segunda-feira, outubro 11, 2004

Luís Filipe Vieira

Não gosto da personagem, acho que é mal formado, penso que reclama um respeito que ainda não fez por merecer, não conseguiu resultados, a sua política de contratações é no mínimo duvidosa e podia obrigar-nos a falar de coisas paralelas.
Mas este fim de semana, este homem, portou-se à altura de um presidente de uma grande clube. Teve uma tirada à Pinto da Costa, fez valer uma posição e assumiu para si todas as consequências que daí possam advir.
Nem um bilhete!! Luís Filipe Vieira já tinha deixado bem claro qual iria ser a sua postura enquanto presidente do Benfica: Na nossa casa mandamos nós (já aquando da discussão do localda final da taça, terá cortado o mal pela raíz).
E esta posição é legítima, correcta, não é nova, mas no Benfica não era normal há já muito tempo. Esperemos para ver se a leva até às últimas consequências. Digo isto, porque não acredito que das Antas venha um pedido de desculpas, e sempre quero ver se realmente não vai nenhum bilhete para o Porto. Se assim não fôr, o presidente do Benfica deverá assumir quaisquer problemas que possam surgie com a mistura de adeptos no interior do estádio, porque é certo que lá estarão adeptos do FCP (com ou sem bilhetes a serem-lhes destinados).
De qualquer maneira, fica o processo de intenções. Luís Filipe Vieira mostra força (sempre à custa de algum espalhafato, mas ninguém é perfeito, e neste momento o Benfica precisa mesmo de espalhafato para acordar). A rever, e a seguir com muita atenção os desenvolvimentos.

PS: O FCP já chateia com esta história dos bilhetes... eles próprios não cumprem, então porquê exigir que os outros o façam (nenhum clube grande cumpre esta determinação, limitam-se a pagar as multas, porque o dinheiro dos lugares cativos cobre o valor dessa multa. É a lei da sobrevivência) . Na minha terra, diz-se que quem tem telhados de vidro... Enfim.

Comentários:
Sendo benfiquista, tento como em tudo na vida, ter uma postura e fazer uma análise imparcial e justa.
Sou desde sempre um apoiante incondicional de Luís Filipe Vieira. Não é de facto uma pessoa com habilitações literárias e com uma formação cultural ao nível dos presidentes dos outros grandes, mas esse facto não faz por certo dele, uma homem mal formado. Pelo contrário, tenho dele a imagem de uma pessoa séria e com uma postura na vida, que pouco se coaduna com o nosso futebol. Por sistema, não é uma pessoa arrogante, provocatória, desonesto e mal-criado. Obviamente que não é nenhum anjinho (ainda existem?!!) e por certo que já cometeu as suas falcatruas. É um homem que ao que sei, veio do nada, que subiu a pulso (ainda que porventura com alguns negócios menos claros pelo meio) e que como tal, sabe valorizar as suas conquistas, e defender com unhas e dentes aquilo em que acredita e em que está envolvido. Se não humilha ninguém, se não provoca ninguém , é obvio que também não admite que alguém o tente fazer a ele ou aqueles que o rodeiam.
De forma gradual tem vindo a recolocar o Benfica no patamar que lhe é devido, tem vindo a reconquistar o respeito que foi perdido ao longo de várias presidências. Posições mais drásticas e firmes como a assumida no episódio da final da Taça de Portugal e agora no que diz respeito aos bilhetes para o jogo com o FCP são disso exemplo.
Pessoalmente considero que deveriam ser disponibilizados, bilhetes para os adeptos portistas. O futebol é uma festa e os adeptos dão vida à festa. É obvio que a 30% da lotação que supostamente podem ser alocados para os adeptos forasteiros são um número ridículo. Desfasados da realidade. Juntando a fome à vontade de comer, LFV aproveitando-se do amadorismo da organização portista (pedido de bilhetes feito por telefone!!! Amadorismo absoluto!!!) e do papel de vitima e de anjinhos por parte dos representantes portistas, o presidente encarnado assume um papel de domínio e de sobranceria ao intimar o clube portista a apresentar um pedido de desculpas no sentido de lhes serem dispensados bilhetes para o clássico. Daqui resultam 2 cenários: O de um pouquíssimo (para não dizer impossível) provável cenário de pedido de desculpas, o que acontecer, colocava o Benfica numa situação de autentico rei na barriga, de controlo, ou então em alternativa e que por certo irá acontecer , que será o de nada se passar, nada de desculpas , pelo que se LFV cumprir o que prometeu, então bilhete algum será disponibilizado para o Norte, o que vai de encontro às suas pretensões, e que do seu ponto de vista , legitima a sua recusar em ceder bilhetes. “ Não há desculpa, não bilhete!” Está percebido......hum......hum....hum????!!!!
Não concordo, com as criticas à sua política de aquisições. Ainda é cedo, demasiado cedo, para uma avaliação rigorosa, mas até agora a mesma parece estar a dar resultados. Quem não gostaria que de ter no banco um 3º opção como ponta de lança que tivesse já marcado 2 golos e feito 2 assistências, como Karadas o fez?! Contratações para o banco?! E então?!! Se os titulares dão garantia, pq não reforçar o restante grupo?! Não é o 11 titular que ganha um campeonato. São os 23/24. O Benfica têm este ano, um grupo mais compacto e com mais opções que lhe permitem ser uma equipa competitiva. Os detractores de Veiga e LFV, começam a ficar preocupados. Eventualmente (pelo menos se não se registar uma derrota com o FC Porto) daqui a nada começarão a dar a mão à palmatória.
Em termos de Gestão, verifico com agrado algumas situações: Quando assinou contrato com a TBZ, todos classificaram o negócio como ruinoso. Agora já pelo menos meia dúzia (entre eles o SCP) assinaram contrato nos mesmo moldes com aquela empresa.
Foi o primeiro clube em Portugal e dos primeiro na Europa a assinar contratos de sponsorização para as suas bancadas. Uma enorme fonte de receita, que jamais havia sido explorada. Pelo menos o FCP já segui o exemplo.
Recentemente assinaram também um contrato de imagem/sponsorização com uma segurado para uso do nome do seu pavilhão de modalidades desportivas. Também pioneiro. Também aqui mais uma fonte de receita. Alguem que apostar que os outros irão começar a fazer o mesmo?!!
Mas.......LFV e a sua direcção não presta. Mas só os outros é que são bons. Os outros é que são reconhecidos, ganham prémios de gestão, etc, etc.
 
