quinta-feira, junho 28, 2007

Nuno Gomes

Alguém duvida que o Benfica (conjuntamente com o empresário) está a despachar à máxima força Nuno Gomes?
Desde o final do campeonato que já se falou em Nápoles, West Ham, Fiorentina, Lille, etc...
Depois de uma época miserável porque razão se falaria no interesse de tantos clubes?
Será o objectivo de Viega e LFV manter Miccoli e mandar fora Nuno Gomes?
Ao longo do mês de Julho certamente teremos resposta para todas estas questões...

terça-feira, junho 26, 2007

Thierry Henry


Imponente. A apresentação de Henry como reforço do Barcelona levou ao delírio os adeptos "culés". Cerca de 30 mil aficionados não quiseram perder a oportunidade de ver o internacional francês pisar pela primeira vez o relvado de Camp Nou e dar os primeiros toques com a camisola "blaugrana". Aliás, o avançado contratado ao Arsenal, por 24 milhões de euros, teve a honra de vestir aquele que será o novo equipamento do Barcelona, para a próxima temporada, já com o seu nome e o número 14 nas costas.
Henry é sem duvida um dos grandes jogadores dos ultimos 8-10 anos.
Tendo à fracassado à semelhança de muitos outros grandes jogadores (como Bergkamp, Davids, Vieira, Quaresma, Simao, etc, etc) na sua primeira experiencia no estrangeiro (Juventus), Henry acabou por atingir a excelência ao assinar pelo Arsenal e onde foi treinado pelo treinador que o lançou no Mónaco (Arsene Wenger).
Considerado como um dos melhores jogadores de sempre da Premier League, Henry tem contudo visto o seu Arsenal perder competitividade nos ultimos anos. Perde-se a motivação e perde-se algum protagonismo perante jogadores como Ronaldo, Kaka, Ronaldinho, Lampard, Etoo, Messi, etc.
Ja com 29 anos, Henry finalmente saiu. Sai contudo para um clube que muito sinceramente tenho algumas duvidas que possa ter o destaque que tinha no Arsenal. Alias nao tenho duvidas, tenho a certeza.
Henry é um jogador que está habituado a que a equipa jogue so para si. No Arsenal era o que acontecia. Era Henry e mais 10, todos o procuravam. Por exemplo na selecçao de França isso ja nao acontece e o seu rendimento (sobretudo ao nivel de golos) cai a pique, tendo inclusivé o seu lugar sido colocado em causa.
E no Barça?? Ui ui! Henry sendo o homem mais avançado gosta muito de cair na meia esquerda. Ora isso no Barça vai ser um problema. Como homem mais avançado existe Etoo. Para a meia esquerda (O Barça joga em 4-3-3) está lá Ronaldinho Gaucho. Para a direira está la Messi! Claro que podem jogar em 4-4-2 ou 4-2-4 (com Messi e Ronaldinho o 4-4-2 será sempre um 4-2-4) mas isso é tremendamente ofensivo! O ataque seria de sonho mas a equipa ficaria vulnerável.
Nao vejo o caso bem parado. Isto partindo do principio que Etoo fica. Se sair, tudo muda de figura.

segunda-feira, junho 25, 2007

Votações_6

A época terminou e é natural que cada um tenha o seu palpite para aquele que foi o melhor jogador do ano. Também o Controvérsias aderiu ao desafio e publica aqui o resultado numa votação que teve 29 votos e que deixou bem claro que dois jogadores se destacaram dos demais: o nosso Cristiano Ronaldo e, aquele que foi eleito o melhor do ano, Káká.




Aqui fica o ranking:
Káká - 13
Cristiano Ronaldo - 11
Messi - 3
Kanouté e Drogba - 1

Etiquetas:


Fernando Couto


Fernando Couto vai jogar mais um ano no Parma. O defesa-central português prepara-se assim para cumprir a 12.ª época na Série A italiana. Ao renovar até 2008, Fernando Couto irá jogar a quinta temporada no Parma, para onde emigrou em 1994, quando deixou o F. C. Porto.
Só um grande jogador consegue jogar ao mais alto nível durante tanto tempo. Não tem obviamente a velocidade de outros tempos, mas a classe continua lá. Além disso já nao tem aquela impetusidade que muita vez o prejudicou, levando-o a ser expulso variadissimas vezes.
Em Itália, o Bilhete de Indentidade não é visto como uma "deficiência". Pelo contrário, a experiência é algo que os italianos muito valorizam. Cá (veja-se os exemplos Rui Costa, Vitor Baia, Sá Pinto, Pedro Barbosa, etc) a partir dos 32 / 33 anos começa-se a bater nesses jogadores de forma atroz.
Fernando Couto um dos esteios e um dos simbolos da chamada "geraçao de ouro" continua ai para as curvas. O mérito a quem o tem!

