quinta-feira, setembro 16, 2004

Sporting_3

Antes de começar o campeonato, José Peseiro referiu que o Sporting tinha o melhor plantel do campeonato. Ora bem, ouvir isto do seu treinador é um factor de moralização para os jogadores mas Peseiro não lhes pode mentir desta forma! O máximo que Peseiro pode fazer é comparar o seu plantel com o do Benfica porque, com o do Porto, francamente! Como é possível comparar o sector atacante quando o Sporting tem Liedson, Pinilla e Douala para Derlei, McCarthy e Postiga do Porto (nem conto com Fabiano, talvez ainda não tivesse chegado na altura)? De qualquer modo, Peseiro desfez em Setúbal (mal se viu mas fê-lo) o losango de meio campo utilizado por Fernando Santos durante a época passada e durante a sua própria temporada. Se as soluções nas alas fossem outras aceitava-se, mas Barbosa e Viana não são soluções (a tempo inteiro) para fazer o corredor lateral. Outro problema grave é não ter um lateral minimamente completo: Rui Jorge defende, não ataca. Paíto vice-versa (se bem que possa evoluír em termos defensivos). Do outro lado, Mário Sérgio não defende, sobe mais ou menos e cruza bem. Miguel Garcia fecha bem, sobe com confiança mas não sabe centrar (é central de origem). A equipa depende muito da imaginação de Barbosa e do poder atacante de Liedson. Ou Peseiro consegue lançar, com sucesso, Douala ou Danny ou então terá graves problemas. A solução parece tê-la encontrado no segundo tempo com o Rapid. Por falar em Rapid, a rapidez de Danny e Douala foi determinante para a vitória. É que jogar parado já não vence jogos (o Real Madrid que o diga). O que significa sacrificar Barbosa ou Viana...

Comentários:
Apenas um reparo: Quando Peseiro afirma que o plantel do Sporting é o melhor de Portugal, "vejo" declarações como esta de Zizou ( nao o conheço pessoalmente, mas à semelhançar do verdadeiro Zinedine Zidane, tb ele parece completamente fora de forma nos seus comentarios! - se bem que a análise ao plantel esteja bem estruturada) desculpabilizando o "Poeta Peseiro", defendo a tese que essa ideia relativemente à qualidade do plantel da equipa leoninia visava apenas moralizar os seus jogadores. Independentemente de concordar ou não com a sua declaração, ou melhor, do objectivo que está na base da sua declaração, é com alguma perplexidade que assisto a reações e a critérios tão dispares e incoerentes quando comparados com a célebre frase de Luis Filipe Vieira e o seu tão proclamado "Dream Team". Na altura chamaram-lhe todos os nomes e mais alguns. Ninguem pensou que porventura tb ele teria como obejectivo mexer com uma massa adepta e associativa adormecida e sendenta de vitórias e ao mesmo tempo moralizar e dar confiança aos seus jogadores. Na altura so chamaram nomes. Mas com Peseiro não. O homem sabe o que faz( será que sabe mesmo??!!! ) e quer apenas moralizar os seus jogadores!! Ahahahaaha
Nem Manuel Serrão faria melhor!
 
Começando pelo fim: Sacrifique-se Hugo Viana.
Em Setúbal não houve um desfazer do losango, ele manteve-se, mas o que aconteceu foi que as peças rodaram no mesmo. Até mesmo quando entrou o Danny, este foi fazer de Rogério (no lado direito), ao passo que Rogério passou para o lado esquerdo, passando Viana para o meio, onde tinha começado Barbosa. Mais cedo Tinga saiu do lado direito do losango, passando para lá rogério, que saíu do meio para onde entrou Custódio... Ou seja tanta alteração resultou em ... nada. Resultou em confusão, resultou que o treiandor que faz este tipo de substituições, ou tem um jogador cansado (e aos 30 mins isto não pode acontecer...) ou então está a admitir que esteve a dormir durante a semana e não escolheu os jogadores certos para as posições certas (ou erradas, dependendo do ponto de vista...).
No jogo com o Rapid: nem 4-4-2 losango, nem o 4-3-3 que tb foi ensaiado. Surge um 4-4-2 com o meio campo em linha, que depende da velocidade de Barbosa e de Viana?!?!?!?!?!?!??! Ok, é um plano. Mas não resultou. Podia resultar, porque até um relógio parado está certo duas vezes por dia, mas parece que o relógio de Peseiro não é de ponteiros, portanto na melhor das hipóteses está azeros e só acerta à meia noite (só que, os jogos são mais cedo...).
Parece-me que o Hugo Viana é neste momento , um jogador que não cabe na estrutura de Peseiro,porque não é número 10, porque não é um box-to-box, e porque não é um extremo... como diriam os outros: "É um pássaro, é um avião? Deve ser porque não é o Super-homem.".
Parece-me tb que se passar para o 4-3-3, José Peseiro vai cometer outro erro, que é o de sacrificar Paíto , até porque nesse sistema não se pretende que o lateral ataque, logo, passa a cheirar a Rui Jorge... e sem pôr em causa a sua qualidade, Paíto tem qualquer coisa de imprevisível, é rápido e remata muito bem... pode resolver num impasse.
Outro erro será a saída de Pedro Barbosa, que lento ou não é um criativo. Ou seja sai o único homem que pode variar a velocidad, o que vai implicar que o Sporting jogue sempre rápido e mal... Devagar e com qualidade só Barbosa. Se fôr só para jogar devagar, sugiro Viana e Custódio.
No centro da defesa, apreciei Enakharire e Polga (apesar da expulsão, começa a apresentar bons indices este ano), e tb gostei muito de Hugo (que é o único jogador em Portugal que não pode falhar, e é também dos poucos que pode jogar muito bem que o único elogio que leva é dizerem que é esforçado...).
Quanto à questão do plantel... O ataque do Sporting não pode ser comparado com o o do Porto, e se lhe tirarmos o Liedson, tb não pode ser comparado com o do Moreirense. O meio-campo sim, opderá ser o melhor de Portugal (em termos de plantel, e até dos titulares), e a defesa tem deficiências na ala direita... Ou seja, com uma defesa, e com um ataque com tantas lacunas, o meio campo teria que ser composto por Maradona, Cruyff, Vieira e Rijkaard para podermos ter o melhor plantel de Portugal. A justificação de Peseiro será que só olha para o meio campo, e eventualmente para a baliza (com uma certa dose de lirismo), e até bate certo porque está provado que atacar e defender não é com ele. Ah, e se o treinador faz parte do plantel... estamos conversados (ou então está em baixo de forma, e se o Carlos Freitas se lembra de lhe fazer como ele fez ao Hugo...). Faça uma revisão da matéria Professor Peseiro.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!