segunda-feira, agosto 30, 2004

Superliga_2

Pois é, resultados iguais mas enquadramentos diferentes...Benfica e Sporting ganharam 3-2 mas pode-se dizer que os de Alvalade devem estar mais satisfeitos. Peseiro conseguiu motivar os jogadores e arrancar deles uma boa exibição. Está visto que Liedson é o matador, que Pinilla pode ser útil, que Barbosa e Viana não duram jogos inteiros, que Carlos Martins e Danny serão opções válidas e que surge uma novidade na defesa: Paíto está prestes a destronar Rui Jorge (pelo menos nos jogos com equipas mais fracas). O Sporting defendeu mal nas bolas paradas, mas demonstrou coesão durante todo o jogo. A máxima de Peseiro está a dar resultados. Quanto ao ataque denota algumas limitações, mas Liedson é um fora-de-série e parece capaz de resolver grande parte dos problemas. O Benfica conseguiu algo impensável para quem estava a ver o jogo (e quem viu os últimos 3 jogos) que foi marcar 3 golos em 3 oportunidades. Depois, como é hábito há já algum tempo, a equipa desleixou-se e sofreu quase o empate. Esta vitória sofrida não consegue esconder graves problemas na equipa montada por Trappatoni. Karadas esteve contantemente na linha de meio campo a fazer jogo, jogando assim muito longe da baliza; João Pereira foi (e é) uma unidade a menos (mais uma vez se vê o bom trabalho que Camacho conseguiu: pôs João Pereira a meio campo a jogar bom futebol); Petit assume-se como o patrão da equipa (é ele que dá a palestra antes do jogo começar); Álvaro Magalhães é o ideólogo, Trappatoni é a personalidade (as substituições parece que não fazem parte do jogo de Trappatoni quando a equipa se encontra a vencer). Não há fio de jogo, não há grande mobilidade dos alas (Simão encosta à esquerda e limita-se a cumprir, Geovanni não consegue arrancar, João Pereira rende zero e Carlitos terá, em breve, o seu espaço) nem dos médios centro (Zahovic arrasta-se, Manuel Fernandes anda um pouco perdido, Paulo Almeida não sabe, Bruno Aguiar está esquecido). Outro problema gravíssimo é a falta de soluções. Não há banco! O Benfica depende da forma de Moreira, Miguel, Luisão, Rocha, Petit, Simão e Nuno Gomes (e/ou Sokota). De destacar ainda o regresso de Ricardo Rocha e Fyssas: trouxeram solidez defensiva e o facto de, da equipa titular, apenas Karadas é reforço. Já no banco, caras novas eram todas menos Manuel Fernandes (e Sokota mas estava lá só a fazer número)...ou seja, o Benfica comprou jogadores para o banco...
No resto da Superliga, destaque para o Belenenses a comprovar a boa pré-temporada (atenção a José Pedro e à velocidade dos 2 avançados), para o Setúbal (bateu a equipa mais fraca da superliga, conjuntamente com o Estoril) e para o Boavista que, sem jogar futebol de qualidade, venceu por 1-0 a equipa-sensação do ano passado (resultado esse que deverá conseguir muitas vezes nesta Superliga).
Já agora, e seguindo o conselho do Vantunes, aqui vão os prémios da semana:
Equipa da semana: Setúbal (acho que a votação "resultado mais surpreendente" encaixa-se mais ou menos nesta distinção)
Jogador da semana: Karadas (ganha ao Liedson ao milimetro e porque o Liedson é 10 vezes melhor que ele)
Melhor golo: epá, não vi todos mas voto no golo do Martelinho! (Jogada do Zé Manel!!!!!)

Comentários:
Equipa da semana: Vitória de Setúbal
Grande vitória, fora de casa, a um concorrente directo (será), e com bom futebol... O Vitória não mostrou as armas todas, por isso cuidado. É uma equipa que realizou uma boa pré-época, embora os resultados o não demonstrem.
Jogador da Semana: Juninho Petrolina
Excelente estreia do estratega do emblema da cruz de cristo. Jogou e fez jogar. Assume-se como candidato a figura da superliga e catapulta o Belém para candidato a qualquer coisa de inesperado (ou seja, tudo o que não seja a fuga à despromoção).
Golo da semana: LIEDSON. Um golo fenomenal, o terceiro do Sporting.

