segunda-feira, outubro 29, 2007

Superliga_96

8 jogos, 8 vitórias. Assim vai o campeão nacional Porto a caminho, possivelmente, da revalidação do título. Se bem que ainda seja muito cedo para ter certezas, a verdade é que os seus mais directos rivais não se encontram em bons momentos de forma. O Sporting voltou a ceder pontos e o nível do seu jogo tem diminuído drasticamente nas últimas partidas. O recuo de Miguel Veloso para central não pode justificar tudo o que tem acontecido aos de Alvalade. Já o Benfica tem sofrido mas tem ganho o que servirá, nesta fase, para recuperar a alegria do jogo e estabelecer bases para que a equipa possa funcionar com um modelo bem estruturado. Também na Luz o recuo de Katsouranis para central parece ter afectado a qualidade do seu meio campo, se bem que numa menor escala.
Quem continua a fazer das suas são os dois Vitória: o Setúbal de Carlos Carvalhal que bateu o pé ao ex-europeu Paços Ferreira que continua a atravessar dificuldades e o Guimarães de Manuel Cajuda que conquistou os 3 pontos já em tempo de desconto e de forma polémica. Tristes os empates a zero registados entre Belenenses e Académica e Estrela Amadora e Boavista.

Equipa da semana: Benfica (conseguir vencer um jogo que parecia quase impossivel ganhar é de destacar)
Jogador da semana: Lisandro (é sempre a somar!)
Golo da semana: Saulo (Naval)
Treinador da semana: Camacho (lá sacou o coelho Adu da cartola e voltou a resultar)
Positivo da semana: a confiança no futebol jogado pelo Marítimo na Luz.
Negativo da semana: a atitude de Makukula ao assumir a marcação do penalty, algo que não lhe competia.
Triste da semana: Bruno Basto (já não lhe bastava ser pouco utilizado como já é suplente de jogadores adaptados à posição).

sexta-feira, outubro 26, 2007

Porque Será???



Helder Postiga nunca foi um jogador consensual. Nem dentro nem fora do Porto. Eu pessoalmente nunca fui apreciador das suas qualidades.

Quem sempre foi seu apoiante, foi Scolari. Jogando ou não jogando, quase sempre é convocado. Claro que a falta de alternativas justifica parcialmente essas convocatórias.
No Porto, quando chegou, Jesualdo fez rescuscitar Postiga e o jogador teve uma boa fase e em que marcou alguns golos. Essa fase foi contudo muito rápida e logo voltou ao seu nível exibicional normal, os golos deixaram de aparecer e lá voltou para o banco ou mesmo para a bancada. Já este ano teve perto de sair e só nao aconteceu porque ninguém estava disposto a pagar o que o Porto pedia. Resultado: banco, bancada, banco, bancada.
Entretanto, na selecção aparece Makukula. Aparece e marca. Hugo Almeida também tinha marcado no jogo anterior. Nuno Gomes tem marcado alguns golos pelo Benfica. O Europeu aí á porta: como fica a situação de Postiga na selecção???!! O alarme toca nas Antas!
Há que tomar medidas!! Da bancada e sem jogar à uns 2 meses, Postiga volta repentinamente num jogo para a Liga dos Campeões! Logo frente ao 1º classificado do grupo e num país onde já jogou: Há que mostrar o jogador! Há que o valorizar!! Só assim se conseguem fazer negócios como o do fiasco Ricardo Costa.
Para mim este regresso tão repentino e inesperado não tem nada de inocente e de opções desportivas. O dinheirinho manda!! Valorize-se e mostre-se quem precisa desesperadamente de ser visto!!

O Pensador

Ontem o Braga jogou em Inglaterra frente ao Bolton em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA.
A meio da 2ª parte, existiu uma lance duvidoso (para alguns) na área do Bolton. Náo está em causa o lance em si, se é ou não penalty.
O cómico disto são as declarações de Jorge Costa a uma jornalista (que curiosamente a primeira pergunta / afirmação que faz é sobre o tal lance) o qual afirmou: "não vi, mas parece-me evidente" !!
Ora pergunto eu: entao se ele não viu, como é que possivel ele achar evidente????!!
Tinhamos o Gabriel o Pensador e pelos vistos agora temos o Jorge Costa o Pensador Parte II , mas numa versão sem a minima qualidade.

terça-feira, outubro 23, 2007

... é 1 para lá e 2 para cá.....!!