Campeonato de Futsal - Benfica Campeão

O Benfica é o novo campeão nacional de futsal, após vencer ontem o Sporting por 1-0 (golo de Zé Maria) no terceiro jogo do play-off da final, disputado no pavilhão do Estádio da Luz.
.
O duelo do "tudo ou nada", dividiu-se em duas metades completamente distintas. A primeira, foi dominada pelo Benfica, que se apresentou de forma muito mais serena e compacta, enquanto os leoninos foram traídos pela ansiedade e nervosismo, errando muitos passes e perdendo a bola em várias situações de 1x1.
O défice de construção ofensiva da formação leonina foi gritante na primeira metade. Pouco objectivos e práticos, de nada valeu a agressividade imposta no jogo para desequilibrar os encarnados. O Benfica, esse, aproveitou um ressalto de bola, após um livre, para marcar. Fê-lo e nos últimos 20 minutos abdicou de atacar.
No segundo tempo, porém, tudo se modificou, surgindo a equipa "leonina" muito mais senhora de si, determinada e impondo um claro domínio territorial, contrastando com o menor fulgor patenteado pelos visitados, apostados, única e exclusivamente, em jogar com o erro do opositor.
Retraiu-se e conheceu dificuldades. O Sporting melhorou. Surgiu dominador e conseguiu encostar o adversário às cordas, mas… não marcou. Teve oportunidades soberanas para o fazer, porém Bebé evitou males maiores e teve, em alguns momentos do jogo, a sorte do seu lado.
.
O título assenta bem à equipa encarnada, a melhor equipa do campeonato, mas há que enaltecer a atitude do Sporting. Foram sempre dignos na passagem de testemunho.
O Benfica conquistou assim mais um título, a par da Supertaça e da Taça de Portugal, para gáudio dos seus adeptos, que apenas no futsal tiveram ensejo de festejar, esta época..
.
Este foi o terceiro título de futsal conquistado pelo Benfica: 2003, 2005 e 2007.

Etiquetas:


domingo, junho 24, 2007

Campeonato de Futsal - Jogo 2


O campeão nacional 2006/07 vai ter de ser decidido no domingo, na sempre emocionante “negra”.
O Sporting, ao vencer, na noite de sábado, na casa do Benfica, por 2-1 (resultado já verificado ao intervalo), forçou à realização de um terceiro jogo para a atribuição do principal título do futsal português, a realizar, às 19 e 30 horas de domingo, no Pavilhão da Luz. Depois do revés (4-1) sofrido no Pavilhão Paz e Amizade, os "leões" demonstraram que não estavam nada interessados em participar na festa atempadamente preparada pelo emblema encarnado.
Os leões apostaram em jogar no erro e a estratégia deu frutos. Bebé falhou um alívio deixou a bola nos pés de Davi e o brasileiro, depois de ligeira hesitação, atirou para as redes encarnadas. Era o primeiro tiro na asa dos homens da águia. Outro seguir-se-ia.
Reagiram os encarnados por Ricardinho, pois claro, que começou a distribuir talento, mas desacompanhado de eficácia. Porém, o Benfica igualou, num penálti de Bibi sobre André Lima: Ricardinho fez o 1-1. Mas lá viria outro tiro no pé dos da casa, com Rogério a fazer um autogolo que ditou o empate na final e quebrou a tradição de a decisão do título ser decidida em dois jogos. O técnico do Benfica avançou para estratégia mais arrojada: trocou o guarda-redes por um homem de campo - Zé Maria - e obrigou, ainda mais, o Sporting a resguardar-se. A tudo isto assistia Luís Filipe Vieira, que deve ter gostado do espectacular ambiente vivido. Porém, viu a brilhar um leão, Cristiano, guarda-redes leonino que defendeu o que restava na partida e garantiu um adiamento da decisão para a grande finalissima.
3 jogos assim são um verdadeiro luxo! Alias penso que em vez de ser à melhor de 3, deveria ser á melhor de 5. Mais jogos, mais espectaculo, mais divulgaçao da modalidade, mais receitas e porventura mais justiça desportiva. Aguardemos entao pela grande final!

sexta-feira, junho 22, 2007

Falta de imaginação vs Excesso de rivalidade

Neste defeso, muito se tem falado das contratações dos grandes mas até nem estão muitos nomes em cima da mesa. Começámos com Kazmercziak e Edgar rotulados de novos craques do Benfica mas os dois levaram guia de marcha para o Dragão (Porto-2 Benfica-0).
Em seguida, apareceu o nome de Derlei que, no espaço de uma semana, passou do Benfica para o Sporting onde já realizou exames médicos -vamos ver quanto será o ordenado- . Por fim, Vukcevic apareceu vinculado ao Porto e hoje parece que já irá assinar pelo Sporting. Levanta-se uma dúvida:
Falta de imaginação ou excesso de rivalidade?

