quarta-feira, outubro 06, 2004

Sporting_4

Passadas 5 jornadas e 1 eliminatória da Taça UEFA, o Sporting ainda não foi capaz de encontrar o seu ritmo de jogo. José Peseiro continua a não convencer por vários motivos: o discurso confiante não tem nada de mal, é natural transmitir confiança aos jogadores e adeptos. O problema é a promessa de futebol espectáculo e do melhor plantel (ainda recentemente disse que não conhecia o plantel a fundo). O Sporting está longe de praticar um bom futebol e as lacunas do seu plantel são evidentes. E aqui surge outro problema de Peseiro porque não tem conseguido minimizar essas mesmas lacunas. Senão vejamos:
José Peseiro já utilizou 4 modelos tácticos em 7 jogos oficiais: 4*4*2 losango, 4*4*2 normal, 4*3*3 e 4*2*3*1. Já mexeu demais, mas mais grave que as variantes tácticas (cada vez menos importantes no futebol) são as alterações contantes ao onze: Ricardo manteve-se como indiscutível na baliza. Na direita, 4 experiências: Miguel Garcia, Mário Sérgio, Enakharire e no decorrer da partida com o Leiria, Tinga. Peseiro tem que decidir se quer um lateral ofensivo ou um central adaptado. É que no centro os 4 centrais já jogaram todos (por impedimento de Beto) e na lateral esquerda a troca entre Rui Jorge e Paíto tem sido uma constante (já jogaram juntos ao mesmo tempo). Conclui-se que Peseiro já mexeu e experimentou demais. Por outro lado, Benfica e Porto também já utilizaram todas as suas opções para a defesa (se bem que por necessidade e não pura opção).
No meio campo uma certeza: sem Rochemback apto, Peseiro não abdicou de Rogério e Tinga, Barbosa e Viana foram opções de meio tempo, Custódio está a reaparecer, Carlos Martins perdeu a sua chance, Tello não entra nas contas e, no meio de tudo isto, a dúvida é: que meio campo utiliza Peseiro? 2 defensivos e um nº10? Losango? Rogério joga como cabeça de área ou no apoio aos avançados? Tinga é trabalhador mas também é trapalhão. Não seria melhor ser ele a fechar a zona da área? Será ele tão preponderante na equipa para ser titular todos os jogos? Quanto a Viana e Barbosa, que se passa com os dois? Não têm conseguido pegar na equipa mas também não têm jogado em funções constantes. Barbosa já encostou à esquerda e já jogou como nº10. Viana a mesma coisa. O facto de não imprimirem velocidade nem terem possibilidade de rasgar o jogo dada a falta de ligação entre o meio campo e o ataque podem ser factores que expliquem o baixo rendimento. No ataque, mais incertezas: 2 avançados móveis ou 3 avançados? Está visto que Liedson é indiscutível. Pinilla atravessa crise de confiança ou pode até ser fraco como jogador, não se percebeu ainda. Douala gosta e sabe jogar nas alas, é fundamental porque desiquilibra, tal como Liedson. Danny desiquilibra mas é inconsequente, Niculae e Sá Pinto não contam por lesão, Paulo Sérgio por opção. Peseiro mexe e remexe mas não percebe que assim não dá fluídez e consistência ao seu jogo. Vou tentar ajudá-lo:
Ricardo indiscutível pela presença e liderança.
Na defesa, Beto e Polga no centro e 2 opções importantes: segurança defensiva nas 2 laterais (Miguel Garcia e Rui Jorge) ou só em uma para conseguir desiquilibrar no ataque? (Miguel Garcia e Paíto ou Mário Sérgio e Rui Jorge). No meio campo, Rogério e Rochemback indiscutíveis. No ataque, Liedson e Douala fundamentais. Ficam 2 lugares para preencher: Um deles é de Barbosa a comandar o jogo (se estiver em forma), jogando Danny e Douala nas alas. Se preferir segurança, tira Danny e mete Hugo Viana ou Tinga para dar maior solidez ao meio campo, jogando com Douala mais junto a Liedson. Pinilla enquanto não se adaptar, não pode ser titular. Precisa de tempo, depois logo se verá se serve ou não. Peseiro precisa de dar ritmo a estes 9-10 jogadores e, acima de tudo, confiança aos laterais. Pois com um meio campo lento como o do Sporting, terão que ser os laterais a desiquilibrar lá na frente. O problema de Peseiro é o elevado nível de desconfiança entre adeptos e dirigentes...terá ele tempo para corrigir o que de mal tem feito?

P.S. - No jogo com o Leiria, Custódio está a marcar João Paulo no lance do golo do empate. Com quem estariam Beto e Polga? Com Krpan? Otacílio? Já no lance das bolas paradas com o Gil Vicente, se notou esta falha de marcação. Este é um trabalho semanal, saber quem pega em quem nas marcações individuais e, ao que parece, também aqui Peseiro tem andado a dormir...



