quinta-feira, outubro 07, 2004

Defesas Esquerdos

A nossa selecção depara-se com um problema: a falta de um lateral esquerdo que possa estar à altura daquilo que todos temos a legitimidade de considerar como uma grande equipa.
Sempre me lembrei de olhar para os diversos onzes da selecção e pensar: O defesa esquerdo não é mau... mas também não é bom. Inclusive, num futuro não muito distante, a questão colocava-se com relação aos defesas direitos também (Mundial 2002, Beto titular, Fréchaut o suplente). Lá apareceram duas pérolas caídas do céu, e a questão resolveu-se. Mas na esquerda, nunca se vislumbrou solução. Olhando para as camadas jovens, também não se vê solução, e o que se vê é que provavelmente existirão alguns jogadores, que por via das circunstâncias, nunca poderão sonhar com a convocatória... Estamos em testes, e o próximo a ser testado chama-se Jorge Ribeiro, e é o actual defesa esquerdo do Gil Vicente Futebol Clube. É o irmão do Maniche, fez o seu percurso de formação nas camadas jovens do Benfica, e isso valeu-lhe sucessivas convocatórias para as selecções jovens... Ah, e já agora, é um péssimo lateral esquerdo. É, com a idade que tem, tão lento como o Rui Jorge (o tal que só não é chamado de Tartaruga Touchet, porque nunca vai ao ataque), também não chega muito à linha de fundo, mas tem um senhor pontapé, e faz bons cruzamentos. Tecnicamente bom, tacticamente péssimo, no um para um permeável, não tem grande velocidade, e provavelmente será o suplente do Caneira. Mas Scolari, não tem muito para onde se virar. Ou será que não tem?
Existe um jogador, que não aprecio, mas que tem muito mais qualidades de lateral que o próprio Jorge Ribeiro. É rápido, sobe com à vontade, cruza razovelmente e é titular do Feyenord da Holanda: Bruno Basto já merecia uma chamada. O seleccionador nacional costuma dizer que não vê jogos de futebol, mas a grande verdade é que se devia dar ao trabalho de ir a Roterdão ver este jogador.
Olhando para as camadas jovens, surge agora o Valdir nas selecção de esperanças, ele que me parece ter o seu futuro no Sporting comprometido (Paíto chegou primeiro...), e que provavelmente para o ano estará no estrangeiro a jogar futebol... e depois? Nas equipas da primeira liga, quem são os laterais que podem acabar com a nossa miséria?
Caso bicudo para Scolari.

P.S.: Em vez de ter sempre a convocatória feita, e de haver lugares cativos em nome do espírito de grupo... eu penso que devia ir ver uns jogos do Totenham e acredito que facilmente chegaria à conclusão que o Pedro Mendes é uma alternativa muita mais válida do, por exemplo, o Tiago...

Comentários:
Concordo inteiremante com esta reflexão relativa aos defesas esquerdos de nacionalidade portuguesa e sobretudo no que diz respeito à avaliação feita a Jorge Ribeiro.
Tirando o seu remate e alguma qualidade de passe e portanto a centrar, tudo o resto é pessimo!!! Demasiado mau!!!
Também defendo a chamada de Bruno Basto. Tem qualidade e é de facto no minimo estranho que não tenha merecido uma chamada. Talvez no dia em que a Sportv recuperar as transmissões do campeontato holandês , entao ai tenha essa sorte. Teve tanto azar que já nem o campeonato francês (onde actuava na época transacta) merece a atenção do canal desportivo, dificultanto ou impedindo mesmo o trabalho de Scolari!
Contudo, não nos podemos esquecer e ignorar Nuno Valente, o qual continua ai para as curvas! Continuo a dizer que tem qualidade. Não só no seu posto especifico mas também pelo apoio que dá aos centrais ao nivel das dobras e compensações.
Um jogador que pessoalmente também não aprecio, mas que seguramente é melhor que J.Ribeiro, é Carlos Fernandes.
 
