sábado, setembro 04, 2004

Presidentes_1

Falar sobre presidentes de clubes é sempre delicado. As figuras de proa dos clubes dependem, essencialmente, dos títulos que conquistam e das guerras de palavras que ganham aos outros presidentes. Claro que no topo desta hierarquia surge Pinto da Costa. Nunca vi ninguém assim: é astuto, irónico ao mais alto nível, sabe estar, sabe gozar e, melhor que tudo, sabe ganhar. Lembro-me quando Octávio esteve no Porto e Jorge Costa foi emprestado. O Porto jogava mal, tinha um plantel medíocre (comparado com o de outros anos) e as pessoas começaram a insinuar o fim de Pinto da Costa. Para mal dos anti-tripeiros, estavam enganadas. Pinto da Costa sacou o "coelho Mourinho" da cartola, como que se de raiva ou vingança se tratasse. O resto da história já sabemos...Mas, com Mourinho, Pinto da Costa perdeu preponderância. Naturalmente. Agora, esteve mal no caso-Del Neri e na formação do plantel, mas não há quem o ponha em causa, quem o critique, quem o enfrente. Ainda recentemente foi desmentido por McCarthy pois disse que não tinha negociado com o Everton. O problema é que os jornalistas vêm-no como intocável, como um sábio engraçado e não se atrevem a abaná-lo, quanto mais derrubá-lo. Numa coisa Luís Filipe Vieira teve razão: se o caso-Del Neri acontecesse com ele, era atacado e gozado.
Passo então ao presidente menos presidente que existe: LFV. Quando lá estava Vilarinho, era presidente sem o ser. Agora que o é efectivamente, não se comporta como tal. Luís Filipe Vieira tem sido capaz de dizer autênticas atrocidades. Algumas ofensivas para adeptos e sócios como eu. Os 18 milhões de Mantorras, os 500 mil sócios, a equipa-maravilha, etc. O seu último acto de gestão poderá ter sido ruínoso: a contratação de José Veiga, esse bimbo emigrante que está disposto a dividir o trono do Rei-Bimbo com LFV. Qual o jogador que não está em litígio com Veiga? Todos os jogadores que representou e os quais abandonou para ir para o Benfica e mais alguns: Quaresma, Viana, Abel Xavier, Figo, etc...As contratações falhadas pelo Benfica o ano passado devem-se à sua presença nas negociações (Junior, Ricardo, Polga e outros que já nem me lembro). Tiago incompatibilizou-se com ele, Hélder já o criticou depois de saír e os que lá estão também não devem andar satisfeitos. A lista de reforços é fraquíssima: lavagem de dinheiro com Alverca (o Benfica continua a contratar, em média, 3 jogadores ao Alverca por época, este ano foram 5 - Yannick, Manu, Zé Rui, Amoreirinha e Rodolfo Lima, que estrelas!!!) e para quê falar em Everson, Karadas, Paulo Almeida, Carlitos, Bruno Aguiar e Alcides se o destino de 80 a 90% deles será, constantemente, o banco de suplentes. O Benfica de LFV endireitou algum caminho e hoje já não está na miséria, mas continua a viver acima das suas possibilidades e, sobretudo, acima do seu verdadeiro potencial. LFV tinha a missão de alertar os benfiquistas e admitir que estamos a anos-luz da organização de Porto e até do Sporting.
Sporting esse que tem o presidente mais adepto de todos. Dias da Cunha chega a dizer que foi roubado pela arbitragem em...jogos amigáveis!!! É um lírico. Não gosto dele, devo admitir. Acho que deveria assumir mais uma postura de presidente. Não acho correcto, assim que acabam os jogos, ele ter sempre uma palavrinha para dizer que o fora-de-jogo aos 58 minutos foi mal assinalado...É demasiado picuínhas ("porque é que o jogo do Porto com o Leiria passou para dia 22?") e acho que devia deixar em casa o seu "amigo" Sistema, ou então, apresentá-lo finalmente a todos nós. A política do Sporting tem sido boa em termos empresariais, mas deficitária em termos futebolísticos. A venda de Ronaldo e Quaresma no mesmo ano foi um erro de marketing (quando custaria Ronaldo depois do Euro? Se bem que não teria o mesmo prestígio do que jogando no Man Utd). Mesmo assim, o ano passado conseguiu grandes contratações (Ricardo, Polga, Liedson e Rochemback) e não foi além do 3º lugar. As lacunas eram as alas, o Sporting contratou jogadores...para o meio (Rogério, Hugo Viana e os regressos de Carlos Martins e Danny).A culpa do mau resultado do ano passado, ao que parece foi de Fernando Santos, tendo este sido despedido, indo a SAD contra a política habitual da casa: não despedir treinadores. Veremos se a aposta desta dá resultado, as lacunas do plantel continuam mas a qualidade do meio campo foi reforçada. Mas é preciso dizer uma coisa: desde os tempos da camisola rasgada do Rui Jorge que muita coisa não soa bem vindo da SAD...

