quinta-feira, agosto 12, 2004

Olimpicos_1

Já é bom ter-me alguém a ligar a pedir para escrever no blog para ele comentar!! Assim, aqui vai:
Claro que é fácil criticar a selecção olímpica neste momento...perder com o Iraque não passava pela cabeça dos portugueses, mas devia ter passado pela cabeça dos jogadores, treinadores e dirigentes da selecção. Acima de tudo, a grande vergonha não é perder com o Iraque...é perder desta forma! Onde raio estavam aqueles pensamentos? Ronaldo deveria ter sido expulso, gastou mais tempo a discutir do que a jogar; Boa Morte, que deveria ser um exemplo para os mais novos, perdeu a cabeça e foi expulso; Hugo Viana conseguiu o feito notável de ter menos mobilidade do que Zahovic. Mas a razão de tudo isto deve-se, principalmente, à mentalidade incutida nestas cabecinhas burras: José Romão e companhia têm que explicar a estas almas (e compreender para eles mesmos) que o futebol do David&Golias acabou e quem joga de "cadeirinha" arrisca-se a perder. Mas a história de Romão já é antiga...
Primeiro erro crasso - a convocatória inicial:
Quaresma de fora por lesão? Tem sido o melhor jogador do Porto
Frechaut praticamente não fez pré-época no Boavista e foi um dos 3 extra sub-23?
O conceito de convocar os 3 jogadores que (quase) mereciam ter ido à selecção e não foram é aceitável. Isto se não tivéssemos feito o mesmo em Atlanta (Rui Bento, Capucho e Litos?) e não tivesse dado um péssimo resultado. Tudo bem, adiante: Meira, Frechaut e Boa Morte. Agora, onde encaixá-los? Meira na defesa, naõ há dúvidas! Ao lado de Ricardo Costa, o capitão. Foi lá que jogou nos últimos 2 anos na Alemanha. Frechaut no meio campo, lugar de origem dele, nem fazia sentido convocar um jogador com mais de 23 anos quando temos para essa posição Miguel Garcia, Mário Sérgio, João Pereira e Bosingwa. Boa Morte, para a ala esquerda. Mas Tiago e Postiga tiveram que abandonar o estágio. Quem entra? O médio e o avançado que estavam em stand-by, lógico.
Segundo erro crasso: para quem diz que não cede a pressões e é instransigente nas ideias, Romão esquece-se que não é com uma lesão que se mudam as tácticas a utilizar. A entrada de João Paulo e não de Custódio levanta dúvidas sobre que modelo pretendia utilizar Romão inicialmente. Para mim, este Portugal só tem 2 formas para jogar: 3 centrais, 2 laterais rápidos e 2 médios centro voluntariosos contra grandes selecções ou então 4x3x3 que se desdobre num 4x2x3x1 e onde as peças de meio campo (pelo menos uma) tenham capacidade para desiquilibrar na avançada. Ora, Romão começa o jogo de tal forma que até o Albuquerque ficu confuso! Meira jogou sempre no meio campo mas os médios Bosingwa e Hugo Viana não tiveram um papel inicial activo, não desiquilibraram. E quando se tem Bruno Alves na defesa, qualquer ataque adversário é perigo iminente! Com o desenrolar do jogo, só se viu que os jogadores não têm mentalidade (a qualidade está lá e é mais que muita) para saír de situações adversas, controlar emoções e que aja em prol do colectivo. José Romão é muito passivo (faz lembrar Artur Jorge) e permitiu, não chamando a atenção de Cristiano Ronaldo por causa da sua agressão, que a indisciplina aumentasse a cada minuto. Não vou entrar pelo lado das pressões externas de Queiróz, Porto SAD ou Sporting SAD. Espanta-me ver de fora Quaresma, João Pereira (não por ser peça fundamental, até porque não foi muito utilizado na qualificação, mas pela sua importância táctica no esquema de 3 centrais) e Carlitos (estava lesionado aquando da convocatória?). Mas atenção, Portugal só não passa se não abrir os olhos...

