terça-feira, dezembro 23, 2008

Pega Ladrão!!!

"Pensamos que o golo foi limpo. Foi uma má decisão do árbitro e mais um azar que nos impede de chegar à vitória depois de muito termos trabalhado para isso. É difícil lidar com uma situação em que os jogadores fazem um esforço muito grande para chegar ao golo, conseguem-no e não são recompensados", - By Quique Flores

“Custou-me dormir. Vi várias vezes aquele lance. Até celebrámos o golo, mas infelizmente não foi validado” - By Quique Flores

"Penso que foi um golo limpo e tiraram-nos a possibilidade de vencer... Quando chegámos com perigo à baliza do adversário, retiraram-nos a recompensa" - By Quique Flores

"O Benfica fez o suficiente, mas sinceramente não entendo este tipo de decisões por parte dos árbitros" - By Quique Flores

Afinal...

domingo, dezembro 21, 2008

Trabalho estrutural ou picos de forma?

Quique Flores apostou, no início de época, em Carlos Martins e Yebda como referências do meio campo encarnado. O primeiro está lesionado há demasiado tempo, o segundo é já suplente de Binya. Entre tudo isto, já muitos falavam na recuperação das qualidades do primeiro e na revelação de pormenores do segundo. Hoje, são suplentes pouco utilizados e a desconfiança que paira sobre os dois tende a crescer.
Jesualdo Ferreira apostou, desde cedo, em Rolando a central e Fernando a trinco. Sempre se identificou esta equipa do Porto com elos mais fracos, principalmente, tendo estes dois jogadores como alvos. Hoje, estão de pedra e cal na equipa fazendo ambos já parte da base que irá encarar os desafios de voltar ao 1º lugar e atacar a Champions.
A pergunta fica: falar antes de tempo ou pura ilusão de óptica?

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Frente a frente_8

Alessandro Del Piero, 34 anos, há 17 anos na Juventus rivaliza com Francesco Totti, 32 anos, também há 17 épocas na Roma. Dois símbolos de dois clubes com percursos mais ou menos semelhantes. Nos momentos mais gloriosos mas também nos mais dificeis, foram eles o rosto de Juventus e Roma, respectivamente. Vamos a factos:

- Del Piero apareceu num momento de esplendor de Roberto "il codino" Baggio, apoiado por Vialli, Ravanelli, Moller...não havia espaço no 11 para crescer (e no banco estavam Di Canio e Casiraghi) por isso foi só após o ciclo do treinador Trappatoni que Del Piero apareceu em grande. Assim, foi na 1ª época de Lippi (94/95) que Del Piero começou a brilhar o que coincidiu com a conquista do scudetto, título que a Juventus não vencia então há teve mesmo que conseguir encaixar tanta estrela. Com o adeus de Baggio, assumiu-se como a principal figura da Juve tendo sido o seu nome associado a Real Madrid e Chelsea em diversas ocasiões. Fez triplas com Zidane e Inzaghi (e Henry), Nedved e Trezeguet (e Ibrahimovic). No momento mais delicado da história do clube, não o abandonou e realizou uma época de grande nível na 2ª divisão. É capitão da Juve há 5 temporadas, envergando essa braçadeira há bem mais tempo visto que Ferrara nas últimas 2-3 épocas já pouco jogava. Venceu o scudetto por 5 vezes e por uma vez levantou o caneco da Champions. Joga habitualmente como segundo avançado mas não raras vezes actuou como médio/avançado esquerdo, aproveitando a capacidade que tem para desiquilibrar vindo para o meio.



