quinta-feira, janeiro 31, 2008

Makukula no Benfica

Depois de muitos avanços e recuos, o Benfica fechou a contratação de Makukula. O avançado poderoso, de remate fácil e bom jogo de cabeça.

O seu profícuo arranque de época, valeu-lhe a atenção de Scolari e, agora, de Camacho. Aos 26 anos, e após grave lesão num joelho, o avançado luso-congolês dificilmente poderia sonhar com algo parecido.

Defensor de um esquema quase sempre só com um avançado, será que o espanhol vai mudar de táctica devido à chegada deste reforço? É improvável. Não só porque Camacho é... teimoso, mas também porque custa imaginar um duo constituído por jogadores de características semelhantes (Cardozo dificilmente perderá a titularidade se mantiver o aproveitamento actual). Nessa hipótese, Nuno Gomes seria, em princípio, um melhor complemento para qualquer um dos outros.

Assim, Makukula arrisca-se, por agora, a ser muitas vezes suplente. Diferente poderá ser o futuro, nomeadamente se a SAD encarnada resolver aceitar alguma proposta por Cardozo. Nesse cenário, a contratação de agora poderá ter outro impacto daqui a uns meses.

Resumindo: bela contratação!! E espero que mantenham a aposta em jogadores que jogam em Portugal!

Ena pá !!!



Está desfeito o mistério perante a permanência de Leandro Lima no Brasil.
Leandro Lima é mais velho do que o que seu passaporte indica e circulou a informação de que a diferença seria de dois anos. Leandrinho, como é conhecido, pode afinal ser "Leandrão" num caso que os brasileiros costumam catalogar de "gato".

As suspeitas em torno da idade de Leandro Lima foram levantadas depois de uma reportagem de um canal brasileiro. O jogador estaria a ser alvo de chantagem de alguém que teria conhecimento da alegada fraude e por isso terá viajado para o seu país natal de modo a tratar do caso.

As dúvidas são mais do que muitas e Leandro Lima está impedido de sair do Brasil, sob pena de cometer o crime de identidade. Com o jogador retido enquanto não houver um esclarecimento definitivo sobre o caso, os dragões aguardam pela conclusão de um processo ao qual alegam ser alheios.

A SAD do FC Porto revelou hoje ter tomado conhecimento de "eventuais irregularidades na documentação pessoal" de Leandro Lima no passado dia 8 de Janeiro, mas garante que a inscrição desportiva do futebolista brasileiro "foi efectuada de forma regular".

Agora digo eu: então mas não é Pinto da Costa e seus pares que são os maiores??!! Olha se isto fosse acontecer no Sporting e sobretudo no Benfica!! Uns têm a fama (não é Mantorras ??!!) mas parece que os outros é que têm o proveito??

Ah.... e agora será que vão dizer que à semelhança do caso Meyong, a culpa também é da Liga???!!

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Tiago

Jogadores há que são péssimos gestores de carreira. Ou eles, ou os seus empresários. Há outros que limitam-se a ter azar: apostam no clube "x" onde está o treinador "y" e passado meia dúzia de meses este é despedido. E lá se vai a carreira...

Tiago não é assim. Tiago é um daqueles jogadores que se soube promover. Não querendo separar o jogador do empresário (para mais fácil análise) poder-se-á dizer que a Tiago já pouco falta conhecer no futebol europeu. O início fulgurante no Benfica, onde foi titular indiscutível, valeu-lhe o contrato com o Chelsea de Mourinho. Na altura, Mourinho precisava de uma alternativa a Lampard que viria a não ser necessária por isso Tiago foi titular em períodos alternando com muitos, muitos jogos começados no banco. No fundo, foi o 12º jogador da equipa. Mas Tiago fez questão de dizer que queria ser titular e por isso mudou-se. Do campeão inglês foi para o Lyon, campeão francês. Um campeonato bem menos competitivo mas um clube de nível bem alto, onde poderia lutar por algo raro na Liga dos Campeões. E depois jogar sob a batuta de Juninho Pernambucano é sempre uma mais-valia. Tiago foi titular em 80% dos jogos mas ser um dos jogadores mais influentes do Lyon não lhe bastava porque Tiago achava que merecia mais. Até que foi de encontrou à Juventus onde encontrou Ranieri que o encheu de elogios. O início foi dificil e Tiago foi já eleito para o pódio de pior jogador do Calcio. É suplente de Almirón e não se vê forma de vingar em Turim. Entretanto, ele próprio já veio a terreno dizer que queria jogar...o que foi altamente criticado por Ranieri. Para além de tudo isto, está em causa a presença num Europeu, o qual parece cada vez mais longe para Tiago visto que Scolari parece já não contar com ele.


