quarta-feira, agosto 31, 2011

Fecho de mercado - parte I

Fechou o mercado e o Sporting voltou a meter os pés pelas mãos. É o único clube que "quase" vendeu um jogador e, neste momento, Yannick figura dividido entre Sporting e Nice (possivelmente, está numa estação de serviço de Salamanca à espera de indicações para que lado deve ir). Mesmo que não saia, está bastante clara a intenção do clube. Ora, voltamos a pensar que alguém deu um tiro no pé. Senão, vejamos:



Domingos viu em Postiga e Yannick dois titulares indiscutíveis de início de época. Domingos queixou-se de falta de rendimento de alguns jogadores e, quando o Marítimo fez o 2º golo, os dois jogadores substituídos foram exactamente Postiga e Yannick. Terão sido riscados nesse momento? Se assim foi, a decisão da saída dos dois é de Domingos que regressa assim 2 meses atrás quando não tinha uma equipa feita. Conhecendo-os como Domingos conhece, teria assim tantas dúvidas se seriam capazes de render ou não? Não foi Domingos que disse que queria reabilitar jogadores de nível de selecção? Terá sido este um grito de desespero e de assunção de incompetência do próprio Domingos?



Outra possibilidade é esta ser uma decisão a nível de direcção e aí, basicamente, alguém está a limitar claramente os poderes de Domingos e a diminuír a confiança que têm em si. Até porque Domingos quis reabilitar estes jogadores e alguém não terá deixado ou acreditado que isso seria possível.



De qualquer das formas, é mais um passo atrás para o Sporting. Necessitará que Wolfswinkel renda o que custou, que Bojinov esteja realmente em condições físicas aceitáveis e que Rubio amadureça rapidamente. Postiga podia não marcar mas fará falta na frente de ataque leonina. Já Yannick, a saír, penso que não deixará saudades e terá soluções à altura.





Nota: Depois de 16 estrangeiros contratados, a saída de mais 2 portugueses (depois de Pedro Mendes, Abel, Saleiro, Maniche..), o Sporting é hoje um clube totalmente globalizado, sem olhar à sua formação. Se pensarmos nos jogadores que têm saído pós-Nani, este é o assumir de um fracasso total da Academia de Alcochete. Até porque os jogadores contratados (todos entre os 18 e os 22 anos), já não serão formados na Academia, mas sim nos seniores. Será este o fim dos jovens talentos de Alvalade?






domingo, agosto 28, 2011

O martírio do "flash-interview"

Polga, no final do jogo com o Marítimo:

"As derrotas não se explicam."

Eu diria que essas são aquelas que têm mesmo que se explicar!

sábado, agosto 27, 2011

O palco aos protagonistas

O Sporting queixou-se após a primeira jornada, de ter sido alvo de uma arbitragem habilidosa. Antes da segunda, referiu que o que lhe estava destinado era um suspeito do costume. Concordo com a primeira queixa, discordo do timing da segunda queixa.

João Ferreira, quanto a mim fez o que tinha a fazer: Escusou-se a apitar o jogo do Sporting, por entender que não tinha condições para fazer um bom trabalho. Goste-se ou não do àrbitro (e eu odeio, porque considero que é mau àrbitro e muitas vezes desconfio da sua boa-fé) a verdade é que foi condicionado. Até aqui, tudo certo a meu ver (excepto o timing da segunda queixa).

Logo apareceram meia dúzia de virgens arrependidas, a dizer que não mais apitavam o Sporting e que o clube tinha que pedir desculpa pelas declarações feitas. Os àrbitros, mais uma vez assumiram o protagonismo de um espectáculo onde são mero acessório, e esqueceram-se que eles  precisam mais dos clubes do que o contrário.  Eu até concebo ir ver futebol se não houver árbitro. Mas não vou ver um àrbitro a correr sozinho num campo com um apito na boca.