- Totti é o símbolo máximo do clube romano. Foi campeão em 2000/2001, numa equipa comandada por Fabio Capello e que reuniu grandes craques como Cafu, Samuel, Emerson, Montella e Batistuta. Pena foi para ele e para a Roma que não mais a equipa conseguiu reunir tanto talento num só ano ficando apenas duas vezes em 2º lugar, depois dessa conquista (em 2 épocas imbatíveis do Inter e no rescaldo do Calciocaos. Dono de uma técnica exímia, espanta-se porque nunca terá saído de um clube de dimensão média-alta mas a transferência nunca surgiu. Foi, há 2 épocas, capa de todos os jornais em Espanha como o reforço do Real Madrid (todos os anos calha a algum) mas manteve-se fiel à Roma a quem dedicou "amor eterno". Venceu a bota de ouro com 26 golos em 2006/2007 na época em que actuou como ponta de lança mas é como segundo avançado que mais se notabilizou. É capitão da Roma há já 6 temporadas e a figura máxima do clube romano.

A nível da selecção italiana, o desempenho de cada um deixa muito a desejar nunca se assumindo como principal escolha de cada seleccionador que passou pela Nazionale. Aqui fica um resumo:

- Del Piero esteve presente no Euro 96 jogando apenas na partida inaugural. No Mundial 98, foi a altura da passagem de testemunho de Baggio para Del Piero (alternaram a titularidade) sendo que Totti também não foi chamado. No Euro 2000 Totti e Del Piero, comandados por Dino Zoff, alternaram a titularidade com maior primazia para Totti que marcou 2 golos e Del Piero apenas 1. Perderam na final com a França tendo sido Totti eleito para o 11 ideal num ano em que ficou célebre o penalty à Panenka marcado a Van der Sar. Mundial 2002 na Coreia, já com Trappatoni, serviu para, uma vez mais, ficar a indefinição de qual era o titular: começou Totti, mas foi Del Piero a saltar do banco e a marcar contra o México o golo do apuramento. Totti viria a ser expulso contra a Coreia no jogo da eliminação polémica. No Euro 2004 Trappatoni apostou nos 2 de início mas foi sol de pouca dura tendo Totti sido relegado para o banco e não jogou mais, visto que a Itália foi eliminada ainda na 1ª fase. No Mundial 2006 acabaram como campeões num ano em que Totti era 1ª opção mas só marcou saltando do banco (penalty que eliminou a Austrália), tal como Del Piero que na final marcou à França mas que foi mais suplente utilizado que propriamente titular. No Euro 2008 Totti ficou ausente por lesão, Del Piero não passou de 2ª-3ª opção de banco. Caíram aos pés da campeã Espanha nos penalties. Tem sido uma convivência saudável entre os dois (são grandes amigos) mas de difícil aproveitamento e com rendimentos efectivos curtos (apenas um título e uma final em 10 anos de Selecção). Pouco para 2 estrelas que têm que repartir o trono de melhor jogador italiano.

E, para ti, quem é o melhor dos dois?

Etiquetas:


Como diz que disse???!!!!!


Scolari anda na mó de baixo no Chelsea. Dificuldades no apuramento na Champions e o resultados, sobretudo em casa, para a Premiership, não têm sido os melhores.
As criticas têm sido mais do que muitas e ao que parece alguns jogadores começam a ficar insatizfeitos com a táctica e com a falta de ousadia do seu treinador.
É um facto que as lesões têm sido mais do que muitas, mas isso não explica tudo. Explicação essa que Scolari parece querer explicar com a falta de um organizador a meio campo!!
Como???? Pode repetir??? Falta de um organizador??? No Chelsea???? Pois parece que para o Xerife, um plantel que tem Deco, Lampard e até Ballack, não é suficiente ou não terão a qualidade para organizar o jogo da sua equipa.
Diz Scolari destes jogadores, que são bons rematadores, mas nao são e não tem dribladores. Bem provavelmente Scolari quer o jogador quase perfeito! Deco e Lampard são fantásticos! Não driblam??!! Mas será essa a principal função de um organizador?? Não será isso mais para um extremo?? Nem tem também Joe Cole e Malouda???

sábado, dezembro 13, 2008

Monólogos de actores do futebol

Sou grande adepto da opinião clara e definida de jogadores e treinadores. Na edição da Marca de hoje Raúl fala abertamente sobre o melhor do Mundo onde define claramente que escolheria Messi em vez de Ronaldo para jogar consigo e compara este Barcelona ao de há 3 anos pela forma como se empenha na recuperação de bola através da pressão alta. O capitão de um dos 3 maiores clubes do Mundo a falar do seu maior clube rival e deixando claro que o melhor jogador do Barcelona era bem vindo à equipa de Raúl. Sem espinhas e sem nada a julgar.

