terça-feira, outubro 05, 2004

Árbitros_4

Muito se especulou sobre a expulsão de Petrolina nas Antas. Situações como essa são sempre de interpretação dubia. Vejamos o que se passou: Juninho Petrolina cai e Ricardo Costa chuta ostensivamente a bola contra o seu corpo. Ricardo Costa não é santo nenhum, sabe onde ia acertar. Juninho leva uma bolada e reage, atirando a bola às pernas de Ricardo Costa. Isto quando aparece Costinha e dá um "calduço" em Petrolina que se levanta de pronto enfrentando Costinha. A confusão gera-se e Elmano Santos dá amarelo a Costinha e Petrolina (o segundo e conseuquente vermelho). A questão principal não acaba aqui...10 minutos depois Diego cai e Andersson tem o mesmo comportamento de Ricardo Costa. Amarelo para Andersson. Na primeira jogada, há 3 soluções para o árbitro: 1ª - Amarelo para os 3 jogadores (e a Andersson depois). 2ª - Serena os jogadores falando com eles e controlando a situação sem acção disciplinar ("lembrando-se", ou não, que um dos jogadores seria expulso com acção disciplinar). 3ª - Amarelo a Costinha, considerando que, tanto Ricardo Costa, como Andersson depois tentaram jogar futebol. Quanto a mim, Ricardo Costa foi esperto, Juninho Petrolina ingénuo.
Em Guimarães, Jorge Sousa esteve muito bem, por exemplo, no amarelo a Simão por protestos. Falou com ele e agiu disciplinarmente pela reacção estemporânea do capitão encarnado. Já no lance do penalty sobre Romeu, o braço de Luisão está nas costas de Romeu, mas não há empurrão. Romeu atira-se para o chão ostensivamente. Jorge Sousa, do ângulo em que vê o lance, vê Romeu a curvar-se e vê o braço de Luisão por cima das suas costas. É natural que marque penalty (os árbitros costumam ter medo de julgar a favor dos avançados estas situações) mas foi enganado por Romeu. Mais uma vez realço que é necessário avaliar o lance, não pelo ângulo em que vemos na televisão, mas sim no ângulo em que o árbitro se encontra.
Não vi o Sporting-Leiria, apenas o resumo. No lance do primeiro golo do Sporting, o defesa leiriense parece jogar a bola com o braço (ou terá sido ombro?) e, em seguida, Liedson puxa Renato. O árbitro nada assinalou. No lance entre Liedson e Renato dá ideia de existir falta mas Renato parece que não se incomodou com o puxão. Uma dúvida: será que esse tipo de contacto é normal e quando os jogadores caem fazem fita ou Renato mediu mal o lance e confiou que a bola chegaria sem problemas a Helton?



Comentários:
Neste caso concreto da expulsão do Petrolina, a questão é a seguinte: O jogador é expulso porquê? Porque atiru a bola contra Ricardo Costa?? Se foi, porque é que este não viu o amarelo?? O Costinha vê amarelo porquê? Porque se meteu ao barulho? AOnde ficaram os outros 10 cartões?
O Árbitro errou, porque é mau árbitro e não preservou o espectáculo!! Tem que pensar na situação e admoestar verbalmente os 2 jogadores. Ponto final. O resto é conversa. O jogador não tinha que ser expulso por esse lance, Sr. Elmano Santos.
No Penalty sobre o Romeu, este é muitíssimo bem marcado. Luisão salta na direcção do jogador e não na vertical. Mesmo sem braço é falta, e esse é um truque a que os centrais recorrem habitualmente. Está nos livros, só que nem sempre corre bem, quando é mal feito. Foi feito a destempo, tem que ser antes do salto, e o Luisão fê-lo no salto. Penalty, bem visto.
No Sporting-Leiria, há um penalty por assinalar sobre o Beto (claro), e há alguma dúvida sobre a falta assinalada sobre o Caíco no fim do jogo (é fora da área?). A falta começa fora da área, mas prolonga-se pela área a dentro... A regra diz que se assinala a falta aonde esta começa, mas a verdade é que se o jogador aguenta a carga, a falta não tem que ser assinalada... se não tem que ser assinalada a jogada prossegue, e se prossegue, será que não se pode considerar que se iniciou outra falta (discutível, bem sei. Se calhar até é uma afirmação polémica, ou estúpida, pelo seu conteúdo, mas creio que a ideia faz todo o sentido)??? Na minha opinião, ficou um penalty por marcar. Mude-se a regra, porque não é clara. E na minha opinião o Custódio devia ter sido expulso... assim como o Hugo Viana, o Miguel Garcia, o Polga e o Pinilla... Só para ver no que dava na jornada a seguir.
 
Mas de onde é que apareceu este Zizou?? Teve assim tanto tempo fechado em casa?!!!
E que tal aproveitar a promoção da Multiópticas??
Tipica e já mais que gasta "Teoria da Conspiração"!
 
DE falta de entusiasmo não pode ser acusado, eheheheheh.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!