quarta-feira, janeiro 28, 2009

Só Manchetes!

Quique pediu e então faço-lhe a vontade... Mais uma sobre o menino.

José António Reyes é indiscutivelmente um futebolista com um talento imenso. Sempre gostei deste jogador desde que o descobri no Sevilha na época do Euro 2004, se não estou em erro.

Rápido, driblador, sem medo de ir para cima do defesa, inteligente, com técnica e remate muito acima da média... Reparem: É um jogador que tem tudo. Talvez lhe falte ser um pouco mais robusto fisicamente, mas de resto, tem absolutamente tudo o que se pode pedir a um jogador de futebol.

Estranha-se então, que um jogador destes não interesse a um Atlético de Madrid... Estranha-se então que dando o título ao Real Madrid no último jogo de há dois anos, isso não apagasse a fraca época feita e o clube não o quisesse manter nas fileiras, indo antes buscar Drenthe e Robben por muito mais dinheiro. Estranha-se que fosse suplente do Arsenal na última época que por lá fez...
E agora, é suplente do Benfica, por (segundo o seu treinador) falta de rendimento. Ele, que muitos dizem ser o melhor jogador da Liga Portuguesa - E sejamos honestos, sobretudo os benfiquistas, e porque com um jogador destes é normal que o coração fale mais alto que a produção. Eu por exemplo, adorava o Dominguez... empolgava! E não era um terço do jogador que é o Reyes.

Há uma coisa que é fundamental num jogador de futebol - Vontade. Eu até não acho que Reyes não a tenha, ou que seja um caso assim tão grave de falta dela. Gosto de o ver jogar, e no Benfica, francamente parece-me dos jogadores com melhor rendimento - O melhor, para mim é Katsouranis, batam-me se quiserem, mas não estou aqui a analisar nomes.

Qual é então o problema de Quique Flores? Será que Reyes merece mais este deboche público do que, por exemplo... Pablo Aimar? Ou será que o problema realmente é de José António Reyes?

A palavra aos meus colegas do Benfica...

quinta-feira, janeiro 22, 2009

As 50 promessas

Foram publicados na revista inglesa TIMES as 50 novas promessas do futebol Mundial. Junto publico algumas delas e como a revista os referencia:

1. Hernanes (São Paulo) – o novo Káká
2. Benzema (Lyon)
3. David Silva (Valencia)
4. Radamel Falcão Garcia (River Plate)
5. Douglas Costa (Grémio) – o novo Ronaldinho?
6. Jack Wilshere (Arsenal)
7. John Fleck (Rangers)
8. Jozy Altidore (Villarreal) – o sucessor de Adu
9. Fabio da Silva (Man Utd)
10. Claudio Marchisio (Juventus)
11. Carlos Eduardo (Hoffenheim)
12. Marek Hamsik (Napoli)
13. Steve Mandanda (Marselha)
14. Ezequiel Lavezzi (Napoli)
15. Sofiane Feghouli (Grenoble) – o novo Zidane
16. Diego Buonanotte (River Plate)
17. Adam Johnson (Middlesbrough)
18. Angel di Maria (Benfica)
19. Mario Balotelli (Inter Milan)
20. Thiago Silva (AC Milan)

34. Sebastian Giovinco (Juventus)
41. Daniel Opare (Real Madrid)
45. Rabiu Ibrahim (Sporting) – o novo Okocha

quarta-feira, janeiro 21, 2009

" A Dupla"

É caso para dizer que o Leão anda à solta! No Domingo vi um bocado do jogo Sporting – P.Ferreira e pude voltar a confirmar que em Alvalade está um conjunto forte, coeso e agora altamente perigoso no sector ofensivo.
Efectivamente, quando Paulo Bento aposta numa dupla avançada composta por Liedson e Vukcevic o perigo e sobretudo a eficácia é logo outra. O ano passado em alguns jogos esta dupla chegou a jogar junta, mas isso foi algo que não constituiu aposta permanente. Vukcevic sempre foi aposta primordial no lado esquerdo do quarteto de meio campo e com isso o Sporting perdeu poder de fogo.

Este ano, tudo foi diferente. Diferente por várias razões, mas sobretudo pq o montenegrino não jogava. Depois houve a lesão do levezinho, o que levou a apostas permanentes em Yannick, Derley e Postiga. Destes 3, 2 jogavam sempre, alternando depois entre eles. Yannick até começou bem, marcando uns golos (facto que até levou Queiroz a chamá-lo à selecção), Derley foi tendo algumas boas exibições (marcando 2 golos decisivos na Champions) mas sem conseguir fazer 2 jogos seguidos (definitivamente parece já não ter estaleca para a alta competição) e sem marcar para o campeonato, ao passo que Postiga (o 2º avançado mais utilizado) até marcou no inicio de época (só marcou para o campeonato – Champions, Taça Portugal e da Liga = 0 ) mas nunca foi o avançado que o Sporting precisa.