Tudo isto, leva-me a perguntar:



Será Tiago um flop? Um produto de marketing? Ou um muito bom jogador com lugar (como com suplente) em qualquer plantel deste mundo?

terça-feira, janeiro 29, 2008

O Xerife (Scolari nao brinca) !!


Nunca escondi que sou fã de Scolari. Não sendo bom tacticamente (é muito limitado) compensa essa falha com outras qualidades que acabam por ser tão ou mais importantes. Com ele, não há falta de entrega, não há vedetas, não há os chamado meninos, e incute nos jogadores uma auto-confiança que faz quase milagres.
Estando numa época em que existe um Europeu e estando os jogadores portugueses em grande destque, seja em clubes nacionais, seja no resto da europa, temos vindo a assistir a episódeos de indisciplina ou falta de total profissionalismo que tem tido repurcursões no rendimento em campo.
Não ofram portanto inocentes as declarações de Scolari no dia 25 de Janeiro: " Tenho 85 a 90 por cento do grupo definido, mas há alguns atletas que precisam de ter cuidados. Atletas dois a três quilos acima do peso, com bunda grande e preocupados com outras coisas, como a noite ou os desfiles de moda, podem perder o ônibus".
Automaticamente toda a gente percebeu para quem eram as criticas. Os potenciais visados logo foram entrevistados e loge se descartaram e não se reviam nas criticas. É o que se chama cuspir para o ar!
Entretanto já hoje Scolari anunciou os convocados para o jogo frente à Itália:
Guarda-redes: Ricardo (Bétis, Esp), Quim (Benfica) e Rui Patrício (Sporting);
Defesas: Bosingwa e Bruno Alves (FC Porto), Caneira (Valência, Esp), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Fernando Meira (Estugarda, Ale) e Jorge Ribeiro (Boavista);
Médios: Petit (Benfica), Raul Meireles (FC Porto), Maniche (Inter de Milão, Ita) e Deco (FC Barcelona, Esp);
Avançados: Cristiano Ronaldo e Nani (Manchester United, Ing), Ricardo Quaresma (FC Porto), Nuno Gomes (Benfica) e Makukula (Marítimo).
Podemos assim verificar a chamada de Rui Patricio, que é no fundo um justo prémio e o continuar da aposta de Paulo Bento. Ricardo e Quim são trintões e há que começar a preparar o futuro até porque Moreira não joga. Mas o maior destaque é que se confirmam que o recados para Miguel e Miguel Veloso eram a sério!! Ah granda Xerife!!

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Sporting 2 Porto 0

Uma vez mais se prova que não há vencedores nem vencidos por antecipação. Derby é derby e num quadro extremamente favorável a um bicampeão nacional, a respirar saúde, cheio de confiança e perante leões com uma agenda complicada de gestão dos danos da primeira metade da época, vivendo momentos conturbados, foi afinal o Sporting a trilhar com eficácia um triunfo de capital importância para o que falta desta temporada. Uma equipa que fez da simplicidade de processos e da humildade as suas principais armas, averbando um resultado que não traduz com rigor as dificuldades colocadas pelo FC Porto, mas que premeia quem trabalhou mais e melhor na noite de ontem. "Equipa fantástica", voltou a ouvir-se em Alvalade. Do inferno ao céu em apenas 90 minutos!

