segunda-feira, setembro 13, 2004

Superliga_3

Foi a estreia do campeão no campeonato. Melhor não poderia começar: um golaço daquele que promete ser o líder (em termos futebolísticos) da equipa. O problema veio depois...o Porto adormeceu o Braga mas um lance infeliz de Quaresma (péssimo!) permitiu a igualdade. Deste novo Porto é visível que não há espaço para o desiquílibrio em velocidade; que McCarthy teve a sua chance e vai para o banco, saíndo de lá dificilmente; que Diego está inadaptado, mas se o conseguir vai vingar porque tem muito futebol nos pés e na cabeça; que Costinha pensa bem mas faz mal; que Fernandez ainda não descobriu a melhor forma de tirar o máximo partido do talento de Quaresma, C. Alberto e Diego ao mesmo tempo. Do outro lado, estava um Braga a jogar num claro 4*3*3. Dois jogadores desiludiram-me: Luís Loureiro e João Tomás. Muito positivo só mesmo Jorge Luíz que secou Quaresma e ajudou no ataque. Faltou ao Porto ser mais ambicioso para chegar ao 2-0. Para começar, até nem foi nada mau até porque este ano, e ao contrário do ano passado, o Braga vai roubar pontos aos grandes.
O Benfica fez uma exibição paupérrima. Muita lateralização, pouca profundidade e velocidade. O espaço entre o ponta-de-lança e o ala é enorme; Zahovic não desempenha funções em campo, nem é segundo ponta-de-lança, nem 3º médio (mas a sua classe é visível em cada passe ou desmarcação que faz, Simão que o diga); Petit enche o campo e é o pulmão para este Benfica; Miguel é o único jogador sem posição definida em campo, jogando constantemente na queima; o modelo de Trappatoni só tem futuro até as vitórias serem interrompidas. Aquilo que fez foi errado. Empurrou a equipa para trás quando o Moreirense nem estava a causar perigo. As suas indicações ao intervalo foram de contenção. Este pequeno "Catenaccio" que pretende implementar tem a validade de 2 jogos seguidos sem vencer.
Já o Sporting conseguiu pior que os seus adversários directos. A ida a Setúbal não deixa nada de positivo nos horizontes leoninos. Está mais que visto que um meio campo com 4 unidades tem que ter velocidade e mobilidade nas alas. Ora, o único médio com alguma mobilidade que o Sporting tinha era Tinga (Barbosa foi uma sombra de si mesmo) e foi substituído por...Custódio. O ataque continua muito dependente de Liedson que até poderia ter igualado a partida, não fosse caír no seu erro habitual de falhar golos atrás de golos. Pinilla não é mau, mas também não é bom; Hugo teve a "casa" da ordem; Hugo Viana faz lembrar Zahovic; Custódio é um jogador mediano (será só aos meus olhos?); Danny espevita o jogo leonino mas precisa de jogar mais tempo; Rochemback faz toda a falta naquele meio campo. Peseiro deu ideia de inovar com aquela substituição de Tinga por Custódio mas dizer que serviu para estancar o contra ataque do Setúbal...só se foi até ao intervalo.
Feitas as contas finais, o Benfica cumpriu mas não convenceu, o Porto não conseguiu um resultado tão mau quanto possa parecer e o Sporting falhou na deslocação a Setúbal.
No restante da jornada, destaque pela negativa para o pontapés & caneladas em Barcelos e para a equipa fraca que o Penafiel apresenta. Pela positiva, a força do Leiria e Nacional nas reviravoltas do marcador e o golo de Hugo Santos do Estoril.
Equipa da semana: Setúbal (pela segunda semana consecutiva)
Jogador da semana: Jorginho
Melhor golo: Maniche, que golaço!

Comentários:
2ª jornada...
Nesta segunda jornada, estreou-se o campeão FCP. E o campeão baqueou. Não desenvolveu bom futebol, e fez uma coisa que raramente acontece com qualquer equipa do FC Porto: Apanhou-se a ganhar a uma equipa inferior (ainda por cima cedo no jogo) e não foi capaz de segurar a vantagem. E é mesmo justo dizer-se que o FCPnão perdeu por mero acaso. Esteve mais perto de perder do que de ganhar. O Porto, não controlou as operações a meio campo, não teve interligação com o ataque, e os seus extremos não desenvolveram a velocidade que seria necessária ao bom funcionamento do esquema pretendido. Quaresma anulado, Carlos Alberto aluado, McCarthy de saída... E com tantas soluções de banco não houve ninguém que trouxesse nada de novo ao jogo. O Braga não é pêra doce, mas o campeão tb não estava com fome. Tem nota 11, porque o empate é fora de casa e com um candidato ao quarto lugar.