Uma vez que me esqueci de abordar este tema, no comentário que anteriormente escrevi, faço-o agora.
Gostaria MUITO que alguém dissertasse sobre Rui Jorge.
Já que o tema incide sobre defesas esquerdos, seria deveras interessante falar sobre esta personalidade ou como já é chamado, o famoso "Tartaruga Touchet". Quando digo que gostaria que comentassem sobre a referida personalidade, é preciso sublinhar que os mesmo não devem incidir sobre as suas capacidades futebolisticas. Pq assim sendo pouco ou nada haveria a dizer! Numa palavra: Péssimo!! Em tempos foi bom. Mas de à 3 anos a esta parte......... Ahahhahahaaha.
Gostaria sim que comentassem as suas atitudes disciplinares e postura na vida enquanto desportista.
Todos nós (provavelmente menos os sportinguistas) estão já habituados às suas cenas de vitima!! É sempre a vitima! O coitadinho!! O inocente!! Sempre!!
Á alguns anos atrás, viu vermelho directo em Braga por palavras. Argumento: Foi insultado! Ele não fez nada!
No célebre Sporting-Porto e no lance em que João Pinto (seu companheiro de equipa!) estava estendido no chão e em que os jogadores do Porto são os primeiros a preocupar-se com a situação do jogador e o seu estado fisico, na sequência desse lançe e numa atitude cobarde e anti-desportiva, mete a bola em jogo e que acaba por resultar no lançe do penalty ( o famoso enganador!). Todos se lembram do lance. Argumento: Não reparou!! Para ele era mais um lançe normal do jogo! Siga a marinha! Depois o choradinho da camisola. Agora com o Leiria e depois de encostar a bola à cara do arbito auxiliar foi uma vez mais expulso. Apesar de nao ter dado ainda qualquer desculpa esfarrapada. Mas por certo e como sempre a culpa não será dele! Ele é vitima!! É o sistema!! De certeza que o arbito foi a correr contra ele e encostou com toda a força a cara na bola!
Que anjinho! Que menino!
 
Eu vou começar por comentar o teu comentário: Enxorrilho de asneiras...

O Rui Jorge é pura e simplesmente um excelente profissional de futebol, que se excede nas palavras aos árbitros (como muitos, ou quase todos os jogadores que têm carisma, e liderança dentro de um balneário, como é o caso). Da mesma forma que no Sporting o fazem o Beto e o Pedro Barbosa. Que no Porto o fazem o Jorge Costa e o Baía e o Costinha, Que no Benfica o fazem o Simão e o Petit. Chama-se moral, nem todos a têm, mas os que a têm , concerteza que por vezes ultrapassam os limites que esta lhes confere! Agora de modo algum isso faz dele uma vítima - faz dele um jogador da bola : Nunca têm culpa de nada. O Barroso, uma vez chorou, ahahahaha. Não há nada de anormal nessa postura, nem nada que mereça comentário...
Camisola rasgada: O Rui Jorge não viu, o Rui Jorge não comentou, o Rui Jorge falou directamente com o capitão do FC Porto (quiçã seu gde amigo pessoal, e que inclusive já veio a terreno defendê-lo aquando do caso de doping. Estamos conversados) - era a camisola dele, como podia ser a de outro qualquer. Não é metido ao barulho.
No lance, os jogadores do Porto não foram os primeiros a chegar, e o único que lá estava era o Jorge Costa. O Árbitro mandou seguir a jogada (vê-se nas imagens), e jogador que não siga essa indicação, vê pelas leis do jogo o cartão amarelo... Se o Jorge Costa foi passarinho, o Rui Jorge não o é de certeza absoluta! Se depois deu penalty- Desculpa de mau pagador do Sr Mourinho que n está habituada a ser dominado como o foi nesse jogo.
 
Se analisarmos a questão dos defesas esquerdos de um ponto de vista de continuidade, Jorge Ribeiro é bem chamado. Nuno Valente voltou de uma lesão, Rui Jorge arrumou as botas para a selecção (não será mais chamado), Carlos Fernandes é mais velho que ele e não nos vamos esquecer que foi ele que marcou o golo da qualificação para o campeonato da europa, ou seja, tem estado bem em termos de selecção. Temos também Caneira que pode jogar ali como recurso (ou até Ricardo Rocha!). Mas vamos pensar em jogadores de raíz e não adaptações. Não gosto de Jorge Ribeiro, acho que é mau defesa porque não se sabe posicionar, é mau médio ala porque não sabe criar mas se fosse bem trabalhado e não gostasse tanto de noitadas...não discordo da sua chamada. Quanto a Valdir terá a sua oportunidade um dia mais tarde, tal como Jorge Ribeiro vai ter a sua agora.
Quanto à questão do Rui Jorge, para mim, um bom profissional é aquele que respeita todos os outros intervenientes no espectáculo (companheiros de profissão e não só) e respeita a camisola que veste. Quanto à camisola, não há dúvidas sobre o profissionalismo de Rui Jorge. Agora quanto ao respeito, acho que deixa muito a desejar, principalmente com os árbitros. Há já algum tempo que vejo Rui Jorge em conferências de imprensa a falar num idioma que só Dias da Cunha percebe. Rui Jorge fala muito em polémicas e também ele se tem visto envolvido nalgumas. Agora uma coisa ninguém pode desmentir: 70 a 80% das vezes em que é expulso (2-3 vezes por ano) é por palavras. Lembremo-nos da meia final entre Portugal e França (ia comendo o fiscal de linha mas não foi expulso), do Braga-Sporting.(bocas a 20 metros de distância antes de um canto). Ou seja, é bom profissional porque não acerta intencionalmente nos adversários com os pés, mas é mau profissional porque “acerta” nos árbitros e fiscais-de-linha com as suas bocas. O grande problema dele é que é mais irrequieto a falar do que a jogar.
 
