quarta-feira, setembro 22, 2004

Árbitros_3

Na jornada 3 da Superliga, Augusto Duarte teve uma actuação positiva no jogo das Antas. O penalty de Abadito sobre Postiga é bem assinalado e não deixa dúvidas. No segundo tempo, e já perto do fim, Seitaridis carregou Arrieta por trás. Uma falta discreta que Augusto Duarte dá-me ideia de não ter visto pois a sua visão estava tapada por Costinha. Aí, o desconto de não ter visto mas a chamada de atenção por estar mal posicionado.
No Académica-Benfica, houve mais casos polémicos: Sokota foi ou não agarrado por Danilo? Paulo Paraty, como todos, não sabe medir intensidades com o olhar numa décima de segundo. O que ele consegue ver é um agarrão, pequeno ou grande. A questão principal (e aplica-se o mesmo a Hugo na semana passada) é: o que está a mão de Danilo a fazer agarrada à camisola de Sokota? Quanto a mim, não foi suficiente para a queda de Sokota. Mas, se o árbitro marcasse penalty, que defesa possível tinha o central academista? Como se não bastasse, Danilo, convencido que tinha que fazer um penalty, agarrou de forma nítida Simão na grande área. O vermelho era o único cartão a mostrar. Já no lance do golo do Benfica, Nuno Gomes está em fora-de-jogo posicional. Ou será que não é só de posição? A bola vai para a zona onde ele está e ele tem um movimento de quem se vai fazer ao lance. De qualquer modo, não teve acção interventiva na jogada. O fiscal-de-linha deveria ter assinalado fora-de-jogo, segundo as regras. Na minha óptica, não deveria ser fora-de-jogo, a não ser que Simão passasse a bola a Nuno Gomes (este lance faz-me pensar nos golos que Jardel fazia muitas vezes: quando a bola era jogada na linha para o cruzamento, Jardel estava offside. Mas quando a bola era cruzada, Jardel já estava em jogo porque o extremo corria mais que ele). De qualquer das formas, reafirmo que, segundo as regras, e a meu ver, havia fora-de-jogo.
Já o trabalho de Carlos Xistra (árbitro que defendi no início do blog), foi polémico e...desastroso a nível técnico. Para além de ter sido mal auxiliado (como é possível anular o 2º golo a Bibishkov??? No lance do primeiro tempo em que Ricardo derruba Bibishkov, o jogador está em linha mas o árbitro auxiliar tem o benefício da dúvida pois Bibishkov dá um pequeno salto para a frente no momento imediatamente a seguir ao passe), errou no julgamento de possíveis lances de grande penalidade. 1º tempo: Enakharire estica o braço e evita a passagem de Manduca. 2º tempo: Douala vai para rematar, mas Briguel faz um carrinho e toca no pé direito de Douala. Quanto a mim, penalty. No lance de Tonel com Douala, Tonel jogou a bola, sem se ter apoiado em Douala. Limpo. No aspecto disciplinar, esteve muito bem no amarelo a Marcos. Nestes casos de queimar tempo por parte dos guarda-redes, não deve haver contemplações. Quanto ao lance do 2º amarelo a Liedson, infelizmente não vi as imagens mas parece que, opinião geral (não consensual), foi mal dado. Teve influência significativa no jogo, mas não foi o único lance nessas condições. Muitos erros para um jogo só a prejudicar, sobretudo, o espectáculo.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!