É o espectáculo no seu seu expoente máximo! Assim meus amigos, dá gosto pagar para ver estas pequenas maravilhas.

Robinho, a par de Cristiano Ronaldo e de Messi, é hoje um dos jogadores que mais e melhor finta. Ele finta e refinta! Parte completamente os rins ao defesa.

Claro que depois nem sempre a jogada é objectiva e acaba por se perder. Mas este fim de semana, jogando pelo Brasil frente ao Equador, Robinho fez mais uma pequena maravilha.

O próprio Robinho descreveu assim a jogada: "o drible foi bonito, é um para lá dois para cá, vai para lá que eu vou para cá"

Mais do que palavras o melhor mesmo é ver!!
Youtube = Brasil 5x0 Equador - Drible de Robinho - Chocolate Carioca

http://br.youtube.com/watch?v=355bhtFZJV4

segunda-feira, outubro 22, 2007

Formula 1


Ontem à tarde fiz questão de ficar em casa. Queria mesmo ver a ultima prova do Campeonato do Mundo de F1.

Já nem me lembro da ultima vez que fiz mesmo questão de ver uma corrida. O ano passado ainda tentava as vezes ver (mas era daquelas coisas: se estivesse em casa via, se nao estivesse era indiferente) dado que tinhamos lá o Tiago Monteiro. De resto, confesso que perdi o interesse por tal modalidade. Já nao há pilotos como Nélson Piquet, Senna, Prost, Mansell, etc e cada vez mais são os motores e os pneus a decidir e em que os pilotos são menos determinantes. De à varios anos que regra geral (exceptuando quando lá esteve Tiago Monteiro) que vejo os resultados e pouco mais.

Este ano, saiu o portuga, saiu tb Schumacher (com quem sempre embirrei) e entrou um tal de Lewis Hamilton. Normalmente há sempre alguém por quem se tem sempre preferência. O miudo é inglês, teve uma infancia atipica (comparativamente aos meninos endinheirados que correm na F1) e desde muito pequeno que percorria o sonho de correr na maior competição de carros. Comecei e simpatizar com ele e a torcer para que fosse campeão.

Esqueci-me de dizer que odeio Fernando Alonso e que Raikkonen é tao frio e táo ramboiano que dfinitivamente nao tinha muita vontade que vencesse.

Sentei-me, ou melhor, deitei-me entao no sofá para ver a grande final e não é entao que contrariando todos os prognósticos, Kimi Raikkonen (Ferrari) conquistou ontem, no Grande Prémio do Brasil, o título de campeão mundial de F1 !!! Ha coisas fantásticas não há???!!

Com sete pontos de atraso sobre Lewis Hamilton e três para Fernando Alonso, Raikkonen deveria não apenas ganhar a corrida, como esperar por circunstâncias de corrida bastante favoráveis. E foi isso que veio a suceder, pois se Alonso foi terceiro, Hamilton, vítima de problemas na caixa de velocidades nas primeiras voltas, não conseguiu melhor que o sétimo lugar. Os dois pilotos da McLaren-Mercedes terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos (109).

Dizer se este titulo é justo ou é injusto é sempre complicado. Mas sei que Hamilton dominou todo o campeonato e perdeu o mesmo nas 2 ultimas corridas. Talvez a inexperiência justique um pouco o que aconteceu. Ontem a sua corrida foi mesmo inglória! 1º meteu água e saiu de pista e depois foi a caixa de velocidades a trai-lo e remeteu-lo para 18º!! Ainda recuperou para 7º mas mais que isso era impossivel.

Parabéns ao Campeão e espero que para o ano Hamilton vença e que tenhamos lá um portuga!!


domingo, outubro 21, 2007

Forum_29

Depois dos sustos que já apanharam, e estando em desvantagem na eliminatória, deveriam Sporting e Benfica utilizar os titulares no jogo da segunda mão da Carlsberg Cup ou é melhor apostar na rotatividade da equipa?