Surpreendeu, de facto, o conjunto da casa, pela positiva: colectivamente, foi uma equipa solidária, muito combativa e com uma eficiência raras vezes vista, onde se releva, individualmente, a actuação de Pereirinha, especialmente quando se perspectivara ser esta uma das mais evidentes vulnerabilidades do conjunto de Paulo Bento. De tão acertada, a exibição do substituto de Abel só foi embaraçosa para… Quaresma. Um desempenho muito competente, como foi o de Izmailov, quer nas compensações defensivas - ocupou-se com afinco da difícil tarefa de travar Bosingwa -, quer na construção das iniciativas de ataque. Curioso que finalmente Ismailov jogou na esquerda, onde a única vez que o vi jogar foi ai e com um excelente rendimento. Foi também um jogo que correu de feição (com muita felicidade em alguns lances) para os leões na soma dos vários capítulos (o primeiro em que Rui Patrício não sofreu qualquer golo, revelando uma impressionante segurança e maturidade). Os portistas iniciaram o jogo a desperdiçar golos (Lucho esteve particularmente desastrado nesse capítulo) e dispuseram de várias oportunidades claras que, caso tivessem sido concretizadas, poderiam ter alterado por completo a história do desafio.

Entre as variáveis imprevistas para este clássico esteve também a opção de Jesualdo Ferreira por Cech para a tal vaga em aberto pela saída de Tarik. Serviu para confirmar a falibilidade das apostas menos "convencionais" do treinador portista. Nem Farías, nem Adriano, nem mesmo Mariano González (que fora opção em Marselha e Liverpool, sem sucesso, note-se). Uma opção conservadora, no actual contexto competitivo, considerando que Farías vinha afirmando a sua acutilância no ataque portista - o argentino entraria na segunda parte e foi (com Lucho) quem mais perto esteve do golo. Os portistas evoluíram de um 4x2x3x1, com Cech na esquerda, Lucho no apoio a Lisandro e a perturbar Veloso no primeiro momento de construção, e Quaresma com maior liberdade, deixando quase sempre a ala direita entregue a Bosingwa, para o 4x4x2 final. O Sporting, contudo, nunca foi às cordas, respirando com maior facilidade pela vantagem de dois golos construída de uma assentada entre os minutos 13 e 16 da primeira parte. Uma vez mais Jesualdo prova que não é treinador para os grandes jogos. Pena que não tivesse inventado contra o Benfica. Quase sempre, Jesualdo abdica do 4-3-3 nos grandes jogos e dá sempre mal.
Quando Vukcevic abriu o activo, Lucho González já tinha desperdiçado duas ocasiões muito claras. Esse golo foi fundamental, porque representava, para o FC Porto, uma contrariedade com a qual está pouco habituado a lidar: a desvantagem no marcador. Em nenhuma das jornadas anteriores, os portistas haviam sofrido um golo sequer nas primeiras partes. Ao mesmo tempo, esta circunstância representava um enorme estímulo e capital de confiança para o Sporting. Não apenas um, mas dois golos. Num ápice, os leões alcançam uma vantagem crucial e deixam aturdidos os dragões. A responsabilidade pesava então sobre os forasteiros, mas até ao final da primeira parte, com excepção de dois lances de bola parada (um desvio de Lisandro, num canto, e um remate falhado de Pedro Emanuel), o FC Porto não conseguiu voltar a explanar argumentos fortes. No reatamento, já com Farías no lugar de Cech (no esquema de dois pontas-de-lança), voltou a ser uma equipa muito mais perigosa do que o Sporting - que estava aliviado da responsabilidade de marcar. Lucho falha de baliza aberta, Farías atira à barra, Polga salva sobre a linha... Faltou ao FC Porto um Quaresma mais próximo dos seus índices competitivos normais (saiu desagradado com a substituição, mas não foi feliz) e Bosingwa mais regular. Aliás, a meu ver foi uma péssima acção de gestão de Jesualdo ao expor daquela maneira Quaresma.