Etiquetas: ,


Adeus Pequim

Tenho que ser honesto...não vi um único jogo dos Sub-21 neste Europeu. Se calhar, nem tenho o direito de criticar porque não acompanhei a carreira dos jovens portugueses. Já o disse aqui, esta selecção foi rotulada de brilhante sem nunca o ter sido.
No rescaldo da eliminação e do adeus a Pequim, a mensagem que chega de treinador e jogadores é que fomos "o melhor ataque e a melhor defesa" (Couceiro), "não houve melhor equipa que nós" (Manuel Fernandes) e...perdemos! Aliás, não conseguimos nada, nenhum dos objectivos foi alcançado.
Quanto a mim, este treinador (com quem até simpatizo mas vai desiludindo pela postura) deveria assumir as responsabilidades de não tornar esta grande equipa uma equipa vencedora e estes jovens deveriam, na maior parte deles, ganhar um pouco mais de humildade.

quinta-feira, junho 21, 2007

Duelo Imortal

Estávamos no ano 2001. Jogava-se o mais tradicional e prestigiante Grand Slam de Ténis.
Em campo aquele que o incontestado numero 1 do mundo e considerado o melhor jogador de sempre: Pete (Pistol) Sampras. Do outro lado um ilustre desconhecido para a maioria dos espectadors: Roger Federer.
Vitorioso em 1993, 94, 95, 97, 98, 99 e 2000, Sampras era praticamente imbativel em Wimbledon, o seu quintal como era conhecido aquele cantinho tao especial.
Em 2001, Sampras tinha já 29 anos e já só jogava os Grand Slam´s e mais uma duzia de torneios por ano. A obcessao era Roland Garros. Mas Wimbledon era o seu torneio. Era sempre para ganhar! Nos oitovos de final encontrou um tal de Roger Federer. Na altura nao vi o jogo (jogos durante a semana e para quem trabalha......) mas ontem a Sportv deu aos seus assinantes de rever um jogo fantástico!! Recordo me de na altura ter ficado espantado por ver Sampras eliminado por um zé ninguem. De facto ninguem na altura deu valor a um jogo que foi do outro mundo! Que pena ter sido um unico encontro entre aqueles que provavelmente terao sido os 2 melhores tenistas de sempre! Um jogo discutido em 5 sets! O mais desiquilibrado (chamemos-lhe assim) teve o parcial de 6-4 ! Federer venceu com os parcias de 7/6, 5/7, 6/4, 6/7 e 7/5 ! Federer venceu mas vi Sampras fazer bolas, subidas à rede, amortys, respostas de esquerda que foram coisas do outro mundo! Ninguem faz aquilo! Claro que Federer (que viria depois a ser eliminado por Tim Henman e só 2 anos mais tarde em 2003 viria a ganhar o seu 1º Wimbledon, ele que ja tem 4 seguidos!) tambem teve bolas impressionantes, mas Sampras....
Sao provavelmente os meus 2 jogadores preferidos. Nao so pelo seu jogo, mas tambem pelo seu low-profile. Sao tipos calmos, discretos, pouco exuberantes, nao têm nada de vedetas, sao excelentes desportistas. Idenfico me com essas posturas, pelo que sempre torci por eles (tal como antigamente torcia por Stefan Edberg) em deterimento de outros grandes jogadores como foram os casos de Boris Becker, Andre Agassi ou Rafa Nadal.
Ficou a agua na boca. Duelos como aquele (tal como dantes havia entre Sampras, Agassi, Courier, etc) deveriam ter existido muito mais. Hoje em dia o Tenis é Federer. Depois ha os outros! So nao ha Federer a esse nivel na enfadonha terra batida. Ai é Nadal e depois ha os outros!