Comentários:
Este assunto seria melhor debatido num blog que se chamasse somente de : "Controvérsias". Esqueçam o resto do nome, porque o sujeito deste tema, também o fez.
Parece-me óbvio que José Peseiro chumbou no seu período à experiência, e parece-me óbvio que no final da próxima jornada o Sporting continuará a ter 5 pontos... Portanto, porque esperam os dirigentes?? Se os contratos são para cumprir, então que se continue a cumprir o contrato com o Pinilla. Já é prova de boa fé, mais do que suficiente.
O Sporting tem problemas gravíssimos: primeiro, a sua defesa não é segura. Do lado direito, não há ninguém de raíz que saiba desempenhar o papel. Miguel Garcia não se posiciona correctamente para um lateral, e Mário Sérgio não se posiciona simplesmente. Enakharire, foi o melhor que por lá passou, mas francamente a sua capacidade de ganhar bolas no ar torna-o essencial no MEIO!!!!!!!!!!! Não se compreende que quando o nigeriano estivesse a começar a convencer, José Peseiro se tenha lembrado de o sacar da equipa, pondo fim a um claro desenvolvimento na qualidade da equipa.
No meio, os defesas são macios. Dão demasiado espaço ao adversário, dão-lhe tempo para se virar, não ganham bolas pelo ar, não fazem faltas inteligentes, não... e são bons centrais, mas estão num mau momento. Sentem-se então. O melhor central do Sporting este ano, chama-se Hugo, e foi com ele a jogar que se conseguiu convencer as pessoas que o Sporting era sólido defensivamente. O penalty de Setúbal não pode apagar a boa forma do jogador... Peseiro teve medo de o manter, mas já não tem medo de apostar em Hugo Viana...
Na esquerda Paíto parece-me muito bem, senão aposte-se em Tello, e faça-se de Rui Jorge o adjunto do Paulo Bento.
Meio campo: Parecia que estava tudo a correr pelo melhor. Custódio começou a jogar a foi corrido da equipa por via da sua má qualidade futebolística. Mas voltou de repente... NÂO SE PERCEBE!!! E a culpa do golo do Leiria é dele, porque a marcação que lhe foi atribuída, fazia-a com os olhos!! Tb não percebo porque motivo era ele que marcava o João Paulo, que é claramente o mais perigoso do Leiria nestas funções... mas era ele, pronto, e era ele que tinha que saltar ao lance, era ele que tinha que incomodar. Há um ano, estava a marcar Derlei e este, na pequena área fez um golo de cabeça, enquanto estava ajoelhado!!! Um ano depois percebe-se que a sua evolução foi zero. Senhor Peseiro, que mandá-lo para o seu banco?? Senão mande-o para o meu - tenho a certeza que percebe, porque pela maneira como orienta a equipa deve-se fartar de ver anuncios.
O Tinga é o jogador do Sporting com maior capacidade física, é bom quando surge embalado, é rápido e marca bem... Tipo... cheira-me a trinco!!!!!!!! Serei um génio? Não deve ser esse o caso. Rogério, é indiscu´tível pela capacidade de liderança e pelas várias posições que pode ocupar durante um jogo. Dá opções. Roca, nem vamos falar, porque não merece ser metido ao barulho num quadro tão negro.
Peseiro disse que ele não tinha 90 minutos e que só por isso não era titular, mas com o Sporting a preccisar de ganhar, só lhe deu 15 minutos... de 15 para 90... Quer dizer, se fosse titular, jogaria somente 15 minutos?? Nesse caso, tomou uma boa opção ao deixá-lo no banco (para variar...). Hesitou, teve dúvidas, mas à última da hora preferiu não pôr um jogador como titular por 15 minutos... ISSO È QUE È UMA DÙVIDA!!!!!!!! Sim senhor, que belo treinador.
Pedro Barbosa, não pode jogar no meio, porque quem joga no meio tem que equilibrar a equipa, tem que correr para os lados (para os dois...). Tem que passar o jogo a correr... Já na ala, pode pastar, pode ficar lá a prender o defesa, pode desequilibrar com uma eventual maior valia técnica... Alguém dá uma pista ao homem? O Danny ficava melhor no meio, porque a sua grande virtude é a capacidade de movimentação, a dinâmica... Epá, não ajudo mais do que isto mister...
Na frente, epá, se o Sr volta a tirar o Douala, já percebemos o que pretende. Liedson, não merece passar a vida a fazer assistências para o Pinilla. Já agora, o desgraçado do Paulo Sérgio até é extremo. E o João Pereira, que é titular do líder do campeonato, não é de modo algum melhor do que ele... Uma oportunidade não lhe fazia mal, Mister...
Coisas positivas do Peseiro: A polivalência que incute nos jogadores. Vejam lá que conseguiu com este último jogo, provar que o Beto já finaliza bem melhor do que o Pinilla, e que o próprio Pinilla já mantém as bolas longe das balizas de modo mais eficaz que o Beto. PARABÈNS MISTER!!!
P.S.: Ó Carlos Queiroz, não há para aí uma vaga para terceiro treinador do Manchester??? Tenho uma sugestão para fazer. 20 cêntimos a quem adivinhar o nome.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!