Até que neste jogo P.Bento voltou a juntar a dupla Vuk & Liedson. Bem sei que um jogo não é nada. Mas recordo me de os ver juntos o ano passado. Meus amigos: o perigo mora ali!!! É muita qualidade junta!
Liedson é Liedson. Não vale a pena chover no molhado. Mas juntá-lo a um jogador com quem se entende às 1000 maravilhas, com alguém que entende o seu futebol (embora gostasse mt de ver tb a dupla Liedson & Derley) , com alguém que provoca desequilíbrios nos defesas contrários, que procura os espaços vazios, que arrasta consigo os defesas, que tabela bem, que remata do nada, que luta pela posse de bola, nunca a dando como perdida, que sabe também ajudar o seu meio campo, criando ai superioridade numérica ou pelo menos permitindo não ficar em inferioridade, então com isto tudo meus amigos ....... que medo (parafraseando o meu amigo Vantunes)!!!

Etiquetas:


terça-feira, janeiro 13, 2009

Importante, sem dúvida!!

Já escrevi várias vezes que o futebol não é só técnica. Futebol não é só dar nas vistas.

Posto isso, também não sou daquelas pessoas que diz que: "Não se dá por este jogador em campo... Grande exibição!!" - Acho isto ridiculo.

Mas há pequenas coisas que marcam a diferença num campo de futebol. Uma dobra correcta. O saltar com o adversário só para estorvar, o estar lá a morder os calcanhares e não dar tempo para que o adversário pense. O sacrificar-se a si próprio, fazendo faltas inteligentes que param contra-ataques no meio campo adversário de preferência...

Já todos perceberam que falo de aspectos defensivos do jogo. Também é importante ter técnica a defender, é um facto. Posicionarmos-nos correctamente perante o adversário que nos aborda no um para um, conseguir cortar a bola e sair a jogar, conservando a posse da mesma na nossa equipa. Estas duas coisas, provavelmente fazem de um defesa um fora de série. Mas as outras todas, fazem de um jogador um verdadeiro defesa que garante a inviolabilidade das suas redes. São aspectos que derivam de concentração competitiva, de atitude, e que marcam não so o próprio jogador como contagiam os colegas para estar ao mesmo nível.

Esta conversa toda para? Quero aqui falar de Marco Caneira. Tido como uma das grandes contratações do Sporting este ano, várias vezes ouço falar do seu deficiente momento de forma. Que está a desiludir. Não posso estar mais em desacordo. Marco Caneira tem 9 jogos na Liga Sagres, e nesses 9 jogos o Sporting não sofreu golos com ele em campo. Porquê? Porque sendo um central que joga a lateral, Caneira fecha bem no meio e não permite que os cruzamentos entre o central e o lateral criem perigo. Porque está sempre em cima do extremo quando este recebe a bola e se for preciso dá-lhe uma castanhada. Porque mesmo quando o adversário lhe foge, aparece a estorvá-lo e não o deixa executar livremente. Porque dobra os centrais quando estes facilitam. Porque não erra uma única vez no sistema de fora de jogo. Porque não tem problemas em aliviar horrivelmente a bola da sua área de acção. Basicamente porque está concentrado!

Não é coincidência que o Sporting tenha sofrido golos em todos os jogos que Marco Caneira não fez, ou quando não esteve em campo na Liga Sagres. Certo que o Sporting tem sido uma equipa sólida (exceptuando os jogos com o Barcelona... Mas isso é um mundo áparte), mas o registo individual é impressionante - Clean Sheet.

Caneira é brilhante? Não, é DEFESA. Ponham-no em qualquer lugar do campo e é isso que ele traz para cima da mesa: Capacidade Defensiva.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

E hoje dormiste bem??

Quem me conhece minimamente, sabe que não sou muito de me desculpar com arbitragens. Não gosto, nem nunca gostei muito desse tipo de choradinho.


Nesta época, elogiei o meu técnico (Quique Flores) pela sua postura relativamente aos árbitros. Jogos houve em que teve razão de queixa e em que os senhores de apito tiveram erros gritantes e em pelo menos 2 jogos poderão ter tido alguma influência no resultado. Digo que poderiam, pois não é liquido que o resultado fosse outro em virtude do muito tempo de jogo ainda em falta.


Recentemente houve um jogo na Luz com o Nacional. Um jogo marcado por um lance já depois dos 90 minutos em que o árbitro inexplicavelmente assinala falta. Ali nao havia volta a dar: era o golo da vitória e os 3 pontos no bolso. Há lances que suscitam dúvidas, mas aquele não era um deles. 2 pontos perdidos e na Luz caiu o "Carmo e a Trindade".


