quarta-feira, outubro 20, 2004

Desafio_1

As últimas (polémicas) declarações no blog faz-me pensar se todos vós não estarão a necessitar de descarregar algumas energias negativas...por isso lembrei-me de escrever algo para desabafar. O desafio é falarem um pouco sobre o vosso MAIOR ódio de estimação! Sim, esse tipo que já lixou o teu clube 3 vezes ou que, pura e simplesmente, ficas vermelho de raiva cada vez que ouves o nome dele. É esse mesmo! Um jogador seja ele de onde for...a palavra é tua! Fala mal do teu ódio de estimação e defende os que sejam ódios de estimação dos outros mas que tu gostes.
Apresento-vos o meu:
COSTINHA
Epá, primeiro que tudo, digo-vos que ele deve perceber de futebol. Por aquilo que diz e por aquilo que dizem dele, deve ser culto em termos futebolísticos. Mas não o consigo suportar. Primeiro porque não acho que seja grande jogador. Como disse anteriormente, pensa rápido mas executa devagar. E por isso dá aquelas "porradas" valentes nos adversários. Por muito cerebral que seja o seu jogo, para mim ele é "sarrafeiro", é lento e apenas surgiu quando Mourinho lhe atribuíu funções definidas. Aliás, se não fosse Mourinho, Costinha não iria muito longe. A sua ascensão (ainda ninguém percebeu muito bem como se deu a passagem do Nacional para o Mónaco) foi muito rápida, mas também com muitos percalços. Senão, vejamos (espero não me enganar): quando chegou ao Mónaco, nem opção foi. Penso que terá sido Tigana a apostar mais nele e, mesmo assim, a sua titularidade passava muitas das vezes por ser defesa direito. Era como que a primeira opção defensiva no banco (trinco ou lateral). Depois, lá ganhou um determinado espaço mas nunca sendo indiscutível. Veio para o Porto em final de contrato (?) e encontrou a concorrência de Paredes. Começou como suplente, aproveitando-se de uma lesão do seu concorrente directo, e posterior venda. Assumiu o comando do meio campo mas só com Mourinho se tornou preponderante. E isto porquê: porque Mourinho sabe das suas limitações, mas também conhece a sua inteligência. Por isso lhe atribuíu funções de 3º central. Para mim, Costinha é isso mesmo: um central volante, ou seja, passar a linha de meio campo só quando é canto ou livre a seu favor. E aí, é um perigo constante! Estou na expectatica para ver o seu desempenho esta época: com Del Neri fracassaria. Com Fernandez poderá desempenhar funções iguais às que Mourinho lhe atribuíu por isso deverá safar-se bem. Mas acho-o muito limitado e o facto de marcar sempre em jogos decisivos irrita-me profundamente!!!!!!!!!
Odeio o Costinha...

Comentários:
Bem, queria começar por dizer que este Kramer não é santinho nenhum... Colocou este post para dar oportunidade às pessoas de dizerem que odeiam o Zizou!!!!

Respondendo ao desafio, eu tenho vários ódios de estimação: o maior deles todos chama-se Simão Sabrosa!!!
15 dias antes de assinar pelo Benfica, deu uma entrevista na qual dizia que em Portugal só jogava no Sporting... desde que chegou à luz, teve atitude infantil atrás de atitude infantil: Começou por em pleno treino questionar o seu colega Argel nos seguintes moldes: "Eu já joguei no melhor clube do mundo, e tu já jogaste aonde?".
Depois, aquela história do prazer que lhe dava ir a Alvalade roubar o título (como se lhe tivessem feito mal algum), para na semana a seguir dar uma conferência de imprensa a dizer que não tinha dito o que tinha dito...
A seguir, antes do mundial veio dizer que esperava uma escorregadela do Sporting... como Deus castiga, escorregou ele na partida entre Portugal e a Finlandia (0-4 no bessa).
Depois, quando o porto venceu uma eliminatória da Taça Uefa, aparece na capa da Bola com um casaco branco de plumas A lá José Castelo Branco!! O Aniversário da mulher dele foi capa no Record. Quis aproveitar o facto da ir abrir uma loja com o nome da filha, para fazer publicidade à mesma nas camisolas (foi mesmo disso que se tratou), e não foi castigado, ao passo que o Fary, por ter uma inscrição com o nome do Deus dele na camisola apanhou logo castigo...
E a história sublime da eleição para capitão do Benfica, em que votou nele próprio 5 vezes, apenas para ser surpreendido por 6 colegas que preferiam o Hélder!! Veio logo para a televisão reclamar, com os calções metidos para cima (que imagem ridícula), e aquela voz de "todos me devem e ninguém me paga". ODEIO O SIMÂO!!