Comentário á performance dos grandes: Não posso comentaro jogo do Benfica, porque lamentavelmente não tive oportunidade de o assistir. De qualquer das formas, são sempre 3 pontos no norte, e a fazer (supostamente, porque não vi), aquilo que é mais dificil : ganhar o jogo a jogar mal. As equipas que ganharem a grande maioria dos jogos em que não têm uma boa performance (desde que logicamente ven~çam aqueles em que têm uma boa performance...) provavelmente acabarão bem classificadas... Embora eu mantenha, que milagres no futebol, não acontecem todas as semanas. A rever
O Sporting deliciou os adeptos, mas continua a preocupar pela fragilidade defensiva, revelada sobretudo pelos centrais no jogo aéreo, com Polga ainda pior do que Hugo pelo ar... Podem surgir problemas. Confirmou a dinâmica do meio campo, e mostrou que o ataque é bom! Sempre discordei completamente da ideia pré-concebida que se fez na pré-época, de que era uma equipa que defendia bem e atacava mal. Acredito que o oposto é que se verifica. Este primeiro jogo deu-me alguma razão, vejamos os seguinte.
Atribuo um 13 ao Benfica (nota inflacionada pela vitória).
O Sporting mereceu um 15 (se defendesse bem, até lhe dava 18, eheheheheh).
O Porto leva um 20, só por existir... e porque comprou o Fabiano...
 
É curioso, como este blog se assemelha ao jornal A BOLA. Tudo gira à volta do Benfica. Esta equipa jogou pouco ou nada e mostrou também que o Beira Mar é fraco. Uma boa equipa não perdia em casa aquele jogo com aquele Benfica. Aliás, quem jogou em casa? O Beira Mar tinha quantos adeptos na bancada? Mil, dois mil? É a nossa SUPERliga.
O Sporting, jogou bem à bola e jogou pouco futebol. Já foi uma equipa agradável de ver mas é impressionante como deu a impressão que se o Gil Vicente fosse uma equipa de jeito (qual Beira Mar) também aproveitaria mais um ou dois cantos para ganharem pontos.
O que vai valer este campeonato? Duvido que alguma coisa de jeito e como os 3 primeiros lugares dão acesso à Champions, pior ainda.
Melhor golo: 2º do Liédson
Melhor equipa: Sporting (calou muita gente à espera de um falhanço)
Melhor jogador: Liédson (se jogasse no Porto poderia aspirar a grandes voos)
 
Em relação ao comentário do faneca do facto do blog parecer o jornal "A Bola", devo dizer que é a primeira crítica negativa que recebo. Mas, ao constatar que o seu comentário incluía algo sobre o Benfica percebo o porquê de tal declaração infeliz. Neste post, achei mais premente falar de uma forma mais aprofundada sobre quem ganhou mal (entre os grandes), do que quem ganhou bem. Poderia ter referido que os adeptos do Sporting ficaram surpreendidos com o rendimento da equipa, adeptos esses que, tal como faneca, têm criticado duramente Pinilla que, desta vez até nem se portou mal e já fez alguns adeptos interrogarem-se sobre o seu verdadeiro valor (o mesmo se passa com Karadas). Adeptos esses que duvidam da qualidade do plantel (Peseiro diz que é o melhor da Superliga) ou, pelo menos, da sua falta de soluções. Mas achei que não faria muito sentido lançar essa "polémica" (que de polémica não tem nada, são factos concretos) e evitar entrar numa onda vermelha e verde, que parece que alguns querem que exista. Este espaço serve para exprimir ideias, até talvez seja mais fácil ao escrever deixar o cachecol de lado e não ser muito faccioso. Engraçado que, se alguém já disse mal do seu clube, foi o Maligno que considera que o Benfica vai-se "desgraçar". Quanto à clubite aguda (mal de que todos padecemos de quando em vez), é algo que desejo evitar...Até porque este blog só tem uma cor: é...laranja (apesar das reclamações)!
 
Então... o blog é do PSD??

Percebo o que diz o Faneca, mas acho que o Kramer tem estado bem, na tentativa de controlar as suas emoções vermelhas, eheheheheh.
Eu por mim, estou muito curioso em ver no que dá o Benfica, porque todos os orgãos de comunicação me venderam esta equipa como uma super-equipa (eu não comprei...) capaz de ombrear com o campeão da europa... E francamente não via nada disso... Todos diziam que tinha reforçado a equipa... eu não via nada disso... Mas dei e continuarei a dar o benefício da dúvida, porque não penso ser detentor da verdade. Daí tb eu, falar muito no Benfica. É a incógnita... desperta curiosidade.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!