Também Jesualdo Ferreira quis falar abertamente sobre o jogo com o Arsenal. E é importante que isto aconteça porque às vezes os treinadores devem "perder a humildade" e deixar claro as suas ideias e conquistas. Mas, a questão principal deste post é que, é exactamente nestes momentos que observamos a (des)atenção destes actores do futebol. Senão, vejamos as palavras de Jesualdo a propósito da fragilidade aparente do Arsenal no Dragão:

"Vamos falar da defesa do Arsenal? Almunia, que eu saiba não é júnior. Eboué é sempre titular do Arsenal e internacional do seu país. Depois tinham o Gallas. Em 1997, em Toulon, era eu treinador da selecção nacional, o Gallas jogava numa equipa que tinha um ataque que não era grande espingarda: Anelka, Trezeguet e Henry. Depois tinham o Djourou, que é suíço não sei como e joga frequentemente no Arsenal, e o Silveste, que estava nessa defesa com o Gallas em Toulon», acrescentando: «No meio campo, tinham por exemplo o Song, que é o habitual substituto de Gilberto quando Wenger quer mais consistência defensiva."

Bom, importante fazer notar que Gilberto Silva, o antigo capitão do Arsenal saíu para o Panathinaikos no início desta época e que Djourou é suiço desde os escalões jovens (sub-21) daquele país ao contrário de Deco e Pepe, jogadores naturalizados e aprovados pelo professor Jesualdo.


sexta-feira, dezembro 12, 2008

O melhor do Mundo

Lembro-me bem do ano em que Cannavaro ganhou a Bola de Ouro. Nesse ano, havia muita especulação mas ninguém sabia ao certo quem iria ganhar o troféu. Não havia um jogador que tivesse feito uma época esplendorosa. A Itália tinha sido campeã do Mundo baseada num conceito de equipa onde ninguém se sobressaíu de forma especial. Parece sempre que é preciso ganhar troféus para se justificar o rendimento de uma época. Será que Cristiano Ronaldo não seria o melhor do ano se o Chelsea tivesse ganho nos penalties a Liga dos Campeões? Acabemo-nos com os cinismos. Cristiano Ronaldo foi, por mérito próprio, pelo talento, pela capacidade de trabalho e sacríficio, pelo empenho em prol da equipa, pelo que fez, pelo que marcou, pelo que deu a marcar, o Melhor do Ano 2008. E, este ano, nem espaço há para 2ª lugar. A classificação que recomece a partir do 3º e, aí sim, ponham o Messi, o Káká, o Torres e o Casillas a lutar por ele.


quarta-feira, dezembro 10, 2008

Tão novos...

De há muito tempo a esta parte que o Sporting é visto como um clube de formação. E quando se faz isso, fala-se invariavelmente de nomes como Futre, Figo, Ronaldo, Quaresma, Peixe, Viana, Nani...

Isto para mim, não é propriamente um clube de formação. Um clube que preza a formação, tem que viver dela, desportivamente falando. Tem que assumir que não compra, mas que também não anda a criar jogadores para os vender.

Para mim, o Sporting nunca foi um clube que priveligiasse a formação. O Sporting era um clube vendedor, isso sim. Tudo o que saía das escolas de Alvalade seguia naturalmente o seu curso rumo à Europa.
Mas agora, isto mudou. E mudou porque o Sporting de hoje é um clube capaz de se apresentar na Liga dos Campeões com uma defesa que tem Caneira, Carriço e Pereirinha... Um meio campo com Moutinho, Veloso e Adrien... um ataque com Yannick. Um guarda redes titular made in Alcochete...



