quarta-feira, outubro 27, 2004

Contratações_1

Se formos a analisar, durante os últimos 4-5 anos, as contratações dos 3 grandes anunciadas pelos jornais chegamos à conclusão que o Benfica, a serem verdade essas notícias, teria um plantel de 40-45 jogadores. O plantel do Sporting andaria perto e o do Porto seria um pouco mais pequeno.
Tento fazer um esforço para me lembrar de todos os jogadores que foram conotados com os grandes e é por demais evidente que, das duas uma: ou há constantes fugas de informação nos grandes ou então há uma grande imaginação dos jornalistas portugueses (e não só destes: a internet permitiu que a informação circulasse mais rápido e notícias veiculadas em jornais como o "Gazzetta Dello Sport", "Calcio Mercato.com" ou "L'Equipe" surgem rapidamente nas capas e nos sites portugueses).
Eis uma lista de jogadores (muito incompleta e para a qual peço a vossa ajuda para os inúmeros nomes que me escaparam) veiculados com os grandes nos últimos anos:
Porto - Davide, Enke, Van Hooijdonk, Caneira, Paulo Costa, Pauleta, João Pinto, Nuno Gomes, Saviola, Morientes, Luís Loureiro, Leandro (reparem na percentagem de antigos jogadores dos rivais)
Benfica - Ricardo, Polga, Diego, Jorginho, Rossato, Rui Costa, Ronaldinho, Adriano, Davide, Sávio, Jardel, Boa Morte, Pauleta, Abel Xavier, Atouba, Ricardinho, Junior, Tchato, Gilberto, Alex, Hierro, Litos, Cléber, Hanuch (reparem na quantidade de jogadores que actualmente actuam nos rivais)
Sporting - Jorginho, Gaúcho, Adriano, Enke, Neca, Pauleta, Sheringham, Paulo Assunção, Salas, Frechaut, Nikolaidis, Derlei, Caldwell, Gamarra, Paulo Ferreira, Dani, Marek Heinz, Ricardo Oliveira, Dudu Cearense (reparem na quantidade de jogadores que actualmente pertencem...ao Porto)

Nota: Nesta lista não se encontram os jogadores conotados com os clubes em questão e que, posteriormente, assinaram contrato.

Conforme podemos ver (apesar de faltarem muitos nomes), o Porto foi o menos sondado no mercado (alguns dos nomes apenas aparecem como moedas de troca pós-conquista da Liga dos Campeões) . Estará a isto associado o facto de ter uma organização mais fechada, ser o clube que vende menos, em termos de imprensa, ou o facto de não falhar contratações? Neste capítulo, o Benfica está destacadíssimo. Muitos foram os jogadores associados aos encarnados nos últimos anos. Apesar disso, as últimas aquisições efectuadas foram feitas sob secretismo: Everson, Karadas e Dos Santos foram "escondidos" da imprensa até ao último momento. Sinal de mudança?

P.S. - Hoje Robinho aparece como certo no Benfica nas 3 capas de jornais portugueses. Por aqui poderemos entender melhor o que se passa no clube da Luz. Se assinar, mantém-se a fuga de informação (pelo menos no que diz respeito a jogadores cotados). Se não assinar, ou o Benfica falhou contratação ou foi mais um boato da "imprensa cor-de-rosa desportiva"...

Comentários:
A 20 Setembro escrevi aqui que os jornais utilizavam a seguinte táctica: escreviam uma notícia, obtinham depoimentos sobre ela e desmentiam-na nos dias seguintes. O mesmo se passa com a novela-Robinho. Como é que uma notícia que estava dada como certa nos 3 jornais, hoje já aparece como "complicada de concluír"? A novela vai enrolar, enrolar e enrolar. No fim dir-se-á que a viagem afinal foi para Roger (entretanto já chamado ao barulho) voltar em Janeiro...O pior de tudo é os jornais já nem terem capacidade de imaginação para inventar um enredo novo para as novelas...
 
A verdade é só uma... Alguém no Benfica abriu a boca. O facto da operação não se concluir não quer dizer que não tenha sido pensada, abordada ou tentada. Não há aqui desmentidos de pessoas credíveis (o empresário confirmou a abordagem e negou o acordo... Robinho não precisa da promoção Benfica...está mais do que promovido e referenciado... a ele só lhe cabe o ónus da escolha), não há fumo sem fogo, portanto... E o André Luiz, que é apontado como reforço do Benfica de há 2 anos e meio a esta parte?
 