Então vamos alongar a questão dos maus profissionais a todos aqueles que procedem da mesma maneira, e quando damos por ela temos muito poucos bons profissionais!!! No Euro 2000 por exemplo, todos os jogadores lá estiveram a reclamar com o àrbitro: O próprio Figo tirou a camisola e atirou-a para o chão na direcção do auxiliar, com a agravante de o ter feito antes do penalty ser marcado!! Nuno Gomes, Abel Xavier e Paulo Bento são autênticos criminosos, pois para além de reclamarem como os outros algo mais terão feito para serem castigados... Pedro Barbosa, Beto, João Vieira Pinto, Costinha, Vítor Baía, Jorge Costa, Capucho, Deco, Simão, Petit, Ricardo Rocha, João Pereira, Éder, Jorge Silva, William, Maniche... Enfim, todos sabem aonde isto vai acabar!!! Não é nada absolutamente fora do normal, para quem tem influência dentro de uma equipa (que n é o caso do João Pereira, nos seniores, mas já o foi nos juniores). Os jogadores que são vistos como tendo Legitimidade para falar com os árbitros, vão aos poucos esticando a corda... ACONTECE COM TODOS e não só com o Rui Jorge. É isso que está em causa. Não é mais, nem menos do que os outros por isso.
 
Vamos por partes:
Rui Jorge não tem moral para nada. Nada!!!!
Rui Jorge não tem carisma. Rui Jorge não tem capacidade de liderança. Rui Jorge não tem garra. Rui Jorge não tem ...........nada!!!!!
Quanto muito terá muito doping naquelas veias!!! Mas também não tem culpa!! Ele nunca têm culpa!!!
Relativamente ao célebre jogo Sporting-Porto, devo relembrar ( a memória é muito traiçoeira!) que não era um jogador que estava perto mas sim 3!! J.Costa, e ali pertissimo , Costinha e Paulo Ferreira. Será o argumento de que o arbitro mandou prosseguir, um argumento válido??!!!! Ou quando interessa o arbitro tem sempre razão?!!!! Alguém se lembra da atitude de Di Canio que poderia ter marcado um golo quando tinha o guarda-redes adversário estendido no chão e seria só rematar, mas numa atitude de louvar e de homem o italiano por ele próprio parou o jogo(??!!!!) Também ai o arbitro mandou seguir!! Só que Di Canio felizmente não é Rui Jorge !! Não sendo um santo (também ele uma vez se armou num misto de Cantona e de Rui Jorge e levou a sua “moral” a niveis inaceitáveis!!) teve contudo o carácter de respeitar um colega de profissão.
Um jogador para ter moral, tem de ser alguem que no campo e fora dele seja um exemplo, em termos de dedicação, “luta” em campo, que “coma” a relva , que à semelhança de Jorge Costa e de Costinha, dê um murro na mesa quando é necessário, que “ensine” os novos da casa, que se comporte como um senhor, nas vitórias e nas derrotas, que assumam as suas responsabilidades e não (pelo menos sempre!) se façam de vitimas!Toda e qualquer pessoa perde a cabeça de vez em quando, mas á limites.
Foi referido o nome de Pedro Barbosa. Bem esse então é uma aberração!!!
Tem moral para quê?? Mas para quê??
Dados concretos: É actualmemente (Fonte: Revista Dez do Record) o jogador em actividade que mais cartões vermelhos viu: 13 vermelhos. Só não me recordo de quantos foram vermelhos directos.
Podem argumentar que já cá anda á alguns anos, mas por certo todos conhecem Pedro Barbosa. Por norma falha um mão cheia (minimo) de jogos devido a lesões, e é ponto assente que as suas expulsões não resultam de faltas! O homem não corre!!!! Não persegue ninguém!! Passar por ele em velocidade até o Jackie Charlton o faz!! Por norma ou é expulso por “bocas” ou por agressão.
Moral ?!!! Moral para quê?
Dentro de campo é o pior exemplo que uma equipa pode ter!! Não tem garra, não dá o exemplo, parece que anda a fazer frete! Por vezes a sua genialidade futebolistica com bola que lhe permite fazer pequenas maravilhas, resulta em magia e os sócios e adeptos leoninos lá lhe perdoam. O pior é que essa genialidade só sai de tempos a tempos. Que moral tem Barbosa para pedir dedicação a um Liedson, a um Rogério , a um Tinga , a um Rochemback??!!! Todos eles com pouco tempo de casa, mas todos eles com mais garra e dedicação dentro de campo! Eles sim têm moral, para dar um berro num companheiro de equipa, ou para falar de forma respeitosa e consistente com uma equipa de arbitragem.
O Sporting está nitidamente numa crise. Crise de exibições, crise de resultados, crise directiva, pressão sobre alguns jogadores e equipa técnica. Agora pergunto: Onde anda o Capitão?? Alguém o ouviu falar? Alguém o viu dar a cara??!! Alguém o viu a serenar os animos?? A defender companheiros??!! Que exemplo de capitão!!
Se não me engano P.Barbosa, Beto e Rui Jorge são os 3 capitães. Que trio maravilha!
Destes e como capitão apenas Beto merece a minha consideração e foi o único a tentar fazer a defesa do grupo. O único!
Rui Jorge?? P.Barbosa?
Moral???!! Moral para quê!????!!
 