Resultado justo??? Tenho alguma dificuldade em dizer que o foi. Mas futebol é mesmo assim!

sábado, janeiro 26, 2008

(Ir)Responsabilidades

O caso-Meyong é apenas mais um a assombrar o futebol português. Antes de se criticar por criticar, é necessário analisar os factos: Meyong, na pessoa do seu empresário, sabia que não poderia jogar noutro clube, por isso este agiu de má-fé; A direcção do Belenenses, seja ela representada por Cabral Ferreira (foi ele que conduziu as negociações) ou por Carlos Janela (no fundo, este é o responsável pelo ok da inscrição mesmo que não seja ele a negociar o jogador), acedeu a comprar um jogador que sabia que já havia jogado por 2 clubes ao mesmo tempo. Ora, mas se o filtro dentro da direcção do Belenenses não foi suficiente, então poderíamos estar descansados quando o certificado chegasse à Federação porque esta analisaria o processo e daria este como ilegal não permitindo por isso a inscrição de Meyong. Só que a Federação também não constatou o erro e aceitou a inscrição do jogador. Entretanto, o Belenenses ganhou um jogo que pode vir a perder, caíu num vazio directivo e tem um jogador a treinar sem saber se pode ou não jogar. Mas, afinal, quem é o culpado? E em quanto tempo tem que haver uma decisão final?

Nota: Se este caso chegar à FIFA, quero ver o que ela deliberará, sabendo que para Mascherano as regras foram outras...

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Vai um "onda" ao Sertanense !!!


Costuma-se dizer que a Taça é sinónimo de festa. O ambiente, a expectativa, em jogos da Taça é muito grande com tanto clube das divisões inferiores existe sempre a expectativa de receber ou deslocar-se ao estádio de um grande.
Este ano já existe motivo para uma grande festarola. O Sertanense (!!) vai receber a visita do campeão Futebol Clube do Porto.

Falamos um clube da 3º divisão , de uma localidade pequena e fora dos grandes centros. É um excelente prémio e um incentivo para um clube de uma divisão tão pouco falada e divulgada. Em Inglaterra por exemplo a Sky News (do grupo Sky Sports) dá logo os resultados e por vezes até imagens dos jogos das divisões equivalente à nossa 2ª B e 3ª Divisão. Em Portugal....... bem em Portugal ou bem que se compra o jornalito ou então tá tudo entalado.

Pior que isso é o pouco valor que os nosso dirigentes dão a muito bom jogador que anda perdido na 3ª Divisão e até nas distritais. Há por ali qualidade!! Onde é que anda essa prospecção!! Clube da nossa 1º divisão vão ao Brasil e compram jogadores que são também puros amadores , pagam por vezes valores altos e bons ordenados e no entanto não tomam atenção ao que de bom cá temos! Já estou como o Ricardo do Gato Fedorento: “Está mal! Está errado!”

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Quaresma

Ricardo Quaresma é daqueles futebolistas que não enganam. Será porventura o melhor jogador a actuar em Portugal, mas nem sempre a habilidade, inata, produz os efeitos desejados junto daqueles que torcem pelo êxito do extremo, cuja saída do FC Porto no final da presente temporada tem vindo a ganhar contornos reais nos últimos tempos

Com uma relação difícil com adeptos, após o encontro com o Desportivo das Aves, o extremo confessou-se triste e igualmente incomodado pela atitude dos adeptos portistas, deixando um sério aviso através das declarações que proferiu aos jornalistas. E o conteúdo da mensagem é claro: a saída de Quaresma do FC Porto poderá consumar-se em poucos meses: "Estou a ficar um bocado farto dos assobios. Mas no final da época já não me assobiam. Estou feliz no FC Porto, mas quando me sentir a mais vou-me embora. Os adeptos têm de meter na cabeça que comigo não vale a pena assobiar. Quanto mais assobiarem, mais eu pego na bola e resolvo os jogos".", atirou, sem papas na língua.

