sexta-feira, novembro 27, 2009

Bettencourt telefona a Paulo Bento

As escutas estão na moda. Desta vez calhou a José Eduardo Bettencourt. A "história" é publicada no Jorna A Bola:

José Eduardo Bettencourt (JEB) – Estou, sou eu…
Paulo Bento (PB) – Porque me estás a ligar de número privado?
JEB – Como não me tens respondido às mensagens tive medo que não me atendesses por já estares farto de mim.
PB – Claro que atendo. Não respondi às mensagens porque já está tudo explicado, não há mais nada a dizer.
JEB – Tenho saudades tuas…
PB – Não comeces com essa conversa outra vez. Não tarda encontras alguém e esqueces-me, vais ver. Há tantos treinadores por aí. E muitos são melhores do que eu e merecem um presidente como tu.
JEB – Isso não é verdade, eu não quero mais ninguém, eu sei o que quero. Porquê procurar mais?
PB – Sabes bem que já não estava a dar, as coisas já não eram as mesmas, os sentimentos mudam. Foi muito tempo, já estávamos a adiar o que sabíamos ser inevitável.
JEB – Não é verdade! Nós podíamos continuar a ser felizes, eu ainda te quero muito…
PB – Zé, o problema não és tu , sou eu. Eu é que estava a mais, eu é que deixei as coisas chegar a este ponto e devia já ter terminado há mais tempo. Tu mereces tudo de bom e ser feliz com um treinador que te mereça. Resta-nos as recordações dos bons momentos.
JEB – Diz-me a verdade tu encontraste alguém? É o Pinto da Costa não é? Foram os cretinos dos terroristas que te ameaçaram contra mim? Diz-me, eu prefiro saber?
PB – Não encontrei ninguém. Juro. Há momentos que me apetece estar sozinho e este é um desses momentos. Prefiro estar uns tempos sozinho não tem a ver contigo, eu sou assim.
JEB – Juras? Juras pelos golos do Liedson?
PB – Juro. Juro como jurei que o André Marques vai ser um excelente defesa esquerdo.
JEB – Estás a ver como não é verdade!
PB – Pronto, juro pelos golos do Liedson.
JEB – Não estás a dizer isso só porque já não és nosso treinador?
PB- Não… Mas agora tens que dar um tempo, não podes estar a ligar-me e a enviar mensagens todos os dias. Sai de casa, combina coisas com os teus amigos, vai jantar fora, conhecer pessoas novas.
JEB – Eu vou tentar…prometo. Mas está a ser tão difícil…Adeus.
PB - Adeus.
JEB – Paulo?
PB – Siiiiiimmmm….
JEB – Forever?
PB – desligou.

Etiquetas:


terça-feira, novembro 24, 2009

Benfica: o 1º Grande Desaire

Este fim de semana, o Benfica sofreu a primeira decepção da época. É certo que já havia perdido na UEFA, mas cujas consequência foram reduzidas e que havia perdido em Braga para o campeonato, mas que nao resultou em algo inultrapassável. O mesmo não se pode dizer desta derrota para a Taça de Portugal contra o Guimarães.

Com Luisão e Cardozo de fora, Jorge Jesus, optou por manter aquele que considera o melhor 11, mantendo Coentrão a def. esquerdo, fazendo regressar Ramires e sobretudo pondo Sidney e Keirrison como titulares.

Ora é aqui que está o grande problema: Sidney já conheço da época passada e nunca fui fã. Contra o Guimarães se alguma dúvida pudesse haver, por mais pequena que fosse, ela ficou totalmente dissipada. É fraco. Diria mesmo muito, muito fraco. Não tem categoria para jogar num clube que luta para o titulo. Fraco de rins, lento, péssimo sentido posicional, mau nas dobras (que não faz), é constrangedor vê-lo como titular do Benfica. Targino (excelente jogador para o 4-3-3) deu completamente cabo dele. Já com o Santa Clara havia sido assustador, mas com o Guimarães foi mau demais para ser verdade. Não entendo sinceramente como Miguel Vitor é preterido em favor de tão fraco jogador.
Depois há Keirrison: quem marca tantos golos como ele marcava no Brasil, tem de ter valor. Entendo isso ok, mas que diabo, Keirrison, cá não tem dado uma para a caixa! É que as vezes as coisas não saem bem, mas vê-se que há ali alguma qualidade. Mas em Keirrison....não se vê nada!

