domingo, agosto 08, 2004

Porto_2

Quem diria? Num repentismo nunca dantes visto em Portugal, um treinador de um grande foi despedido ainda antes de se iniciar a época oficial. Mas, mais esquisito ainda, foram os contornos desse despedimento (ou como diria Pinto da Costa: "acordo para terminar contrato"): Del Neri atrasou-se no aeroporto e, á chegada ao Porto, teve uma reunião de emergência para definir o seu futuro. Certamente que o atraso não foi a única razão para o despedimento. Aliás, terá sido apenas o golpe de teatro para avançar com a rescisão. Como Del Neri já disse, parece que alguns dos barões não gostaram de si. A imprensa também não o acolheu muito bem, mas no FC Porto a influência da imprensa é mínima...o que conta mesmo são esses barões. Têm sido esses barões que ditam regras. São eles que investiram dinheiro no clube em tempos de crise...é o que se diz por aí. Esses barões são portistas de gema e homens de negócios de sucesso. As verdadeiras razões do afastamento de Del Neri dificilmente serão conhecidas na sua totalidade. Eu arrisco com algumas:
1- A rigidez do sistema táctico: a última defesa em linha de um grande levou 7 em Vigo, por isso nunca teria sucesso.
2 - A lista de dispensas: arrisco-me a dizer que o nome de Carlos Alberto estaria lá. No esquema de Del Neri, Carlos Alberto não cabia, ainda para mais com a chegada de Diego (outro com dificuldades em entrar em esquema tão rígido).
3 - A postura inicial de Del Neri: falou demais desde que chegou...e os barões não terão gostado.
Mas o mais esquisito no meio de tudo isto é o facto de já 2 treinadores terem rejeitado o dragão: Claude Puel e Wanderley Luxemburgo. Se falássemos de um Fabio Capello ou de um Marcelo Lippi compreenderíamos a situação, mas quando os nomes são menos famosos do que esses fica-nos a interrogação: devotos ao clube onde estão (foi a razão apresentada) ou irreverentes o suficiente para não aceitar um presidente com mais poder dentro do balneário do que eles?
Uma coisa é certa: por muito que não apareça grandes destaques na imprensa e que pareça que Pinto da Costa tem a situação controlada, o campeão europeu atravessa uma grave crise que chegou mais cedo do que seria de esperar...afinal, o fantasma de Mourinho ainda mexe.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!