quarta-feira, agosto 18, 2004

Olímpicos_2

...E não é que ficaram mesmo de olhos fechados? Tinha dito que estes olímpicos, se abrissem os olhos, passariam sem dificuldades. Falharam a missão, mas a única dúvida que fica é: não conseguiram ou não quiseram abrir os olhos?
Alguns jornalistas deixaram escapar durante o estádio da selecção que algo não estava bem. Hoje sabemos o que era.
Acho que nestes momentos onde tentamos encontrar os chamados "bodes expiatórios" devemos ser objectivos. O que falhou? A organização e a disciplina, acima de tudo.
Antes disso, vamos ver o caminho que esta selecção tomou: esta equipa só soube ganhar quando jogou jogos decisivos. No apuramento para o Campeonato Europeu, perdeu os dois jogos com a Turquia que se mostrou nitidamente superior. Quando precisava de ganhar, esta selecção foi capaz de ir a Inglaterra vencer por 2-1 (com golo irregular de Postiga e a jogar num esquema de 3 centrais). Chegámos ao play-off onde defrontámos uma das mais importantes selecções da europa: a França. Comecámos mal com a derrota por 2-1 em Guimarães. Viríamos a vencê-los, fora, em penalties, já depois da expulsão de Cissé e de uma boa exibição da equipa lusa.
Depois, no Campeonato da Europa, no primeiro jogo perdemos claramente por 3-1 (depois de ter estado a ganhar por 1-0) com a selecção da Suécia que seria a derrotada nas meias finais pela equipa portuguesa, vitória essa que deu acesso aos Jogos Olímpicos. Quem viu os dois jogos, pôde comparar a diferença no modo como os jogadores encararam as duas partidas. Ou seja, só nos momentos altos é que se viu a verdadeira qualidade destes jogadores. Uma coisa é certa: os Jogos Olímpicos caíram mal a toda a gente: Porto, Sporting, Man Utd queixaram-se. Os outros não se queixaram porque, de uma forma ou de outra, não tinham lá muitos jogadores. A pressão sobre os dirigente da Federação deverá ter sido imensa. E quase que lhes parecia convir a eliminação da selecção na primeira fase de modo que os jogadores ficassem livres para o primeiro jogo da superliga e que Postiga e Tiago possam finalmente jogar (eles que já estão recuperados das suas horríveis lesões). Depois há outro aspecto a comentar: José Romão. Frases a seguir ao jogo com a Costa Rica revelam bem a sua personalidade: "Não se pode falar em má imagem", "temos de reconhecer que o adversário foi mais feliz", "Não podemos esquecer que esta selecção [Costa Rica] e o Iraque têm um ritmo superior ao nosso" são frases quase tão horríveis como a fome no Sudão. O que quererá dizer ele com não ficou uma má imagem quando, nos Jogos Olímpicos, tivémos 3 expulsos e 2 agressões passadas em claro? Não foi uma questão de felicidade (mandaram 2 bolas ao poste!!!) nem uma questão de ritmo. ATITUDE! DIGNIDADE! PROFISSIONALISMO! São expressões demasiado fortes para alguém tão frágil...Por fim, Frechaut não tem culpa...a culpa foi de quem o lá pôs!

Comentários:
Eu sou avesso a radicalismos, mas a verdade é que estes olímpicos, não merecem qualquer importância, qualquer comentário, qualquer referência, nem mesmo o desprezo. Não merecem nada, porque não são nada.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!