segunda-feira, agosto 16, 2004

Sporting_2

Finalmente o segundo post sobre o Sporting!
É estranho ver um meio campo com tanta qualidade e só ver um homem a trabalhar...Tinga tem-se destacado, apesar daquela "casa" monumental no golo de Sávio. Rogério já se viu que é bom, é polivalente e pode ser útil durante o campeonato para suprir alguma ausência em determinada posição. Mas o Sporting apresenta 3 grandes problemas: 1º a defesa continua a claudicar em momentos importantes, apesar de manter praticamente a mesma estrutura. Dá ideia de estar muito dependente de Beto. De qualquer das formas, Paíto vai começar a ganhar um lugar que já lhe devia pertencer, parcialmente, desde o ano passado devido ao notório abaixamento de forma de Rui Jorge. O segundo problema é não poder utilizar o modelo 4*3*3 visto que as alas estão desiquiibradas. Douala diz que aí "sou mesmo bom" mas não vai poder potenciar o seu futebol pois parece natural o Sporting jogar em 4*4*2. E aqui surge o 3º problema: quem acompanha Liedson no ataque? Niculae está fora de forma e não é o mesmo que conhecemos, Douala não rende muito naquela posição e Pinilla não convenceu nem demonstrou capacidade para jogar naquele modelo. Peseiro pareceu arriscar em utilizar uma frente de ataque com Pinilla no centro, Liedson à direita e Douala na esquerda mas isso seria inutilizar o faro goleador de Liedson. De qualquer das formas, o Sporting tem aspectos positivos importantes: grandes jogadores de meio campo (Roca, Tinga, Carlos Martins, etc), um avançado decisivo (Liedson) e uma dupla de centrais muito boa (Polga e Beto).
Peseiro, quanto a mim, tem potencial para treinar o Sporting, mas poderá ser posto em causa muito cedo dado o seu curriculum não ser muito extenso. Peseiro parece privilegiar a solidez defensiva, meio campo forte fisicamente, mas não se pode esquecer que o ataque pode ser a melhor defesa...e aí o Sporting está debilitado. Ainda para mais já se sabe que Pedro Barbosa demora a aquecer, Roca está lesionado, Viana e Niculae estão fora de forma, Tello não convence, Carlos Martins e Danny começam de fora e Douala ainda não marcou. O início de época do Sporting parece que será turbulento, mas tem todas as condições para depois arrancar para uma boa época.

Comentários:
Os problemas do Sporting passam, e muito, pela sua defesa. E isso contempla também a questão de quem trabalha no meio campo. Mas na própria defesa há problemas em todas as posições. Começamos pela baliza, aonde Ricardo terá de fazer uma época que finalmente cale todos os cépticos. Ainda não convenceu, com as suas defesas para a frente, as saídas a destempo e o deficiente posicionamento na baliza. O seu, sobreavaliado europeu poderá motivá-lo para a recuperação.
Depois aquele que poderá ser o problema mais grave: o lado direito da defesa. Miguel Garcia terá um bom jogo de cabeça, uma velocidade razoável, até fará bons cruzamentos, e no um para um, não será dos mais fáceis de ultrapassar... Falta-lhe o mais importante: nunca está no seu lugar, porque não tem cultura de lateral. É constantemente ultrapassado por passes na diagonal, e o seu extremo esquerdo não tem grandes dificuldades em iludir a sua marcação. Aquele lado direito parece uma passadeira vermelha, e todos que lá passam são reis. Mário Sérgio é o suplente de Frechaut (está tudo dito), sobretudo porque é duro de rins, e terá mau jogo de cabeça. Por isso os adeptos do Sporting desesperam pelo que poderá fazer Rogério naquela posição (Rogério que na Europa, é mais conhecido como o alvo predilecto das diabruras do Robinho... felizmente veio o Diego). As primeiras impressões, deixaram a desejar. A hipótese do Beto voltar à direita, não seria assim tão descabida. É estranho ver que Peseiro ainda não se lembrou disso (já se ganhou um título nesse molde)
No centro estaria o ponto forte da defesa... E o condicional não é empregue por acaso. Beto e Polga não se entendem. Não são jogadores que se complementem, porque têm características virtualmente idênticas. É preciso alguém duro, que marque em cima o homem, que não tenha problemas em jogar feio, que não utilize o lado esquerdo do centro da defesa como bode expiatório. Hugo? Poderia ser, mas é demasiado impetuoso, o que retira tranquilidade à defesa. Para além de que pode sempre errar se tentar sair a jogar. Enakharire? Quem sabe. Dizem que é uma pedra, e rezam os leões para que não se estejam a referir à sua mobilidade. O que noz traz ao lado esquerdo da defesa e a Rui Jorge, hoje por hoje, a pedra por excelencia. Tecnicamente do melhor que há, fisicamente o pior que há. Paíto leva vantagem, e não defende tão mal quanto querem fazer crer.
O meio campo do Sporting é claramente o ponto forte da equipa. É onde estão os seus melhores jogadores, os que podem fazer a diferença em vários aspectos do jogo, e por esse motivo deverá ser a partir dái que se deverá construir a equipa. Com relação a Tinga, estamos conversados. Excelente capacidade física, velocidade, calma, qualidade de passe e capacidade de marcação. Talvez a merecer a posição de vértice mais recuado? Rochemback é támbém um valor seguro que certamente fará entre 7 a 10 golos (contando com os penaltys que vai falhar), e o regresso de Barbosa prometeu (não cumpriu, mas ainda vai ter tempo para isso). E o quarto elemento? Tello? Viana? Carlos Martins? Rogério? Custódio? Danny? Que pesadelo... Rogério poderá encaixar na direita, Danny na frente. Dos outros... aparentemente Custódio será a opção, mas os sportinguistas anseiam por Carlos Martins, e por um consequente recuo de Tinga. A outra opção passa pelo sacrifício de Pedro Barbosa como figura de proa, passando a sair como um elemento de banco bastante válido.
No ataque, as deambulações de Liedson e Douala são uma melhor opção, do que qualquer outra. Terão que ser eles a cair nas alas e a provocar o desequilibrio, abrindo espaços para que alguém do meio campo possa entrar na área e finalizar. Saídos do banco, Pinilla e Niculae podem tornar-se variações interessantes a este modelo (não há condições para jogarem de início: Niculae n tem velocidade, Pinilla não parece ter nada), assim como o Paulo Sérgio.
Cumprimentos.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Ontem, contra o Boavista, e sobretudo por via das circunstâncias, o treinador do Sporting fez uma coisa parecida com o que eu pedia no meu anterior comentário: testou um central a lateral direito (excluindo, por conveniencia, Miguel Garcia do lote dos centrais laterais). E no mínimo, o que se pode dizer é que a experiência correu muito bem!!! Mas ao mesmo tempo, o central utilizado à direita, mostrou que pode ser a solução para aquilo que, segundo a opinião que difundi no comentário anterior, tem faltado no centro da defesa: um marcador implacávcel, duro, e invencível no jogo aéreo. Fiquei bastante impressionado com Enakarhire. E começa a ganhar forma a possibilidade de um central jogar à direita. Hugo tb passou por lá, mas penso que o Beto seria a melhor solução, até pela segurança que evidenciou o nigeriano no meio (pelo menos, neste jogo. O único em que o vi actuar).
 
Ah, e com relação ao Sr. Capitão Pedro Barbosa, passar a sair do banco como opção válida... Essa terá sido uma das questões mais absurdas que alguma vez terei colocado na vida. Penitencio-me, e estamos conversados. Um jogador assim, é TITULAR (com letra grande).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!