Etiquetas: , ,


quarta-feira, junho 20, 2007

Circo Benfica


Como diz o José Nunes da Antena 3, “ estaaaá tudo em brasa!!!”
Chegou o verão e é a época da sardinha e do circo. O Benfica no auge!
Qual D. Sebastião, qual bom samaritano, quase de pára-quedas, Joe Berardo após algumas conversas com o velho amigo Luís Filipe Vieira (que lhe terá dito: epá faz lá qualquer coisa, que tu é que percebes disso!) aparece e larga a bomba: uma OPA sobre o Benfica !!
Se já nos outros sectores de actividade não estamos habituados ao fenómeno OPA em Portugal (só as da Sonae sobre e PT e a do BCP sobre o BPI mais recentemente), então no futebol (ainda que só agora com o aparecimento das SAD´s isso seja possível) isso era algo jamais visto.
Mas aconteceu, e tudo ficou de boca aberta, tendo o mercado reagido e as acções do Benfica disparado. Esperavam-se as reacções: primeiro veio o Benfica que por intermédio de LFV se mostrou orgulhoso com tal iniciativa e aparentemente receptivo. Seria no fundo uma OPA amigável. Veio depois quem mais se queria ouvir. Desdobrando-se em entrevistas Joe Berardo deu-se a conhecer ao Zé Povinho. Este antigo emigrante para além da sua enorme colecção de arte e de participar no estudos para o novo aeroporto, etc, apareceu de ronpante. Queria ajudar o Benfica!! O seu benfiquismo estava acima de tudo! Nem queria mandar nem ter poder! Elogiou LFV e seus pares, e pretendia apenas ajudar! Mas aqui a ali começou a dar as suas bicadas e entrevista a entrevista começou a esticar-se! Esticou tanto que terá partido a corda junto do universo benfiquista. Meteu-se e criticou de forma deselegante, injusta e mal criada alguns aspectos do Benfica e o seu expoente máximo terá sido com as criticas a Rui Costa onde inclusive disse mesmo “então fuck him”!!
Lar de Idade, Joe??? Olha para o actual campeão da Europa! Se o Benfica é um Lar então o Milan......
Diz Joe que se Rui Costa queria ajudar o Benfica, então porque não regressou com 25 anos. Então pergunto eu ao Joe. Se queira tanto ajudar o Benfica porque não comprou as acções quando estas foram lançadas a 5 Euros???!!!
O dinheiro não cai do céu!! Tal como Rui Costa sendo profissional , quis ganhar dinheiro, também este Joe Badameco (perdeu toda e qualquer consideração que pudesse ter por ele) fez o mesmo na altura!
Algo que me incomoda, desilude, mas desilude mesmo, é o silencio de Luís Filipe Viera. Caladinho que nem um rato!! Não pode!!! O homem tem alturas que fala pelos cotovelos, em que fala ate quando não deve e em que diz coisas sem nexo. Agora que é preciso uma acção energética, cala-se!! Vergonha Sr. Luís Filipe Vieira. VERGONHA!

Etiquetas:


segunda-feira, junho 18, 2007

Final do Campeonato de Futsal


O Benfica derrotou este domingo o Sporting, no recinto do rival, por 4-1, no primeiro jogo da final do play-off, pelo que está agora apenas a um triunfo de alcançar o título nacional pela terceira vez no seu historial.
O conjunto de Adil Amarante voltou a mostrar personalidade, grande sentido colectivo e, para não variar, Ricardinho desequilibrou com a sua magia e, na baliza, Bebé transmitiu sempre enorme segurança (sobretudo no período em que o adversário lutava para anular a desvantagem mínima).
No entanto, o Benfica não entrou bem na partida e aos 3’ o Sporting inaugurou o marcador por intermédio de Evandro, na sequência de um lance infeliz de Ricardinho. Só que para infelicidade do adversário, a equipa encarnada e o melhor jogador português da actualidade reagiram, com grande categoria, a esse momento de adversidade. E a boa atitude competitiva seria recompensada com uma goleada, a segunda no espaço de um mês frente aos sportinguistas (o Benfica, recorde-se, derrotou o arqui-rival, por 5-1, nas meias-finais da Taça de Portugal, disputada no dia 12 de Maio).
Depois da vitória na Supertaça e na Taça de Portugal, o Benfica está muito perto de conquistar tudo o que havia para ganhar em Portugal.

Etiquetas:


domingo, junho 17, 2007

FIFA_1

A FIFA não deixa de surpreender pela injustiça das suas decisões. Neste fim de semana, ao mesmo tempo que Real Madrid e Sevilha disputam o título de campeão espanhol (conjuntamente com Barcelona) o Mali de Diarra e Kanouté defronta a Serra Leoa num jogo importantíssimo para o seu possível apuramento no grupo 9 da qualificação para a Taça das Nações Africanas em 2008 no Gana.
Ora, a lei diz que os jogadores deverão apresentar-se na selecção e que os clubes os deverão libertar sem qualquer tipo de discussão. Neste caso, já estando Kanouté e Diarra no Mali a preparar o jogo do Mali, a FIFA deu ordem para que eles retomassem aos seus clubes para jogarem a última jornada da Liga.
Fica claro que, para a FIFA, há 2 pesos e 2 medidas. O dinheiro continua a ditar leis e África continua a ser o parente pobre.