O Benfica mais uma vez cumpriu aquela que parece ser a sua sina: Jogou mal, e ganhou. Correndo o risco de me repetir, com relação àquilo que escrevi a semana passada, é assim que se chega lá. Referi várias vezes, que mesmo em sub rendimento esta equipa do Benfica é suficientemente boa para ganhar 30 jogos do nosso campeonato... e isso será mais do que suficiente (até pode escorregar 5 ou 6 vezes...). Nota 14, porue a exibição foi má, mas o resultado foi muito bom, a equipa está na frente do campeonato, e a tendência é para... Não há tendência. A rever jogo a jogo. Quem levaria uma nota superior, seria o seu treinador, que fez uma EXCELENTE SUBSTITUIÇÃO!!!!! Nota 20 para Trapatoni, que é muito capaz de ser o responsável principal não só pelo manter da vantagem, como também pelo ampliar da mesma. Às vezes tb o melhor ataque é a defesa.
Chegamos ao Sporting... E aqui surgem vários pontos de interrogação. O Sr. José Peseiro referiu várias vezes ao longo da semana que preferia ganhar por 5-4, do que perder por 1-0. E em coerência com isso, aos 25 minutos, e porque estava na iminência de sofrer um golo, tirou um médio box to box e meteu um médio "no good" (para manter a terminologia inglesa). A substituição do Tinga pelo Custódio só está ao alcance de um verdadeiro iluminado... Não entendi Sr. Peseiro. Não entendi a incoerencia. Afinal o Sporting quer golos, ou quer-se retrair sempre que estiver perante a real possibilidade de sofrer um golo. Neste caso, e ao contrário do Benfica (porque o Benfica vencia, e o Sporting não...) a melhor defesa era o ataque. E a partir do momento em que o Sporting sofreu um golo, ficou sem possibilidade de reagir, porque tinha 3 médios defensivos em campo (e chamo defensivo ao Hugo Viana, porque tenho a certeza que não é ofensivo, e ele tem que ser alguma coisa!! Suplente, por exemplo...). Ah, e depois saem o Barbosa e o Pinilla e entram o Niculae e o Danny... O Danny foi fazer de Tinga (deve ser por causa das trancinhas), o Viana foi fazer de Barbosa (deve ser por... por também ser humano, sei lá), e o Niculae foi fazer de Pinilla... Ou seja, não era a táctica que estava errada mas antes os seus jogadores!!! Douala no banco, poderia conferir outra velociadade, que nem Viana, nem o Custódio , nem mesmo o Rogério têm. Podia trazer progressão com bola, velociadade não só da bola (como acredito que dá Barbosa, velocidade ao jogo, que não às pernas), como também do homem com a bola (do tipo... TINGA!!!). O esquema não estava a funcionar, havia que mudar e tentar o que Mourinho chamou de "mudar o Chip". Nota 0 para Peseiro, o Sporting leva um 7.
Equipa da semana: Benfica (venceu e ganhou vantagem sobre os mais directos rivais)
Resultado surpresa da semana: Vitória de Setúbal
Golo da semana: Maniche (também já votado como golo do mês, e da época 2004-2005 e da década 2000-2010).
Jogador da Semana: Edson (União Leiria)
 
2ºjornada deste longo percurso e ao que parece terá reforçado uma ideia que anunciei ainda antes do campeonato se iniciar. Este será de facto o campeonato mais competitivo e equilibrado da última época, mas infelizmente um equilibrio e um nível competitivo nivelado por baixo. FC Porto muito inferior aos 2 últimos anos, Benfica eventualmente um pouco mais forte e consistente, Sporting...... bem eu tenho de facto alguma dificuldade em avaliar este equipa, mas à partida e num plano teórico, tb ela mais forte e com mais opções relativamente à época transata. E que segundo o Poeta Peseiro, apresenta o plantel mais forte do nosso campeonato. Desconhecia por completo esta faceta lirica e cómica deste jovem treinador que apresenta como grande referência no seu curriculum, o facto de em 92/93 ter sido colega de carteira de J.Mourinho!! Confio em Dias de Cunha e no seu bom senso, pelo que espero que não esteja à experiencia!
