o rapaz até tem 34 anos... DUHHHHHH.
Ah, e o Douala e o Liedson são rápidos... já viu como eles correm??? Ponha-os a correr homem!!!!!!!! Mas não corra com eles da equipa, como fez com o Douala na segunda (também, consigo é preciso dizer tudo...). Vai ver que assim a sua afirmação da grandeza do Sporting, não vai parecer tão ridicula...
Quanto ao resto, parabéns ao Penafiel, o Gil deveria fazer melhor, o Setúbal vai andar mto tranquilo durante toda a época, e o Boavista... bem, mais do que dizer que não faz mal a ninguém, pode afirmar-se que já não bate a ninguém. Já agora, uma palavra para o Rio Ave, que está muito bem orientado, e recomeçou a época como tinha acabado o ano passado... Em alta.
Equipa da Semana: Fc Porto
Resultado Sensação: Rio Ave no bessa
Melhor jogador: Diego
Melhor golo: Tb voto no do McCarthy, porque o passe do Diego é fabuloso.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!