PS: O rapaz é muito bom jogador, embora como digo noutro lado, não pense que seja um extremo lá muito habilidoso (é rápido sim sr...), mas antes terá uma excelente capacidade de desmarcação e seja um finalizador muito acima da média... cruzamentos e assistências é que já é mais complicado - assim como jogar na linha com um adversário tão rápido ou mais do que ele - Seitaridis chamou-lhe um figo... o fruto, porque o outro ainda não se esqueceu das afrontas que o Simão lhe fez quando o Figo assinou pelo Real, sendo dos poucos a vir para a praça pública condenar o seu ex-capitão (e já agora, o tipo que o recomendou ao Barça), dizendo que nunca assinaria pelo rival: Como pela boca morre o peixe , no verão a seguir foi dispensado e assinou pelo rival do seu clube de coração, depois de ter jurado fidelidade eterna ao Sporting. Já disse que odeio o Simão!?!?!?!?!?!?
 
ahahahahah, o teu problema grande amigo... não é teres muitos ódios, é teres falta de poder de síntese, eheheheh. O teu ódio chama-se Banfica, lolololol.
1 abraço.
 
E outra coisa: Costinha, ou melhor o trinco...
Sabes que o termo trinco não surge por acaso. A missão do trinco é exactamente a função de um terceiro central... Que impeça a deambulação para dentro da área do número 10. Ou que proteja a rectaguarda dos laterais, deixando-os subir à vontade... O Costinha é bom pá!! Em termos futebolísticos, é do melhor que há, tacticamente falando. Como dizes, respira futebol, e mais do que isso é um líder dentro de campo.
Posto isso, epá, também não gosto do gajo!
 
Sim, é verdade, ou pelo menos tb ouvi isso. Mas o que eu digo é que antes disso, o Simão foi recomendado ao Barça pelo Figo, ou melhor, quando foi pedido um parecer ao Figo, a resposta foi positiva, ao que não terá sido alheio o facto do empresário de ambos na altura se chamar - Jose Veiga, tb conhecido como ávido consumidor das Caves Raposeira!!
Até houve uma entrevista do Simão com o Figo em Barcelona, ainda o Simão jogava em Alvalade... O que aconteceu depois, ou entretanto já não sei. Mas o que digo é verdade, ou pelo menos foi tb veiculado na comunicação social.
 
Zizou, essa dos três centrais era de facto o plano A do Boloni... mas o facto é que ele teve que arranjar espaço para o Quaresma na equipa, e o homem não podia ser o único responsável pela direita... pelo que eventualmente (a partir do jogo com o VArzim em casa, ainda na primeira volta desse campeonato : 4-0), foi forçado a mudar de ideias e jogar com 4 defesas, sendo o Beto realmente defesa direito... E um bom defesa direito, o que só prova a versatilidade e o espírito de sacrifício do jogador...
Aliás, no início do ano, até o André Cruz passou pelo banco, pelo que é justo dizer-se que jogos com três centrais foram muito poucos. Ou seja, se o Beto é mau porque o Babb o encostou à direita, não deixa de ser bom porque encostou um EXCELENTE defesa central (André Cruz) ao banco de suplentes.
 
