sábado, setembro 11, 2004

Premiership_3

Acabo de ver parte do jogo Aston Villa-Chelsea e o que se esperava confirmou-se: o Chelsea não venceu, mas também não perdeu nem sofreu golos. Mourinho está, sem dúvida nenhuma, a trazer algo nunca dantes visto (desta forma) numa equipa inglesa: a consistência defensiva é impressionante. Estava a ver o jogo e a pensar no trabalho táctico que, tanto uma, como outra equipa têm desenvolvido. A diferença é abismal. Estamos a falar de David O'Leary e de um Aston Villa que até está bem arranjadinho mas foi praticamente incapaz de "inventar" forma de ultrapassar o muro criado por Mourinho. A sua táctica é "simples": 4 defesas, 3 médios capazes de fechar a zona central e as laterais e 3 avançados (2 mais móveis). Mourinho confia muito na capacidade de 1x1 destes. Tem que confiar, porque nenhum dos seus médios centro tem a capacidade de Maniche. Lampard e Tiago não fazem o costa-a-costa que Mourinho precisava. Por isso, Cole também não desempenha o papel de Deco (não recua tanto, caíndo sempre que possa nas alas) e fixa mais junto dos avançados. É um jogo de puro contra-ataque (com equipas superiores e a jogar fora de casa), e que está a colher frutos: 1 golo sofrido em 5 jogos! Muito bom para uma liga tão disputada como a inglesa. Por outro lado, Drogba e Kezman ainda não renderam o que já seria de esperar. Mourinho dar-lhes-á o tempo que necessitarem.
Apesar de fora o desempenho do Chelsea ser de contenção (lembro que tem 3 jogos fora em 5), em casa, a postura é completamente diferente: massacra desde o início o adversário. Foi assim com o Southampton (se bem que tenha começado a perder desde o primeiro minuto). Ainda falta ao Chelsea a consistência de 90 minutos mas Mourinho está, sem dúvida, no bom caminho. O facto de hoje não ter perdido, nem sofrido golos indica que a equipa está forte, até porque o Villa Park nunca foi tarefa fácil para ninguém...

Comentários:
E posto isto(que subscrevo), o único problema que o Mourinho tem para resolver é arranjar maneira do Arsenal perder pontos e jogos (esta semana, os gunners até tiveram uma ajudinha...). A história dos 100 pontos para ser campeão fez muita gente rir, mas...
O facto é que se o fosso se tornar muito grnade logo de entrada, a futura melhoria do Chelsea pode não ser significativa (sei que só se tratam de 2 pontos).
E o Mourinho já começou a comentar o trabalho dos árbitros (o que fez e muito bem, pois foi prejudicado em 2 campos), pois sabe perfeitamente que não pode deixar o Arsenal fugir (Arsenal que é o grande candidato ao título, embora toda a gente o peça a Mourinho).
É com agrado que noto que o Reyes está uma verdadeira bomba, indo de encontro ao que havia referido na altura do meu comentário à premiership (em alusão ao facto do Arsenal ficar mais fraco no ataque... 19 golos em 5 jogos falam por si).
 
O Arsenal ficou enfraquecido no ataque porque saíram jogadores como Kanu, Wiltord e Jeffers e lesionou-se Alliadere. Para os substituír chegou Lupoli (italiano de 17 anos) e Van Persie...que, ao que sei, ainda não foram utilizados. Ou seja, se Henry ou Reyes se lesionam, não há substitutos capazes. Isto é um plantel enfraquecido em termos de soluções. Não pus em causa o valor dos que lá estão, até porque os considerei os favoritos ao título. A época é longa e a ausência de alternativas no ataque pode ser um problema...
 
Tens o Ljungberg que também lá está, e pode perfeitamente fazer o lugar, tens o referido Van Persie, que ainda não foi utilizado, porque os outros dois têm 10 golos (os dois, se não estou em erro).
A influencia desses jogadores que referiste e que abandonaram o clube, foram muito escassas e é por isso que saem.
Quanto ao Reyes, é praticamente um reforço, porque no ano anterior estava como agora estará Van Persie. Considero que o Arsenal está muito mais forte e que será forte candidato a ganhar tudo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!