quinta-feira, setembro 02, 2004

Selecção_1

Depois da boa campanha do Euro 2004, a selecção nacional está de volta. Se é certo que, com toda a onda positivista que se criou em torno da selecção durante o campeonato europeu, ganhou muitos mais apoiantes que tinha anteriomente, também é certo que, quando começarem a jogar novamente, outros apoiantes irão ficar desmotivados e diminuirão o seu apoio. Isto porque habituaram-se durante muito, muito tempo a ver os seus jogadores favoritos, da sua geração favorita: Vitor Baía, Couto, Rui Costa, João Pinto e Luís Figo estão todos fora no momento...Baía para não ser suplente, Couto porque está lesionado (será só isso?), Rui Costa saíu, João Pinto continua "castigado" pela federação e Figo foi comer um kit kat. Dificilmente qualquer um deles voltará a jogar pela selecção, ou pelos normal isso seria, mas...
Este sábado defrontamos a Letónia e começamos a sentir saudades...saudades dos que são líderes incontestáveis, saudades de acreditar e sonhar com a magia de Figo...Penso que estas saudades são extensíveis a Madaíl que decidiu deixar vagas as camisolas com os números 7 e 10. Uma decisão estranha mas, se calhar, clara como água: Rui Costa e Figo têm a porta aberta para regressarem quando entenderem. Quanto a mim, má decisão. Ou entram nas contas ou saem fora. Poderemos até dizer que Maradona, Larsson e Hagi tiveram esse previlégio, mas não é o mais justo para quem trabalha o ano inteiro e depois vê o seu lugar ocupado pelas vacas sagradas...
Ontem foram anunciados os capitães de equipa da selecção: Pauleta e Costinha, por esta ordem. A mim custar-me-á ver Costinha como capitão da selecção. Isto porque não acho que o seja. Pode ser ministro até das finanças, agora capitão da nossa selecção não! A adicionar a esta "desconfiança", parece que temos aí um novo jogador: Derlei deve estar quase, quase a vestir a nossa camisola. Será que os portugueses se vão habituar a puxar por Deco e Derlei em vez de Rui Costa e Figo? Eu não...e se, por algum acaso, Derlei não vestir a camisola da selecção, foi porque alguém se lembrou disso mesmo.

Comentários:
A selecção... não é fácil olhar para a selecção e ter vontade de ver, e acompanhar os jogos... Aposto com qualquer um que leia isto, que vou adormecer durante o jogo.
Mas afinal, o que mudou assim tão radicalmente? A resposta é simples... mudou Figo. E isso fará assim tanta diferença? Faz, sobretudo na atitude, no querer, no correr, no respeito dos adversários.
De resto, não há Rui Costa, como já não deveria haver há algum tempo, e não há Couto, como espero que não volte a haver (a sua camisola também ficou vaga...).
A selecção do pós-euro, tira Figo, entrega as chaves ao Deco, aproveita o meio campo do FCP e dá a titularidade a Simão.
A grande novidade, prende-se com os capitães. Pauleta e Costinha... Pauleta é outro que devia receber a guia de marcha!! Aposte-se em Postiga (ou Nuno Gomes), porque em 2006 estará em condições de jogar, e o Pauleta será o que o Couto foi no euro que passou: suplente de luxo, fornecedor de moral e bom ambiente... o que quiserem. Quanto ao Costinha... compreendo a opção, mas não o vejo como dono da selecção (e não vou sugerir o Vitor Baía, eheheheh). Mas a verdade é que o Deco não pode ser, o Maniche nem no exército seria capitão, os miúdos esqueçam, o Simão capitão só lá na terra dele... Sobrariam os centrais, e mais concretamente o Jorge Andrade. Mas aceito Costinha, a única dúvida é se ele merece o estatuto de incontestável que vem com o estatuto de capitão (porque com o Pauleta no banco é isso que ele será), ou se manterá forma que lhe permita chegar a 2006. Há que pensar a longo prazo... penso que esta visão dos acontecimentos é curta.
Será que em 2006 o Ricardo Quaresma não será um potencial titular da selecção? Então? Há 2 meses estava lesionado para os olímpicos, mas bom para o Porto... Agora estará bom para os sub-21 e lesionado para os AA´S?? Lógico que não, mas custa-me entender a convocatória do Hugo Almeida, se não vejo lá nomes como o do Quaresma...
Enfim, dilemas. Ah, e já agora: Quem é o titular da baliza do Benfica??? É melhor que o suplente? Então porque raio está o suplente nos AA´s e o titular nos sub-21? Será para manter a tendência? Ou seja, Quim continuará suplente, e o Moreira voltará a jogar... Meu Deus, eu sugiro então que levem o suplente do Sporting, porque o Ricardo está mais habituado a olhar para o banco e ver o Tiago... Situação incongruente a da baliza.
Estamos habituados. Obrigao e boa sorte.
 
Já agora, e porque as incongruências não são só dos outros... quero desfazer o meu equívoco, o Moreira não terá sido convocado para os sub-21. Pelo lapso, e pela crítica gratuíta, as minhas desculpas aos visados (eheheheh, parece que estou na bola!!!)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!