Se não há fumo sem fogo, o André Luíz já queimou...vamos lá ver uma coisa, o Robinho escolhe entre os clubes que apresentarem proposta. Pelos vistos, se estiver lá alguma é do Benfica. Não há mais ninguém. O Diego foi igual. O problema desses jogadores (Fabianos e Luisões incluídos) é que servem para um grupo de pessoas ganhar dinheiro e os clubes de top (Barcelona, Milan, etc) não entram nessas jogadas dos 15 ou 25% do passe. Por isso o destino desses grandes jogadores é passar por Portugal ou por clubes espanhóis de menor dimensão. Não sei como é a história do Robinho, nem me interessa muito porque muito dificilmente será jogador do Benfica. Quanto ao facto de alguém ter aberto a boca...acredito que seja possível mas as últimas compras (Quim, Karadas, Everson) revelam o oposto: ninguém se descaíu antes de tempo. Veiga pode não ser credível mas é a única pessoa (do lado do Benfica) que pode dizer se foi lá, ou não, contratar Robinho. Desmentiu-o. E mais, não conheço empresários de jogadores brasileiros que desmintam que clubes contactaram-no para comprar jogador "x" ou "y" (veja-se o empresário do Luisão que já disse que ele tem propostas para Janeiro, ou até o de Rochemback que o ano passado falou que tinha propostas em carteira).
 
Kramer em grande!!!
Disse tudo! E bem dito!!
Diego também ia para A, B e C e depois veio para o Porto!
Não digo que Robinho venha para o Benfica. Não sei! Sinceramente acho dificil. É jogador a mais para o futebol português. Mas se Diego e Fabiano vieram pq não poderá vir também Robinho??! O mercado mudou!!
Como nota, refira-se que Robinho não é um numero 10!! Nada de 10! Será mais um Simão. Só que joga melhor no meio, mas como segundo avançado. Não como organizador de jogo.
Do Benfica ninguém confirmou nada! Sabe-se que os brasucas, adoram abrir o bico para assim aumentar a especulação e o apetite de terceiros! Diego valia 15 e 20 milhões e acabou por vir por 8! Com o mesmo Presidente!

Deixem de ser facciososos!! Isto acontece em todos os clubes! Não dá para andar a desmentir todos os dias, novos nomes!
Alguém comprou o Correio de Lagos'?!! E o Tal & Qual??
Ah pois é!! Está lá!!
Vocês sabem do quê é que eu estou a falar!!!
Eder!!! Eder Baiano ( ou Gaucho ou Carioca - tanto faz) esse mesmo que marcou o golo da Naval, está a caminho de Alvalade! 3 anos!
Alguém desmentiu??!!
Uhm?!! Uhm?!! Uhmp'!!
E Jorginho?????!!
 
Bem, com relação ao Quim, essa é uma história que não está ser bem contada: O Quim esteve para assinar pelo Benfica no fecho das inscrições do ano passado. Quando não veio, porque as inscrições fecharam, disse-se na altura que no final da época viria para o Benfica (na altura até se falava nas possíveis vindas do Paulo Sérgio e do Bruno Gama), o que veio a acontecer. As pessoas entretanto esqueceram isso devido ao excelente final de época do Moreira. Portanto, com relação ao secretismo dessa operação... Há 6 agumentos a favor e existem meia dúzia contra.
O Karadas foi dado como negociado pelo Benfica logo a seguir ao jogo do Benfica com o Rosenborg do ano passado (Taça Uefa), e este ano antes de assinar apareceu nos jornais como sendo forte o interesse. Não exisitiram 2 semanas de novela, mas pelo menos 2 ou 3 dias terão sido - a contratação concretizou-se, mas o boato vem desde Março ou Abril.
O Everson foi realmente uma surpresa. Mas lembro-me quando há uns anos o Sporting contratou um gajo chamado Óscar ao Penafiel... Apareceu na conferência de imprensa e foi apresentado. Onde anda? Quem é? Lembro-me que era ponta de lança, mas é porque tenho boa memória... Do Everson sei que luta como poucos e que conseguiu pôr o Argel no chão.
Quanto ao André Luiz, uma das vezes chegou a ser confirmado o interesse do Benfica, por dirigentes do Benfica (talvez o Simões... na altura era ele jogador do Paris Saint Germain, nem sei aonde está agora).
Isso não implica que as coisas não sejam tratadas com rigor, até porque hoje em dia e com o fluxo de informação que existe é muito dificil apresentar contratações surpresa. Quase tudo se sabe, o futebol move montanhas e qualquer taxista ou qualquer pessoa no aeroporto está disposto a falar sobre o que viu, ou quem viu.
Mas secretismo, secretismo, não huve em nenhum dos casos. Só no do jogador desconhecido - por razões óbvias.
 
Com relação ao Diego, o facto é que o ano passado teve tudo acertado com o Totenham por 12 milhões (em Inglaterra não há enganos, estas coisas são transparentes), e à última da hora o presidente do Santos recuou, porque previa no jogador uma evolução que entretanto o mesmo não veio a confirmar (por lesões, ou lá o que lhe aconteceu).
Foi ganancioso, apostou e perdeu. O Futebol do jogador não apoiou a sua convicção. O mesmo poderá acontecer com o Robinho...
É tudo uma questão de timing, não só com relação à forma do jogador como tb às condicionantes do mercado. Há uns anos Denilson voou por uma soma astronómica... hoje não iria nem por metade. Aliás, 6 meses depois não iria nem por metade...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!