quinta-feira, agosto 19, 2004

Figo_1

Um "até já", um "sempre às ordens (a partir de 2005)" ou um "trabalhem lá um pouco que eu depois vejo se me apetece"...Qualquer uma destas sugestões parece encaixar com o comunicado que Figo leu aos portugueses. Primeiro que tudo, há que agradecer a Figo tudo aquilo que ele nos proporcionou. Foi ele que nos levou ao Mundial de 2002 (com os seus golos frente à Holanda e Irlanda), foi ele que levou o nosso nome aos 4 cantos do Mundo (depois de Eusébio), foi ele que foi eleito bola de ouro, é ele que é hoje um dos futebolistas mais constantes e completos do mundo. Ninguém pode negar que Figo deu o máximo pela selecção e foi aquele que nos impulsionou para voos mais altos. A chamada geração de ouro tem como rei Figo. Mas o seu comunicado é dúbio: tanto parece que Figo pode ser um D. Sebastião e aparecer para pegar na equipa quando esta tiver uma crise, como parece que Figo deixa a porta aberta para o Mundial-2006, sem ter que participar na qualificação. Figo não merece que pensemos da segunda maneira, mas a impressão que o seu comunicado deixa é que essa é uma situação (mais que) possível de acontecer...

Comentários:
Luís Filipe Madeira Figo...
Indiscutivelmente (por mais que custe passar um pano no passado...) o melhor jogador português de todos os tempos, ao qual só faltou ser campeão português.
Falamos de um génio, de um líder, de um lutador... Falamos de alguém que constitui exemplo para todos as pessoas, e não só pelo fenómeno futebolístico.
Falamos do homem, que na altura certa deu um murro na mesa, ajudando a acelerar o fim da bandalheira na federação (após o mundial) e quando era muito mais fácil ficar calado como muitos outros supostos líderes da geração de ouro ficaram.
Foi ele que assumiu publicamente as suas convicções, quando outros pensariam o mesmo e o não disseram (vide caso Deco). É o líder. É ele que acredita na selecção, e é para ele que todos olham. É o timoneiro da equipa, que no Euro 2004, alcançou a melhor classificação de sempre da nossa selecção em qualquer competição para equipas séniores. Retire-se a camisola 7, porque será dificil ter outro campeão assim. Porque de talento, transformou-se em futebol, e de qualidades humanas se fez homem... caso raro no futebol.
Não é tempo de criticar, é tempo de contemplar e também de agradecer.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!