Com alguma sorte, Marcel regressa em Dezembro.

Quanto ao jogo em si: má exibição, sobretudo de jogadores que têm sido determinantes como Di Maria e Ramires. Faltou aqui e ali uma pontinha de sorte, mas se calhar o resultado até é justo.

Vem agora ai o derby contra o Sporting e tou mesmo a ver Liedson humilhar Sidney!

sexta-feira, novembro 20, 2009

Bitaites

Isto tem andado muito parado! Ainda por cima sem o nosso campenato que é o que nos dá aquela adrenalina. Mas há contudo um conjunto de acontecimentos que valem a pena serem levevemente abordados..


Começemos pelo "universo" Sporting: alterações profundas na sua estrutura com a entrada de Carlos Carvalhar para treinador.
É uma escolha muito arriscada e que nao augura nada de bom. A gestão das expectativas é importante e parece-me que em Alvalade isto não foi bem gerido. Os adeptos querem esperança, querem algo que os faça sonhar e Carvalhal (que até acho bom treinador) é alguém que foi despedido em 3 dos 4 ultimos empregos ( no Maritimo em 17 jogos, ganhou ..2) e que não é já à partida bem aceite pelos adeptos, logo a sua margem será muito, mesmo muito reduzida. Lembro-me por exemplo que no meu Benfica foi algo semelhante o que aconteceu com Fernando Santos.
Desportivamente, é por norma adepto do 4-3-3. Será que se vai manter fiel a esse sistema ou vai adaptar-se aos jogadores que tem?? Além da escassez de alas, tem o factor Liedson. O leve para jogar sozinho no centro do ataque nao rende.

Se no treinador não soube lidar com a expectativas, no que à direcção do departamento de futebol, Bettencourt, já o soube fazer. Por Sá Pinto é bem jogado. É muito apreciado pelos adeptos, é um bom comunicador (ao contrário de Pedro Barbosa) e será alguém que saberá proteger o "futebol" do Sporting. Estou contudo muito ansioso por ler a entrevista de Paulo Bento este fim de semana no "Record", onde ele diz (aparece com aperitivo no jornal de hoje) que sabia que no dia em que ele saisse do Sporting, Sá Pinto imediamente entraria.

Também ligado ao Sporting, observo que tudo é visto com normalidade que o jogo da Taça contra o Pescadores tenha sido mudado para outro campo. Ao que parece, o Pescadores, legitimamente quer ter mais receita e por isso quer um estádio maior e por isso jogarão em Belém. Agora já todos acham normal e justo que se mude de campo. Já ninguém se insurge. Claro, só o fariam se fosse o Benfica!

Lá nos apurámos para o Mundial! Custou, muito sofrimento, opções absurdas mas o que conta é estamos lá e agora é lutar para brilhar.

Por falar no Mundial, que pena o que aconteceu à Irlanda. Merecia mais. Muito mais. De realçar contudo a grande dignidade de Henry. É verdade que parecia Magic Johnsson com aquela assistência, mas foi digno ao confirmar que o fez (ao contrário de por exemplo aquele avançado do P.Ferreira) , mas foi sobretudo digno nos festejos. Enquantos os outros colegas franceses festejavam efusivamente, Henry sentou-se no relvado, lado a lado com Richard Dunne (capitão irlandês) observando, sem manifestar um único sinal de alegria. Digno!

terça-feira, novembro 10, 2009

Morreu Robert Enke

Aquele que foi o melhor guarda-redes do Benfica pós-Preud'Homme faleceu hoje por razões ainda desconhecidas.

sexta-feira, novembro 06, 2009

E agora?