Etiquetas: ,


quinta-feira, outubro 18, 2007

Selecção_16

Por esta hora andarão os inimigos de Scolari novamente insatisfeitos. Para eles, parecia tão perto que seria desta que o velho sargento daria barraca e deixaria o país mal. Scolari voltou a ganhar. Não que já tenha conseguido a qualificação, mas está muito perto disso. E nem precisava de ter ganho no Cazaquistão...
Com tudo isto, as maiores vitórias de Scolari acabam por ser Bruno Alves e Makukula. Ah, e continuar a silenciar os críticos porque resultados é com ele. Esperemos pelos jogos decisivos a ver como nos saímos.

Etiquetas: ,


quarta-feira, outubro 17, 2007

Votações_8

Penso que já é altura de mudar as votações que estão no blog (algumas manter-se-ão), sendo que das votações sobre as equipas preferidas de cada um, parece óbvio que Barcelona, Inter e Man Utd são os grandes vencedores de cada país.
Barcelona 24 - Real Madrid 12
Man Utd 20 - Nottingham Forest 13
Inter 21 - Milan 14
Fica a curiosidade de saber quantos fãs verdadeiros tem o Nottingham Forest e qual o clube-mistério de Espanha que eu me esqueci de colocar na lista...
Fica um novo desafio: identificar se algum dos históricos europeus poderá ser afastado do campeonato da europa...

Etiquetas:


domingo, outubro 14, 2007

Segredo mais bem guardado do futebol...

As primeiras lembranças que tenho dele, são as de ler no jornal a constituição inicial da selecção brasileira e de pensar: "Mas quem é este Alex?? Porque razão joga ele e não os grandes craques que todos conhecemos?"...
Eis Alex Souza. Jogador sem grande visibilidade, mas que não engana quem tiver a felicidade de o ver jogar futebol. Quem segue a Liga dos Campeões, não pode deixar de perceber que no Fenerbahce, há um jogador que não fica a dever nada às grandes estrelas: Marca golos, dribla, tem um controle de bola fenomenal, é excelente no último passe, e acima de tudo , tudo aquilo que faz combina talento com inteligência - Os seus vídeos são um compêndio para qualquer miúdo que queira jogar futebol, tal é a correcção dos seus movimentos, e do posicionamento do corpo em todos os momentos (mas sobretudo na marcação de livres).

Alex Souza, é um jogador que fez a sua carreira praticamente toda no Brasil, sem ser um avançado tem 279 golos marcados (12 pela selecção) em 730 jogos (façam as contas), e que na Europa teve um curto período de tempo em Itália (o Calcio pode arruinar) aonde mesmo assim fez em 5 jogos , 2 golos e 7 assistências - São os seus números no Parma em 2002. O rigor táctico do calcio provavelmente não lhe permitiu mostrar o seu futebol, mas agora há 3 anos na Turquia (uma liga menor) é ídolo e capitão.

Aqui há um mês vi um Inter vs Fenerbahce e fiquei entusiasmado com um jogador que participava em tudo o que de bom a sua equipa fazia. Desde defensivamente (que acredito, não deva ser o seu forte) até ofensivamente... Pensei logo: "Este gajo é realmente fora de série".
A Alex Souza falta um grande clube... Com 30 anos, muito provavelmente não chegará lá, mas o elogio fica feito. Impressionante.

Eis um vídeo, para amantes do futebol - verifiquem a posição do corpo no remate...
http://www.youtube.com/watch?v=b5DAAisWYsA

sábado, outubro 13, 2007

Frente a Frente_5




















Eles foram 2 monstros nas balizas dos respectivos clubes/selecções, nos finais do século XX. Michel Preud'Homme e Peter Schmeichel foram sinónimo de qualidade e tivémos a sorte de os vermos actuar no nosso campeonato nacional. Em momentos diferentes, é certo, mas ambos passaram com distinção pelo nosso país tendo sido decisivos para os seus clubes vencerem troféus. Preud'Homme venceu a taça de Portugal pelo Benfica e Schmeichel foi campeão no Sporting, 18 anos depois...
O facto de terem chegado a Portugal com 35 anos não invalidou que se aplicassem os dois ao máximo e fossem dois exemplos para todos. Se Preud'Homme já há muito que se falava que poderia reforçar o Sporting (desde a eliminatória em 1991 com o Malines), a notícia de que Schmeichel jogaria em Portugal caíu como uma bomba, não só cá, mas um pouco por toda a Europa. Desde já, expresso a minha felicidade por ter visto aqueles que defino como os dois melhores guarda-redes do Mundo que vi actuar.