Estando de fora, é óbvio que é mais fácil falar, mas quer me parecer que ambos os lados exageraram. Criticar e não por um jogador nos píncaros ou trata-lo como um Deus faz bem. As vezes o endeusamento faz com que jogadores exagerem e se percam (veja se o caso de Ronaldinho Gaúcho) mas por outro lado há que saber lidar com a critica. A forma como depois Quaresma reage em que diz “quanto mais assobiarem, mais eu pego na bola e resolvo os jogos” não faz sentido. Quaresma é um profissional , está sujeito a deveres e obrigações e não tem de fazer birrinha. Mais pega na bola!!???? Mas ele joga sozinho??? Mas ele não tem um treinador ao qual deve respeito ????? O estatuto que atingiu no Porto, não lhe confere direito a fazer o que bem entende e lhe apetece.
É esta foram de actuar e de pensar que leva a que talvez não tenha singrado no Barcelona e não se tenha ainda conseguido impor na selecção. É que no Porto é quase ele e mais 10 e quase todos parecem obcecados em lhe passar a bola e onde a obrigação de defender é escassa. Quaresma é de facto um daqueles jogadores que fazem espectáculo dentro do mesmo, que trazem brilhantismo, repentismo, pura magia, mas que por outro lado desiquilibra a própria equipa. Tem o privilégio (além da sabedoria do seu treinador) em jogar num sistema táctico que potencia as suas qualidades, mas exagera no que faz. Quando resulta é lindo de ver, mas o problema é que muita vez isso não acontece e leva ao desespero dos próprios adeptos. Isto aliado ao facto de eu pessoalmente considerar que se expõe em demasiado (pq raio marca ele SEMPRE todo e qq pontapé livre e de canto??) faz com que a imagem se desgaste.
Resumindo, concorde que Quaresma se sinta injustiçado com tanto apupo, mas não concordo com o que disse ou pelo menos da forma como o disse:

Nota: correndo o risco de estar enganado, raramente me recordo de ver Quaresma brilhar nos grandes jogos. A excepção acho que é mesmo o Benfica. Contra o Benfica, Quaresma brilha sempre ou quase sempre, mas nos outros jogos raramente me lembro de o ver brilhar. Contra o Sporting, acho que nunca fez nada e em jogos contra as grandes equipas da Champions, tirando o golo que marcou contra o Chelsea, acho que nunca fez nada por ai além.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

