segunda-feira, outubro 11, 2004

Processo Leonino

O Título não é original , mas é perfeito. Implica a existência de uma acusação, a existência de réus, e o direito à defesa, que estes poderão, ou não, exercer...
O Sporting está mergulhado numa enorme crise, que conhece o seu expoente máximo nos resultados desportivos da equipa de futebol. O ser humano, de modo algum pode ser considerado como imune ao pânico. Antes pelo contrário. No meio de uma crise, é comum confundirem-se alhos com bogalhos, são muito comuns as incoerências, as contradições, a falta de raciocínio.
Será que tudo, mas absolutamente tudo vai mal no reino do leão? A mim, parece-me óbvio que não. O problema do Sporting é desportivo, é um problema de resultados (ou da falta deles, neste caso). Sendo os resultados obtidos pela equipa de futebol, é apenas natural que se questione a formação do plantel do SCP. Questione-se então, pois o homem evolui pela dúvida, e pelas respostas que dá às mesmas. Fala-se muito em António Dias da Cunha... O principal problema do presidente do SCP é não saber preservar a sua imagem, é não se conter em frente às camâras, é muitas vezes não ter o discernimento necessário para dizer simplesmente: “Não é altura para falar disso”.
Arrisca-se a ficar conhecido para sempre, como o homem do sistema. E é pena... é pena porque apresenta um ENORME trabalho enquanto presidente do SCP. Tudo fez para equilibrar as contas do clube, devolveu-lhe a credibilidade que há muito não tinha, dotou o clube de infra-estruturas que estão acima do que um clube português pode desejar, foi campeão no Sporting seguindo esta mesma política, que agora tão criticada é... Contenção, rigor, e excesso de palavras. Aguente-se o excesso de palavras do homem, e parece-me a mim que o SCP tem um excelente presidente.
Outro dos visados é Carlos Freitas... Fala-se que o plantel do Sporting não está à altura dos seus pergaminhos... há quem não tenha vergonha na cara e diga que Silva e Lourenço foram mal dispensados... Esses que criticam a sua dispensa, eram certamente aqueles que contribuíram para que no ano transacto fossem dois dos jogadores mais vaiados pelo público de Alvalade. Falam mal da dispensa de JVP, da fuga de Quaresma, mas depois querem que clube tenha contas equilibradas... Eram só 6 milhões de euros... não me parece que o Quaresma fosse a solução para os problemas do Sporting, e francamente não vejo que JVP pudesse fazer a diferença no contexto da equipa do Sporting. O plantel, quanto a mim, dá garantias e seria um excelente plantel para lutar pelo título. Terá a lacuna do lateral direito... Mas não é por aí. O Sporting já foi campeão, sem lateral direito, sem extremos, e sem guarda redes!!!
E depois surge José Peseiro, de quem já falei mais do que o suficiente, e que para mim é o principal responsável por tudo.
A questão será que os adeptos do Sporting, não podem pensar que um clube se governa cedendo a pressões, sem reflectir, de fora para dentro. Ouçam-se os adeptos, porque o seu descontentamento é como um alarme, mas quantas e quantas vezes não soa esse alarme pelos motivos errados? O problema do Sporting, é quanto a mim desportivo, e não institucional... ou será que não? A palavra aos sportinguistas, e aos demais.