O jogo Beira-Mar vs Sporting realizou-se, como é evidente e teve quanto a mim o condão de provar o seguinte: Não são precisas estrelas na arbitragem. Qualquer Fernando Martins, faz o mesmo que semana após semana fazem os Proenças, os Xistras, os Lucílios, os Ferreiras, os Duartes Gomes, etc. Senão melhor! Não há diferença rigorosamente nenhuma, ainda que uns e outros andem em conferências, corram todos os dias ou vão apitar no estrangeiro. Ficou provado que qualquer barrigudo serve! E o futebol português só tem a agradecer isso ao Sporting, se entender conveniente.

Mais, o Sporting manteve-se irredutível, não fez nenhum pedido de desculpas e hoje os àrbitros terminaram o boicote aos jogos do Sporting com um comunicado no qual destaco o ponto 3:

"Exortar todos os Árbitros a manterem a máxima atenção e concentração, cumprindo e aplicando as Leis de Jogo e Regulamentos em vigor, de forma a evitar perturbação no normal desenvolvimento das competições".

Peca por tardio o pedido, mas mais uma vez, Obrigado Sporting. Quanto mais não seja por deixar clara a verdadeira ordem de importância dos agentes do futebol.  

segunda-feira, agosto 22, 2011

Falcao: «Vim porque Atl. Madrid é um grande»

Se há coisas que eu não entendo é porque é que jogadores de futebol trocam o FC Porto pelo Atlético Madrid. Basicamente, estão a trocar títulos por desilusões, época após época.

Foi assim com Seitaridis, Costinha, Maniche...e agora Falcão.

Se é tudo uma questão financeira porque é que não seguem directamente para os campeonatos da Rússia ou da Arábia Saudita?

Liga Profissional...mas pouco

Este fim de semana a Liga que mais dinheiro movimenta na Europa, parou por greve dos jogadores. Não é que Ronaldo ou Messi não recebam a horas, são os jogadores do Bétis, Valência, Deportivo e outros que recebem tarde e têm valores a receber de outras épocas. Num acto nobre, os jogadores profissionais uniram-se e decidiram parar, quais funcionários de uma empresa de camionagem. É justo. A Liga que resolva e até ter uma solução ninguém arreda pé.
Por cá, tivémos uma greve de um árbitro. Porque se sentiu ofendido e indignado por declarações sobre uma nomeação. Os colegas, num acto de solidariedade, foram atrás e negaram dirigir aquele jogo. Em 72 horas, a Liga não encontrou uma solução mas o jogo realizou-se pelos regulamentos existentes. Foi um árbitro de 2ª categoria mas que, por sinal, realizou exibição bem positiva. O jogo acabou empatado a zero e não teve casos de difícil julgamento. E se tivesse? Quem pagava a factura?


Notas de rodapé:

- As queixas de arbitragem começaram cedo este ano já com prognósticos para o final do campeonato. Compreendo a posição de cada um mas se o caminho é este, não vale a pena pensar que se pode melhorar ou corrigir estas situações. As declarações de Vitor Pereira também não ajudam. Esperar umas semanas para que seja como no ano passado em que tudo ficou melhor lá para o final da época, não é solução admissível.

- Domingos e Jorge Jesus andam em sentidos contrários no que diz respeito a comentários deste tipo: Se JJ que não falava de árbitros começa a falar nos lances de outros jogos, já Domingos que sempre criticou a alta voz no Braga as exibições dos árbitros ao pormenor, vem agora dizer que não gosta de individualizar.
- Ah, e esperemos que João Ferreira se continue a sentir ofendido, semana após semana..

sexta-feira, agosto 19, 2011

Carta Aberta

Caro Domingos Paciência,

Confesso que nunca fui um fã, mas vou provar que sou um amigo.

Enquanto sócio e detentor de lugar de época no Alvalade XXI entendi conceder-lhe o benefício da dúvida, por entender que o Sporting precisa de calma e estabilidade para trabalhar.