O Ponta de Lança

Futebol não é uma ciência. Não há fórmulas mágicas para o sucesso, não existe um só caminho para as vitórias. Há linhas orientadoras, formas de pensar o jogo, de analisar o mesmo, formas essas que poderão ou não ser meio caminho andado para o sucesso, mas um sucesso que jamais está garantido. Nunca ninguém alcançou apenas o êxito. Uns mais que outros , mas todos já tiveram insucessos.
A concepção sobre o futebol varia de pessoa para pessoa. Uns dirão que a táctica X é que é boa. Outros dirão que é a táctica Y. Quem é apologista da X, facilmente esgrime argumentos no sentido de fragilizar a Y. Quem é apologista da Y, faz o mesmo em relação à X.
Treinadores tão diferentes como Alex Fergusson e como Carlo Ancelloti já alcançaram o sucesso. Sendo tão opostos, será difícil entender como tão diferentes concepções sobre o futebol alcançaram o êxito.
No futebol, todos nós somos os denominados treinadores de bancada: todos nós damos os nossos bitaites, todos nós temos forma de ver e pensar o jogo. Mas este é um mundo cão. Há muito a mania de pensar “eu é que sei”! E então quando se “discute” com alguém que não tem um passado futebolístico, parece que cai o “Carmo e a Trindade”!
“Este não jogou futebol....não percebe nada do assunto”!!
Será mesmo preciso ter sido jogador de futebol, para perceber do assunto?? Carlos Queiroz, José Mourinho e Arrigo Sacchi (nunca jogou em nenhum clube, nem enquanto miúdo) nunca jogaram futebol enquanto seniores, nem mesmo ao nível amador e no entanto enquanto treinadores são referências a nível mundial.
Mas repito, não há formulas mágicas. Uns entendem que o 4-4-2 losangulo é o melhor esquema, outro preferem o 4-4-2 clássico, outros 4-3-3, outros o 4-2-3-1. Modelos diferentes, tipo de jogadores diferentes e no entanto o sucesso já foi atingido com todos estes sistemas e filosofias de jogo.
Não aceito por isso aquele típico dogmatismo que “na na na! És mas é maluco! O B é muito melhor que o A !!!”
Recordo-me particularmente uma saudável discussão com 3 GRANDES AMIGOS, em que quase me queriam internar só porque eu defendida e defendo que prefiro Drogba a Etoo. Parecia que eu estava a dizer uma heresia!!
Na minha concepção de futebol, ter um ponta de lança é essencial. Repito, um ponta de lança. Não um avançado, mas sim um verdadeiro nº9. E que características tem que ter para mim esse tal nº9??
O meu 9º , tem de ser alguém de área, alguém que apareça a dar o último toque, toque esse por mais fácil que seja. Mas está lá! É o matador! O 9, não tem a mania de ir marcar cantos, não tem a mania de se esconder a ir quase sempre para o 2º poste (qual Nuno Gomes) ou ficar fora da pequena área à espera de um ressalto. Tem de ser alguém que saiba jogar de costas para a baliza e que aguente os centrais. Alguém que complete o ciclo: 1) receber a bola de costas para a baliza, recepcionar / virar / rematar, 2) recepcionar / tabelar com os médios que aparecem de trás e/ou desmarcar para um eventual centro ou passe em profundidade. Um ponta de lança que saiba jogar de cabeça, mas jogar de cabeça a sério, que assim seja decisivo em jogadas ofensivas mas que também fruto dessa sua qualidade também ajude nas tarefas defensivas, nomeadamente em pontapés de canto e livres.
Não falo de pontas de lança toscos. É que fazer o que mencionei, requer técnica e ao contrário do que muitos pensam, técnica não é só saber fintar. Saber parar uma bola, seja ela com o peito ou com o pé, seja um passe de 5 metros ou um passe em profundidade, saber recebê-la, dominar, passar em condições, quer em termos de timing quer em termos de qualidade de passe, saber desmarcar, saber rematar em jeito/força/colocado, tudo isso é técnica. Não gosto de avançados que fogem tanto para as alas e que recuam tanto, que quando depois é necessário alguém para finalizar no hora H, não está lá ninguém. Um grande ponta de lança, faz sobressair os seus médios centros, abrindo lhe espaços para aparecerem ou através do recurso a tabelinhas para a entrada do médio. Um avançado que não é típico matador e que tem dificuldade em jogar sozinho na frente (quando falo sozinho, refiro-me a não ter outro avançado a seu lado) tende a procurar muito a posse de bola a fugir da principal função de avançado centro.
Não é toa que a minha referência como matador sempre foi Alan Shearer. É esse tipo de jogador que procuraria sempre ter numa equipa minha. Se fosse treinador e tivesse um qualquer Abramovich que me passasse um cheque em branco procuraria sempre adquir um destes jogadores:
Huntellaar: joga no Ajax é um ponta de lança nato. Quem o comprar vai ficar com um bomba na frente. Jogo de cabeça fabuloso!
Berbatov: está imparável! Técnica, força, repentismo....tudo!
Drogba: é de momento o melhor ponta de lança do mundo.
Trezeguet: já tem 30 anos, mas continua a ser fantástico!! Sempre fui fã
Ibrahimovic: foge um bocado ao estereótipo do avançado que falei, mas cada vez mais está um matador. Já não se perde tanto em fintas e está mais matador e homem de área.
Este é o meu perfil de jogador. Nunca fui por isso fã dos Rooneys, dos Henrys, etc.
Mas volto a frisar: esta é a minha concepção de futebol. Tal como há os treinadores que preferem laterais altos, ou trincos que apenas defendem (os Makeleles) ou que preferem trincos mais creativos (os Pirlos ou os Xavis), eu para o meu modelo de jogo que estes são os melhores avançados.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Carlos Freitas