Etiquetas:


Sub-21

Terminou a prestação lusa no Europeu Sub-21 realizado na Holanda. Expectativas existiam muitas, principalmente pelos nomes sonantes que apresentámos: Hugo Almeida, Nani, Moutinho, Miguel Veloso e Manuel Fernandes eram os cabeças de cartaz numa equipa que obteve o rótuko de equipa-maravilha sem nunca o ter sido. Importante relembrar que o apuramento no playoff frente à Russia foi bastante complicado e que este grupo não era demasiado complicado. Sendo a Holanda a principal favorita (por jogar em casa), competia-nos ganhar os outros dois jogos frente a Bélgica e Israel, equipas teoricamente ao nosso alcance.
E, na realidade (mesmo sem ter visto os jogos), posso garantir que Portugal não se qualificou por uma simples razão: não venceu um jogo que era obrigatório vencer: frente à Bélgica. Sabendo de antemão que o segundo jogo era frente aos anfitriões, era fundamental vencer o primeiro jogo. E, pelos vistos, não fizémos o suficiente para ganhá-lo. Depois, com a derrota frente à Holanda, quando foi necessário no último jogo vencer Israel e esperar uma derrota belga, foi quando os portugueses demonstraram brio e orgulho. Insuficiente, diria eu.

Nota: o discurso inflamado de Couceiro e Caçador sobre o poderio da UEFA é totalmente descabido. Uma competição de sub-21 não pode ter este tipo de declarações de treinadores que andam há demasiado tempo no futebol juvenil para só agora se queixarem de algo sério (principalmente Rui Caçador). Desde dizer que os latinos foram afastados à partida (quando Itália e Portugal estão no Euro) e que há combinações entre Alemanha e Holanda (rivais de peso desde os tempos do Mundial 1974) para o poder da UEFA se concentrar unica e exclusivamente na Europa Central e Nórdica é absurdo e evitável.

sábado, junho 16, 2007

Blog da semana_16

Este blog foi eleito blog revelação do ano de 2006 e já foi blog da semana no jornal "O Jogo". Hoje é um espaço de qualidade na blogosfera e com provas dadas. Parece que conta com a colaboração do jornalista da TVI, José Gabriel Quaresma, não sabemos se isso terá sido decisivo ou não para aparecerem no jornal "O Jogo" mas nós por aqui apenas avaliamos aquilo que lemos.
Aos autores, os nossos parabéns pelo nível apresentado. Continuação de bom trabalho!



http://fintaeremata.blogspot.com/

quinta-feira, junho 14, 2007

Votações_5

Na votação relativamente à continuidade de João Pinto e Rui Costa na Superliga, houve indecisão até à última. O que é certo é que João Pinto continua a ser, para os leitores do Controvérsias, imprescindível para a Superliga. Já Rui Costa poderia pensar em arrumar as chuteiras...
Aqui ficam os resultados:

So Joao Pinto deveria continuar - 11
Claro, jogadores da sua qualidade fazem sempre falta ao nosso campeonato - 9
So Rui Costa deveria continuar - 2
Nao faz sentido continuarem, ja nao rendem o ordenado que recebem - 2


24 VOTOS

terça-feira, junho 12, 2007

Mercado_4

Paulo Bento renovou, tal como Tiago e Moutinho, Caneira afinal fica, Romagnoli está quase a assinar, só Tello é que não quis. Miguel Garcia na Reggina, Nani no Man Utd, Carlos Martins e Varela no Huelva, Custódio no Dinamo. Gladstone já assinou e a dúvida fica na frente do ataque: Alecs e Bueno devem saír, alguém deverá chegar.

O Sporting demonstra que, durante a época, andou a fazer os seus trabalhos de casa e chega a esta altura do ano com a casa quase arrumada.

Vitor Baía

Portugal sempre foi pródigo em ter grandes guarda-redes. Antigamente, falava-se em Carvalho, Damas, Bento...perderam-se, entretanto, referências até que apareceu um jovem, de estilo refinado, ágil entre postes, rápido fora deles (se bem que não muito forte). Com a enorme vantagem de ter à sua frente uma defesa sólida e um meio campo super trabalhador, cresceu na baliza do FC Porto um senhor chamado Vitor Baía.