Zizou:
Que grande confusão que vai nessa cabecinha...então ouve lá, eu digo que o Costinha é "um homem limitado e fraco cerebralmente"?? Vou-me parafrasear: "ele deve perceber de futebol" ; "Mourinho...conhece a sua inteligência". Epá, tento encontrar uma resposta mas eu acho que tu entendeste mal o que escrevi. Os golos importantes que marcou foram na sequência de cantos e livres, ou seja, quando ultrapassou a linha de meio campo.
Outra coisa, essa exibição que tu falas dele contra a França, ele ainda era jogador do Mónaco, o mesmo é dizer que ainda não tinha sido treinado por Mourinho, e o mesmo, por fim, é dizer que ainda não tinha evoluído com o treinador que, para mim, o fez jogador.Aproveito para explicar uma afirmação minha: "Com Del Neri fracassaria". Isto porque Del Neri utilizava uma defesa em linha, pressionante e Costinha não enquadra neste modelo de jogo. Aliás, ontem vimos um Porto com uma defesa em linha, bem subida e pressionante e Costinha jogou mal, sendo até substituído.


P.S. 1 - Se eu tivesse inveja dos títulos ganhos diria mal de Baía e Jorge Costa, não do Costinha!
P.S. 2 - O objectivo do post foi descrito no início do mesmo. Se não entendeste o que escrevi sobre o Costinha, certamente também não entenderás o objectivo do post.
P.S. 3 - Não conheço a simpatia clubística de Costinha (não sou eu que costumo ter essas manias). Apenas sei que, quando o empresário dele lhe disse que tinha propostas dos 3 grandes (ou foram só 2?), ele escolheu o Porto, sem dúvidas (são palavras dele, não são de um amigo que conhece um tipo que é vizinho dele).
 
Devo dizer que não era para escrever neste texto, uma vez que o meu ódio de estimação, felizmente já saiu de Portugal e sobretudo do meu Benfica. Falo de Hélder Cristóvão, o ex-capitão e ex-central encarnado.
Como já não está cá, não vale a pena bater mais naquele animal mamífero. Parafraseando Mourinho: “Longe!!! Longe!! Muito Longe!! Para bem longe daqui!”
Depois ainda tive para escrever umas palavras sobre uma personagem que não é na realidade uma personagem directa no mundo do futebol, mas sim um figurante. Mas um figurante que sempre me irritou e que felizmente apenas esporadicamente dá sinal de vida, em virtude de a RTP ter perdido o direito de transmissão dos jogos da 1º Liga em detrimento da TVI . Falo do comentador António Fidalgo. Péssimo!! Ridículo!! Não dá uma para a caixa!! Não diz coisa com coisa! Por norma só diz absurdos e quando diz alguma coisa coerente, é porque diz por demais o óbvio!! O homem enerva!! Ainda bem que a TVI ganhou o concurso a assim posso ouvir Luís Sobral tal como na Sportv posso ouvir João Rosado, António Tadeia e em tempos J.Manuel Delgado.
A ter ódios de estimação estes dois seriam os meus eleitos. Claro que também embirro ainda que por razões completamente diferentes, com personalidades como Pedro Barbosa, Zahovic, e Rui Jorge. Mas ai é mais embirração ainda que fundamentada.
Também devo dizer que não gosto de Costinha. Não gosto mesmo. Pelo menos a nível futebolístico, uma vez que enquanto personalidade fora de campo, tenho uma boa impressão a seu respeito, tendo já lido algumas entrevistas suas, parecendo-me uma pessoa inteligente, com personalidade e que dará efectivamente um bom capitão, quiçá um bom treinador. Mas como jogador, por amor de Deus!!! Concordo plenamente que só é útil numa táctica de 3 médios centros, sendo ele o vértice recuado. Somente numa perspectiva de cobrir espaços e fazer as compensações. Tacticamente é muito disciplinado e marca golos decisivos, mas não faz dele um bom jogador. Nunca gostei dele, mas de facto a partir daquela exibição contra a França no campeonato da Europa , onde Zidane o humilhou ( e como tal , tb humilhou todos nós enquanto portugueses) então aí esse senhor perdeu toda e qualquer credibilidade. Meu rico Petit!
Quanto a Simão, apenas uma pequena nota. Falhou em Barcelona, tal como Quaresma falhou. Falhou em Barcelona tal como Rochemback falhou. Mas com uma atenuante, tal como Rochemback, Simão nunca foi extremo direito!!! Não é fácil brilhar numa posição que não é a sua!! Simão é um extremo esquerdo de qualidade acima da média, e rende também numa posição mais central, mas com total liberdade para diambolar pelos flancos. Esporadicamente pode jogar na direita, mas apenas alguns minutos, numa tentativa de confundir os laterais. O seu lugar é na esquerda. Diga-se de passagem que também Overmars falhou em Barcelona. E Maradona?! Alguém se lembra?
Á alguns anos atrás tinha sempre pequenas discussões com Vantunes, sobre quem seria melhor extremo direito: Poborsky ( Grande Karel!!!!!) ou Simão ( na altura ainda no Sporting) .Lembras-te Van´s!!!!!!????? Mantenho o que disse!! Enquanto extremo direito, Simão é um jogador banal!!! Do mais banal que pode haver!! Karel (na altura um Deus no nosso futebol! Menos para Van´s que na altura dizia que Karel daria um bom defesa direito, nada mais!) até o abanava!!! Mas se falarmos de Simão, enquanto extremo esquerdo, ai o caso muda de figura, porque na realidade ai Simão é jogador de top!
 