Decorridos que estão os dois primeiros jogos da época, não mudou muita coisa. Se antes lhe concedi o benefício da dúvida, agora tenho dúvidas quanto a esse benefício que concedi. Parece a mesma coisa, mas não é. Um pouco à semelhança do que lhe sucede quando tem de optar entre o Capel e o Yannick: A si provavelmente parece-lhe que é a mesma coisa… eu estou em condições de lhe garantir que não é.

Relativamente ao Yannick, quando ele afirmou que era esta época que ia mostrar o seu valor, referia-se ao valor de transferência para longe do Sporting. Você certamente acreditou ser uma referência  ao seu valor futebolístico e desatou a dar-lhe oportunidades, o que está a prejudicar seriamente o dito valor de transferência. Ou seja, o senhor pensa que está a ajudá-lo, mas não está. Está a prestar um admirável serviço ao meu cardiologista, é um facto e esse mérito ninguém lho tira. Mas está a prejudicar o rapaz e ele não merece porque é um bom sportinguista. É tosco, mas gosta do Sporting. Tudo por causa da questão do valor, que apenas vem provar que a língua portuguesa é traiçoeira. Um pouco como o pé direito do Yannick, o único futebolista no mundo que é destro, mas tem um pé direito pior que o pé esquerdo.

Depois há a questão dos 3 médios mais ou menos defensivos. Sei que dirá que o Schaars não é defensivo, e que o André Santos é um box-to-box. Tudo bem, está no seu direito, mas não perca noção da realidade. Eu uma vez disse aos meus amigos que tinha passado a noite com a Shakira, e não é por isso que estou convencido que isso aconteceu.  Jogar contra o Olhanense e contra o poderosíssimo Nordsjaelland com 3 trincos, é o mesmo que os Estados Unidos pedirem à ONU protecção contra a Somália. Ou seja, pode acontecer mas não faz sentido nenhum.

Outra coisa que não fez sentido nenhum, foi a substituição do Jeffren. Mesmo que ele estivesse lesionado não fez sentido, porque se não quer ter um jogador lesionado em campo não é a substituí-lo pelo Izmailov que resolve o problema, como alias o meu caro fez questão de referir na conferência de imprensa que antecedeu o jogo.

E por falar em conferência de imprensa, chegar ao fim do jogo com os dinamarqueses e dizer que o resultado foi bom, foi doloroso. Deixe-me ver se lhe consigo transmitir o que senti… Já sei!! Está a ver o que sente quando vê o Postiga a aproximar-se da baliza com a bola perfeitamente controlada e de cabeça levantada, decidido, e tem a certeza que aquilo vai ser um golo que lhe vai proporcionar imensa alegria porque já o viu marcar golos bem mais difíceis ao serviço da selecção e depois afinal ele remata para fora e você fica muito desiludido, porque achava que ele podia ter feito melhor? Pois veja lá que é o mesmo que eu sinto quando o vejo chegar à sala de imprensa com um fatinho todo catita, o cabelo arranjado e com um ar muito assertivo. Penso, “deve estar aqui um senhor que sabe o que diz! Está vestido como um Mourinho e eu já vi o Mourinho dizer coisas maravilhosas”… mas depois de o ouvir, acabo invariavelmente a pensar que poderia ter feito melhor.

Por fim, verifico que não está alinhado com os seus colaboradores. Você diz que o resultado é bom, mas o Schaars diz que não é bom. Faz lembrar quando o Sócrates disse que não precisávamos de ajuda externa, mas o Teixeira dos Santos andou a dizer que precisávamos. Você certamente não vai abdicar do Schaars, da mesma maneira que o Sócrates disse que o Teixeira dos Santos era um amigo para a vida. Atenção que os sportinguitas (eu incluído) não têm problemas com o Schaars, assim como para os portugueses o maior problema do governo não era o Teixeira dos Santos. Recordo que o José Sócrates já não tem emprego.

Quem avisa amigo é.
Cumprimentos,
Vitor Antunes.

