segunda-feira, setembro 20, 2004

Real Madrid_2

O Real continua em crise. Quem viu o jogo de sábado, viu uma equipa amorfa, sem garra e sem força anímica. As alterações de Camacho não deram resultado, mas o problema é mais profundo que estas duas derrotas. Quando até Camacho reconhece que o balneário é individualista, é porque algo de grave se tem passado. Certamente, a chegada de Beckham o ano passado foi determinante para o estado de coisas. Não duvido da determinação deste em trabalhar e em se adaptar durante a época transacta, mas deitou tudo a perder quando mandou Queirós..."passear" após ser substituído. A contratação de Owen e Woodgate (não pondo em causa a sua qualidade) quase que me deixa a pensar que estes serviram para dar companhia a Beckham durante treinos e estágios...O maior erro de gestão de Florentino nem foi a compra de Beckham, nem a de Owen. Foi a venda de Makelele. E ele merecia receber (quase) tanto como as vedetas. Numa empresa, os serviços administrativos só dão despesa, nunca geram receitas. Mas não é por isso que deixam de ser um sector fundamental da organização. Camacho vai passar um mau bocado, essencialmente porque Zidane, Ronaldo e Raúl estão longe da forma que era habitual neles; porque Samuel só tem comprometido e não parece ser a 4ª roda do Ferrari; porque Helguera não é "carne nem peixe" (nem central nem médio); porque Beckham está sem vontade de jogar no meio e trabalhar; porque os jogadores nem devem falar entre si; porque sim...
Horas depois de escrever estas linhas, o (in)esperado acontece: Camacho demite-se dizendo que não tem capacidade de dar "a volta ao texto". Quem conhece Camacho, um homem de trabalho, pessoa de não virar a cara à luta, vê-lo tomar uma decisão destas é porque o balneário do Real Madrid deve ter algo de surreal. E agora podem-se levantar muitas questões sobre Camacho: uma delas é dizer que desistiu ou que não aguentou a pressão. Ora bem, quando Queiróz foi despedido, algumas pessoas (inclusivamente pessoas próximas dele) vieram dizer que, pelo estado das coisas, o melhor que Queiróz tinha feito era despedir-se em Janeiro ou Fevereiro, altura onde ainda poderia ganhar todas as competições. Queiróz iludiu-se e foi traído pelo seu sonho. Camacho fez o oposto: reconheceu a sua incapacidade (leia-se de "domar" aquele balneário) enquanto foi altura. O único jogador que o veio defender (ainda antes de se demitir) foi Roberto Carlos, jogador que só ficou no Real porque Camacho lhe pediu. O capitão Raúl nada declarou e penso mesmo que de verdadeiro capitão deve ter muito pouco. Dizer-se que Camacho foi cobarde, quanto a mim, é errado. É errado porque Camacho mostrou no Benfica que, mesmo quando o presidente lhe mentiu (ao prometer reforços de qualidade e a não trazer ninguém), Camacho não abandonou o barco. E tinha tudo para o fazer...Ora, no Real deverá ter sido o inverso: o presidente prometeu-lhe trabalhadores e trouxe-lhe...Owen. Mas os problemas são muito mais graves que isso. É que, no balneário, também se ganham jogos.

Comentários:
Camacho é cobarde, Camacho falhou na sua tentativa de unir o clube, Camacho errou nas equipas que escolheu, e o Camacho é um menino.
Tudo isto é justo dizer-se! Porque o Camacho não pode querer treinar só um grupo de bons rapazes, que nunca venceram nada e que lutam desesperadamente para sentir o sabor da vitória (Benfica), porque o Camacho falhou de todas as vezes em que teve um trabalho de dimensão Hercúlea ( não menosprezando o Benfica, falo de re-erguer o Real Madrid, e falo de fazer da Espanha campeã do mundo), e porque o Camacho não segurou o plantel do Real Madrid, nem conseguiu pôr as vedetas a trabalhar, e mostrou que a história do filho pródigo que retorna a casa falha em 95 por cento dos casos. Adeuzinho.
Mas a verdadeira questão que se levanta é a do presidente Florentino Perez. Para ele, um ditado muito conhecido : "Quem cospe para o ar...". Já não lhe deve apetecer muito falar do Carlos Queiroz... Que será que vai dizer do Camacho??
 
Queria apenas contrariar a tese que Camacho é cobarde. Na realidade fez apenas aquilo que Queiroz não teve coragem e honestidade para fazer em Janeiro ou Fevereiro e aquelo que os sportinguistas gostariam que Peseiro fizesse!!!!
Como grande madrilista e homem sério e honesto que é, Camacho preferiu sair, ao se aperceber que efectivamente não conseguiria mudar o rumo da situação. Sendo um homem frontal, directo, rigoroso e que não admite "prima-donnas" no seu grupo de trabalho, o antigo treinador encarnado, acabou por criar um sem número de anti-corpos naquele amontoado de jogadores. Jogadores acomodados, muito em final de carreira, pagos de forma princepesca, elevados a galácticos por imprensa e adeptos, e que como tal não suportam e não admitem que alguem lhes grite, que seja frontal, que lhes chame a atenção. Que de grupo nada têm , bando de grupinhos, a fazer lembrar a velha burguesia, tentando fazer prevalecer os seus privilégios mas que ao mesmo tento lutam entre si.Um capitão (Raúl) que a mim me decepcinou como líder de balneário e um conjuntinho de jogadores que nada mostrou nesta vida (Pavon que realmente esperneia como um Pavão, e Guti , serão os expoentes máximos) mas que se acha no direito de falar mal e de criticar quem não lhe faz as vontadinhas. Não sou grande fã de Queiroz, mas não tenho dúvida alguma que foram os jogadores que lhe fizeram a cama. Humilharam Queiróz e mais grave ainda com a conivência e participação do presidente F.Perez. Pensei que Camacho daria a volta à situação, pensei que o Real Madrid ganharia tudo. Camacho apercebeu-se que estaria tudo fora do seu controle, desde os jogadores até á parte organizacional. Pede Vieira, trazem - lhe Owen!
Depois disto, apenas espero que uma vez mais o Real , nada ganhe este ano e enquanto la se mantiverem a grande maioria dos jogadores (detesto Ronaldo) e o seu Presidente.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!