Chego à conclusão que o Rui Jorge não sabe brincar com a corda...
 
Isso são ódios de estimação Carlitos!! Não tem nada a ver com discutir futebol. Que não gostes deles é uma coisa, agora quereres sonegar o mérito que eles têm, que os próprios colegas lhes reconhecem, desculpa mas está errado.
O Barbosa já por várias vezes veio falar sobre a crise (que não para defender o grupo, porque combater uma crise nem sempre é pôr paninhos quentes...). Se nunca o fez no flash interview, como o bEto a seguir ao jogo com o Marítimo isso é pq nunca chega ao fim dos jogos.
A moral que ele tem é a de 2 vezes ter levado o Sporting ao Título numa equipa cheia de vedetas. A moral que ele tem é a de qdo o Jardel fez o que fez, foi o primeiro a mostrar dignidiade e dizer: "Só faz falta quem cá está, ou quem quer estar". Se os dirigentes do Sporting tivessem feito o mesmo, não se teria assistido áqueles meses penosos do brasileiro...
Não podes questionar isso, porque quem convive com eles, tb o não faz. Tem moral para isso, e para muito mais.
Quanto ao famoso lance, a memória está de facto a atraiçoar-te, porque quem lá está é o Jorge Costa. O Paulo Ferreira, que é quem comete a falta está atrás do Liedson quando este recebe a bola e é ultrapassado. O COstinha foi o primeiro a chegar, e o primeiro a afastar-se... O Jorge Costa foi passarinho!! O Rui Jorge cumpriu as regras. E em resposta à tua pergunta, o árbitro deve ter sempre razão!! Senão o que estamos a discutir??
O Rui Jorge é o jogador em actividade com mais campeonatos ganhos, o resto é conversa!! Pode ensinar a muita gente como estar para ganhar títulos. Nunca anda na noite (que se saiba, ao contrário de outros), tem vida regrada, é profissional a tempo inteiro, faz sacrifícios, vai para o banco sem piar... Se isso tudo não são qualidades, então diz-me que qualidades humanas se devem ter.
Com relação ao doping, não há muito a dizer... Como diria um amigo meu: "A defesa do homem é a cassete do jogo!! Se se dopou não foi para correr mais rápido!".
 
E queres saber outra moral que o Barbosa tem? A da bola não queimar nos jogos grandes, como aconteceu por exemplo com o Rochemback qdo falhou o penalty com o Porto... (obrigando o Barbosa a marcar o segundo... que entrou tranquilamente). A de não cometer erros estúpidos, a de pensar futebol, a de transmitir experiência, a de concerteza estar muito menos afectado pela crise do Sporting, que outros.
O ano passado deu recital na luz, e em Alvalade com o Benfas (quando saíu, perdemos o controlo do jogo, embora isso tb se deva à entrada do Aguiar, que foi quase simultânea...) e com o Porto... Nas Antas não jogou.
Que mérito é esse que queremos sonegar a um senhor do futebol português?
 
Se o Rui Jorge não sabe brinacar com a corda... eheheheh, depende: Quantas vezes foi ele expulso no FCP a brincar com essa mesma corda, e da mesma maneira?
 
Por acaso foi pena o Rossato ter sido vendido.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!