Carlos Freitas bateu com a porta. Há cerca de 2 meses, Carlos Freitas veio a terreno dizer que estava tudo bem e que estava de pedra e cal. Ora, no futebol, é precisamente nestes momentos que nos começa a cheirar a esturro...
Primeiro que tudo, Carlos Freitas fez um muito bom trabalho no Sporting. Chegou em 1999 como assessor da SAD e no primeiro ano foi logo campeão. Aliás, das duas passagens por Alvalade, teve sucesso na gestão acompanhado de triunfos desportivos.
Se, na primeira passagem, fez do Sporting campeão ao contratar a meio da temporada, De Franceschi, André Cruz e Mpenza (penso que não me engano), durante a segunda passagem conquistou 2 títulos (Taça e Supertaça) seguindo a "Norma Leonina", isto é, com prata da casa.
É obrigatório reconhecer-lhe bom trabalho até porque nunca se soube muito bem quem o Sporting ia tentar contratar, soube "blindar" o balneário em situações de aperto. Mas foi impossível a Carlos Freitas blindar a sua posição até porque há já algum tempo que se notava que não se sentia apoiado. Nem por adeptos, nem por dirigentes. Filipe Soares Franco, há cerca de mês e meio, teve esta tirada numa entrevista ao jornal Record: " Muitas vezes, há desconhecimento entre membros dos orgãos sociais acerca do conteúdo funcional do que faz Carlos Freitas". Ora, isto não é mais do que dizer "esse senhor não faz nada mas mexe em tudo."
Desde cedo que ouço dizer que Carlos Freitas não é sportinguista. Que era benfiquista ou portista, nem se sabe ao certo muito bem, mas que não é sportinguista. Boato ou não, o que interessa é que este rótulo de coração de outra cor marca qualquer um. E uma boa fatia da massa adepta sente-se injuriada por ter alguém no clube que não o sente como ele próprio. Mas será mesmo assim? Poder-se-á defender um clube que não se ama? Fica a questão para discussão...!

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Cambada de Meninos



Após a paragem para os meninos do futebol poderem passar as férias de Natal e Ano Novo com a familia , o campeonato voltava este fim de semana.

No Benfica vive-se para não variar um momento conturbado. Fala-se de muitas saídas (a maioría já confirmada) e de algumas entradas. Balneário on-fire e com curiosamente Katsouranis a ser o unico a faltar ao regresso aos trabalhos e a ser multado. Nem Leo que veio do Brasil e que tem o pai em perigo de vida, nem Leo chegou atrasado. Katsouranis , chegou tarde e nao pareceu muito preocupado. Ele que se tem mostrado interessado em sair.

Mas voltando ao campeonato, o Benfica deslocava-se a Setúbal, privado de Nuno Gomes, Leo, Bynia e logo ficou sem Rodriguez. Mais um exibição pobre e que parecia um filme já visto. Teria sido uma noite de continuidade não fosse o episódio burlesco que colocou frente-a-frente dois jogadores da mesma equipa. O Benfica voltou a marcar passo na Liga, Mantorras voltou a ser talismã e Edinho voltou a marcar. Até aqui, quase nada de novo. A surpresa, essa, chegou a meio da segunda parte, quando um lance de contra-ataque do V. Setúbal terminou numa acesa discussão entre Luisão e Katsouranis.

Vamos ao lance: o médio grego perdeu a bola no meio-campo adversário, o Vitória iniciou o contra-ataque e Luisão foi obrigado a recorrer à falta para evitar males maiores. Inicialmente, o brasileiro virou costas e barafustou sozinho. Depois, voltou para trás para uma troca dura de palavras com Katsouranis, que já se encaminhava na sua direcção. Os dois ainda chegaram a empurrar-se, mas seriam separados de imediato por David Luiz.