Agora sim, o Sporting vive da formação. E fá-lo de modo relativamente sustentado. Está na luta pelo campeonato, e passa eliminatórias nas competições europeias à custa desta estratégia que há muito se começou a desenhar. Cada ano que conservar os Moutinhos, os Velosos, os Patrícios, os Caneiras e lhes acrescentar segundas linhas como Carriço, Adrien, Pereirinha e Yannick (medindo minutos de jogo e importância na equipa), o Sporting ganha estabilidade e reduz custos. É uma grande equipa? Longe disso. Mas pensem no Ajax de Amsterdão (sem dúvida o exemplo do que a formação pode fazer por um clube) da última década. Longe das grandes equipas da Europa, mas que raramente compra um jogador. Vive da formação. E quando juntou uma fornada de grandes jogadores, foi campeão europeu. Kluivert, Davids, Seedorf, De Boers, Overmars, Van Der Saar, Kanu, Reiziger etc... foram o expoente máximo de uma estratégia. Não digo que o Sporting lá chegue, mas pede-se que ao menos rentabilize desportivamente o seu maior activo: A Academia de Alcochete (ou pelo menos que tente fazê-lo).

Miguel Veloso


Muito se tem falado sobre Miguel Veloso sobretudo a partir da época em que despontou seriamente na equipa do Sporting. Estávamos em 2006/2007 quando o Sporting apresentava um miúdo como Quarta opção para defesa central. Miúdo este que em 2005/2006 representava o Olivais e Moscavide na segunda divisão B.


Os longos cabelos louros, e uma grande exibição contra o Inter de Luís Figo em Alvalade, valeram-lhe o céu. A fraca concorrência interna, catapultou-o para a posição de trinco. E estava criado o mito! Mundos e fundos aos seus pés, 30 e 40 milhões de ofertas, bem à portguesa. De repente esquecemos-nos que estávamos perante uma revelação e pretendíamos ter ali o melhor trinco português e quiçá um dos melhores da Europa.


Veio a segunda época (2007-2008, atenção...) e com ela os primeiros calafrios. Este jogador nascido em 86 passou de garanhão a desilusão. A deficiente forma física (que de resto sempre tinha tido) veio ao de cima e mostrou ao mundo que para se ser um trinco titular que joga 90 minutos todas as semanas (o que não tinha acontecido ainda... portanto, 2007-2008 é a primeira época que Miguel Veloso faz como titular i ndiscutível no Sporting) eram precisos mais do que bons pés e bom aspecto.

Lá veio o Euro (opção duvidosa, a meu ver) e o rapaz de 22 anos foi uma desilusão, porque não foi titular. Ele próprio foi nessa onda e disse querer sair do Sporting, quiçá convencido que já havia feito o suficiente no clube e estava pronto para mais altos voos.

Agora na terceira época, e já pisado pela fama da falta de humildade, dizem muitos que acham que este jogador se vai perder. Ele que este ano já fez 4 posições na equipa do Sporting e que cumpriu em todas elas: Trinco, Central, Defesa Esquerdo e médio interior esquerdo. Ou seja, é um jogador que confere soluções e que a nível de atitude tem sido correcto.

É o melhor do mundo? Não, nem nunca há-de ser - esqueçam se era disso que estavam à espera. Mas tecnicamente e tacticamente é um jogador acima da média para a nossa liga. Esta sua terceira época na equipa principal do Sporting tem tudo para ser a sua melhor. Aos 22 anos é um jogador com margem de progressão (não esquecer) fisica, tactica e tecnica que joga em várias posições do campo. Arrisco dizer que onde tem cumprido menos é a trinco, e mais: Pode ser, neste momento, a melhor opção para o lado esquerdo da selecção.