Pois é, Paulo Bento saiu.
Digno como sempre, saiu pelo próprio pé, não recendo unico cêntimo de indemnização.

A situação era insustentável, pelo que creio que tomou a melhor decisão.

Estou contudo perfeitamente convencido que muito dificilmente alguém faria melhor nos últimos 4 anos. Esta época sim, está a ser péssima, mas atenção que adeptos também têm alguma culpa.

Uma pergunta: nem assim o Director Desportivo fala??

E agora? Quem vem??

Dúvido que voltem a apostar em alguém com pouca experiência.

Já antes havia aqui lançado o nome de Manuel Fernandes, mas também não me admirava que Scolari ai viesse...


terça-feira, novembro 03, 2009

Cansado de ser racional

O futebol profissional há muito que deixou de ser um apenas um jogo para se transformar cada vez mais num negócio e a dificuldade de gerir um clube é conseguir conciliar a ‘racionalidade’ contabilística e financeira com a ‘irracionalidade’ inerente à paixão pelo clube.

Nos últimos anos, os sportinguistas têm sido ‘obrigados’ a aceitar a ‘racionalidade’ dos números para servir de justificação aos insucessos desportivos mas, curiosamente, também como ‘satisfação’ dos sucessos (relativos) alcançados.

Sejamos realistas! Basta pensar que nos últimos 25 anos (e antes de Paulo Bento) o Sporting apenas foi campeão 2 vezes e o resultado mais vezes (11) alcançado foi o 3º lugar… se pensarmos que na Taça de Portugal tínhamos ido apenas a 6 finais vencendo apenas por 2 vezes e vencemos 3 Supertaças em outras tantas presenças… o trabalho de Paulo Bento não tem sido nada mau.
Paulo Bento (com muito menos que outros treinadores dispuseram) conseguiu 4 vezes ficar em 2º lugar, vencer 2 Taças em 2 finais, vencer 2 Supertaças em 2 finais. Ainda foi finalista vencido de 2 finais da Taça da Liga e apenas foi eliminado da Taça de Portugal duas vezes pelo Porto… em grandes penalidades.

Do ponto de vista de resultados, a Paulo Bento pouco se lhe pode apontar.
Paulo Bento pegou numa equipa de um treinador que ‘jogava muito à bola’ mas que nada ganhou.
Peseiro, foi o treinador do ‘quase’, alternava goleadas com derrotas e raramente conseguia ganhar 3 jogos consecutivos. Com Paulo Bento o futebol passou a ser menos ‘atraente’ mas mais ‘objectivo’. Passámos a jogar para pontuar. Quando não se ganhava, empatava-se. Limpou o balneário ao seu gosto: Dispensou estrangeiros sem peso no balneário e de qualidade duvidosa e rodeou-se de gente mais experiente (Caneira e Abel, por ex.).
Fez o seu balneário com gente de carácter ao qual juntou os seus ex-juniores, conseguindo assim implementar as ideias da SAD (inclusão de jovens na equipa principal).

Que outro treinador quereria uma SAD ‘à Sporting’. Uma SAD refém dos bancos e que apenas percebe de números!?
Um treinador ‘barato’, que por ser da casa (e já ter sido jogador) rapidamente criou empatia com os sócios, que dava a cara pela equipa (e pelos dirigentes) em todos os momentos e assumia todas as culpas, alguém que nunca pediu jogadores (pelo menos publicamente) e que sempre assumiu que os jogadores que tinha eram os que tinha pedido.

A venda de Nani foi outro objectivo importante alcançado. Paulo bento apostou em Nani e em menos de dois anos proporcionou à SAD o encaixe de 24Milhões de Euros (Dos 25,5M, 1,5M foi para o Real Massamá) com a venda de um jovem produto de Alcochete.