Lembro-me vagamente do que aconteceu na altura em que apareceu...corria o início de época de 1988/1989, Mlynarzyck tinha-se lesionado gravemente, faltava ao Porto um guarda-redes para jogar! O junior Baía foi lançado num jogo em Guimarães que penso que o Porto venceu. Revelou serenidade e personalidade. Afinal, algo pouco habitual num jovem de 18 anos. Pouco tempo depois, Riade chamava por Vitor Baía mas os interesses do clube foram mais fortes. Bizarro assumiu a baliza, Brassard foi promovido e Portugal foi campeão do Mundo. Já Vitor Baía, ganhou outro prémio...Ele é hoje o jogador com mais títulos em todo o Mundo, tem 32 troféus! É certo que os venceu, na sua grande maioria, ao serviço do seu clube de sempre, o FC Porto mas pelo Barcelona foi campeão espanhol, vencedor da Taça das Taças e da Taça do Rei. Foi também no Barcelona que conheceu o período mais conturbado da sua carreira. Levado por Robson,teve uma primeira época, a nível exibicional entre o óptimo e o mau. Com a saída do técnico inglês, veio Van Gaal e a vida de Vitor Baía tornou-se num inferno: apesar de ter sido a primeira aposta do técnico holandês, Baía pagou caro a falta de conhecimento com o sistema táctico de Van Gaal, onde o guarda-redes tinha que predispôr-se em campo de outra forma (mais interventivo, mais adiantado, funcionando muitas das vezes como um líbero) e Baía vacilou, chegando inclusivamente a ser vaiado em pleno Camp Nou. Ainda hoje, poucos são os catalães que vêem em Vitor Baía um guarda-redes de grande qualidade. A vinda de Hesp deitou por terra a aventura do português em terras espanholas e "relegou-o" para o seu clube de sempre onde viria a sofrer uma grave lesão no joelho (penso que foi lá) quando tinha já os seus 30 anos.
É o fim, pensaram (e desejaram) muitos. Mas Baía arrancou a partir de então para uma nova carreira, sempre em progressão até Mourinho voltar a fazer dele um dos 3 melhores guarda-redes do ano na Europa.
A vinda de Helton relegou-o para o banco, mas nem por isso deixou de ser um exemplar profissional e companheiro, digno de um verdadeiro capitão e líder. Aquilo que Baía sempre revelou no Porto e na Selecção (apesar do episódio com Ricardo) mas que não foi capaz de almejar, por diversos factores, no Barcelona.
Acabe ou não acabe a carreira, o importante é deixar bem claro: Vitor Baía foi o melhor guarda-redes português de todos os tempos e muitos dos troféus que os clubes por onde passou receberam deveram-se também às suas qualidades.


segunda-feira, junho 11, 2007

Luis Figo

Luis Figo anunciou ontem que irá continuar a jogar mais uma época ao mais alto nivel e o clube escolhido é uma vez mais o Inter de Milao.

É uma optima noticia para quem gosta de futebol!
Apesar dos seus 34 / 35 anos, Figo ainda é um dos melhores do mundo e se porventura abandonasse o futebol ou fosse em busca dos dolarares americanos (como fez Beckham) ou do petro-dolares das arábias seria um enorme desperdicio.
Continuar ao mais alto nível e numa das mais fortes equipas da europa é justo, lógico e um prémio para todos.
Muitos poucos, mas mesmo muito poucos conseguiram estar ao mais alto nivel durante tanto tempo e sobretudo em 3 dos maiores clubes do mundo. Ha quem o faça durante uma carreira mas sempre no mesmo clube , e sabe-se que a partir de determinada altura já so la estão pelo simbolismo que representam. Jogar num Barcelona, num Real Madrid e num Inter de Milão nao é para todos. Sempre ao mais alto nível, sempre sendo uma das grandes figuras.
Soube-se também que após terminada a carreira como futebolista, irá ficar ligado ao clube italiano assumindo outras funções. Que forma de estar diferente! Penso no Real Madrid e vejo que comparado com o Inter de Milao, parece o dia e a noite!












terça-feira, junho 05, 2007

Análise Superliga_5

O título:


Mais uma vez, a época começou "estranha". O campeão Porto, a 2 semanas do início do campeonato, decidiu trocar de treinador tendo Co Adriaanse saído para a entrada de Jesualdo Ferreira. Na realidade, o holandês nunca foi um bem-amado nas Antas, caminho igual parece tomar o professor Jesualdo que não cai nas graças dos adeptos portistas. Analisando a época portista, chega-se à conclusão que correram o suficiente para serem campeões. O facto de possuírem o melhor plantel dos 3 grandes e a espinha dorsal mais sólida de todas: Helton, Pepe, Lucho, Anderson, Postiga. Este último durou meio campeonato, mas rapidamente apareceu Adriano para complementar o que faltava. De Anderson pouco se viu (apenas no início da época) mas acabou por não ser preciso porque o Porto sempre esteve em 1º, nunca precisou de carregar muito no acelerador e apenas a rigidez táctica de Jesualdo Ferreira não lhe permitiu ter mais asas para voar mais alto. É um campeão justo mas parece que fez os mínimos para isso.