Agora que me elucidaste sobre essa questão do sabonete, percebo agora o porquê daquele cabelinho à "foda-se" e respectiva bandelete no Roca!!!
Ahahahahahahahahhaahah!!!!!!
Repara: não ponho minimamente em causa as qualidades futebolisticas de Rochemback. Apenas mencionei o seu nome como exemplo de vários jogadores que independentemente do seu valor, por uma outra razão não vingaram. O que de forma alguma invalida o seu valor. Lá porque Simão, não foi bem sucedido em Barcelona, esse factor não pode de forma alguma servir como argumento para questionar o seu valor.
Situações iguais, critérios iguais!!
Mais exemplos de jogadores que não foram bem sucedidos numa primeira experiência no estrangeiro?? Henry (Juventus), Kluivert ( AC Milan), Vieira (AC Milan), Davids (AC Milan) , Pimentinha (Inter e tantos, tantos outros! Será que estes também nao prestam?!
 
Em relação ao Pedro Barny, este chegou ao Sporting no mesmo ano do Carlos Jorge. O Sporting de então jogava com 3 centrais (Valckx subia no terreno para trinco ou descia para líbero consoante as situações). Quanto ao sistema de Boloni, concordo com o Vantunes: o sistema só foi de 3 centrais em 3 ou 4 jogos, praticamente jogou sempre com 4 defesas (apesar de Ru Jorge subir mais do que Beto na altura, tal como Miguel subia mais que Ricardo Rocha, enquanto lateral, o ano passado).
Por fim, relembro que o Nuno Gomes, apesar de todos os defeitos que tem como ponta-de-lança (que os tem efectivamente: péssimo jogo de cabeça, não ganha lances no corpo a corpo, falha muitos golos, etc.), já leva 99 golos marcados na Superliga. E, em Itália, marcou 9 golos numa época na Fiorentina, marca habitualmente dificil de ser atingida por um estrangeiro na primeira época do competitivo calcio.
Em relação ao facto de ser um erro Scolari convocá-lo, é preciso não esquecer que foi ele que nos deu a vitória frente à Inglaterra no Euro-2000, marcou 2 golos à Turquia nos Quartos de Final e na meia final com a França fez um golo fantástico. Para além disso, está no top ten dos melhores marcadores em fases finais do europeu. Aceito que não gostes dele (e compreendo o porquê), mas há que lhe reconhecer valor (tal como eu reconheço ao Costinha).
 
Bem, sempre fui acérrimo defensor do Nuno Gomes, desde os tempos do Boavista, passando pelos seus primeiros tempos na luz, até à saída para a Fiorentina... A partir daí... estagnou, não evoluíu, e chega-se ao ponto de se dizer que é um ponta de lança mas que não joga sozinho... que precisa de outro para render, que é melhor segundo ponta de lança... Enfim. Número máximo de golos do Nuno Gomes pelo Benfica: 18, na primeira época, e fez 9 golos só em dois jogos... Ou seja, deixa um pouco a desejar enquanto ponta de lança... Tb penso que francamente, ainda tem lugar na selecção, mas mais pela falta de opções, pois tanto o Postiga, como o Pauleta são muito mais jogadores.
Relembro que esse euro-2000 foi um oásis no deserto que tem sido a sua participação nas fases finais dos grandes jogos: No Mundial tinha que pagar com golos, e ficou a dever os Big Macs... Chegámos ao euro 2004 , e teve que argumentar que só tinha comido um McChicken, que os outros é que deveriam pagar os restantes. Inclusivé, obrigou a McDonalds a mudar o anúncio para o singular: "Pagas com golo, Nuno".
Penso que é bom a jogar de costas para a baliza, mas já não tem margem de progressão, e até já falha passes que anteriormente não falhava. Começa a ser dificil imaginá-lo a marcar mais do que dez golos no campeonato... O Euro 2000 já não pode servir de combustível à carreira do jogador... Foi há quatro anos.
 