Comentários:
Principalmente no nosso país, a política dos clubes depende demasiadamente dos resultados. A SAD do Sporting é muito rigorosa em termos orçamentais (se bem que Benfica e Porto também caminham nesse sentido: o Benfica não comprou este ano sem ter dinheiro, ao contrário de outros defesos e o Porto apresenta lucro de 24 milhões e prevê continuar a vender os melhores atletas) e, por isso, tomou decisões "contra-adeptos" como a venda de Ronaldo, Quaresma e a dispensa de João Pinto. Quanto a mim, o problema da saída de João Pinto só tem um inconveniente: A perda de 3 elementos importantes para o balneário na mesma altura (Rui e Paulo Bento e JVP). Desportivamente, o Sporting tem de pensar que Barbosa pode desempenhar essas funções (às vezes), Hugo Viana voltou a um preço baixo (será?), Carlos Martins tinha prometido muito (mas tem desiludido...ou não?) e Danny fez uma grande época. Num contexto de Gestão, JVP é bem dispensado. O problema é a lacuna no balneário. Quanto a mim (sou neutro), Silva e Lourenço são mal dispensados porque quem chegou não é melhor (ou não mostra ser melhor). Esse erro de trocar por trocar tem sido cometido na ultima década, em larga escala, no Benfica e vejam-se os resultados.
O problema do Sporting, quanto a mim, é falta de visionamento dos adeptos do que uma verdadeira SAD representa.
Veja-se o Man Utd: o clube mais rico do mundo comprou, nos últimos 5 anos, Ferdinand, Ronaldo, Nistelrooy, Verón e Barthez de topo (esqueço-me de muitos?). De resto comprou Ricardo, Carroll, Silvestre, Djemba-Djemba, Kleberson, Forlán, Saha, Smith, etc. Ou seja, não se preocupou em comprar os melhores dos melhores. Os adeptos criticam a sua política? Talvez, mas não muito porque sabem que aquela fórmula já resultou anteriormente. E é nisso que os adeptos sportinguistas têm que acreditar...
 
Eu penso que pode ser dito que há um erro que foi cometido,e que constitui dos piores actos de gestão futebolística, talvez só ultrapassado pela venda do Makelele por parte do Real Madrid : A venda de Cristiano Ronaldo, em ano de europeu, numa altura em que ele ganhava uma enorme preponderância na equipa do Sporting. Ou seja, o jogador já só se podia valorizar... E seria vendido, no mínimo, pelo dobro do dinheiro.
Péssimo. Apesar das explicações, do fim de contrato, de tudo... Mau acto de gestão.
Com relação à venda do Quaresma... implicou a vinda de Rochemback... foi uma excelente troca. Um bom negócio para o Sporting.
Mas a ideia que dá, é que no Sporting se forma para vender... e vendem-se projectos de jogadores, a preço de batata. O FCP este ano, vendeu vencedores, jogadores amadurecidos pela experiência e eis a diferença de preços... O Sporting tem que aproveitar melhor, aquela que é sem dúvida a melhor escola de talentos do país. E a esse nível, concordo com toda e qualquer crítica que possa ser feita à gestão do clube. Mas no deve e haver, não sobram grandes dúvidas que o balanço é positivo. É pouco ambicioso, mas é positivo.
 