Do Sporting tinha-se curiosidade para ver se Paulo Bento conseguiria, agora com mais responsabilidades, pegar numa equipa que surpreendeu pela positiva em 2005/2006 e fazê-la chegar um pouco mais além. Apenas 2 derrotas, a confirmação de talentos como Moutinho e Nani, a ascensão de Miguel Veloso, o eclipse de Paredes e Carlos Martins e o reaparecimento de Polga e Tello, aliados à qualidade habitual de Ricardo e Liedson fizeram do Sporting a equipa mais regular e que seguiu uma linha mais recta que os seus opositores. O esforço de final de época parecia merecer mais mas a exibição na Luz confirmou-lhe o justo 2º lugar.

Já o Benfica passou por momentos muito dificeis ao longo da época. Viu-se privado de Rui Costa durante muito tempo, Simão e Luisão também estiveram ausentes e o plantel desiquilibrado que continua a possuír não oferece muitas soluções em termos tácticos. De qualquer forma, acabar o campeonato a 2 pontos do título acaba por parecer positivo, tal a dose de críticas atiradas à equipa (e ao próprio) de Fernando Santos. Num ano onde se destacaram pela positiva Petit, Simão, Miccoli e Karagounis, ficou a nítida sensação que a diferença de qualidades dentro do plantel assume valores extremos e perigosos. Nesta condição, era díficil chegar mais longe.


A europa:

O Braga era o principal favorito e alcançou o 4º lugar com bastantes dificuldades. Mas o que é facto é que parece que desiludiu mas obteve a classificação que aspirava como normal. Isto diz bem do real estatuto que hoje a equipa possui. Mesmo assim, o seu presidente foi demasiado desconcertante ao trocar de treinador duas vezes.

De quem se esperava muito era do Boavista mas poucas foram as coisas que lhe correram bem. Muito por culpa do seu presidente que permitiu a saída de Jesualdo (com ou sem cláusula, a responsabilidade é do presidente) 15 dias antes de começar a época. Uma equipa com nomes como José Manuel, Ricardo Silva, Linz, Tiago, Kazmercziak e Grezlak não pode andar abaixo do 6º-7º lugar. Grande parte das responsabilidades devem ser imputadas à direcção axadrezada que continua a manifestar pouca capacidade de decisão e uma política de gestão bastante controversa.


A agradável surpresa do ano, essa, pertence ao Belenenses de Jorge Jesus. Um plantel que inicialmente estaria preparado para jogar a Liga de Honra, foi "promovido" à última hora e realizou temporada notável trazendo ainda para a ribalta do futebol Nivaldo, Rodrigo Alvim, Dady e as afirmações de José Pedro e Ruben Amorim.


Também em destaque esteve o Paços Ferreira de José Mota que conseguiu pela primeira vez o acesso a uma prova europeia. Numa época em que até nao tinha grandes estrelas (lembro-me que noutros anos teve Rafael, Everaldo, Zé Manuel, Junior ou Manduca) foi capaz de chegar à Europa, sobretudo pela óptima prestação caseira que teve onde apenas perdeu uma vez frente ao Belenenses. Será um 2007/2008 interessante na capital do móvel, veremos como reage José Mota à questão-Europa e se o plantel será reforçado consoante as necessidades reais da equipa.

Quem ficou a um passo da Europa foi a União Leiria. Mesmo assim, conseguiu o acesso à Intertoto, competição que disputa pela terceira vez. Apesar da boa classificação, a época não foi fácil para a turma da cidade do Lis. A novela-Rossato manchou a boa carreira de Domingos Paciência enquanto treinador e abriu as portas para Paulo Duarte que não foi capaz de chegar mais longe ficando a um mísero ponto do objectivo-Europa. Para o ano sobem as expectativas.

Da Madeira, chegaram também 2 desilusões: Carlos Brito e Ulisses Morais, dois treinadores ambiciosos e com qualidades, não foram capazes de levar a Madeira à UEFA. Nem Nacional nem Marítimo demonstraram capacidade para ir mais além tendo inclusivamente desiludido dentro de portas.