Outra coisa Karlitos, o Rochemback sai de Barcelona sobretudo por questões extra futebol, porque se incompatiblizou com os holandeses da equipa e andou mesmo à pancada com o então rei do balneário, Patrick Kluivert... Fez cerca de 20 jogos pelo Barcelona na época antes de sair (não confirmei este número... mas lembro-me de qualquer coisa assim no currículo do homem- ou primeira, ou segunda época), numa das épocas, e apesar de jogar fora de posição, era novo e considerado como um elemento válido para o futuro... mas problemático.
 
Ainda bem que o Nuno Gomes é leitor do blog durante os estágios e reagiu às críticas que lhe foram feitas neste espaço. Fez questão de fazer de tudo um pouco (só lhe faltou jogar de cabeça): golo de fora da área, assistência de calcanhar e outros pormenores. Se fosse sempre assim...eheheheh
 
Bom Gamarrita... a razão pela qual nós perdemos tempo a discutir os ódios de uns e de outros, é para que tu tenhas como perder tempo a lê-los. ;)
A tua lista está boa, e folgo em ver que não há lá nenhum elemento do Benfica actual.
 
Só agora percebi que um comment que escrevi ontem não seguiu. Então é assim:
O Nuno Gomes fez 3 épocas no Benfica antes de ir para a Fiorentina. Nessas 3 épocas, só falhou um jogo e marcou 18,24 e 18 golos respectivamente. Depois foi para a Fiorentina, conseguiu 9 golos na 1ª época e na ^2ª o clube foi à falência. Voltou então para o Benfica onde realmente não tem conseguido atingir um patamar ao nível anteriormente demonstrado.
Quanto à sua participação na selecção, relembro só que, tanto no Mundial-2002, como no Euro-2004, o "cabeça-de-cartaz" da frente de ataque era Pauleta e não Nuno Gomes, tornado-se, por isso, mais dificil de brilhar. Mas concordo que nos últimos anos tem ficado um pouco aquém do esperado.
 
epá, ódio é mesmo o benfica e tudo o que o rodeia. o clube em si, por ser tão "popularucho". roubaram o eusébio ao Sporting e roubaram a hegemonia do futebol português ao Sporting. A partir dessa altura, começou a ser tão fácil ser do benfica como agora o é ser difícil. o facto de passar a ser o clube com mais títulos, aumentou adeptos e passaram a ser muitos, até demais (há quem diga que são 6 milhões, só em lisboa). e o problema surge aí. é gente a mais a comprar jornais (por isso as capas são sempre 'vermelhas'), é gente a mais a ver televisão (um lausanne-benfica de pré-época tem sempre maior 'share' que um qqr jogo europeu do Sporting), quando o benfica ganha 3 jogos seguidos não se fala noutra coisa em portugal (até dizem que a economia sobe), o país para porque morre um húngaro e ninguém sabe que morreu há umas semanas um gajo qqr do governo (...nem eu sei), etc, etc... é tanta coisa e já é tarde, mas o simão merece ser o capitão por ser uma fiel imagem do benfiquista-tipo: É saloio e tem fraco gosto (lembrem-se das taoos nos antebraços ou do cabelo 'à giroflé', deve ter pouco mais do que a escolaridade mínima, mesmo utilizando os chavões do costume para a imprensa também nos brinda com pérolas como aquela do "...ambos os dois...", pela forma como deteriorou as relações que tinha com os seus dois grandes amores: Sporting e Figo mas, e principalmente por ser apenas um bom jogador, pensar que é muito mais que isso e ganhar pouquíssimos títulos.
odeio-te benfica, odeio-te simão. fico feliz por este último ser do benfica.

aaaah, odeio quando o leitão fala de futebol. só diz merda. mesmo sendo do meu clube, o gajo é insuportável... rufai, litos, chaínho, etc, etc...
 