Agora, a pergunta é: Qual dos dois foi melhor?

sexta-feira, outubro 12, 2007

Notas Soltas_3

- João Loureiro demitiu-se. Há muito que os boavisteiros esperavam por este momento, o fim da ditadura. Relembro que este foi o presidente que levou o Boavista ao título de campeão nacional mas a condição actual do clube, sem dinheiro, nem jogadores de qualidade, atiraram João Loureiro para uma posição muito delicada e contestada. O Boavista que dê graças por perder o seu mini-ditador, resta saber se quem lhe sucede será bom ou não.
- João Bartolomeu também anda a fazer das suas. Agora diz que há jogadores no Leiria que não merecem receber ordenado. Fica a ideia no ar de que o presidente do Leiria se refere a Maciel, Toñito, Éder e João Paulo, jogadores contratados este ano mas que, pelos vistos, não têm correspondido às expectativas do presidente. De quem o presidente continua a gostar muito é do seu genro, Paulo Duarte...
- Tarik Sektioui terminou o Ramadão. Será desta que começaa jogar também as segundas partes das partidas?
- Luis Aragonés continua com as suas tiradas fantásticas. Depois de ser acusado de racismo por comentários menos abonatórios a Henry e Eto'o, disse agora que com Raúl a Espanha não ganhou nada apesar do avançado ter estado presente nas últimas 5 competições onde a Selecção Espanhola esteve envolvida. Parece que essa é uma das razões para o afastamento de Raúl da Selecção. Já agora, será que Baraja, Michel Salgado, Puyol, Abelda e Xabi Alonso seguirão o mesmo caminho?

quarta-feira, outubro 10, 2007

Para mais tarde recordar..._12

"A herança em matéria disciplinar, nomeadamente os casos que integram o processo Apito Dourado, não está na gaveta, está no topo das prioridades. Até ao final da época desportiva, todos os factos que integram esse processo e que implicam avaliação da justiça desportiva da Liga, vão ser avaliados e decididos. Este é um objectivo partilhado com a Comissão Disciplinar da Liga»"

Hermínio Loureiro, presidente da Liga Portuguesa Futebol Profissional.

Etiquetas:


terça-feira, outubro 09, 2007

Superliga_95

Os 3 grandes regressaram às vitórias "em conjunto" se bem que todos eles passaram por dificuldades. Senão vejamos:

O Sporting teve uma primeira parte muito difícil onde, inclusivamente, o Guimarães foi superior. A entrada ao intervalo de Izmailov viria a revelar-se decisiva e foi pelos pés do russo que o Sporting abriu caminho para um resultado justo mas totalmente desajustado. O Guimarães merecia mais e melhor, principalmente pela forma como encarou a partida.

Seguiu-se o Benfica que não poderia ter começado o jogo de pior maneira. Um golo de Cadu da Silva aos 3 minutos obrigou a equipa de Camacho a reagir sendo a presença no 11 inicial de Cardozo e Nuno Gomes na frente uma ajuda preciosa para tal, apesar de mais uma fraca exibição do paraguaio. Um bis de Nuno Gomes serviu para levar 3 pontos para a Luz e para o avançado português silenciar as vozes críticas que contra ele se têm levantado. Não foi um jogo brilhante do Benfica, longe disso, tendo uma vez mais Camacho surpreendido pelas opções (Maxi Pereira a lateral, Binya titular e Leo substituído sem razão aparente). Valeu-lhe a grande exibição de Katsouranis e Nuno Gomes.