As coisas foram resultando, enquanto a equipa se mostrou ‘coesa’ e conseguiu alguns títulos.
À falta de jogos vistosos, e até de alguma qualidade, notava-se entrega e dedicação. O jogo ‘menos bonito’ foi suportado… até agora.
Os jogadores até têm dado a cara pelo treinador… verbalmente! É que se na imprensa dizem que estão todos com o treinador, no campo parece que não! Parecem ‘perdidos’ em campo e a alguns, a bola queima-lhes os pés.
Há jogadores para quem a tolerância dos adeptos se esgotou: Polga, Pedro Silva, Postiga e até Ângulo, que ainda agora chegou, são assobiados à primeira ‘asneira’.

No domingo optei por não ver o Sporting-Belenenses, tal o efeito que me causa actualmente ver um jogo do Sporting.
Actualmente é deprimente ver o Sporting jogar à bola! Já o era o ano passado e com a renovação de Paulo Bento optei por não comprar gamebox porque dei por mim a constatar um facto o ano passado: “Não me divirto em ir à bola!”
Todos os jogos são paupérrimos (ganhe-se ou não) e não há uma vitória que não seja sofrida!


Bettencourt cometeu o erro de ter dito que Paulo Bento era ‘forever’. Pela boca morre o peixe! Em lado nenhum do mundo existem treinadores forever porque de besta a bestial (e vice-versa) é um ápice… e se Bettencourt quiser levar Paulo Bento até ao fim, muito provavelmente o fim de Paulo Bento será o fim de ambos no Sporting!

Paulo Bento é o ‘culpado’ do estado letárgico a que chegou o Sporting? Não.
Paulo Bento tem culpa da falta de investimento na equipa? Não.
Despedir Paulo Bento é a solução? Sim, é!
O despedimento de Paulo Bento irá resolver os problemas da equipa principal do Sporting? Não!

Mas um treinador novo vai trazer gente ao estádio e unir novamente a equipa com os sócios!
E é escusado apresentar duas dezenas de sócios todas as segundas-feiras se eles andam a fugir do estádio aos milhares!

E que saudades que eu tenho de ir à bola ver o meu Sporting…


Pedro Fernandes

segunda-feira, novembro 02, 2009

Apelo

Cara SAD,
Muito prezaria se mantivessem a coerência na tomada de decisão relativamente à continuidade de Paulo Bento enquanto técnico da equipa do Sporting. Não, não é pura ironia pelos últimos resultados alcançados pelo treinador leonino, mas sim porque acredito na vossa coerência de discurso e no vosso racionalismo desportivo.
Alcunhas como o “Ferguson de Alvalade” não surgem do nada e baseiam-se num trabalho extraordinário que tem sido desenvolvido por um treinador que disse a um bando de miúdos para perderem a vergonha e crescerem futebolisticamente. Assim foi com Moutinho, Nani, Miguel Veloso, Rui Patrício, Carriço…
Um treinador teimoso com vedetas, com prejuízo para os resultados da equipa, mas com enorme benefício sob a gestão de grupo e de balneário. Também é verdade que não conseguiu o que se esperava o ano passado: lutar pelo título com afinco. Mas também é verdade que conseguiu 3 segundos lugares consecutivos numa altura em que o FC Porto é praticamente imbatível.
Apelo assim a que dêem continuidade ao trabalho de Paulo Bento, a pessoa indicada para dar rumo à vossa política desportiva.
Veremos o futuro..

domingo, novembro 01, 2009

Estados de espírito

Que pensará um adepto do Braga depois de ter vencido na 1ªvolta os 3 grandes e apenas ter perdido 2 pontos em 27 possíveis?
Que o título é possível? É fogo de vista?
Fica a votação aqui ao lado.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!