Comentários:
Uns mais do que outros, mas no fundo todos nós sabemos que o futebol é paixão, é irracional, e que mexe com o nosso lado emotivo que nos leva a não pensar correctamente e ver as coisas como elas são.
Foram na realidade todas essas permissas que me levaram a acreditar que efectivamente a nossa seleçao poderia de facto alcançar uma medalha nestes Jogos Olimpicos, mas quando penso de forma racional, fria e séria, muito facilmente chego à conclusão que de facto era o meu patriotismo a falar não uma avaliãção do nosso suposto potencial futebolistico que estaria na base desse eventual sucesso.
Analisando esta selecção, é por demais evidente que ( e ao contrário do defendido por "Kramer") a falta de qualidade é gritante!!
Começando pela equipa técnica, a acabar na esmagadora maioria dos técnicos.
A denominada qualidade não pressupõe apenas a existência de atributos técnicos futebolisticos! É muito mais do que isso!! Muito mais!! A qualidade requer determinação, requer espirito de luta, de conquista, requer perseverança, capacidade de sofrimento,no fundo todo um conjunto de requisitos que a maioria dos futebolistas portugueses não apresenta ( em que os Dani´s , os J.V.P, etc serão expoentes máximos e que os distingui em termos de carreira de jogadores como Luis Figo e que não fundo terá sido factor determinante no sucesso das respectivas carreiras)e que são mais notórios quando defrontam equipas / selecções como a Coreia, ou o Iraque, que não tendo teoricamente o potencial futebolistico, técnico dos nossos jogadores , acabam com todas estas vertentes que muitas das vezes acabam por desiquilibrar.
Futebolisticamente, também nesse aspecto a falta de qualidade neste selecção é gritante. Mas começos por partes: O mal vem de cima, quando temos um seleccionador que tem a mania que é poeta e filósofo, que de lider, de condutor de homens não tem nada (lembrados dos "incidentes" no balneário francês após o jogo contra a selecção gaulesa???!!) , que apenas se limita a desculpar os cada vez mais habituais insucessos desta selecção, passando paninhos quentes e argumentando o indefensável. Não tem mentalidade vencedora, não personalidade, naõ tem carisma e altamente susceptível a pressões quer internas quer externas.
A convocação para esta competição é disso exemplo: Convoca Frechaut ( o homem tem de ser vendido e valorizado à força toda!) que não faz pré-época, está sem ritmo de jogo e que tendo em conta as posições que ocupa em campo é perfeitamente dispensável. J.Ribeiro é ridiculo!! Péssimo!! Miguelito que foi dos melhores defesas esquerdos do nosso campeonato, continua a ser ignorado ( é o que dá não ter um empresário com poder de influência!) . M.Sérgio é suplente de M.Garcia ( por sinal mais polivalente , podendo jogar a central) mas no entanto é invariavelmente o escolhido, e á semalhança de J.Ribeiro é péssimo! Depois..... bem....tenho alguma dificuldade em descrever e falar de Bruno Alves!! Porventura vergonhoso! Porventura ridiculo! Porventura....... eu nem sei! Não tem palavras, a não ser que é maus de mais ( acho que a época do Guimarães ajuda a falar por si!)!!!!!! Aquela dupla de centrais não funciona!! Não tem como funcionar! Claramente J.Paulo ou Amoreirinha (se convocado) teriam de jogar de inicio! Ou então F.Meira que fez uma época fantástica nessa posição e um qualquer outro jogador acima de 23 anos ( em deterimento de Frechaut). Uma vez que pretende jogar com 3 centrais , necessita de laterais ofensivos, e como tal J.Pereira (não convocado! estaria como peixe na água!
R.Meireles (bom jogador) tem claramente de jogar de inicio! Hugo Viana??!! Não comento! Acho que Kramer disse tudo! Tem potencial, algum potencial, mas claramente está sem andamento para estas andanças! C.Martins é jogador de selecção. Merece pelo menos a oportunidade de jogar de inicio!
Quaresma estava lesionado diziam eles!! Vê-se através dos jogos do FC Porto!. Se Quaresma estava lesionado, o que dizer de Frechaut, B.Alves, J.Ribeiro, Hugo Viana, etc?? Esses ja nasceram lesionados!!
Existem claramente jogadores de qualidade ( Ronaldo, Meira, Boa Morte, Moreira, H.Almeida, R.Meireles, C.Martins) mas que necessitam de um lider (a atitude de Ronaldo não pode passar impune) , de alguém que os meta a jogar futebol e sobretudo que escolha (dentro dos que lá estão) os melhores e que os organize tacticamente! Talvez um dos adjuntos o possa fazer!!
Jogar com 3 centrais não está na nossa cultura táctica, não temos essa escolha, não temos os jogadores apropriados a esse sistema táctico!!
Ainda há tempo para mudar o rumo á situação e passar aos quartos de final. O país exige-o!!! Estamos a falar de Iraque, C. Rica e Marrocos!!!
Têm de passar!!! Depois.....??????!!! Depois temos de nos "armar" em iraquinaos e jogar com o coração!! Pq se apanhamos com uma Argentina, nem sabemos de onde é que elas veêm!!!!
 