Por fim, o Porto. Não acompanhei a primeira parte da partida mas foi de grande penalidade que o Porto ganhou vantagem para não mais a perder. Certo foi que na segunda parte nunca foi capaz de criar muito perigo junto à baliza de Pedro Roma mas também os estudantes foram inoperantes nesse sentido. Apenas um pontapé de bicicleta de Joeano e um remate de Hélder Barbosa colocaram em sentido a defesa portista mas esta controlou sempre bem os acontecimentos. Mais uma vitória portista que oferece tranquilidade durante mais algum tempo dado o avanço pontual para com o 2º classificado, o Sporting.
No resto da jornada destaque para a boa vitória forasteira de Naval e Belenenses frente a adversários, teoricamente, directos e para o regresso aos bons resultados de Paços Ferreira r Braga.


Equipa da semana: Belenenses (grande vitória frente ao, possivelmente, seu maior rival)

Jogador da semana: Nuno Gomes (virou o jogo praticamente sozinho)

Golo da semana: O primeiro de Izmailov pela execução.

Treinador da semana: Jorge Jesus (manteve a equipa titular no jogo seguinte à competição europeia e beneficiou disso).

Positivo da semana: O chicote que estalou na Naval parece ter resultado.

Negativo da semana: O Leixões falhou num jogo que será fundamental para as contas finais.

Triste da semana: Jaime Pacheco (quanto tempo falta para começar a jogar à bola mister?)

A rever: a qualidade táctica do meio campo belenense; o regresso do matador Nuno Gomes; a influência goleadora de Izmailov;

segunda-feira, outubro 08, 2007

Nuno Gomes


Não é um jogador consensual. Nunca o foi!

Nem dentro nem fora do Benfica. Mas sobretudo fora do Benfica.
Tem características muito próprias, não sendo o típico nº9. Foi um pouco empurrado para essa posição em virtude da escassez de pontas de lança no futebol português.

Tem mais técnica do que é habitual para um ponta de lança, não é forte no confronto físico, não é forte no jogo aéreo e gosta de ter bola, pelo que ficar lá na frente sozinho é a chamada carne para canhão.

Infelizmente para a sua carreira, quer sobretudo no Benfica quer na selecção, é assim que tem jogado. Só na frente e com 2 alas a apoiar. Quase sempre assim o foi. Muitos treinadores mas quase sempre foi essa a táctica. Obviamente o seu rendimento cai.
Conheço vários jogadores assim. São avançados mas não são o típico nº9 e precisam de alguém a seu lado para render: Rooney, Raul, Ibrahimovic, David Villa, Owen, Shevchenko, etc. Até de Henry poderia falar, o qual agora no Barcelona joga sozinho no meio e em 9 jogos (7 para o Campeonato e 2 para a Liga dos Campeões) apenas num jogo conseguiu marcar (hat-trick contra o Levante, o ultimo classificado).

Nuno Gomes claramente rende mais com um avançado mais fixo, um verdadeiro ponta de lança a seu lado. Jogando assim, permite-lhe vir atrás receber bola, tabelar, tocar e desmarcar. Ainda ontem no jogo de Leiria isso voltou a provar-se. Pena que Camacho tendo um jogador como Cardozo no plantel, ande a evitar jogar assim.

Dizem os muitos críticos que Nuno Gomes não presta. Dizem que é um crime ir à selecção. Bem sei que Nuno Gomes não é um jogador de classe mundial (apesar de ter sido melhor marcador de um Campeonato da Europa) mas tem qualidades! Tem é de ser aproveitado! Para a selecção para mim a única alternativa é Hugo Almeida. O resto é treta. São erros de casting!
Nuno Gomes teve uma má fase, e agora após ter marcado o primeiro golo da época em Milão para a Liga dos Campeões , logo veio a imprensa falar que 6 meses depois finalmente marcou um golo. Se formos a ver, de facto 6 meses é muito tempo. Mas analisem-se os 6 meses! Na 2ª metade de Maio, em todo o mês de Junho, Julho e mais de metade de Agosto não houve campeonato. Ainda antes disso em Abril e portanto o resto da época, Nuno Gomes esteve lesionado, logo não jogou!! Como poderia então marcar golos!!!??

