quarta-feira, outubro 20, 2004

Galope Sem Destino

Na ponta do pé direito vive a fantasia, o drible impossível de fazer, o gosto sádico pelo praticamente impossível, o remate colocado. É indiscutivelmente senhor de uma técnica muito acima da média (complementada com uma habilidade digna de um fora de série), os arranques podem ser devastadores e é capaz de tirar do sério o mais atento dos defesas - eis RICARDO QUARESMA.
É produto daquela que será a melhor escola de talentos futebolísticos do país. Um certo dia vi este rapaz ganhar sozinho (o termo é mesmo este) um europeu de Sub-16 realizado em Israel. Parecia adormecido (penso mesmo que terá vindo do banco, mas não estou recordado), e no prolongamento pegou na bola 2 vezes e virou o jogo a favor de Portugal (o adversário seria a Rep Checa, mas a minha memória n me permite afirmá-lo sem dúvidas...). Na altura pensei: Fabuloso. Este miúdo vai ser um Deus (o último foi daquelas à Quaresma, fintou meia equipa).
Cerca de um ano depois, Lazlo Boloni leva-o para estágio com a equipa sénior do Sporting e numa altura em que muito se falava do regresso de Simão, disse: Não é prioritário, as alas estão entregues (no ano a seguir surgiu Ronaldo e todos perceberam do que falava...) - Ou então não foi nada disso, e simplesmente não havia dinheiro.
Bom seja como fôr, deslumbrou logo de entrada. Via-se que não tinha medo de nada. Logo nos primeiros jogos, fez gato sapato dos jogadores do Kaiserslautern, no primeiro marcou com a Académica, com o Liége impressionou. Aos poucos foi ganhando protagonismo e até conseguiu chegar a titular no plantel do campeão. Um miúdo.
Cheio de potencial, a questão que se levanta é: Porque é que volvidos três anos, este miúdo continua a ser visto como isso mesmo - Um miúdo.
Porque não é indiscutível no seu clube (ficou de fora nos jogos mais importantes - Benfica para o campeonato e Valência), porque não vai à selecção, porque não é aposta constante dos seus treinadores, porque não tem a confiança deles? O que lhe falta? Será que não evoluíu nada desde que chegou à ribalta? Serão os seus golos insuficientes? Serão as suas fintas ainda inconsequentes? Será que o seu encanto não passa da plateia?
Palavra aos bloguistas!

Comentários:
Há tanto bom jogador que não defende, e os seus treinadores não deixam de confiar neles por isso. Isso acontece com jogadores que precisam de ter a bola para se destacarem, porque o mais cansativo que há é exactamente correr com bola... ~Quanto a essa exibição do Pesaresi, estou bem recordado: toda a malta estava com um olho no burro e outro no cigano. Mas creio que de lá para cá a evolução do Quaresma já lhe permitia papar o burrinho...
 
Francamente, entre o Simão e o Quaresma... prefiro ter o Quaresma na ala da selecção.
 
Um talento imenso e um cérebro do tamanho de uma ervilha. Tantos casos de talento que não resultaram no futebol (o expoente máximo foi o Dani), Quaresma pode ser mais um. Penso que não, porque encontrará um treinador (se tiver sorte) que o faça crescer. O seu poder de drible é fantástico, tem um remate poderoso, penso que não centra muito bem, mas isso é trabalho específico. Por essa razão, as fintas acabam por ser inconsequentes. Quaresma poderá explodir no Porto, mas dificilmente será com Fernandez. Está visto que não é um dos seus jogadores favoritos...

P.S. - Quanto ao potencial aos sub-16 lembro-te um jovem jogador que era uma promessa fantástica, um ponta-de-lança mortífero nas camadas jovens: Filipe Cândido. Onde pára ele? Nem sei...
E digo mais: a questão dos empresários não justifica tudo...faltou estaleca naquela cabeça...
 
Essa última afirmação é das coisas que defendo desde sempre!! Aliás, essa era a sua posição de origem: Segundo Avançado. Nós aqui é que temos medo de apostar nos jogadores pequeninos.
Havia um jogadorzito, que perdia constantemente com o Simão as eleições para melhor jogador dos torneios jovens... muitas vezes, o próprio Simão marcava mais golos do que esse jogador... aos 18 anos, o Simão chegou à selecção, fez um joguito (no qual até marcou um golo, contra Israel em Setúbal) e encostou. Por essa mesma altura esse jogador foi levado ao Mundial e nasceu o fenómeno Michael Owen, ponta de lança temível, hoje no Real Madrid. Verdadeira máquina de fazer golos... Se tivéssemos tido coragem de apostar no Simão no meio (Mirko Jozic e treinadores dos séniores que se seguiram)?
 
Kramer my man... Não pá. O Filipe Cândido revelou grande potencial, mas não na selecção... Ele era o miúdo grande da equipa do Sporting, que empurrava para a baliza as bolas que lhe davam o Simão, o Vargas, o Nuno Assis - entre outros grandes jogadores do Sporting de então... Nas camadas jovens do Sporting fez numa época cento e tal golos... Epá, mas não passava de um Bambo. Aliás, não seria um Bambo, porque o Bambo era titular da selecção, e ele nem por isso... Estou a tentar lembrar-me daquela selecção...
Tinha Simão, Ricardo Sousa, Paulo Costa, Hugo Leal, Caneira, Ricardo Esteves... Francamente não me lembro de quem era o ponta de lança referência, mas sei que não era o Filipe Candido, e se alguma vez o foi nunca foi o destaque da nossa selecção, em camada alguma.

Quero fazer um pedido: Deixem-se dessas conversas de perguntarem quem é quem... Se quiserem saber promove-se uma futebolada, uma jantarada, o que quiserem, para conhecerem os rostos atrás das palavras e discutirem futebol como homens- Alto, frente a frente e com uma cervejola na mão. Agora, párem com esses ataques, que não têm piada durante muito tempo. Cada um tem as suas opiniões, cada um que se limite a dar a sua, OK?
 
concordo com muito do que se escreveu por aqui. técnicamente é sul-americano, em velocidade é africano, tacticamente é português. a cabeça... serve para o gel. um dia disseram do futre: "...é um jogador fabuloso. é capaz de fintar 21 jogadores dentro de uma cabine telefónica mas depois... não consegue dar com a porta..." quaresma é do mesmo género. e atenção: as suas fintas são mais raras que a dos brasileiros pq dribla em progressão
 
Só queria dizer uma coisa: O Paulo Futre é o melhor jogador português que tive o prazer de ver jogar. Se tivesse nascido 10 anos mais tarde...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!