Bem está o futebol de um país que perde 6-2 com o Brasil, empata com a Arménia em casa e cujos todos os grandes são goleados na Europa, que se pode dar ao luxo de dizer a um miúdo com 1 Metro e Oitenta, qualidade de passe muito boa, 22 anos, 2 épocas na primeira liga, capacidade para marcar livres (quantos jogadores podem dizer que marcaram golos ao Barcelona e Real Madrid no mesmo ano?), disciplinado e cultura táctica para ocupar várias posições do terreno de jogo que está a mais... que já nao tem futuro, que não é bom.

Que a humildade que já lhe faltou, chegue depressa e fique. Ele só terá a ganhar, e o futebol português também.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Não Chega Já????

Costuma-se dizer que a paciência tem limites. A minha pelo menos já terminou.
Quem lê este blog com frequência, saberá certamente que sempre fui um critico de Quim. Um enorme critico! Talvez o maior de todos….

É verdade que o ano passado Quim, esteve a uma nível muito bom, grandes exibições e que contribuíram para algumas vitórias do Benfica. Claro que teve uma outra falha, mas no computo geral esteve muito bem e com essas exibições fez aquilo a que na gíria se costuma dizer: fez me por o saco na viola e admitir que esteve bem.

Ficaria então a dúvida: seria esse nível no futuro a regra ou a excepção???
Partiu para esta época com crédito suficiente que lhe permitisse um ou outro erro. Repito: um ou outro erro! Não erros em catadupa!

O que temos assistido é a um Quim que voltou ao seu nível habitual: inseguro, mal nas saídas, péssimo no jogo aéreo, incapaz de agarrar uma bola, incapaz de dar tranquilidade ao seu quarteto defensivo.

Está na hora de dizer basta e de voltar a dar oportunidade ao excelente Guarda-Redes que é para mim Moreira.
Não sendo já aquele jovem prometedor que outrora fora, sobretudo fruto das enumeras lesões, ainda assim Moreira é um GR de elevado nível e que jogando e recuperando os seus níveis de confiança, tem tudo para ser de muito longe o melhor GR português.
Quim teve o seu ciclo, teve as suas oportunidades, mas tem de ficar fora. Esta decisão, protegerá conjuntamente a equipa e o próprio jogador que já neste jogo de ontem foi assobiado pelos próprios adeptos.


Quique Flores parece ser um homem com discurso lúcido e coerente: não sabe mexer muito bem na equipa durante o decorrer do jogo, mas não é um homem de fugas para a frente e de desculpas. Protegeu Quim nas suas declarações, mas acredito, ou pelo menos assim o espero, que não será teimoso ao ponto de continuar a apostar no amigo Joaquim.


A outro nível tenho de destacar também as declarações do técnico espanhol. Desde que está em Portugal, que nunca se referiu às arbitragens. Já o podia ter feito em algumas ocasiões, pois como em todos os clubes, tb já houve jogos em que os encarnados foram prejudicados pela arbitragem e que potencialmente tiveram consequências no resultado. Digo potencialmente pois nunca sabemos se um penalty é convertido, nunca sabemos se com mais um homem ganharíamos o jogo, nunca sabemos se mesmo com um golo validado o adversário nunca chegaria ao empate. São sempre campos dos “ses”.

Nas suas declarações, Quique afirmou: “Podia ter acabado melhor, mas não posso dizer que o resultado seria diferente. Amanhã [hoje] não posso dizer aos jogadores que empatámos por causa do árbitro. Tenho de ser realista. O árbitro deu a lei da vantagem, mas já está, não se pode fazer mais, falemos de que não marcámos mais golos e de que sofremos golos em situações onde não se esperava".

Isto meus amigos, é de um homem que não se defende com terceiros, que não vê fantasmas, que não alinha em teorias da conspiração e que sabe que foi internamente que se falhou.

Discurso tão diferente de outros que estando tão perto, tem uma postura tão longe…..

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!