Não gosto de injustiças!! E então quando as injustiças resultam sobretudo de clubites, é caso para dizer.... fico fo.... pá !!!

sábado, outubro 06, 2007

Manuel Cajuda

Manuel Cajuda não é homem de causar indiferença. Dele ou se detesta ou se adora. Não há um meio termo. Eu devo dizer que sou fã de Cajuda, há já algum tempo. Desde que me conheço, para ser mais exacto. Lembro-me de o ver a treinar o Portimonense...penso que essa é a primeira recordação que tenho dele. Corriam os tempos do presidente Manuel João, que até se atirou a Pinto da Costa na altura e nunca mais o Portimonense voltou ao escalão maior...Mas, já depois disso, Cajuda voltou a (re)aparecer e a dar nas vistas. Foi no Torreense que surpreendeu ao conseguir manter a equipa na Primeira Divisão durante 2 anos se não me engano.
Desde então alguns clubes de segunda linha (Belenenses, Braga, Leiria e Marítimo) sem nunca atingir aquilo que já pediu várias vezes (treinar um grande).
Tentou, talvez por isso, o estrangeiro. Foi no Egipto que obteve maior reconhecimento enquanto treinador e no seu regresso pegou no Vitória Guimarães para fazê-lo regressar de onde nunca deveria ter saído, a Superliga.
Na realidade, dele nunca se sabe muito bem o que se pode esperar. Inclusivamente, há já algum tempo que Cajuda reclama uma oportunidade num grande de Portugal. Sinceramente, não creio que teria sucesso porque lhe falta algo. Mas é sempre bom esperar para ver e ouvir Cajuda a analisar um jogo ou a ser entrevistado: é que, mesmo que por vezes diga disparates, na maior parte das vezes traz-nos sempre algo.
O seu curriculum não é composto por triunfos, mas por alguns feitos. Das equipas de Cajuda saíram sempre bons jogadores para a ribalta (lançados por ele): Rui Esteves, Bilro, Dinda, Quim, Castanheira, Tiago, Ricardo Rocha, Pedro Estrela, Neca, Fajardo, Silas, etc.
Aqui ficam alguns feitos conseguidos por Cajuda:

6º no Marítimo (2003/2004)
5º no Leiria e Finalista da Taça Portugal (2002/2003)
4º no Braga (2000/2001 e 1996/1997)
Finalista da Taça do Egipto pelo Zamalek

quarta-feira, outubro 03, 2007

O Melhor do Mundo


Aproxima-se o final do ano e está ai à porta mais uma votação para o melhor jogador do mundo. Ou antes, para o melhor jogador do ano.

São coisas diferentes. O melhor do mundo por uma ou outra razão pode ter uma má época e no entanto a meu ver pode continuar a ser o melhor jogador do mundo. Etoo por exemplo tem tido um ano mau, fruto de várias lesões mas no entanto é melhor que Diego Milito o qual contudo fez uma época fantástica. Se formos analisar quem foi melhor no ano de 2007 é obvio que Milito o foi. Mas se formos ver quem é melhor jogador., não há qualquer dúvida: Etoo!

Digo isto porque continuo a achar Ronaldinho Gaúcho o melhor ou dos 5 melhores do mundo, mas a realidade é que tem tido um ano fraco e como tal não o selecciono para os 3 melhores.

Este tipo de votações tem por vezes algo de mais politico e de jogos de interesses do que tem de justo e de verdadeiro. Continuo atravessado com a eleição de Cannavaro o ano passado. O homem nem é o melhor central do mundo, quanto mais poderá ser o melhor jogador!! Absolutamente vergonhoso.

Esta votação está sujeita como disse a interesses e começam já os lobbies para este ano. De Espanha, começa já o lobbie por Messi. De Itália por um lado o lobbie por Káká e até um outro por Maldini (como um prémio de reconhecimento pela fantástica carreira). Todos têm interesse que o melhor jogue no seu país.
Como se sabe a eleição é feita pelos seleccionadores nacionais. Só não podem votar num jogador do seu país. Do seu país, mas do país da selecção que treinam já podem! Veja-se o Brasil: tem resmas de treinadores por todo o mundo! Dunga treina o Brasil, Scolari treina Portugal, Carlos Alberto Parreira treina a África do Sul, e mais uns quantos treinam em África e na Ásia. Imaginem só os votos em Káká! Isto é apenas um exemplo. Se depois fomos então falar ao nível dos patrocinadores...... Sabemos que uma Adidas ou uma Nike têm todo o interesse em ver um jogador seu representado como o eleito melhor jogador do mundo. Não deve ser difícil de calcular a pressão e as influências junto daquele pequenos países em que a troco de uns trocos e de um patrocínio acabam por votar no jogador em que pretendem!