Comentários:
Aqui está um tema bastante interessante... presidentes.
Concordo com muita coisa que foi dita pelo Kramer. Mas há uma realidade que hoje em dia me parece indissociável do fenómeno futebolístico, ou do dos clubes de futebol, e essa aponta no sentido que as lideranças estão repartidas. Existe a necessidade de dar o futebol a quem percebe de futebol, porque um clube grande não é o mesmo que um clube pequeno (assim como gerir a IBM não é o mesmo que gerir a Chip 7).
Agora, isso não sucede com o FCP, porque o seu presidente apresenta a vantagem de já perceber muito de futebol. Ele próprio desempenhou as funções de chefe de departamento do futebol (o agora Director Desportivo), antes de ser eleito presidente do FCP.
Portanto, com relação aos seus conhecimentos na matéria, os 30 anos que passaram falam por si. Assim, como em 30 anos é lógico que errou, mas acertou muito mais. O FC Porto, cresce com ele lá dentro, tem as suas maiores conquistas durante o seu reinado, portanto parece-me óbvio que o seu mérito não deverá ser discutido.
Depois chegamos a Lisboa... E aqui encontramos 2 casos distintos.
Luís Filipe Vieira, já foi presidente do futebol, mas achou que sozinho não poderia dar conta de tudo e então contratou José Veiga... O que me parece, é que ele próprio terá conseguido (enquanto exerceu funções), cumprir o papel e melhores condições. De qualquer modo libertou-se, e é um presidente que aparece pouco. Tem poderes institucionais... é o Sampaio da luz? De qualquer modo, cumpre porque por vezes surge a ssumir posições de força, sendo que a questão que se pode colocar é se, perante o cenário que se lhe depara (refiro-me à situação do clube), se tais posições não serão talvez desadequadas? O lirismo do maior clube do mundo, o lirismo da equipa maravilha que todos os anos surge, o lirismo dos 500 mil sócios, do valor do Mantorras... As coisas que lhe ficam bem, são por exemplo o : "Com o Benfica ninguém brinca...". Soa sempre bem. O Benfica tem um líder, e esse é Luís Filipe Vieira... não se sabe muito bem para que serve, mas é ele o presidente.
Depois surge Dias da Cunha, e o que tenho para dizer dele é, no fundo como ele: Chato.
É aborrecido ouvir falar sempre nas mesmas coisas. Por mais razão que se tenha (ou não), torna-se incoveniente, dá uma noção de loucura (Presidente, se de génio e de louco, todos têm um pouco... por favor mostre-nos o génio!). De qualquer das formas, só me cansa ouvir falar do SISTEMA!! Não posso com essa palavra. Se for possível, faça uso do génio e arranje um sinónimo para essa palavra. POR FAVOR! E digo só, porque, ao contrário do que se fala, ele identificou o sistema (Pinto da Costa e Valentim Loureiro, comandando sectores da arbitragem - há uma investigação em curso...), tem razão quando diz que não percebe porque é que o jogo do Porto foi adiado (quando aqui ao lado, o Valencia jogou...) e falou, muitíssimo bem e oportunamente após o massacre que foi o amigável entre o FCP e o Boavista (o Sporting ia lá a seguir, e não lhe convinha o massacre), o que contribuiu para que no jogo do Sporting, os jogadores do Boavista passassem de Rangers a Hippies (era só paz e amor)- 6 faltas nos primeiros 45 minutos. Por outro lado, não me parece que possa ser responsabilizado pela má gestão desportiva, quando esta não lhe compete (a contratação de jogadores não é do seu pelouro)- desde que chegou ao Sporting foi o presidente em funções aquando da inauguração do estádio, do centro de estágio, do centro comercial, do novo museu do clube... É obra (independentemente da mão de Roquete) e a essa obra está associado o seu nome. Obrigado... mas cale-se.
 
Com relação à camisola rasgada (pelouro da SAD, não do presidente do Sporting, que se alguma vez se pronunciou sobre isso, não o deveria ter feito... mais uma vez), convém dizer que a liga analisou o caso e considerou José Mourinho como culpado. Até mais ver, ele rasgou a camisola. Não há notícias de recurso para a liga, apenas se fala de um processo civil para repôr a verdade dos factos... ficamos à espera. Até lá, Mr. Mourinho, as camisolas são para vestir e não para rasgar.
 
