quinta-feira, outubro 07, 2004

PEQUENOS_1

Na baliza, um dos 4 melhores guarda redes da superliga... Na lateral direita, discutivelmente, dos três melhores laterais do nosso futebol... no centro da defesa, uma dupla fortíssima no jogo aéreo, quiçá a melhor em Portugal nesse departamento... no meio campo, um jogador fabuloso, que não pára de correr e que tem boa técnica, interpretando com à vontade as noções do futebol moderno.... no ataque um perigo à solta... e ainda um dos poucos homens que sabem o que quer dizer número 10 na nossa superliga.
A isto chama-se estrutura, e chama-se também : Equipa do Marítimo FC.
Aliás, a estrutura é tão boa, que se deram ao luxo de dispensar o homem que a consolidou, e foram buscar um preparador físico para tomar conta do cabedal dos meninos (Mariano Barreto tem provado ser muito mais do que isso, claro está).
O Marítimo joga com um 4-3-3, em que a chave está na capacidade física dos homens do meio campo (Chaínho e Wênio), que podem libertar Léo lima para acções ofensivas. Este modelo, é um modelo que pode proporcionar uma inferioridade numérica no meio campo, mas não deixa de ser verdade que a maioria das equipas da superliga não exploram esse facto convenientemente (muitas até não terão argumento para tal). Tem nas alas, dois extremos rápidos, com boa qualidade técnica (Alan, um génio e Manduca, uma agradável suspresa), que se movimentam bastante e farão muitos golos porque vagabundeiam pela frente de ataque. O ponta de lança é a grande incógnita desta equipa, sendo que dos que já vi , prefiro o bielorusso Bibishkov, que me parece ser óptimo a segurar a bola e soltá-la no momento exacto para jogadores que venham de trás em velocidade (e sobretudo que entrem em diagonal para o meio vindos das alas... Alan vai rebentar!). No banco ainda estão 2 internacionais A por Portugal (Silas e Bino). Os próprios laterais são algo ofensivos, sobretudo o excelente Ferreira, que sobe pelo corredor direito de mota!! É um excelente lateral e pertence aos quadros do... FC Porto. Os centrais estão acima de suspeita (Tonel e VD Gaag, são excelentes pelo ar, e bastante razoáveis junto ao solo), e só o lateral esquerdo deixa algo a desejar (Briguel?????? PÈSSIMO!!).
Como explorar a táctica do Marítimo? Primeiro, colocar dois homens nas alas, que prendam os seus laterais. E esses podem e devem ser os dois avançados de um conjunto que jogue em 4-4-2. E o famoso losango do meio campo, cria a esta táctica um problema incrível. Primeiro, qual dos dois médios marca o vértice mais avançado do losango? E depois, como é que o outro que sobra para as tarefas defensivas marca os restantes 2 que sobram no meio campo... E se esses dois atacarem por sítios diversos, esse homem que sobra tem que ser substituído.
Funciona porque os centrais do Marítimo não serão particularmente dotados para sairem a jogar... Mas para esta táctica funcionar, são precisos 4 médios com enorme capacidade física... Poucas equipas em Portugal se podem gabar de os ter... O Marítimo está lançado para um excelente campeonato.

Comentários:
Acho que de facto a dissecação da equipa do plantel está muito bem feita. Bem esquematizada, bem estruturada, e uma boa avaliação individual dos jogadores, mas porventura demasiado redutora.
Na realidade assistimos a uma verdadeira lição de "como ganhar ao maritimo!". É uma pena que entre outros, Peseiro e J.Pacheco não participem neste prestigiado Blog! Acredito que se tivessem aprendido esta verdadeira lição, teriam derrotado a equipa madeirense. Como é que não perceberam que é tão fácil vencer o Maritimo???!! Mas também................ de facto.............do que é que Peseiro percebe?!! Sem desenho ele não vai lá!!

2 pequenas notas: Ferreira já não pertence aos quadros do FC Porto. Com a transferência de Pepe para os dragões, o passe de Ferreira e Tonel foi cedido em definitivo ao Maritimo.
Por fim e obviamente carregado de subjectividade mas não estará no MINIMO a dupla Luisão / R.Richa ao nível de Gaag / Tonel no que diz respeito ao jogo de cabeça?!!
 
Nem no mínimo, nem no máximo sequer... Embora a subjebctividade de tal julgamento, possa deixar a questão em aberto.
 
Penitencio-me perante os adeptos sportinguistas por não ter concedido ao Vantunes a possibilidade de escrever posts antes do jogo Sporting-Marítimo, limitando neste caso o campo de acção do treinador Peseiro que bem precisava de uma mãozinha naquele jogo...Este campeonato fica assim manipulado por um erro meu. Peço desculpa!

P.S. - Mas na segunda volta o gajo (se chegar lá) não tem desculpa!!!
 
ahahahahahahahah!! Vocês os dois são os piores!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!