Mas falando do jogo no campo: eu adoro ver Ronaldinho Gaúcho! Acho-o um dos mais brilhantes jogadores da história do futebol. Não me importo de pagar um bilhete só para o ver jogar! Magia pura! Mas tenho que reconhecer que à cerca de um ano que anda fora dela! Não te percas Ronaldinho!!
Dito isto, há para mim actualmente 3 jogadores fabulosos: Káká, Cristiano Ronaldo e Messi. Para mim esta é a ordem em termos de qualidade.
Eu dantes “desconfiava” um bocado de Káká. Achava-o muito bom, mas não assim tão bom! Mas este ano tomei mais atenção ao seu jogo. O homem é classe pura! Jogador quase completo! Joga, faz jogar, finta bem, passa bem, remata bem, temporiza o jogo, defende, joga em equipa, joga em várias posições, ocupa bem os espaços. Resolveu em muito, mas mesmo muito jogo! Joga num campeonato que já não tem o nível de outrora mas em que continua a ser difícil brilhar ofensivamente. Ele meus amigos, brilha!! Merece ser o melhor do mundo!

Depois há Cristiano Ronaldo: em termos de espectacularidade ele é nº1 !! Finta como ninguém! Finta qualquer um em qualquer parte do campo. Ele não evita o defesa. Ele parte para cima do defesa! Fabuloso! Claro que depois exagera e é aí que as vezes se perde. Está muito melhor tacticamente e já ajuda a defender. Fisicamente está um monstro e isso tem reflexos no seu jogo. Cai menos, muito menos e corre os 90 minutos, fresco que num uma alface. Marca golos de cabeça, chuta bem , tá feito um sr. jogador. È a meu ver o 2º melhor e tem tudo para vir a ser o nº1.

Por fim temos Messi: ui ui. O miúdo está on fire! Joga mais e melhor na meia direita e leva tudo à frente! Tem um drible mais curto que o de Ronaldo, mas tem uma categoria enorme. Carrega a parece viver bem com o fardo “Maradona”. Muitos dos adjectivos são comuns a Káká e a Ronaldo. É para mim o nº3.

Se nos últimos anos temos tido alguma crise de verdadeiros grandes futebolistas, actualmente existe um naipe de elevada qualidade. Estes são os meus 3 e na ordem que mencionei. Mas não passa de uma opinião. Muitos outros preferem outros jogadores e que certamente têm a sua justificação.

terça-feira, outubro 02, 2007

Para Agora Recordar !

Estávamos em 2005 e tal como agora (no fundo como sempre) a arbitragem estava debaixo de fogo.
.
Numa deslocação a Setúbal, o Sporting venceu por 2-1, com os homens da casa a reduzirem já perto do final (87) através da marcação de um penalty. Foi Sá Pinto a pôr a mão na bola entendeu o árbitro João Villas Boas. Foi a bola a ir mão de Sá Pinto, garantiu Paulo Bento.
"Não existiu grande penalidade. Solidarizo-me com um treinador (Jorge Jesus) que disse que os jogadores tinham de ser manetas. É que realmente não há diferença entre mão na bola e bola na mão".
.
Para Paulo Bento, pelos vistos hoje dize uma coisa e amanha diz se outra. Como dizia o outro " o que hoje é verdade, amanhã é mentira"!
"Dá vontade de perguntar o que terá levado Paulo Bento a não falar da arbitragem na noite da derrota no Dragão??? Mais: o que terá levado a admitir que, nesse jogo, o Sporting perdeu por culpa de um erro de Stojkovic e não de Pedro Proença?? Se, de facto era esse o seu verdadeiro juízo sobre o lance polémico, então porquê toda a ironia e o sarcasmo que se seguiram na interpretação da famigerada Lei 12?"
"O que disse Paulo Bento sobre a clara mão de Tonel na Supertaça desta época (frente ao FC Porto) que valeu um título ao Sporting??
Em Novembro de 2005, o Sporting recebeu e venceu o Leiria por 2-1, num jogo marcado por um lance caricato (vamos lhe chamar assim), em que Ricardo tira a bola quase um metro para além da linha de golo. O treinador do Sporting, contornou o óbvio. Nas primeiras declarações, em directo para a televisão, escolheu o caminho mais fácil: " do local onde me encontrava não deu para ver bem o lance.."
.
Curioso! Quando são lances em que a sua equipa poderá beneficiar já vê tudo! Até vê o que não existe!! Será falta de TRANQUILIDADE??????