Ah pois é!!
Então Nuno Gomes não presta!!! Então Nuno Gomes estagnou!! Lá estagnou mais duas aos holandeses!!
Que continue assim!

Pequenas Notas:
Confirmo que na sua última época em Barcelona, Rochemback "fez" 21 jogos tendo marcado um golo.
Quanto à sua dispensa, justificada apenas por razões extra-futebol, ai tenho algumas dúvidas. Não que ponha minimamente em causa as suas capacidades (quem de dera tê-lo no Benfica) mas o que é facto é que Raijkaard (não sei se é assim que se escreve!) não era grande fã da sua forma de jogar e para além disso contava como extra-comunitário o que para o Barcelona levantava graves problemas. Públicamente, recordo-me de esse ser um dos argumentos para a sua saída. Um pouco à semelhança de Saviola.
Quanto a Simão, e por muito que falem mal dele, os números falam por si, recordadando também que na sua ultima época em Barcelona, Simão participou em 25 jogos!! 25!! Tendo marcado 2 golos (se não me engano, um deles frente ao Real Madrid). E em termos práticos não foi dispensado! Foi vendido! Ou quando interessa já ninguém fala dos 12 milhões de euros que o Benfica pagou pelo seu passe!??

Alguem terá escrito que apenas falariamos mal de jogadores como Costinha ou de P.Barbosa, apenas pq sãomuito bons jogadores e são do opositor. Nada mais errado!! Pelo menos no que a mim diz respeito, se realmente fosse essa razão, não seria então mais lógico odiar Derley, Maniche, Rochemback ou Liedson??!! Esses sim são do melhor que há!! Esses sim mereceriam ódio! Mas não sou faccioso e reconheço qualidade onde ela existe! So tenho pena de o Porto não jogar com 11 Costinhas!!!
 
Se bem me recordo, Rochemback saíu do Barcelona por ser extra-comunitário, por ser um jogador conflituoso e por não ser demonstrado ser um jogador extraordinário. Lembro-me que via alguns jogos do Barcelona e que os comentários sobre ele era de um jogador bem cotado, mas que oscilava entre o muito bom e o fraco. Era muito inconstante e teve alguns actos de indisciplina (talvez o problema com o "rei" Kluivert que vocês mencionaram). Simão teve duas heranças pesadíssimas no Barcelona: o lugar de Figo e a maior crise do clube. Simão mal tem condições para pegar no Benfica quanto mais para pegar no Barça...Fez uma época regular (a 2ª) e fica no coração dos catalães por ter marcado ao Real num jogo que a história não vai esquecer (o regresso de Figo ao Camp Nou). Concordo quando se diz que, como extremo direito é vulgar e como extremo esquerdo é perigoso. Simão, para mim, está a perder a sua melhor característica (o 1x1 em velocidade), mas está a aperfeiçoar (e de que maneira) a sua técnica. Está um jogador mais refinado e menos explosivo (vem com a idade). Como muitos devem saber, não gosto de Simão como pessoa, nem o aprecio muito como jogador. Mas há que reconhecer a sua capacidade de finalização, controlo de bola e execução de livres. Quanto a Roca, é um jogador fora-de-série em Portugal. Espero que, em breve (muito em breve), possa demonstrar que também o consegue ser em campeonatos mais competitivos.
 
uma coisa é odiar o homem, outra é pagar ao meireles para fazer aquilo... epá... foste longe demais kramer
 
Visto ser um "ódio de estimação", penso que sou ilibado de qualquer responsabilidade...a culpa é toda do "Karaté Kid Meireles". Gostaria muito que Costinha recuperasse a 100% do infeliz acontecimento de ontem para que possa continuar a criticar a sua forma de jogar da mesma maneira que critiquei até aqui. Sempre disse que perderia a titularidade do Porto ao longo desta época, mas não queria, nem pensava que fosse desta maneira. Espero que recupere rápido.
As melhoras.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!