Quique veio pela 1º vez falar sobre as arbitragens. Questionado pelos jornalistas se dormiu bem, o espanhol disse que não. Afirmou ter dificuldades em dormir em virtude do que se verificou nesse jogo aludindo ao lance do golo nao validado. Teceu também algumas outras considerações sobre o mesmo lance. Percebo que pela 1º vez tivesse falado, pois foi um daqueles erros para os quais não há desculpa. Foi na minha opinião propositado.


Tendo falado em tom de critica, Quique ficou com telhado de vidro. Dai em diante, na minha forma de ver, teria de admitir que foi beneficiado quando houvessem erros gritantes a seu favor. Repito que há erros e erros, mas depois há erros gritantes.


Foram esses erros gritantes que assisti ontem na Luz no Benfica - Braga. Há muito tempo que não via uma arbitragem tão tendenciosa. Foi assustador!! Vi um Benfica claramente beneficiado e um Braga com muita, mesmo muita razão de queixa: golo em claro fora de jogo, penalty sobre Meyong e penalty inexstitente sobre Di Maria. Isto foram os lances capitais, mas depois há os outros tipos de lance. Faltas por marcar a favor do Braga, outras marcadas de forma errada, critérios completamente desiguais. A chamada arbitragem inteligente mas que acabou por não o ser em razão de tamanho descaramento.


Agora Sr. Quique devia ser homenzinho e vir falar publicamente dizendo que não só foi beneficiado, mas tb que em razão disso, dormiu que nem um bébé!

quinta-feira, janeiro 08, 2009

€s VS Equipa













Bem este post fala de algo que hoje em dia não se pode dissociar do Futebol moderno - Money! E também qual a verdade e fundamento da teoria - Os mais ricos tem os melhores jogadores por isso têm/vão ganhar sempre.

Analisando as competições mais Competitivas (na teoria) ou seja os campeonatos Espanhol, Italiano e principalmente o Inglês percebe-se que a balança está claramente desequilibrada para meia dúzia de clubes em cada país. Ou porque tem mais adeptos, ou porque tem mais historial (e por isso arrastam mais adeptos) ou porque tem maior estrutura (organização e infra-estruturas) mas o hoje o principal factor é ter o maior... investidor! Se olharmos para a competição europeia mais rentável percebe-se que a Liga dos Campeões é dequilibrada quando se trata de receitas. Os maiores clubes, dos paíse mais avantajados, recebem a maior fatia do bolo, enquanto que os mais "pobre" e com menos ranking ficam com as "migalhas".

Percebe-se que a competitividade está de braços dados com a disponibilidade de verbas para investir. Assim um campeonato que possa dar mais € em ordenados e condições de trabalho tem à partida maior capacidade competitiva. Assim conclui-se que os jogadores médios/fracos desse campeonatos desequilibram nos campeonatos menos competitivos (Micolli, De Franceschi, Poborski, etc.). Os jogadores mais fracos quando são deslocados para esses campeonatos tornam-se muito melhores jogadores (Vidigal).

Mas o que queria salientar neste post tem a ver com principal arma do Futebol -A equipa. Os automatismos, a filosofia de jogo, o entrosamento, a entrega e o espítito que traz geralmente uma consistência de resultados.
Como explicar que o Man City e Tothenham tenham investido muitos milhões e estejam com resultados muito fracos? Será o contrariar da máxima acima referida? Será uma questão de competitividade ou será que o factor Equipa é decisivo? Claro que os rivais também investem. O Hull, Wigan ou o Stoke City também investiram (mas o que são 6M€ que custou o jogador mais caro - Dave Kitson vindo do Reading para o Stoke City, em comparação com Robinho e companhia?).
No nosso campeonato com os ordenados em atraso os jogadores unem-se, cultivam o espírito de equipa, pois esse problema é algo comum a todos. Abandonam os interesses pessoais, tornam-se mais humildes e para provar que de facto merecem os vencimentos dão tudo em campo... foi assim com o Setúbal é assim com o Estrela. Quem não se lembra dos ordenados milionários e investimentos malucos que foram feitos no final anos 80/ anos 90 que custaram a vida a Salgueiros, Leça e Tirsense?
A um nível macro quem não se lembra da bolha que foi o futebol italiano nos anos 90? A Lazio que comprava tudo o que mexia - de Vieri, De La Peña, Mendieta, Veron, etc., etc.
Agora fala-se de dificuldades no Chelsea um clube que sempre abusou nas compras ruinosas (sem proveito na relação desempenho/preço pago/titulos) - Melchiot, Eranio, Gronkjaer, Wright Philips, Smertin, Shevchenko, Pizarro, Ben Taim, Paulo Ferreira, Del Horno, Hunt, Belletti, Mutu, Crespo, Scott Parker, Jarosik, Stanic, Veron, Emanuel Petit, etc., etc.

