quinta-feira, outubro 28, 2004

Porto_6

Acredite-se ou não a derrota de ontem do Porto (e consequente eliminação da Taça de Portugal) concluíu uma série de 3 jogos que serviram para aumentar as probabilidades do Porto se sagrar campeão esta época. A vitória na Luz e as derrotas no Parque dos Príncipes e Guimarães vieram trazer uma certeza quase absoluta: o Porto depende do campeonato para fazer desta época uma época com vitória(s). Afastada a hipótese de conquista da Taça de Portugal e com o apuramento para a 2ª fase da Liga dos Campeões por um fio, há que concentrar baterias no acesso à UEFA (3º lugar no seu grupo) e, claro está, o campeonato nacional onde está a um ponto do líder Benfica. Apesar desta minha visão, a estatística diz-nos que o Porto está perto de igualar o número de derrotas da época passada inteira (tem 4 em 13 jogos, o ano passado teve 5). Ainda para mais, a longa ausência (quase certa) de Costinha poderá ir fortalecer ainda mais o grupo de trabalho (a ausência de Derlei o ano passado foi sentida? Penso que durante os 2 jogos seguintes...nada mais!). Fernandez dará espaço a Bosingwa (mais provável) ou recuará Maniche e lançará Carlos Alberto (a reclamar uma chance no 11 há já algum tempo)?

P.S. - Este post deixa de ter efeito se Fernandez continuar a utilizar a defesa em linha subida (qual Del Neri) nos próximos jogos. É que, em 2 jogos com esse sistema defensivo, sofreu duas derrotas (PSG e Guimarães) e acumulou duas más exibições e muitos erros defensivos.

Comentários:
O Rei vai nu...
O Rei já não é regular, o rei parece aqueles lutadores que estão em decadência e que por vezes, num assomo de orgulho lanção um grande soco que atordoa o adversário, mas que não chega para ganhar o combate.
Será que é isso que se passa? A equipa do FCP começou mal a época, e de repente, de um momento para o outro começou a fazer bons resultados (série culminada com o seu inteligente jogo na luz). O Normal, seria que encarreirasse a partir daí, e que perante adversários acessíveis (PSG é acessível, queria-se ou não, assim como o Penafiel e o Vitória de Guimaráes) alcançasse três vitórias que o catapultassem para uma época de grande nível...
Afinal, alternou vitórias, com derrotas, fez crescer um enorme ponto de interrogação em seu redor, perdeu um dos seus líderes de balneário (não se sabe por quanto tempo), e pior do que isso, é neste momento o único dos três grandes que não pode ganhar tudo (eheheheheh, difícil de engolir, mas verdadeiro).
Se o plantel é bom, então o que falha? Precisará de mais tempo o treinador antes de pôr em prática as suas ideias? Ou será que como dizia o Mourinho, há por eli jogadores que pensam que são melhores do que o que são na realidade??? Concerteza refere-se aos que ficaram, e não àqueles que levou, ou tentou levar consigo (Deco). Por enquanto Derlei dá-lhe razão... McCarthy é que nem por isso. Maniche dá-lhe alguma razão... Costinha nem por isso. Seriam estes os visados?
Importa seguir com alguma atenção a reacção do FC Porto, isto sem nunca perder de vista que já é tempo a mais para esperar por uma reacção do campeão.
No futebol não há milagres, e as derrotas são sempre mau sinal. Sinal que algo não funcionou, e se têm carácter repetitivo, então podem tornar-se sinal que algo não funciona... Vou fazer um diagnóstico à Karadas... A rever (com uma secreta esperança, que se torne a conter, eheheheh).
 
Acho que o Maniche não lhe está a dar alguma razão. Como o Mad Dog diz, mudou as suas funções e anda mais preocupado em ajudar o Costinha cá atrás do que em desiquilibrar lá na frente. É que a ocupação de espaços já não se faz da mesma maneira e não há milagres...
 
O Maniche não pode ser um jogador que só saiba jogar mediante certas circunstâncias... Quero com isto dizer, que não tem feito a diferença que, pelo estatuto que adquiriu, se espera dele. O ano passado ele detinha igualmente missão de cobertura, mas aparecia na frente em desmarcações perigosas, a concluir com êxito (sem falhar golos fáceis como aquele da luz...). Este ano, vê-se um jogador que não demonstra nesta altura do ano capacidade física para desempenhar ambas as missões a contento. No início da época aparecia na frente e desleixava-se atrás, perante o cerrar de fileiras do FC Porto e a necessidade de assegurar pontos, começou a preocupar-se mais com tarefas defensivas (até porque Diego acaba por assegurar a veia ofensiva) mas não provoca o elemento surpresa, a ocasional superioridade na frente, provocada por quem vem de trás.
Contudo se analisarmos bem, o ano passado este jogador começou a época da mesma forma, chegou a ir ao banco, levou reprimendas públicas de José Mourinho, e para dizer a verdade a sua época começa a salvar-se na liga dos campeões, onde na fase a eliminar esteve monstruoso (assim como no Euro).
Não tem, nem de perto, nem de longe sido o Maniche que o FCP neste momento precisa (precisa de desequilíbrios e não de regularidade), e que ele próprio já provou poder ser (sendo que deve ter tido muito pouco tempo de férias, para os jogos que fez o ano passado).
Precisará de ser espevitado?
 