Vergonha! Ambos têm culpa no cartório, mas a meu ver Katsouranis é claramente o culpado. Luisao é um dos capitães, protestou e nem o fez a meu ver de forma abusiva. Katsouranis reagiu , reagiu mal e ele foi e começar o contacto fisico. Valeu a pronta intervenção de alguns colegas. As fotos dele a fazer um manguito são vergonhosas.

Corram com este menino! Está lá a mais. Vê-se que está a esticar a corda para o deixarem sair. Pois que vá! Rua! Muito bem Camacho na pronta actuação. Comigo Katsouranis nao vestia mais a camisola do Benfica e antes de o vender obrigava-o a pedir desculpas em público. Luisão tb deve um pedido desculpas. Mas para mim tem atenuantes.


quarta-feira, janeiro 02, 2008

Melhor Onze 2007

Está em aberto uma votação para o melhor 11 de 2007 no site da UEFA:

http://pt.uefa.com/fanzone/teamoftheyear/2007/index.html

Destaco para mim as escolhas para cada posição:

GK - Van Der Sar;
DD - Daniel Alves;
DE - Eric Abidal (apesar de eu aqui colocar o Zambrotta)
DC - Nesta;
DC - Touré;
MD - Pirlo
MO - Káká
MAD - Cristiano Ronaldo
MAE - Messi (apesar de lá estar a Médio Direito)
AC - Drogba
AC - Kanouté

Treinador - Juande Ramos

Banco:

Palop; Zambrotta; Rio Ferdinand; Vidic; Ronney; Zlatan; Inzaghi; Riberi; Hleb; Gattuso; Poulsen; Fabregas; Essien; etc. etc.

E tu, em quem vais votar/ quais os melhores de 2007?

MERCADO DE INVERNO

Pois é pessoal, chegou o tão esperado Mercado de Inverno, o que quer dizer que até ao fim do mês de Janeiro os Clubes Europeus poderão efectuar os ajustes considerados necessários para tornar os planteis mais fortes, equilibrados e artilhados para atingir os objectivos a que se propõem.

Para já não são grandes as alterações anunciadas, quer em termos de reforços quer em termos de dispensas.

Vamos analisar então os passos dados até agora:

Diz-se que quem prepara bem a época em Julho/Agosto não compra nem dispensa muito em Dezembro. Se tivermos em conta as movimentações e seguindo esta máxima, percebe-se que o Benfica é aquele que pior "planeou". 9 dispensados e a previsão de aquisição de alguns passes para posições consideradas frágeis e fulcrais. Era de esperar pois o planeamento de 2007/08 foi efectuado pelo Presidente/ Fernando Santos (80%) e José Veiga (20%). Vamos ver se o estratega Camacho ainda vai a tempo.



No Porto as opções do defeso foram todas no mínimo duvidosas e a porta da saída está escancarada para alguns jogadores que foram anunciados como reforços e nem sequer jogaram (ou quando jogaram ficaram ligados aos maus resultados na época - eliminação da taça da Liga e 1ª derrota da época). Parece que o Plantel está "gordo" e tem excesso de trincos e pontas de lança, o que se compreende pois o Porto só joga com cada um de cada - Será que Jesualdo sabia disto no início?


No Sporting, os maus resultados anunciavam uma pequena revolução, onde os jogadores cujo rendimento não era o esperado e de qualidade duvidosa iriam ser afastados sem dó nem piedade. Até agora parece que todos tem a confiança de Paulo Bento e a única ausencia é mesmo de Paredes que ficou a apanhar sol.


Parece-me que os restantes clubes não vão mexer muito (a todos faltam €'s) e só mesmo os clubes aflitos com a descida ou os que estão abaixo das espectativas vão mexer de forma significativa.

E vocês? O que mudavam nos plantéis dos 3 grandes de forma a ficarem mais competitivos?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!