E para ti? Como vês esta moeda de de duas faces?

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Home, sweet home!

"Já são 12 anos fora. Tenho saudade dos amigos, da família. Já morei em Portugal, que eu adoro, sou muito bem tratado e tenho amigos lá. Morei em Barcelona, que é uma cidade fantástica. Quando volto a essas cidades, sinto-me bem. Mas só me sinto em casa quando estou no Brasil."

É isso aí, Deco! Legal! Este ano você já jogou em casa né? E até ganhou de goleada!


segunda-feira, janeiro 05, 2009

Erro de análise ou erro de postura?

Estava a ver o jogo de ontem do Benfica e aos 59 minutos perguntei-me a mim mesmo: “Como é possível Binya estar 60 minutos em campo a jogar pelo Benfica?”. Dois minutos depois foi expulso por uma falta infantil. Também por essa altura pensei na postura de Quique e Rui Costa perante aquela que viria a ser a primeira derrota no campeonato, frente ao último classificado e concluí que a postura só poderia ser uma: assumir que o Benfica não merece o 1º lugar e que terá que trabalhar bastante para o recuperar tendo em sua posse menos armas que os seus adversários directos (porque tem menos equipa, um plantel menos equilibrado, joga fora os 2 clássicos, ainda não tem um fio de jogo claro); assumir que este plantel não tem qualidade suficiente para ser campeão e que necessita de reequilibrios; assumir que, nos momentos mais importantes da época, o Benfica falhou sempre (Olimpiakos, Leixões, Setúbal, Nacional, Trofense). Mas não, a postura é a oposta: dizem eles que a solução está dentro do balneário. Eu não a encontro porque o que falta neste Benfica é criatividade (apenas Aimar e Reyes a têm sendo que Aimar, muito a espaços), médios centro organizadores e completos (Carlos Martins é demasiado intermitente, Yebda mediano em tudo, Binya não conta, Ruben Amorim não é opção, sobra Katsouranis), um ala direito eficaz (Balboa e Urreta não existem, Ruben Amorim é, naturalmente, limitado), estabilidade na baliza (Moreira tem pouca rotina, Quim está longe de voltar a ser opção, Moretto não tem estatuto). Se a solução for interna, essa certamente terá que passar pelas mãos de Quique: libertar Aimar e recuá-lo para a linha de meio campo, encostar Suazo na direita e Reyes na esquerda servindo Cardozo ou Nuno Gomes, apostar em Ruben Amorim no meio ao lado de Katsouranis. É uma hipótese, nada mais do que isso. Mas a verdade é que o modelo actual depende muito de 2 jogadores: Suazo e Reyes. E quando um deles não está é penoso ver as soluções deste Benfica..

Bate Leve, Levemente...

Há jogadores que não se cansam, mas mais do que isso, há jogadores que não nos cansam e que não nos cansamos de ver jogar.
E isso para mim, é a maior definição de Liedson. Temido por todos os adversários, o Levezinho tem um leque de qualidades que poucos jogadores têm. Uma resistência acima da média, rápido sem ser velocíssimo, repentista, tecnicamente muito dotado, excelente sentido de colectivo, com boa finalização e acima de tudo, um instinto de golo fantástico que lhe permite fazer golos de todas as maneiras e feitios - Pé direito, pé esquerdo, cabeça.

Liedson é um jogador que merece mais do que o Sporting e do que a Liga portuguesa, quanto mais não seja pela regularidade que exibe há 5 épocas consecutivas! Todos os anos parece que melhora algo, e isso torna-o cada vez mais uma referência no futebol português e na nossa liga - da qual é, quer se queira quer não, a maior referência desde que cá está.

O que acrescentou o Liedson deste ano? Sentido de liderança, o que o obriga a responder de modo correcto perante as responsabilidades que tem na equipa do Sporting. Desde que chegou a Portugal Liedson cresceu em todos os sentidos - Melhorou a sua finalização, tornou-se mais leal em campo (acabaram-se os mergulhos e os conflitos), compreendeu o que significa pertencer a uma equipa, é mais disciplinado, aprendeu a defender e agora é um líder! Aquele Liedson bom jogador que chegou a Portugal é hoje um fabuloso jogador que melhorou um pouquinho em cada aspecto do seu jogo.

Muito bem Levezinho! Tens o Sporting a teus pés, e quem aprecia futebol também. MVP.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!