segunda-feira, agosto 30, 2004

Árbitros_1

Não sou, nem nunca fui, muito de me queixar dos árbitros. A maior parte das vezes nem sei quem vai apitar ou quem apitou os jogos do Benfica. Pura e simplesmente, regra geral, passa-me ao lado. Duma forma geral, está standardizado que são todos gatunos, que beneficiam o Porto, o Boavista, o Penafiel e/ou o Benfica. É fácil associar o Paulo Costa e o Martins dos Santos ao Porto, o Lucílio Batista e o Bruno Paixão ao Benfica, etc. Por isso, decidi abrir uma rubrica para os árbitros. Este ano vou tentar manter uma maior atenção ao trabalho destes desgraçados (ou talvez não). Mas antes disso, gostava de dizer aquilo que eu acho essencial num jogo de futebol, seja ele qual for:
1º - o critério a utilizar durante os 90 minutos tem de ser igual!! Esta é a premissa nº1!! Um exemplo: Zahovic com o Beira Mar, se vê o primeiro amarelo, tem que ver o segundo! Ou não vê nenhum, ou vê dois! Não interessa muito se se diz que "a lei é para cumprir" ou "é uma questão de intensidade".
2º - Para mim, Collina é (foi) igual a todos os outros. Só porque tem um visual diferente, um estilo muito próprio e tem um olhar esbugalhado não me convence. Numa coisa é bom, ninguém discute com ele! (que saudades Veiga Trigo, que saudades...) Em Portugal, dois aproximam-se desse patamar de actuação: Duarte Gomes e Pedro Proença. Não gosto de nenhum...
3º - O fora de jogo é algo que me incomoda. 2 milhões de pessoas a verem uma imagem parada, ou a andar em câmara lentíssima, 50% diz que está, os outros 50% dizem que não está. E querem que o bandeirinha adivinhe num segundo. Claro que o fora-de-jogo do Poborsky em Paranhos ou o do Amaral nas Antas para a Supertaça são casos excepcionais!
4º - Por falar em bandeirinhas...estes árbitros auxiliares (designação actual correcta) já têm funções mais abrangentes. Podem decidir faltas, orientar barreiras, expulsar jogadores. Em Portugal, continuam a ser os mais gordinhos com bigode do quarteto de arbitragem e a serem enxovalhados por Rui Jorge's e outros que tal. Já era tempo de terem formação adequada e de representarem um papel mais activo, mas parece que a mudança de mentalidades é difícil. Aproveito também para dizer que são poucos os árbitros com os quais simpatizo. Penso mesmo que só Carlos Xistra e Jorge Sousa. Pedro Proença e Duarte Gomes não me convencem...chegaram novos demais ao topo e tecnicamente não são nada de mais. Quanto a Pedro Henriques, acho que devia ser árbitro de boxe (lembrem-se do Porto-Leiria na final da taça). Já agora, Elmano Santos esteve mal no jogo Beira Mar-Benfica. Deixou passar impune uma penalidade sobre Simão, amarelos para Ribeiro, Kingsley e segundo a Zahovic e não foi capaz de manter um critério uniforme em relação aos jogos do empurra (Karadas saíu prejudicado). Em relação aos outros jogos, não segui com grande atenção.

Comentários:
Apenas digo que para quem não se lembra de quem arbitrao Benfica, esses tais foras-de-jogo de há vários anos estão bem frescos na memória.
Os árbitros em Portugal são tão maus (ou bons) como nos outro lados, as diferenças são estas.
em Portugal quem se engana a favor de um Boavista, Porto, Benfica ou qualquer clube da Assoc. Futebol de Braga não desce de divisão ou pode chegar a "Europeu". Como diz o ditado: vergonha é roubar e ser apanhado. No nosso país, nunca ninguém é apanhado porque os observadores (que deveriam avaliar os árbitros imparcialmente) são farinha do mesmo saco. Sou Sportinguista daí ser duvidosa esta realidade: DOs grandes, o Sporting é o que menos mexe com a opinião pública e o que menos "poder" tem no futebol. "...Tendo que me enganar com o três grandes, que seja com estes tótós que não me descem de divisão, nem me levam ao Brasil..."
ATENÇÃO: Em toda a história do futebol, nunca nenhum árbitro alguma vez ganhou um jogo sozinho.
 
Os foras-de-jogo estão bem frescos na memória...os árbitros que os assinalaram é que não!
 
Arbitragem não é futebol, e quando é, algo vai mal.
O problema do árbitro hoje em dia, é que não se capacita que não é ninguém num jogo de futebol. O Arbitro reúne atenções, que não tem que reunir. O Collina está na capa do melhor jogo de futebol de sempre... e não tem que estar.
Os àrbitros dão conferências de imprensa... e não têm que dar. `
O árbitro erra, tudo bem. O árbitro até poderá influenciar, é verdade. Mas o facto é que se contam pelos dedos de uma mão os jogos em que já disse: Esta perdemos mesmo por causa do árbitro. Há certas equipas que têm que praticar um futebol que não os ponha dependentes de um fora de jogo, de uma falta, de um penalty não assinalado... Embora isso tenha influência. Só me queixo se a equipa produz, e de facto não ganh porque o árbitro não vê. MAs ele que seja punido internamente, porque eu nem sequer estou interessado nos seus estados de azia, se dormiu bem ou não... não quero saber. Menos protagonismo ao árbitro, POR FAVOR!
 
Peço desculpa por ter retirado o teu post. Passo desde já a explicar: tu colocaste 2 posts e eu tentei remover um, mas deu erro, por isso tentei remover o outro que tb deu erro. Afinal não era um erro...sorry.

P.S. - Tenta não colocar 2 posts de cada vez. Agora aconteceu de novo mas só removi um.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!