quarta-feira, agosto 25, 2004

Chelsea_2

...e vão 3 vitórias de seguida na liga inglesa. 3 jogos, 3 vitórias e 3 jogos sem sofrer golos. Mourinho está a conseguir implementar a sua filosofia nos seus jogadores, a consistência defensiva está a dar resultado apesar das inúmeras críticas que tem recebido da imprensa e de alguns treinadores britânicos (entre eles Gordon Strachan). Entende-se o porquê das críticas: os ingleses não estão habituados a ver uma equipa fechar-se do modo como o Chelsea se fechou nas duas primeiras partidas, mas Mourinho sabe porque o fez. 1º Porque era importante derrotar o Man Utd para marcar uma posição: a imperiosidade de vencer em casa própria e de derrotar um candidato ao título completamente rotinado em todos os sectores, ao contrário do Chelsea. 2º Porque o terreno do Birmingham é um dos mais difíceis da Premiership e a equipa da casa tem uma equipa muito forte onde se destacam Heskey, Gronkjaer e Julian Gray. 3º Porque começar com resultados menos bons poderia fragilizar a sua situação. Mourinho aplica a sua rigídez táctica, algo raramente visto em Inglaterra, e abdica da criatividade da equipa. Os seus criativos são os avançados, mas até estes possuem indicações tácticas a cumprir. É certo que a invencibilidade não durará sempre e os maus resultados irão aparecer, mas Mourinho tem sido defendido e elogiado pelos seus jogadores e até Wenger já invejou o modo como a sua equipa defende. Ao mínimo deslize, a imprensa "cega" atacará Mourinho de qualquer maneira, mas ele também já lhes demonstrou que está pronto para quando esses ataques surgirem. Recentemente exigiu respeito para com o actual treinador campeão da europa e lembrou aos ingleses que não ganham competições internacionais há muito tempo e perguntou porquê...Uma chapada "à la Mourinho". A única diferença para o "seu" Porto é que a imprensa britânica não é como a portuguesa e, se para ele será fácil manter do seu lado os jogadores, a imprensa será certamente bem mais difícil de agradar. Precisará Mourinho dela?

Comentários:
Não, Mourinho precisa de resultados! E para Mourinho a imprensa só serve para o publicitar, e para passar a mensagem de que tem fé ilimitada nos seus jogadores... Ni entanto em Inglaterra estamos a ver um novo Mourinho... um Mourinho campeão da Europa e ue por via desse estatuto, puxa dos galões(! Penso que essa táctica é errada precisamente pelo que disse o Kramer... Quando chegar o primeiro deslize (e ele vai chegar, certamente), a imprensa estará àvida de sangue... e não será do meu.
Mourinho está a contribuir para o encurtar da sua margem de manobra. Cá, dizia: "Vamos ganhar" (chamavam-lhe convencido, mas o discurso era no colectivo, e isso motiva o atleta porque prova que ele tem confiança ilimitada nas suas capacidades), em Inglaterra parece que aprendeu a falar no singular: "Vou ganhar!", ou seja e falando em futebolês, "não interessam os jogadores, porque com as minhas capacidades só posso vencer". É capaz de ser verdade, mas já todos sabíamos isso... Mas também conhecemos as reacções que uns e outros têm quando perdem jogos, ou quando as coisas não lhe correm de feição (não é, José?). Mourinho obriga-se a ganhar, mas a imprensa fará pior: Vai proibi-lo de perder. E vai persegui-lo quando perder. Convém mesmo ao Mourinho jogar pelo seguro e atrasar o mais possível essa derrota (indo ao encontro daquilo que já havia referido no meu comentário sobre a liga inglesa).
Precisa de resultados, porque estyes lhe vão trazer tempo. E no fundo, é mesmo disso que ele precisa: Tempo.
 