Etiquetas:


quinta-feira, agosto 18, 2011

Os fiascos e as pechinchas

É engraçado consultar as 30 transferências mais caras do Mundo e ver aqueles jogadores que foram uns fiascos e aqueles que hoje são pechinchas autênticas.
Senão, vejamos:


Sem o rendimento desportivo esperado:
- Ibrahimovic custou 72 milhões de euros mas não conseguiu corresponder às expectativas criada em Nou Camp em seu redor.

- Káká custou 67 milhões ao Real Madrid em 2009 e é hoje suplente de luxo em virtude da lesão que teve sendo que dificilmente voltará a ser o jogador que era.
- Robinho custou 51 milhões de euros ao Man City no ano anterior mas entre empréstimos e dispensas, já desvalorizou bastante.

- Robben e Anelka foram comprados pelo Real Madrid por valores a rondar os 36 milhões mas nenhum dos dois conseguiu fazer render desportivamente o investimento neles depositado. Hoje rendem noutros clubes e valem o mesmo valor, aproximadamente.

Não valiam nem metade quando foram vendidos:
- Shevchenko foi a transferência mais badalada do ano de 2006. Custou ao Chelsea a módica quantia de 45 milhões de euros.
- Mendieta custou à Lazio 43 milhões de euros em 2001. Certamente foi comprado com a venda no mesmo ano de Verón ao Man Utd por 42 milhões.
- Denilson e Claudio Lopez, por 33 milhões, também saíram caros a Bétis e Lazio, respectivamente.
- Saviola, hoje no Benfica, custou 36 milhões ao Barça em 2001.

As incógnitas:

- Fernando Torres, ao custar 58 milhões de euros ao Chelsea, está na corda bamba em relação a ser um fiasco. É bem provável que vá fazer uma boa temporada mas dificilmente conseguirá rentabilizar o investimento realizado.

- Berbatov foi o melhor marcador da Premier o ano passado mas tem alternado o banco com a titularidade. 46 milhões de euros investidos em 2008 parecem difíceis de recuperar, quer desportiva, quer financeiramente.


Barça, Barça, Barça! Até quando?

Assistiu-se a uma Supertaça a duas mãos, dignas de uma meia final de Champions. Fundamentalmente, tinhamos em mente duas coisas: ver se a consistência do Barça se mantinha neste início de temporada, sabendo que Messi regressaria ainda com pouco trabalho físico desenvolvido fruto da Copa América e ver que postura iria adoptar o Real Madrid para enfrentar o todo poderoso rival. E, as conclusões são bastante positivas.

Messi voltou em grande forma, resolvendo claramente a Supertaça, praticamente sozinho. E o Real Madrid está de peito feito a enfrentar este Barça. Cara a cara, com coragem e audácia. É assim que tem de ser. Falta talvez um outro tipo de centro campista que nem Khedira, nem Alonso o são (talvez por isso aquela ideia de Coentrão no miolo).

Mas, no duelo maior, Messi voltou a derrubar Cristiano. Esta é a diferença entre os dois: Messi joga estes jogos como se fossem contra o Cádiz, enquanto que Cristiano sente mais o peso e, de certa maneira, isola-se dos colegas. Ainda assim, está melhor que no passado e fez um jogo de bom nível.

Na segunda linha - a ofensiva, Benzema foi o ponta de lança que o Real precisava, mas Ozil e, principalmente, Di Maria ficaram furos abaixo do esperado. Villa e Pedro foram acutilantes e sempre perigosos, sendo que Iniesta foi fundamental nos desiquilibrios posicionais do meio campo madridista onde Khedira lutou (e bateu) muito mas onde Xabi Alonso desapareceu na segunda metade. Busquets e Xavi funcionaram como relógios.

Na terceira linha - a defensiva, Coentrão estreou-se a lateral esquerdo mas revelou bastantes dificuldades. Carvalho foi melhor que Pepe que, conjuntamente com Sérgio Ramos, fica ligado a golos do Barça. Do lado do Barça, bela exibição de Abidal (imperial quando teve que enfrentar Cristiano, até então tinha tido noite descansada) e Mascherano sendo que Piqué e Dani Alves não comprometeram mas também não brilharam.