Ora bem, meu caro colega Saltvandsfisk, o teu desafio é aliciante mas não existe uma equipa ideal para os Jogos Olímpicos. O facto de existir 3 vagas para maiores de 23 anos permite dizer que há infinitas hipóteses para escolher. Por isso, posso apenas dizer q, para mim, a escolha deveria ter recaído na equipa sub-23 e, consoante as lacunas desta, convocar 3 jogadores minimamente experientes, não obrigatoriamente 3 que tenham ficado a um passo do Euro. As lacunas residem essencialmente na defesa. Aqui vai uma ideia do que eu fazia (partindo do pressuposto que utilizava os dois modelos que falei no artigo: 3*4*3 ou 4*2*3*1):
Moreira e Bruno Vale
Miguel Garcia, João Pereira, Ricardo Costa, Fernando Meira, João Paulo e Miguelito
Bosingwa, Raul Meireles, Carlos Martins e Hugo Viana (no lugar do Hugo Viana levava um acima de 23 anos q pudesse ir, só n me lembro de um gajo em condições)
Cristiano Ronaldo, Quaresma, Danny, Lourenço, Hugo Almeida e Boa Morte
Isto sem Tiago e Postiga.
 
Sem querer fazer comentários sobre opções tácticas, porque não é de facto algo em que possa opinar de maneira a acrescentar algo, devo apenas dizer que estes jogadores são bons e que lhes falta aquilo que ao longo dos anos tem faltado a muitas gerações de óptimos jogadores portugueses: um BOM treinador.
Continuamos a ter bons valores individuais que não percebem que dão mais nas vistas quando funcionam como equipa do que quando metem uma "cueca" a um qualquer adversário.
Duvido que consigamos uma medalha.
 
O problema da selecção Olímpica, é claro e não vem de agora: José Romão.
O primeiro problema do Sr. Romão, é que não tem mão na sua equipa. Os jogadores não reagem aos seus estímulos, e ele não reage a essa falta de reacção (passe a redundância). O segundo problema deste Sr., é o excesso de imaginação... Só um iluminado, poderia ter em mente colocar (durante mais de um ano e meio, se não estou em erro) a nossa selecção a jogar com três centrais, e dois laterais que se dizem ofensivos, mas que na prática, e dado o meio campo da selecção, apenas obrigam a que se defenda sempre, só com três homens. Ou menos...
Esta é uma das melhores gerações, ao nível do talento: Moreira, Carlos Martins, Tiago, Raul Meireles, Postiga, Makukula, Quaresma, Ronaldo, Viana, Danny, Lourenço... e os repescados Hugo Almeida e João Pereira (com idade para fazer mais épocas nas esperanças)... Quantos defesas referi eu? Há alguém que queira referir Mário Sérgio e Jorge Ribeiro como figuras de destaque (pela positiva, quero eu dizer)???? Não. São laterais ofensivos, porque nunca lá estão para defender... Assim, até um extremo se torna um lateral ofensivo. Não existe qualidade física que lhes permita desempenhar ambas as funções. Então porquê insistir, se isso é fundamental num esquema deste género? E depois, levar o Frechaut, e pedir-lhe que faça ambas as coisas, é jogar com um a menos... Não sabe atacar, e não pode lá estar para defender.
O homem não cede a pressões, mas o Quaresma está lesionado para a selecção, mas está bem para o Porto. O Postiga e o Tiago, lesionaram-se convenientemente, e o Ronaldo foi, mas com o direito de fazer o que entender!!! Tenta bater o recorde mundial das fintas...
O que se torna mais irritante é que este Sr. tem tido a sorte do talento dos seus jogadores resolver as suas deficiências tácticas. É necessário outro coordenador para os sub-21. Se os sub-21 são a porta de entrada para a selecção, então porque motivo se joga com uma táctica completamente distinta??
Quanto à convocatória de três jogadores para além do limite de idade, a ideia inicial seria de que esses jogadores pudessem constituir uma mais valia para a equipa... Estamos conversados com relação a isto. Não acrescentam nada!!! Se o Ricardo Carvalho, o Figo e o Maniche quisessem ir, tudo bem. Caso contrário, priveligie-se a coesão do grupo, e não se enfie para lá a 24ª, 25ª e 70ª opção para o euro (Frechaut?? Isso era dantes, como diria o outro).
Cumprimentos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!