O Fernandez não dá a liberdade a Maniche que Mourinho dava, nisso estamos de acordo. Acho que se ele tem marcado na Luz estaríamos aqui a dizer que Maniche continua a desiquilibrar porque frente ao Belenenses foi ele que apareceu na grande área adversária a desiquilibrar e a fazer o primeiro golo. Mas, nas duas situações, o adversário do Porto tinha menos um jogador (frente ao Belenenses o Porto actuava em superioridade numérica e no jogo com o Benfica estavam 10x10). O que quer isto dizer: que Maniche assim que teve mais espaço e liberdade em campo aproveitou-se e desiquilibrou (só o fazendo em redução numérica do adversário por ter um jogo mais aberto à sua frente, sinal também de frescura física)? Ou que só consegue desiquilibrar quando tem pela frente um adversário inferiorizado?

P.S. - O modelo de Porto é de "sufoco ofensivo". O lateral ajuda muito no apoio ao ala e este aparece muito avançado no terreno. Costinha não tapa os espaços todos e Diego não se sabe posicionar como Deco. É assim exigido mais trabalho defensivo a Maniche...
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Objectivamente o FC Porto está mais fraco. Mais acessível. Menos constante. Numa linguagem ao estilo espanhol, diria que deixaram de ser galácticos! Dexeram á terra! Finalmente!
O porquê dessa quebra, poderá ser esplicado por várias razões, mas nitidamente a principal, e a muito dificil de colmatar tem a ver com a saída de José Mourinho. Goste-se ou não essa é a verdade.
Depois, e apesar das muitas saídas, saídas de jogadores importantes (Deco, R.Cavalho, P.Ferreira, P.Mendes, Alenitchev) as quais até foram colmatadas com reforços também eles de qualidade (Diego, Seitaridis, L.Fabiano, Quaresma, R.Meireles - todos os outros são medianos) a realidade é que Deco, é uma perda dificilima de colmatar!! Dificilima! Deco, era o coordenador de todo o jogo ofensivo do FC Porto, Deco era o verdadeiro patrão, que não só atacava mas também era dos primeiros a defender e que se complementava de forma excelente com Maniche. Também Costinha beneficiava muito da excelente leitura táctica do "Mágico". A sua forma de jogar mexia com todo o colectivo. Diego, é muito bom, ainda que não tenha mostrado todo o seu talento, também ele é muito bom, só que diferente. E tem tons de vedeta. Algo que para meninos como Maniche, que está sendento de protagonismo ("agora vou começar a marcar livres!") e que como Mourinho anunciara no inicio da época passada "há jogadores que pensam que são melhores do que na realidade o são!" ou "jogadores que sempre tinham sido certinhos e que depois do sucesso passaram a chegar atrasados aos treinos e com tons de de vedeta, não aceitando já bem as criticas" . Mais tarde e na sequência destes comentário, chegou mesmo a refeirir-se directamente ao nome de Maniche. Leiam o livro de Mourinho e vão perceber muitas das coisas.
Já nem falo de Costinha ( que sendo um excelente profissional - vai estar ali um bom treinador) pois essa questão já foi por demais debatida.
E Derley???! Curioso, já cortou o cabelinho á vedeta! E não é que marcou um golo em Guimarães! Mas está demasiado em baixo de forma! A nível desporrtivo e .....moral! Ou demasiada moral!
O que interessa é que estão fracos!! Deixem-nos estar!
Mas Fernandez que apesar de algumas culpas no cartório, não pode fazer milagres! Os nivéis dos 2 anos anteriores eram muito dificeis de manter!
Mas antenção foi má a saída prematura da Taça. Porque vão centrar-se unicamente no Campeonato. Só vejo uma vantagem: Menos jogos, menos rotação, mais jogadores insatisfeitos! Balneário a rebentar!
Mantenho: Pepe, nem de perto nem de longe entre os 6 ou 7 melhores centrais a jogar em Portugal. Pelo menos actualmente. É novo, pode evoluir. Mas enquanto não evoluir, que jogue sempre!
 
Falha aquele golo porque não tem caixa... Já faz o remate cansado. Não há outra explicação.
Não tem a caixa do ano passado. Não teve férias, foi até às ultimas na europa, e foi até à final do europeu.
Sendo que concordo que o Diego não tem a capacidade defensiva do Deco.
 
E o Ricardo Costa parecia um passarinho num dos golos do Vitória de Guimarães... que passarinho, nem parecia um profissional... Não costumo dar opiniões destas, mas a verdade é que aquela abordagem ao lance é fraquíssima. Não estava em lado nenhum... Golo, claro está.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!