Tudo bem no que dizes, menos uma coisa... A política de ccontratações, pela qual o Luís Filipe Vieira é responsável, não é a deste ano... Essa responsabilidade pertence a José Veiga, e na minha opinião (independentemente dos resultados que tenham acontecido até agora) é tb ela muito questionável... Mas a de Luís Filipe Vieira foi a anterior. Não esta. O seu a seu dono.
 
Ainda pior Van´s!!!!!!
Repara, ainda que não tenhamos conquistado o titulo (uma equipa não se controi de um dia para o outro!: vide o caso de Chelsea, Inter, Barcelona que andam nisto à anos.) dado que um projecto para o titulo demora 3 a 4 anos no minimo para solidificar e ter um grupo e uma estrutura consistente, LFV renovou por completo um plantel sem qualidade (tirando Marchena, Van Hooidjonk, Meira, e Maniche - possivel que me falte aqui mais 2 ou 3) e contratou jogadores que tem sido nos 2 ultimos anos uma referência e um garante de qualidade: Simão, Nuno Gomes, Petit, R.Rocha ( que juntamente com Tiago e Armando (ui) constitui uma enorme mais valia desportiva e financeira). Mas também Sokota, Geovanni, Luisão, e até Fyssas. Nao é isto uma boa politica de aquisições'?!!! Obvio que cometeu as suas gafes ( os Cristianos lá do sitio) mas isso todos o fazem. Má politica?? Veremos este ano e provavelmente no proximo!! Uma casa não se constroi a partiro do telhado. Montou a base, a estrutura, agora é tudo uma questão de alicerçar.
 
OK, o tempo responderá se esteve bem ou não. Eu acredito que construiu maus planteis, com boas figuras de primeiro plano.
Entretanto, os super dragões já têm 2 mil bilhetes para o clássico... Vieram comprá-los a Lisboa, no mesmo local onde os compram os adeptos do Benfica.
Questões que urge responder:
Aonde ficarão colocados? Ao pé de quem? Já haveria uma bancada que lhes estaria destinada?
 
Luís Filipe Vieira faz-me pensar que é capaz do melhor e do pior. Do melhor quando assume uma atitude de força à Benfica tanto na final da taça como agora(se bem que demasiado populista algumas vezes). Do pior, bem...para quê falar nos 18 milhões, hum... na equipa-maravilha, hum...na noite do "Dia seguinte", hum..etc
Mas uma coisa é certa: desde que chegou ao Benfica está melhor. Mais ponderado, até já não diz tantas vezes os "hum's" (só quando fica nervoso), deixou de prometer mundos e fundos, acertou em muitas contratações e conseguiu alguns contratos vantajosos. Eliminou Simões, encostou Malheiro, mas trouxe Veiga. Tem um estádio novo mas não o consegue encher (más condições de acesso). Ah, esqueceu-se de encostar Mário Dias. Quanto aos resultados que conseguiu, aqui estou do lado dele: 2 campeonatos em 2º lugar acima dos 75 pontos e 1 taça de portugal. Claro que se exige o campeonato, mas construíu bases sólidas para isso. Com Camacho este ano, era o principal candidato. Não o tem por culpa alheia. Também falhou no acesso à Liga dos Campeões e não o poderia ter feito, pelo menos da segunda vez.
Não esqueço também que ficou ligado ao momento mais triste que conheço desde que sou benfiquista: a morte de Feher. E aí (como depois) teve um comportamento exemplar.Em relação aos bilhetes, a posição do Benfica é radical mas o Porto demonstrou falta de profissionalismo. Até porque, se os clubes estão de relações cortadas, como é que se pede bilhetes por telefone? Algo aqui não bate bem. Quando à compra de bilhetes por parte das claques portistas já seria de esperar isso acontecer. Incidentes poderão acontecer mas não acontecem quase sempre? (já vi um adepto portista ser pontapeado a caminho do colombo por 3 ou 4 animais).
Agora levanta-se outra questão: que posição tomará a liga? não aprendeu com alvalade 02/03? A aplicação da coima não basta. Há que mudar as regras: 20% da lotação (máximo), pedido via fax até 8 dias antes e multa consoante o total do valor dos bilhetes não dispensados - uma percentagem desse valor). É difícil? Só para quem quer que seja...
 
Como diriam os ingleses: All is well, when all goes well.
 
E eis que acontece aquilo que se estava à espera... havia um sector reservado para os adeptos do Porto... Ou seja, a posição de força, terá sido na verdade uma posição logística?
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!