Permitam-me que discorde em absoluto da vossa visão. Na realidade, aquilo a que Kramer, Vantunes e uma minoria da delirante imprensa inglesa chamam de sistemas defensivo, é na verdade cultura táctica, sistematização, automatismos. A estrura futebolistica das equipas de Mourinho assentam essencialmente em 2 permissas: a denominda "pressão alta" e posse de bola. Mourinho cultiva a filosofia de posse de bola, de circulação de bola. É essa posse de bola, essa circulação de bola, que tanto irrita alguns denomindados pensadores de futebol e alguns vanguardistas como Strachan pois não para além de não terem assimilado uma forma de anular esse futebol, estaõ sobretudo desejosos de ver Mourinho falhar. Sabemos que por natureza os britanicos são soberanos, e conservadores, pelo que lhes custa verem alguem de fora e sobretudo de um país tão pequeno como Portugal, chegar ver e vencer. B.Robson é o expoente máximo dessa inveja. Ainda nem a pré-tempora tinha tido o seu inicio e já essa velha raposa duvidava do sucesso do seu ex-pupilo: "em Portugal são 2 ou 3 finais por ano, e ganhando 2 dessas finais de certeza que é campeão. Aqui em Inglaterra são 38 finais!" Oral pelos vistos 4 finais.......4 vitórias!
Mas quem vê com regularidade canais como a Sky News, certamente constatará que a grande maioría da imprensa está fascinada com J.Mourinho. 10% crititca, 90% fascinada. Prestem atenção.
Ao contrário do que Kramer afirma, não são os avançados os criativos da equipa. Mas sim Joe Cole ou Tiago. E quando Robben e Duff estiverem bem fisicamente e forem entrando de forma gradual, mais se notará que de facto não são os avançados os criativos.
Ao contrário da afirmação de Vantunes, Mourinho não perfilha uma filosofia assente no EU, mas sim no NOS. Oiçam com atenção as suas palavras,e esquecam os excertos do "Record" !! Continua a defender o seu grupo de trabalho de forma intransigente e sabe cultivar a admiração e o respeito dos seus jogadores. Dou vos um exemplo: Depois de contratado Paulo Ferreira, e quando se falava na hipotese de contratar um central, Mourinho chama ao seu gabinete, os capitães de equipa ( Terry e Lampard) e pergunta-lhes o que pensavam da hipótese de se contratar mais um jogador português para o Chelsea. O resto da história ja devem saber. Mas o gesto define o homem, e a forma de estar na vida e de liderar.
Uma ultima questão : Mourinho precisa de facto da imprensa, mas ao contrário dos outros, é Mourinho que se serve da imprensa e não o contrário. De forma inteligente ele manipula essa mesma imprensa , dando recados quer para o exterior quer para dentro , mexendo com as suas "tropas" e enervando terceiros.
 
Não digo que o sistema seja defensivo, antes prefiro dizer que é seguro. A pressão, de alta teve muito pouco no jogo com o Manchester United, melhorou bastante nos outros 2 que vi.
Mourinho é um génio, na gestão do balneário, mas muitas vezes à mulher de César, não basta ser séria...
"Dizem que o sistema é defensivo, mas nos últimos 2 anos ganhei 2 competições europeias... Há quanto tempo é que um clube inglês não vence uma prova europeia?".
Isto é individualismo, e isto não acontecia por cá.
Qualquer treinador estrangeiro chegado a qualquer equipa no mundo, precisa de tempo... Mourinho, não será diferente. A melhor equipa em Inglaterra é o Arsenal, não só em termos futebolísticos, como também pelos resultados que teima em alcançar. O objectivo de Mourinho chama-se Arsenal, nem 20 vitórias em finais vão garantir o atingir desse objectivo.
Na minha opinião, o Tiago não pode ser o criativo de nenhuma equipa... e quando o é, a equipa procura essencialmente ser segura. Mas tudo isto não evita que se diga, que estamos a falar de um treinador fenomenal, e que está a fazer um excelente trabalho!!! Não tinha a obrigação de ser melhor nesta altura, e não tenho dúvidas que o será no futuro.
 
Quando refiro que os criativos são os avançados, pretendo dizer que o meio campo é mais trabalhador (mais táctico) do que criativo. Lampard e Tiago são jogadores tácticos, tal como o eram Maniche e Pedro Mendes. Maniche não é um grande jogador mas não é um criativo. O único criativo de meio campo é Joe Cole e quantos jogos completos fez ele? zero. Quantos irá fazer? Muito poucos... Quem entrou para o seu lugar? Duff (outro criativo) e Geremi. Não há grande espaço para a criatividade porque as unidades de meio campo têm que trabalhar todas, desempenham uma função muito táctica. Até os avançados a têm...Quanto ao sistema, concordo que seja um sistema seguro como disse o Vantunes, mas em situação de vantagem é mais do que seguro, é defensivo. Em breve, com a consistência desejada, deixará de o ser. Até porque serão poucas as equipas capazes de encostar o Chelsea como fez o Man Utd.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!