Não podia ficar indiferente a tanta barbaridade!!
Sou de facto obrigado a fazer alguns reparos relativamente às ideias expressas sobre cada um dos Presidentes supra-mencionados.
Mas vamos por partes: Efectivamente, Jorge Nuno Pinto da Costa, apresenta um curriculo desportivo, e porventura unico no mundo. São muitos titulos, são muitas competições ganhas, mas sou daqueles que considera que este dinossauro do futebol português entrou na fase de declíneo. Uma completa fase descedente. Recuemos então no tempo, por forma a argumentar esta visão. Para além de egocêntrico, e de ter liderar de forma quase ditadora, Pinto da Costa, quase que exige que as vitórias girem à sua volta, e que seja sempre ele centro das vitórias e que portanto o reconhecimento de adeptos e imprensa gira á sua volta.O verdadeiro "One-Man-Show". É esta filosofia que está na base da saída de treinadores como Carlos Alberto Silva e A.Oliveira que após conquistarem o bi campeonato, são postos na rua. De forma airosa, mas são convidados a sair. E pq?? Pq começam a fazer sombra! Nada como um novo cilco e nova gente! Robson dixit! Vêm então o declineo total. Começa a politica dos muitos e muitos Kaviedes, Esnaider´s, Pizzi´s, Quintanas, etc,. Muitos e muitos. De esbajamento em esbanjamento. E vêm Octávio Machado! Também O.Machado estava à experiência! Erro atras de erro! Com o barco a afundar (só o 2ºlugar e consequentemente o possivel apuramento para L.Campeões) P.Costa faz o óbvio. Despede O.Machado. E faz a melhor opção da carreira dele ao ir contratar J.Mourinho! Mas antencao!! Ao contrário do que a esmagadora maioria afirma e que endeusa P.Costa (pelos visos Kramer e Vantunes incluidos!!) não é P.Costa que faz a arriscada, audaz e meritóra aposta em Mourinho. Mourinho surge no palco principal do futebol português, por intermédio de João Vale e Azevedo!! Esse sim, tem o mérito de "descobrir" e apostar em Mourinho!! O resto é a sequência natural do seu talento ao levar o Benfica a pratica um futebol até entao nao visto e levar o Leiria aos lugares cimeiros do campeonato, jogando taco a taco com qualquer um. P.Costa faz o que qualquer pessoa inteligente faria (Vilarinho, Beto e elevada percentagem dos sócios sportinguistas). Mourinho sai, e volta a bagunça!! 12 reforços para esta época!! 12!! Alguns nem chegam a aquecer o lugar!! Um verdadeiro entreposto de jogadores!! Jogadores de 2,5 milhões de euros para jogarem na equipa B!! Lindo!! Nem comento Del Neri!! Digo isto sinceramente: Prefiro estar uns anos sem ganhar titulos do que ter um Presidente como Pinto de Costa cuja forma de estar no desporto, nao se coaduna com a minha.
Passemos a LFV. Tem de facto as suas falhas e as suas limitações. Mas também aqui vamos por partes: Parece-me que de facto existem neste país muitas pessoas com dificuldade em entender a lingua portuguesa. LFV nao diz que Mantorras vale no mercado 18 milhões de contos. LFV assina um contrato com Pedro Mantorras, cuja clausula de rescisão é no valor de milhões de contos. Quem quiser levar Mantorras tem entao de pagar 18 milhoes. É esse o valor. Mas o valor da clausula. O valor do passe. Mesmo principio para os 100 milhões de Puyol. ou 35 milhões de euros de Carlos Martins. Nao me recordo de fazerem o mesmo raciocinio para Laporta ou Dias de Cunha (ou para M.R.Telles, ou Bettencourt, ou Duque, ou seja lá quem for que diz que manda no futebol do Sporting). De qualquer forma recomendo o Dicionário da Porto Editora e uma Gramática de Texto Editora.
No que diz respeito à opção Veiga, é me dificil opinar. Dou-lhe o beneficio da dúvida. Acho que pode ser uma mais valia. Tb não me agrada os desaguisados com alguns jogadores. Mas todos sabemos que os jogadores são verdadeiros prima-dona´s!
Quanto aos reforços, reafirmo que Carlitos é muito bem comprado. Concordo e acho boas as opções Yannick, Amoreirinha, Ze Rui (deveria estar no plantel) e R.Lima. Um é bom guarda-redes e Amoreirinha e Ze Rui, jogadores de enorme potencial. Quim é pessimamente mal comprado. Péssimo! Everson, não conheço como tal dou o beneficio da dúvida. P.Almeida? Bom suplente para Petit. Karadas?? Pode ser muito util para o nosso campeonato. O epiteto de "equipa maravilha" está mais que esplicado. Havia que criar espectativa e galvanizar os socios.
Desportivamente, teve péssimo ao dispensar Van Hooidjonk. Gamarra devia ter sido contratado. Jorginho do Setúbal anda à solta! Contratem-no! (Aproveitem e copiem e escolham-no para a Liga Fantástica!!!)
Dias de Cunha????? Ui!!!!!
Falar de Dias de Cunha é pior que ler Freud!! Até Kant ( e a sua Fundação da Metafisica dos Costumes ) é mais claro do que Dias da Cunha!
Reconheço-lhe qualidades como Gestor. Mas não sou daqueles que o ilibam de responsabilidades desportivas, desculpabilizando com o responsável da SAD, seja ele Bettencourt, Freitas, Ribeiro Telles ou o Paulinho. Pq no fundo é ele quem o escolhe! Se LFV é responsabilizado pela opção Veiga, entãõ tb Dias da Cunha tem de ser pelas suas opções. Critérios uniformes meus amigos. A nivel desportivo, considero a opção Peseiro, uma opção infeliz. Tinhamos o Poeta Romao nos sub-21 , temos agora o Poeta Peseiro em Alvalade.
Como benfiquista fico contente!
 