Pelo meio da tabela, bem acima da linha de despromoção andou sempre Naval que se tivesse realizado uma segunda volta igual à primeira, estaria hoje ainda a festejar a qualificação para a taça UEFA mas a saída de Rogério Gonçalves veio prejudicar esse sonho. Sentido inverso tomou o Estrela da Amadora, bastante prejudicado por começar o campeonato fora da Reboleira e só quando teve o Estádio José Gomes ao seu dispôr é que Daúto Faquirá conseguiu tirar o máximo rendimento dos seus atletas. Uma boa estreia na Superliga deste treinador que sempre foi bastante apoiado pela direcção estrelista. Louve-se a atitude.

Quase sempre com um pé acima da linha de água andou a Académica. De Manuel Machado esperava-se uma equipa mais forte e poderosa, sendo por isso de estranhar a péssima participação caseira registada pelos estudantes: 11 pontos caseiros dos quais apenas 1 (!) na segunda volta! Época para esquecer, pede-se mais para o ano a Manuel Machado.

A descida:

Já se sabia que o Aves era o principal candidato a descer de divisão. A meio da época já ninguém esperava que pudessem salvar-se o que até poderia ter acontecido não fosse a sensacional vitória do Setúbal na Figueira da Foz. Mesmo assim, o Prof. Neca foi castigado pela falta de ambição patenteada na maior parte dos seus jogos utilizando um sistema demasiado defensivo. A melhora de qualidade do plantel registada em Janeiro (entraram Nuno, Jorge Ribeiro e Moreira) veio dar-lhes alguma inspiração numa equipa que viveu sobretudo de transpiração. A descida justifica-se.

O outro adeus foi do Beira Mar, numa equipa que um ano mais voltou a brincar com a sorte (2 trocas de treinadores, mudança de cerca de 50% do plantel em Janeiro, o risco-Jardel), desta vez deu-se mal e não resistiu. Havia menos espaço para falhar e, apesar da revelação Edgar (é um craque!), este foi o pior Beira Mar dos últimos anos. De todas as formas, demonstraram-se quase decisivos para o título ao fazerem o Sporting e Benfica escorregarem em Aveiro.

Quem se safou mesmo na última jornada, e talvez também merecesse a descida, foi o Vitória Setúbal. Uma época mais com dificuldades financeiras, pagamentos em atraso, problemas disciplinares, mudanças de treinadores e instabilidade directiva fazem desta equipa um case-study, tal não é a enorme surpresa que foi vê-lo ficar na Superliga. Depois do empate caseiro com o Marítimo poucas seriam as pessoas a julgar possível a sua manutenção. Permanecem mas pouco fizeram por isso.


segunda-feira, junho 04, 2007

O Melhor da Época 2006 / 2007



Simão Sabrosa foi eleito o melhor jogador da Bwin Liga esta temporada. O capitão dos encarnados foi o futebolista mais votado pelos 16 treinadores da liga portuguesa com 24 pontos. Ricardo Quaresma (FC Porto) ficou na segunda posição com 21 pontos, seguindo-se João Moutinho (Sporting) com 15.
.
Miguel Veloso (Sporting) mereceu a distinção de jogador-revelação, com Dady (Belenenses) e Anderson (FC Porto) a fecharem o pódio.
.
Pessoalmente, sou da opinião que é um prémio justo para um jogador que desiquilibrou em variadissimos jogos e que muito raramente esteve discreto. É daqueles jogadores que parece nao saber jogar mal e em que a regularidade exibicional é caracteristico nele. Joga, faz jogar, assume o jogo, dá golos a marcar e marca (até se lesionar era um dos melhores marcadores do campeonato). Este foi um prémio atribuido pelos treinadores do campeonato e nao pela imprensa. Isso a meu ver faz muita diferença. É que o marketing, a chamada "boa imprensa" faz milagres!! Milagres e injustiças!
.
Pena que à semelhança do que se faz em Inglaterra, nao exista também uma votaçao em que são os próprios jogadores a dar a sua opinião.
.
No jogador revelação, era impossivel haver outro vencedor. Acredito que tenha existido unanimidade! Miguel Veloso foi impressionante!


Selecção_15

De quem terá sido a brilhante ideia de realizar um jogo particular no Koweit nesta altura da época?

E a má organização de tal evento que agora parece que será contra uma equipa e não contra a Selecção do Koweit, a quem deveremos pedir contas?

Este é, sem dúvida, o ponto mais baixo do ponto de vista organizativo da Selecção era-Scolari. Seria bom entendermos o porquê...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!