segunda-feira, outubro 01, 2007

Benfica - Sporting: O Jogo..... O Futebol!!

Ora......falemos de Futebol!! É disso que gosto, é isso que gosto de ver. O jogo no relvado. As emoções, a adrenalina, o vibrar, as tacticas, a criatividade, o talento.

Este era contudo um derby que jà à partida despertava menos interesse do que o normal, sobretudo se tivermos em conta que estamos na 6ª jornada. A pouco afluência do público reflectiu isso mesmo.
Nenhuma equipa podia dar-se ao luxo de perder e mesmo o empate poderia ser muito mau. Contenção era no entanto a palavra dominante no pensamento dos treinadores.
Paulo Bento, fiel aos seus principios, jogou com a sua estrutura habitual, apostanto contudo na velocidade Yannick no lugar do possante Purovic e dada a ausência de Ismailov, a titulidade de Vukcevic era óbvia.
Já Camacho, optou por reforçar o meio campo. Com o regresso de Luisão, Katsouranis voltou ao meio campo e contou com a companhia de Maxi Rodriguez, jogando com Rodriguez na esquerda e Di Maria na direita, os quais contudo iam alternando de flanco. Na defesa, para além de Luisão, verificou-se o regresso (do agora saudado) Nélson.
O jogo começou animado com 2 lances de perigo para cada das balizas. A expectativa de um jogo animado crescia. Havia alguma velocidade, e parecia haver isntruções para rematar à baliza. Nesse capitulo Miguel Veloso estava em destaque. Ora Miguel Veloso acaba por ser figura central no jogo. Defensivamente caiu um cima de Rui Costa, mesmo quando Rui Costa caía para um dos flancos, Veloso estava muito forte a fazer a tal pressao alta, ocupando muito bem os espaços e ofensivamente criava desiquilibrios. Ao contrário do que é normal, o Sporting nao priveligiava a posse de bola. Acho que viram com muita atenção o jogo Milan - Benfica e tentaram jogar de forma semelhante, fazendo lançamentos longos, tentanto explorar a velocidade de Liedson e sobretudo Yannick, e explorando os espaços entre o lateral e o central. Aqui tb Romagnoli aparecia muito e bem. Via se que havia ali trabalho de casa!
Já o Benfica apostava tudo em jogadas de Rui Costa e em jogadas pela direita com Nélson e Rdoriguez ou Di Maria. Mas Rui Costa teve dificuldades em se soltar e com isso o Benfica sofreu. Eu teria posto Di Maria no meio, para complicar a vida a Miguel Veloso e dando total liberdade a Rui Costa. Nélson teria mais liberdade para atacar pelo flanco, ficando salvaguardado por Maxi Pereira, até porque Vukcevik nao deu trabalho nenhum.
Jogo repartido, Benfica com mais posse de bola, mas o Sporting era mais objectivo e quase sempre mais perigoso. A grande ou a maior oportunide do jogo foi do Benfica após aquele falhanço inacreditável de Nuno Gomes após defesa incompleta de Stojkovic a grande remate de Rui Costa. Com o passar do tempo, o medo apoderou-se e nesse aspecto Paulo Bento foi ainda mais comedido e a entrada de Farnereud é disso exemplo.
Individualmente, grande , mas grande jogo de Polga e muito bom de Miguel Veloso e de Romagnoli.
No Benfica gostei muito de Nélson (atacou bem e secou por completo Vukcevic), Quim e Cristian Rodriguez.
Resultado justo e que prejudica gravemente as 2 equipas.

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!