Deixo aqui uma sugestão para o Humor_314!!! (Nota: eu acho que os comentário do Santini deveriam ser contabilizados e reencaminhados para a secção do Humor!! É de morrer a rir! Como é possível que K.Dyer esse louro irlandês ainda não tenha uma referência neste blog?!!!)
Acabado de chegar ao futebol português e mais precisamente a um clube com quem simpatizo (S.C.Braga), Lima de seu nome começa por questionar "Mas quem é José Mourinho?!!!) e que as unicas coisas que conheçe do futebol português são L.Fabiano, Diego e Liedson, os quais jogam no F.Porto!! Diga se em nota de rodapé que Lima foi companheiro de Liedson no Coritiba. De Carlos Alberto diz ja ter ouvido falar. Derlei?? Nunca ouvi falar!. Cá para mim, Lima deve ter tado muito tempo fechado em casa! Carlos Alberto é jogador da selecção olimpica e jogava no Fluminense! E tb por certo que nao prestava atencao ao futebol europeu para nao conhecer nem Derlei nem Mourinho.
Mas o que realmente me fez prestar ainda mais atenção a Lima, foi quando li, que este era parecido com Kluivert!! Ao nível de inteligência, confirmo!! Ta renhido!! Anda ela por ela!!
A nível futebolistico?? Tb não é muito dificil!! Já é sina! Para clubes com gosto (Newcastle) e com quem simpatizo (Braga) só calham é cromos!!
 
Ahahahahah, bem vindo de volta ao Blog Amigo.
Antes demais, só quero fazer um esclarecimento. Não me referi à opção de Mourinho, como sendo um dos grandes méritos de Pinto da Costa. O que enalteci foi a obra do homem. É inequívoca e fala por si.
DEpois, referiste vários factos Que explicam o porquê de achares que ele está em declínio. e a verdade é que muitos deles acontecem antes deste grande ciclo do FCP... Atenção que neste momento o Porto ainda não falhou... há qualquer coisa que não está a funcionar bem, mas são os resultados que vão dizer se ele está em declínio. O Pinto da Costa já tirou muitos coelhos da cartola.
Quanto ao LFV, a sua afirmação enquanto director desportivo do Benfica, visou aproveitar o bom momento futebolístico do jogador e fazer crer (escudando-se na clausula), que esse era o real valor do jogador... Não preciso da gramática, porque me limitei a fazer uma interpretação semantica, ;)
Por fim, não responsabilizei o LFV pela opção Veiga, apenas refiro que os reforços do Veiga não o são na realidade... nenhum aumenta a qualidade da equipa (O Deus Mourinho que defendes, já escreveu isso mesmo e eu, ao contrário de uma pequena maioria como o Beto e a massa associativa do Sporting, limito-me a subscrever). Agora, podrás ter inferido que é o responsável na medida em que ele ocupou a posição, mas não foi isso que quia dizer. Se fui pouco claro, peço desculpa. O responsável pelos reforços do Benfica é José Veiga, mas o responsável pela escolha do VEiga é o LFV.
Assim como o Dias da Cunha não é responsável pelas contratações do Sporting, mas sim pelas pessoas que escolhe como responsáveis (mais uniforme do que isto, até tu terás dificuldade em ser, eheheheheheh).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!