Resultado algo injusto porque, no conjunto das duas mãos, o Real Madrid foi ligeiramente superior. Mas esta equipa do Barça é um luxo e Messi, claramente, o diamante.


O planeta do futebol e o planeta das regras

O jogo de ontem merece um post à parte mas, para já, deixo esta nota: Messi é um jogador de outro planeta mas as regras para os jogadores de outro planeta são iguais às dos outros jogadores.

É incrível como termina o jogo de ontem sem ver um amarelo. Desde chutar a bola para a bancada, até chutar uma bola para dentro de campo quando já lá havia outra, dá-lhe uma isenção fora do normal, no que toca a deveres e obrigações. Entre direitos e deveres, a balança de Messi pende sempre para a primeira.

domingo, agosto 14, 2011

Sporting empata-se na estreia

Após uma pré-epoca de altos e baixos, o Sporting teve o seu primeiro teste a sério e não conseguiu levar de vencida o Olhanense. Domingos apostou num 4-3-3 completamente descabido para uma equipa grande, que se estreia no campeonato em casa contra o Olhanense com mais de 33 mil pessoas nas bancadas. Como é, óbvio, ao intervalo teve que se retratar. Mais, é curioso que o trio Rinaudo, Schaars e André Santos não esteve um único minuto junto em campo na pré-época.

Sinceramente, também não foi por aí. Apenas faço notar algo que denota um estado de espírito de Domingos, um treinador muito pouco habituado a 33 mil pessoas em casa a apoiá-lo (enquanto treinador) e em gerir uma equipa que terá mais de 65% de posse de bola em 26 dos jogos da época.

Posto isto, o Sporting fez um jogo agradável. Sinceramente agradável, com mais de uma dezena de ocasiões de golo, com meio campo alugado, a adoptar diferentes soluções em função dos diferentes momentos do jogo e com alta cadência de jogo desde o minuto 1. O Olhanense marcou num dos 2 únicos remates à baliza, e como o seu próprio treinador (deve ser um grande sportinguista) disse o golo "caíu do céu". Depois foi rezar a todos os santinhos e esperar o festival de golos falhados do Sporting: Postiga (3 vezes na pequena àrea), Schaars (2 vezes), Izmailov (2 vezes), Jeffren podiam ter definido um jogo diferente. Mas as indicações são positivas.

Melhor jogador do Olhanense: Fabiano (não conhecia, boas defesas, boa presença)
Melhor jogador do Sporting: Rinaudo (Máquina!! Sozinho fez o trabalho do meio campo todo, o que só assinala a estranheza de jogar com 3 médios mais ou menos defensivos)
Negativo: A vitimização do Sporting, não faz sentido. Vi o jogo no estádio do mesmo lado do fiscal que não marcou penalty e nem me apercebi do penalty, e vi o fora de jogo assinalado a Postiga meia hora antes do remate do avançado. Com outra eficácia, não seria tema. Na televisão (que vi logo a seguir) fico com outra noção, mas porque as transmissões estão muito orientadas para os erros dos àrbitros. E também foi na Tv que percebi que Jeffren e Cauê deviam ter ido para o banho mais cedo.

Life goes on, e o Sporting promete.

quarta-feira, agosto 10, 2011

A Máfia nas Seleções Jovens

Nunca escondi que sou um forte contestatário relativamente ao que se passa nas seleções jovens.
Há todo um conjunto de interesses, os tais lobbys, que fazem com que não sejam os melhores a jogar ou mesmo ser convocados mas sim outros que por pertecerem a determinado clube.

Como sabem, Portugal está neste momento a disputar o Mundial de Sub-20. Na fase de grupos, Portugal disputou 3 jogos, dos quais ganhou 2 e empatou 1, não tenho sofrido um único golo. Passámos obviamente aos oitavos de final onde ontem enfrentámos a Guatemala.