Acho que está aqui de facto uma análise muito bem feita. Mesmo muito bem feita.
Não gosto de Dias da Cunha. Acredito plenamente que seja uma pessoa honeste, e integra mas que peca por se expor em demasia, caindo por vezes no ridículo, não conseguindo ser nem um bocadinho imparcial nas análises que faz.
Mas há que reconhecer o seu excelente trabalho (seu e de toda a equipa que o acompanha) ao nível de gestão e da credibilidade que reconquistaram. Há trabalho feito, há obra para mostrar e até conquistas desportivas.
Só que é aqui que a presente crise está instalada.
Se repararmos no mandato de Dias de Cunha, o Sporting foi 2 vezes campeão. Mas onde param esses 2 obreiros??!!! No 1º titulo, é na minha opinião inequívoco o mérito de Luis Duque. É a ele que se deve esse titulo, é ele que está na base da filosofia desportiva dessa vitória a qual não se coadunava com estratégia financeira do clube. Recordo, que nessa época o SCP dá o passo decisivo na luta pelo titulo nas compras de Natal, com as aquisições certas e metódicas de André Cruz, C.Prates ( que nessa época andava on-fire!) e de M´penza. Contratações, logo mais gastos, mais custos, o que contrariava a politica de contenção de Dias da Cunha. Enquanto tudo correu bem, obviamente que tudo eram rosas. Mas quando no céu , começam a surgir as primeiras nuvens, margem de Duque (culminada com o episódio Mourinho) é cada vez menor, culminado na sua saída.
No 2º titulo a grande “figura” é Ribeiro Telles, com todo o mérito que lhe é reconhecido. Foi de longe para mim o melhor dirigente que o SCP teve desde que me interesso pelo fenómeno futebol).
Estas 2 figuras saem , e o Sporting começa a navegar ao sabor da maré. O argumento “Sistema” fica esbatido e já nem uma maioria dos associados sportinguistas aceita esse argumento. Algo mais se passa. Se o futebol não funciona, nada mais funciona. Esquece-se a Gestão, esquece-se o passado, esquece-se tudo.
Pessoalmente acho que alguma pressão é por vezes benéfica. Mas com limites. O eventual cenário de eleições antecipadas seria catastrófico para o sporting. Se tal cenário for forçado não acredito que Dias da Cunha se recandidate e se exponha a tamanho desgaste. Um desgaste e um cenário injusto e imerecido.
Pelo trabalho que apresentou não merece tamanha injustiça. Acho que um puxão de orelhas por parte dos adeptos lhe faz bem , mas sem ultrapassar os limites.
Solução??? Não existe um resposta linear e milagrosa, mas penso que começar pelo gestão do dep. de futebol e sobretudo da sua equipa técnica seria um bom principio. E no principio da próxima época, uma limpeza de balneário.......
Ah.... João Pinto faz falta. A todos os níveis!
 
Luís Duque...
Bem, César Prates e André Cruz vieram a custo zero. M´Penza tem valor zero (eheheheh, embora tenha tido a sua influência no título)- foi baratinho (200 mil contos se não estou em erro, se estou penitencio-me já, mas a verdade é que não ocupo a minha memória com coisas de tão pouco valor).
Tudo o que de bom, Luís Duque fez num ano, teve habilidade para destruir no ano a seguir. Mandou embora De Francheschi, e com esse dinheiro foi buscar Sá Pinto, numa altura em que já tinha JVP. Mas para remediar foi buscar Fabri para o encostar à esquerda... Foi tb buscar o Dimas, numa altura em que estava acabado, vendeu o meio campo titular (Duscher e Vidigal), mas aí está desculpado, porque os Bentos ainda renderam o título do ano a seguir. Mas a verdade é que nesse ano, com menos mexidas o SCP teria concerteza sido campeão. Penso que n fez nada de extraordinário, e assim que a barraca abanou, mandou embora o treinador campeão, e como não conseguiu trazer o Mourinho, fez as malas e pôs-se a andar. Ou seja, n lidou com as adversidades, foi uma mau gestor. Opinião de Sportinguista.
 
Luís Duque foi (e não poderá deixar de ser) um campeão para os sportinguistas...Porque conseguiu vencer 18 anos depois. Por um lado faz-me lembrar Van Gaal no Barcelona. Em 3 anos, ganhou 2 campeonatos mas a maior crise de sempre do clube catalão despoletou graças a ele (e não só). Mas a sua política de aquisições foi péssima em termos de futuro. Outro exemplo, mas contrário: Hector Cuper no Valência. Não ganhou nada mas montou uma estrutura capaz de vencer. E Benitez conseguiu-o no ano seguinte. Duque ganhou mas não soube aproveitar a vitória, achando que poderia ter quem quisesse e fazer o plantel mais forte do campeonato. Esqueceu-se que a qualidade estava lá mas Inácio estava capacitado para treinar Mpenza e De Franceschi, não João e Sá Pinto. Por isso deitou tudo a perder com as compras para a época seguinte batendo o record de médios criativos num plantel (Barbosa, João e Sá Pinto, Edmilson, Fabri, Toñito, haveria mais algum? Mpenza conta?).Opinião de bacharel.
 
MPenza não conta para nada... muito menos como criativo. lol
Para mim não passa de um amigo do saudoso Stani.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!