Nesta primeira jornada, assistimos a uma exibição menos colorida por parte do FC Porto, mas considero que um empate em Braga é um bom resultado. Se na realidade o FC Porto tivessa já jogado o seu primeiro encontro relativo à 1º jornada e com isso uma provavel vitória( se bem que o Leiria não perde à 17 jogos!!! Notável!), então por certo que esta agitação (que resulta de em termos práticos estar já a 5 pontos da liderança) não teria lugar. É repito um FC Porto , perfeitamente acessível este a que iremos assistir esta época. E veremos se aquele balneário não rebenta. Não há fumo sem fogo, e as declarações de Costinha, seguidas de pronta resposta de J.Costa são claramente indicadoras que o Rei vai nu.
Vi com alguma atenção o jogo de Setúbal, e pude entao assistir a uma pálida exibição da equipa leonina, sem contudo retirar o grande mérito da equipa vitoriana, a qual está talhada para jogar em contra-ataque , sendo por isso o jogo de domingo, um cenário que caía como peixe na água. Vi um Sporting sem automatismos, amorfo, sem grande garra, jogadores estáticos, sem fio de jogo e sobretudo sem alguem que pegasse na equipa quer a nível futebolistico quer ao nível de comando humano. No fundo o papel do verdadeiro capitão e que quando é preciso dá o grito do epiranga, um murro na mesa. De facto Beto fez e faz muita falta aquela equipa. Também Rochemback a nível futebolistico faz mesmo muita falta. Acredito que quando esse 2 jogadores voltarem , o Sporting estará de facto mais forte. Mas sinceramente não vejo esta equipa leonina (pelo menos com este modelo tactico) capaz de lutar pelo titulo. Danny,claramente tem de jogar naquela equipa. P.Sergio merece uma oportunidade e tem um jogador que me agrada particularmente. Falo de Paíto, que com um treinador ( e não um poeta) que o "trabalhe" bem, poderá fazer daquele miudo um grande defesa esquerdo. Está ali muito potencial. Tal também como escrevera num texto à mais de uma semana, Jorginho tem muito futebol naqueles pés! Que pena não estar no lugar de Zahovic!
Com esta pequena introdução, entro no tema Benfica.
Sem praticar um grande futebol, mas a espaços agradável contra uma equipa ultra-defensiva, os encarnados conseguiram uma vez mais o principal objectivo. A vitória. Vitória essa que os adeptos e sócios encarnados ( e para os mais desantentos e sou um lampião de gema!!!) parecem dispostos a dificultar ainda mais! Reafirmo que os sócios e adeptos benfiquistas são os piores deste país. Apenas são bons e entusiastas quando se está a ganhar por 3 ou 4!! Uma vez mais assistimos à triste figura que uma vez mais protagonizaram aquando da susbtituição de Zahovic por P.Almeida. A susbtituição é excelente! É uma leitura inteligente do jogo! O meio estava a ser perdido, e havia que reconquistá-lo para assim recuperar e controlar a posse de bola! Meter mais um avançado ( o desejado N.Gomes) só iria acentuar ainda mais esse défice de capacidade de luta pela posse de bola. É feita a substituição e felizmente veio se a comprovar a intenção e o objectivo que está por detrá da mesma. Será que ninguem se lembra dos empates com o mesmo Moreirense ou Belenenses na época transacta ??!! Se tivermos a bola dificilmente sofremos golo!! E este ano já nem lá está o Hélder! Tudo a favor! Estou farto de assistir a enterros e ao queimar de técnicos e jogadores por parte da massa adepta do benfica que reclama e assobia mais do que aplaude! Matam jogadores! Dão cabo da sua moral. Da sua confiança! Provavelemente P.Almeida é o próximo. Luisão esteve perto. Mas depois perguntam e quando alguns desses jogadores estão na concorrencia, perguntam " epá , pq é que no Benfica não jogava assim?!!"" . Daaaaaaa
Adeptos e sócios incompetentes!! Trapatonni diz que não em cultura táctica. Carlos Miranda diz, que são incompetentes! Burros!!!
Com isto tudo e em jeito de provocação vamos mas é a ver se efectivamente isto nao será uma luta a 3: Benfica ( já parecem os Galácticos!!) ... Boavista (arrrrrrrr. Abomino aquele "equipa" / bando) e Setúbal!
Obviamente jogador da semana é Jorginho!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!