O expectável era mexer pouco na equipa, pois os resultados tinham sido bons e se realmente havia sector que não necessitava de alterações era precisamente a defesa, a qual repito, em 3 jogos não havia sofrido um único golo.

Mas qual não é o espanto quando no onze inicial se veêm 3 alterações! Ilidio Vale (ex-treinador das camadas jovens...do FC Porto) entendeu mudar um dos centrais (Roderick Miranda) entrando para o 11 inicial um tal de Tiago, um jogador que até nem estava na convocatória inicial para o Campeonato do Mundo. Mas já volto aqui ao tal Tiago.

No meio campo, Ilidio Vale entendeu dar a titulariade a Sérgio Oliveira e a Ricardo Dias.
Recapitulando, entraram no 11: Tiago, Sérgio Oliveira e Ricardo Dias.
Tiago: jogador do FC Porto
S.Oliveira: jogador do.......FC Porto
R.Dias: jogador do.....do.. FC Porto!

A lição está bem estudada e há que valorizar os meninos do clube que lhe arranjou o tacho! A Guatemala foi uma equipa que conseguiu a proeza de se apurar mesmo tendo perdido 5-0 frente à Nigéria e 6-0 frente à Arábia Sáudita (!!) e Ilidio Vale sabia que a vitória era quase garantida pelo que havia que por na montra estes jogadores pois no fundo é para isto que lhe pagam.

Revolta-me isto e esta é uma das razões pelas quais nos últimos anos Portugal náo dá uma para a caixa. Enquanto náo se acabar com estes tachos, náo vamosa lado nenhum.

Resta me a consolação de na Selecção A, com Paulo Bento, isto não acontecer. Concordando-se ou não com uma outra convocat´ria, o que é facto é que com ele sabemos que não há fretes!

Etiquetas:


segunda-feira, agosto 08, 2011

É tirar do saco..?

No final do jogo com a Udinese, Domingos lançou a dúvida de que ninguém saberá ao certo qual o onze inicial do Sporting para esta altura da época. A questão é também se o próprio Domingos o saberá.

Do que foi visto até agora, individualmente, revelaram-se 3 jogadores: Rinaudo, Schaars e Rubio. Se os 2 primeiros parecem, claramente, titulares por falta de concorrência (André Santos é a outra opção válida mas esta é uma zona deficitária relativamente ao ano passado). A questão é que, colectivamente, não deu para perceber como funcionaria melhor este Sporting: se com uma defesa subida, a arriscar no fora de jogo e com alas bem abertos ou se com um modelo de jogo mais atrás e mais interior.

Assim, a questão principal do Sporting para esta época baseia-se no modelo a adoptar. 4-4-2 ou 4-3-3 parece ser a dúvida de Domingos. Numa altura em que aquele jogador que poderá ser um factor preponderante na decisão continua de fora (Matias Fernandez), questiona-se se o Sporting quererá jogar com 2 extremos puros ou 2 avançados. Isto porque parece-me que não há consistência suficiente para 4 homens na frente (Capel, Jeffrén, Postiga e Rubio), pelo menos nesta altura da época.

Na minha opinião, o Sporting deverá iniciar o campeonato com o seguinte onze: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Rodriguez, Evaldo; Rinaudo, Schaars, André Santos; Djalló, Postiga, Capel.

Não é o melhor onze mas é aquele que me parece mais consistente e que permite solidificar processos na equipa e aproveitar o momento de cada jogador.

Claramente Jeffrén virá para ser titular, Djalló irá desaparecendo com o tempo, Carriço perderá espaço por ser o central mais fraco dos 4 e dos 3 médios mais de cobertura, 1 deles terá de ceder o lugar a uma opção mais ofensiva (Matias, Izmailov, Rubio, Wolsfinkel de quem ninguém fala mas foi a contratação mais cara do defeso...).

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!